UML – Engenharia de Software 1

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Modelo de Casos de Uso Diagrama de Casos de Uso
Advertisements

Orientação a objetos identidade abstração classificação encapsulamento
Análise e Projeto Orientado a Objetos
UML Diagramas de Caso de Uso (USE-CASE)
Aula 8 Contratos.
UML no CICLO de DESENVOLVIMENTO
APSOO Aula 03.
UML Modelando um sistema.
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Aula 9
(Unified Modeling Language)
Casos de Uso.
UML Material retirado da apostila do Professor Cesar Augusto Tacla
UML - Diagrama de Classes e objetos
Centrado na arquitetura
Projeto de Sistemas de Software
Técnicas eTipos de Requisitos
Modelo de Arquitetura Diagrama de Componentes
Prof. Luís Fernando Garcia
Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II.
Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II.
Casos de Uso de Sistema.
(Linguagem de Modelagem Unificada)
Análise e Projeto de Sistemas
AP 1.
Modelagem para Web Aula de 11/04/2011.
Especificação de Requisitos de Software com Casos de Uso
Simone Sawasaki Tanaka
UML Unified Modeling Language
Diagrama de Classes e Colaboração
Requisitos e Casos de Uso
Universidade Castelo Branco Prof a Flávia Balbino da Costa.
DIAGRAMA DE CASO DE USO Prof. Fabíola Gonçalves C. Ribeiro.
Análise e Projeto de Sistemas Levantamento de Requisitos
Análise e Projeto de Sistemas
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Diagrama de Atividades
Caso de Uso - Definição Um caso de uso é uma descrição narrativa de uma seqüência de eventos que ocorre quando um ator (agente externo) usa um sistema.
Diagramas de Atividade
Educação Profissional Técnica de Nível Médio Curso Técnico de Informática Disciplina: Interpretação de Projetos de Software Professor: Cheli dos S. Mendes.
Educação Profissional Técnica de Nível Médio Curso Técnico de Informática
UML Diagrama de Caso de Uso Profª. Marcelo Siedler
Unified Modeling Language Professor Mário Dantas A NÁLISE O RIENTADA A O BJETOS Nov/2010.
Laboratório de Programação
Aon Affinity Unis: Módulo Pendências – Manual do Usuário.
Revisão 2º Bimestre Engenharia de Software I
Diagrama de Colaboração. Diagramas de Interação Expressam informações bastante similares porém de maneira diferente Diagrama de seqüência: – Interação.
Análise e Projeto de Sistemas
Modelando Sistemas em UML
Fluxos secundários Só devem ser analisados e descritos após a descrição dos fluxos básicos. Fluxos alternativos situações especiais (desconto para um cliente)
Casos de Uso Tarciane Andrade
UML 2.0 Requisitos, Casos de Uso e Diagrama de Atividades no Rational Rose Roberto Costa Rodrigo Lumack
ICONIX Sistema de Gestão de Fichas Médicas
MO409 – Engenharia de Software I Aula de 30/09/2004.
Diagramas de Caso de Uso
Introdução à modelagem orientada a objetos
Casos de Usos.
Introdução à modelagem orientada a objetos
©2003, Alexandre Vasconcelos & Augusto Sampaio CIn-UFPE1 Análise e Projeto de Sistemas Modelagem de Requisitos com Casos de Uso.
Engenharia de Software com o RUP - Workflow de Requisitos
Aula 04 – Analise de Sistemas Profª Rita de Cassia Gaieski
Gerenciamento de Escopo
Técnicas e Tipos de Requisitos
1 Especificação de Sistemas de Software e a UML. 2 Modelagem de sistema A modelagem de sistema auxilia o analista a entender a funcionalidade do sistema.
©2003, Alexandre Vasconcelos & Augusto Sampaio CIn-UFPE1 Análise e Projeto de Sistemas Modelagem de Requisitos com Casos de Uso.
Engenharia de Software Orientada a Objetos Professor: Guilherme Timóteo Aula 3: – Modelagem de Classes (parte 2)
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
Diagrama de Use Cases. Objetivo  O Diagrama de Use Cases tem o objetivo de auxiliar a comunicação entre os analistas e o cliente.
Diagrama de Use Cases.
Transcrição da apresentação:

UML – Engenharia de Software 1 Diagrama de caso de uso UML – Engenharia de Software 1

Diagramas de Casos de Uso são compostos basicamente por quatro partes: Cenário: Sequência de eventos que acontecem quando um usuário interage com o sistema. Ator: Usuário do sistema, ou melhor, um tipo de usuário. Use Case: É uma tarefa ou uma funcionalidade realizada pelo ator (usuário) Comunicação: è o que liga um ator com um caso de uso

Vamos criar um cenário de exemplo para vermos a notação de um diagrama de caso de uso: A clínica médica Saúde Perfeita precisa de um sistema de agendamento de consultas e exames. Um paciente entra em contato com a clínica para marcar consultas visando realizar um check-up anual com seu médico de preferência. A recepcionista procura data e hora disponível mais próxima na agenda do médico e marca as consultas. Posteriormente o paciente realiza a consulta, e nela o médico pode prescrever medicações e exames, caso necessário”.

