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DEFINIÇÃO DO TERMO “Marketing é um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam, através da criação.

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1 DEFINIÇÃO DO TERMO “Marketing é um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam, através da criação de troca de produtos e valor com outras pessoas” Philip Kotler

2 NECESSIDADES X DESEJOS
O Marketing pode criar necessidades? O marketing não cria necessidades; as necessidades existem antes do marketing. Homens de marketing mostram como certo bem específico pode satisfazer aquela necessidade. Os homens de marketing tentam estimular a demanda, tornando o produto atrativo, acessível e fácil de ser encontrado.

3 CONCEITOS DE MARKETING
Necessidades: estado de privação de alguma satisfação básica. Desejos: carências por satisfações específicas para atender às necessidades. Demanda: são desejos por produtos específicos, que são respaldados pela capacidade e disposição de comprá-los. Produto: é tudo aquilo capaz de satisfazer uma necessidade ou desejo (bens ou serviços).

4 CONCEITOS DE MARKETING
Troca: é o ato de obter um produto ou serviço de alguém, oferecendo-lhe algo em contrapartida. Mercado: é o conjunto de todos os atuais e potenciais compradores de um produto/serviço. Valor: é a estimativa do consumidor em relação à capacidade global do produto satisfazer as suas necessidades.

5 CONCEITOS DE MARKETING
Transações: consiste na negociação de valores entre duas partes. Consumidor: é para onde o produto ou serviço se destina.Poderá ser individual, em grupo ou outra empresa. Relacionamentos: é o ganha ganha com clientes, fornecedores, distribuidores, etc.

6 CONCEITOS DE MARKETING
Custo: o que será desembolsado pelo consumidor. Custo Monetário Custo de Tempo Custo de Energia Física Custo Psíquico “ O preço real de algo envolve o esforço de sua aquisição.” Adam Smith

7 CONCEITOS DE MARKETING
Satisfação do Consumidor: é o nível de sentimento do consumidor resultante da comparação do desempenho ou resultado de um produto em relação as suas expectativas. Desempenho percebido x Expectativas

8 COMPOSTO DE PRODUTOS PRODUTO PROMOÇÃO PRAÇA PREÇO

9 COMPOSTO DE PRODUTOS PRODUTO Teste e desenvolvimento Qualidade
Embalagem Marca registrada Serviços Assistência técnica Garantia PREÇO Política de preços Métodos para determinação Descontos por quantidades especiais Condições de pagamento PRAÇA Canais de distribuição Transportes Armazenagem Centro de distribuição PROMOÇÃO Propaganda Publicidade Promoção de vendas Venda pessoal Relações públicas Marca nominal merchandising

10 HIERARQUIA DAS NECESSIDADES

11 EVOLUÇÃO DO MARKETING PRODUÇÃO PRODUTO VENDA MARKETING
MARKETING SOCIAL

12 EVOLUÇÃO DO MARKETING CONCEITO DE PRODUÇÃO – sustenta que os consumidores preferem os produtos acessíveis e baratos. Ex: as empresas não levam em consideração o que o consumidor quer, e sim o que pode ser mais barato para ele adquirir, por exemplo, os carros pretos da Ford.

13 EVOLUÇÃO DO MARKETING CONCEITO DE PRODUTO – sustenta que os consumidores preferem produtos de melhor qualidade, desempenho e aspectos inovadores. Esforço para aprimorar permanentemente seus produtos. Ex: faculdades subestimaram o desafio das escolas técnicas, achando que os alunos desejavam educação na área de ciências humanas.

14 EVOLUÇÃO DO MARKETING CONCEITO DE VENDA – sustenta que os consumidores só compram bastante produtos de uma empresa, quando ela despende um grande esforço em vendas e promoção. Ex: Sem levar em conta a satisfação posterior do consumidor, fazendo vendas de curto prazo e lucratividade alta, sem preocupação com quem compra e porque compra.

15 EVOLUÇÃO DO MARKETING CONCEITO DE MARKETING – sustenta que para atingir as metas organizacionais é preciso determinar as necessidades e desejos dos mercados-alvo e proporcionar a satisfação desejada de forma mais eficiente que sues concorrentes. Ex: As empresas estão mais interessadas nas necessidades do consumidor, produzindo o que estes necessitam e desejam, obtendo lucro disto.

16 EVOLUÇÃO DO MARKETING CONCEITO DE MARKETING SOCIAL – sustenta que a organização deve determinar necessidades e desejos dos mercados-alvo, e então proporcionar aos clientes um valor superior de forma a manter ou melhorar o bem-estar do cliente e da sociedade. Ex: ISSO 14000, aerossol sem CFC, campanhas contra doenças, etc.


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