FUNCIONAMENTO DOS MERCADOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO Para Marshall a análise do funcionamento do sistema de mercado, para a determinação dos preços, começava com o estudo do comportamento dos produtores.
Advertisements

Macroeconomia Aula 2.
OFERTA E DEMANDA II: COMO OS MERCADOS FUNCIONAM
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
Introdução à Macroeconomia
Sumário, aula 6 1) Mercado Curva da Procura Curva da Oferta
Cleber Archanjo de Souza AULA 4 – 23/11/06 ENGENHARIA ECONÔMICA I.
Fundamentos de Economia
Tipos de Produto Produtos de consumo: Dirigidos ao consumidor
Marketing no Século XXI
Economia e Mercado 3ª AULA.
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
CONTEÚDO: Definição e objeto da economia
A interface entre o Terceiro Setor e o mercado
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Universidade Paulista - UNIP O Equilíbrio de Mercado.
SISTEMA MONETÁRIO.
P4 Ao preço p4 > p3 qual a quantidade que os consumidores domésticos estariam dispostos a comprar? E que quantidade seria produzida no país? Em uma economia.
Microeconomia AULA 3 Profª Karine R. de Souza.
Microeconomia – aula 5 Microeconomia para Administração
UNIDADE 10: DIREITO COMERCIAL (Direito Empresarial)
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
MOEDA.
Jornalismo Econômico Micro e Macroeconomia
O SISTEMA ECONÔMICO PROFª. ECON. MSC. JARMONIELLE DE OLIVEIRA
Economia e Mercado 4ª AULA.
B2B: Comércio eletrônico
INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Introdução a Microeconomia
Profª. Selma Maria da Silva
Introdução à Microeconomia
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira.
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
Profª. Drª Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Comportamento de Compra x Consumo O que provoca as decisões de compra? Forças Sociais – tendências demográficas,
MOEDA.
Fundamentos de economia
11Universidade da Madeira1 Mercados de Trabalho e Turismo Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
EVOLUÇÃO DA MOEDA TROCA DIRECTA Dupla coincidência de desejos;
Conceitos Básicos Necessidade Humana Bens e Serviços
A Restrição Orçamentária
Política monetária Por política monetária entende-se o conjunto de ações do Banco Central, que define a quantidade ofertada de moeda numa economia, ou.
DETERMINANTES DA PROCURA
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Introdução à Macroeconomia
Macroeconomia Determinação da Renda e Produto Nacional
POLÍTICA CAMBIAL.
Análise Microeconômica III
Introdução à Macroeconomia Pedro Telhado Pereira António Almeida.
Exemplo :Fronteira de Possibilidade de Utilidade
Divisão do estudo Econômico: Microeconomia e Macroeconomia
Macroeconomia Introd. Macro. Medidas de Atividade Econômica
TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS
Introdução à Macroeconomia
A MACRO E MICRO ECONOMIA
ECONOMIA ABERTA As transações internacionais permitem uma série de ganhos de eficiência, como: Especialização na produção/ vantagens comparativas Diversificação.
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Oferta de Mercado Aula 5.
TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
DEFINIÇÃO DO TERMO “Marketing é um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam, através da criação.
MOEDA E CÂMBIO. Cambiar é trocar por definição. O mercado utiliza este conceito agregado ao de moeda (como meio de troca). O câmbio é expresso em unidades.
POLÍTICA MONETÁRIA.
COMPLEMENTAÇÃO Aula 4 (1) - MICROECONOMIA Prof Isnard Martins
Aula Teórica nº 18 Bibliografia: Obrigatória: Frank e Bernanke (2003), cap. 26 Sumário: 9. Moeda e Política Monetária 9.1. Procura de moeda 9.2. Oferta.
Fonte: MANKIW (2002). Exercícios 1.Indique e descreva as três funções da moeda Meio de Troca: É algo que os compradores dão aos vendedores quando querem.
Taxas de Câmbio e o Mercado de Câmbio Economia e Mercado Prof. Wesley Borges.
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
Taxas de Câmbio e o Mercado de Câmbio Teoria Econômica Prof. Wesley V. Borges.
Sistema Monetário. O Significado da Moeda Dinheiro é um ativo da economia utilizado pelos indivíduos na aquisição de bens e serviços de outros indivíduos.
Transcrição da apresentação:

FUNCIONAMENTO DOS MERCADOS MACROECONOMIA FUNCIONAMENTO DOS MERCADOS

RELAÇÕES DE TROCAS Os princípios de racionalidade que guiam cada agente econômico definem a sua forma de interação e até mesmo as suas estratégias em negociações econômicas. As relações entre os agentes econômicos ocorrem nas trocas de valores monetários por bens, serviços e contratação de meios de produção, as quais são realizadas em mercados.

MERCADOS MERCADOS são locais específicos de negociação, como bolsas de valores, ou constituir ações dispersas geograficamente, visando a um mesmo bem ou serviço, como por exemplo, compra de bens para consumo.

MERCADOS (2) O mercado representa o campo em que as negociações, as barganhas, os preços e os contratos são definidos entre os diversos agentes. Cada mercado pode ser observado como um jogo diferente, com participantes próprios e regras específicas de negociação e pagamento.

MERCADOS (3) Princípios econômicos básicos estão presentes em todos os mercados: indivíduos racionais que procuram atender às suas necessidades entram em negociações e alcançam resultados de equilíbrio, definindo preços e quantidades negociadas para cada bem e serviço da economia.

EQUILÍBRIO DOS MERCADOS Mercado é o local de encontro dos participantes do jogo da macroeconomia. Cada um tem algo para vender e quer comprar algo. O simples e puro encontro dos participantes no mercado resulta em três grandes problemas:

TRÊS PROBLEMAS DO MERCADO(1) 1. Coincidência de desejos. Se um consumidor trabalha para uma empresa de bebidas, ele não quer receber o salário em bebidas, porque precisa de outros bens além de bebidas. Nem sempre o participante do qual alguém quer comprar é o mesmo para o qual aquele quer vender.

TRÊS PROBLEMAS DO MERCADO(2) 2. Existe a necessidade de definir uma unidade de medida para comparar a taxa de troca ou preço de um bem ou serviço com a de outro – (medidas de volume, de massa, moeda, etc.)

TRÊS PROBLEMAS DE MERCADO(3) 3. Uma vez determinada a unidade de medida a ser utilizada para cada preço, é necessário definir a que preço se deve trocar um bem pelo outro.

SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS(1) A solução dos dois primeiros problemas na economia é dada pela existência do numerário. A moeda soluciona o problema da coincidência de desejos, uma vez que todos a aceitam em troca do que querem vender. Ela também soluciona o problema da unidade comum de preços - todos os bens tem o preço definido por unidades monetárias.

SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS(2) O terceiro problema é crucial. É ele que determina toda a estrutura de trocas dentro da economia, ao estabelecer por quanto cada bem e serviço produzido pode ser trocado por outro. Esse papel é cumprido pelos preços que nivelam a quantidade ofertada de bens e serviços à quantidade demandada, o que é chamado de preço de equilíbrio. Os preços levam a economia ao equilíbrio.

GRÁFICO – PREÇOS e EQUILÍBRIO