Com esse cenário simples podemos começar a criar nosso diagrama Com esse cenário simples podemos começar a criar nosso diagrama. Inicialmente vamos definir nossos atores: a)     Paciente b)     Secretária c)      Médico

Agora vamos definir algumas ações de cada usuário: a)     Paciente Solicita Consulta Solicita Cancelamento de Consulta b)     Secretária Consulta Agenda Marca Consulta Cancela Consulta

Agora vamos definir algumas ações de cada usuário: c)      Médico Realiza Consulta Prescreve Medicação Solicita Realização de exames

Podemos expressar tudo o que definimos em um desenho simples utilizando os padrões da UML para documentação de casos de uso. No quadro abaixo segue a definição de algumas figuras do diagrama:

Entre um ator e um caso de uso Relacionamentos Entre um ator e um caso de uso Associação Define uma funcionalidade do sistema do ponto de vista do usuário. - Os casos de uso de B são também casos de uso de A - A tem seus próprios casos de uso Entre atores Generalização

Relacionamentos entre atores

Relacionamentos entre atores

Relacionamento entre atores e casos de uso

Relacionamento entre casos de Uso

Relacionamentos – entre casos de uso Include Um relacionamento include de um caso de uso A para um caso de usoB indica que B é essencial para o comportamento de A. Pode ser dito também que B is_part_of A. Extend Um relacionamento extend de um caso de uso B para um caso de uso A indica que o caso de uso B pode ser acrescentado para descrever o comportamento de A (não é essencial). A extensão é inserida em um ponto de extensão do caso de uso A. Ponto de extensão em um caso de uso é uma indicação de que outros casos de uso poderão ser adicionados a ele. Quando o caso de uso for invocado, ele verificará se suas extensões devem ou não serem invocadas.

Relacionamentos – entre casos de uso Você entendeu?! Provavelmente, não. É que extend é unanimemente considerado um conceito obscuro. Vamos a novas explicações. Quando se especifica B extends A, a semântica é: Dois casos de uso são definidos: A e A extended by B; B é uma variação de A. Contém eventos adicionais, para certas condições; Tem que ser especificado onde B é inserido em A. Generalização ou Especialização (é_um) caso de uso B é_um caso de uso A (A é uma generalização de B, ou B é uma especialização de A). Um relacionamento entre um caso de uso genérico para um mais específico, que herda todas as características de seu pai.

Relacionamentos Sistema Limites do sistema: representado por um retângulo envolvendo os casos de uso que compõem o sistema. Nome do sistema: Localizado dentro do retângulo. 

Como podemos observar esse diagrama composto por desenhos simples descrevem de maneira bem objetiva o que textualmente poderia ficar extenso. Nele vemos as funcionalidades do sistema e as interações dos usuários com elas. Para melhorar um pouco mais esse diagrama vamos ver o conceito de include>>. Include e extend são relações entre os casos de uso. Include: seria a relação de um caso de uso que para ter sua funcionalidade executada precisa chamar outro caso de uso. Extend: Esta relação significa que o caso de uso extendido vai funcionar exatamente como o caso de uso base só que alguns passos novos inseridos no caso de uso extendido.

Tanto um como o outro, são notados como setas tracejadas com o texto include>> ou extend>>. Sabendo disso podemos modificar o diagrama inserindo um novo caso de uso “Consultar Agenda”, que será utilizado no caso de uso “Marca Consulta”. Pois a secretária, antes de marcar precisa verificar a disponibilidade da agenda do médico certo?

1)     Definição de Requisitos: Novos casos de usos geralmente geram novos requisitos conforme o sistema vai sendo analisado e modelado; 2)      Comunicação com os Clientes: Pela sua simplicidade, sua compreensão não exige conhecimentos técnicos, portanto o cliente pode entender muito bem esse diagrama, que auxilia o pessoal técnico na comunicação com clientes 3)     Geração de Casos de Teste: A junção de todos os cenários para um caso de uso pode sugerir uma bateria de testes para cada cenário