Conspectus Uma Plataforma de Visualização Sensório-Motora para Artefatos Inteligentes Autora: Giseli de Sousa Orientador: João Bosco da Mota Alves.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientandos Christiano Lima Santos Frederico Santos do Vale Orientador
Advertisements

Da manipulação industrial à navegação em estrada
Filipe Fonte Escola Básica 2, 3 de Pedro de Santarém Benfica, Lisboa 8º ano; Ciências Físico-químicas Thunderstruck Team 5+1.
Cuidado com a escolha das cores 8051 Sensores C.Vídeo Motores RS-232 TCP/IP Mãe Remoto.
Simulação e Visualização para Robótica Móvel
ANALÍSE E ESTUDO COMPARATIVO DE ACTUADORES LINEARES PARA IMPLEMENTAÇÃO
TELE-OPERAÇÃO DE UM ROBÔ HUMANOIDE USANDO HÁPTICA E SENSORES DE FORÇA
Um Robot com Visão Orientado para Provas de Condução Autónoma
ROBOTABLE Estudos Funcionais de uma Plataforma para um Sistema Robótico Humanóide Orientadores: Prof. Vítor Santos Orientadores: Prof. Vítor Santos Prof.
Inteligência Artificial Alex F. V. Machado. Tecnologia de Processamento da Informação que envolve processos de raciocínio, aprendizado e percepção. Winston.
Seminário do grupo de pesquisa em IHC do DIMAp-UFRN
CAPÍTULO Introdução 2. Programação de tarefas de robôs
CAPÍTULO 8 1. Robôs industriais 2. Classificação dos robôs industriais
CAPÍTULO Equações dinâmicas de um robô
Laboratório de Máquinas Inteligentes – LMI/ITA
CINEMÁTICA DIFERENCIAL
Aluno: Julio César Barbieri Gonzalez de Almeida
CONTEUDO ROBÓTICA MÓVEL 1.1. Percepção Sensores do Nomad XR4000
FUNDAÇÃO ESCOLA PROFISSIONAL DE SETÚBAL
Trata-se de uma metodologia que permite: –a definição e Implementação da Visão / Estratégia / Cultura da empresa; –um trabalho ao nível da Organização;
Apresentação das atividades desenvolvidas até junho/2012 Bianca A. V. Alberton.
Inteligência Artificial
Psicologia do desenvolvimento
Fase de Elaboração: Fluxo de Requisitos
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
Aprendizado por reforço aplicado à navegação de robôs
DA SILVA, F.R.; DAS-DORES, J.L.R.; PAIXÃO, C.M.A. LIRA-DA-SILVA, R.M.;
Licenciatura em Informática António Fonseca 2005.
Futebol de robôs, uma aplicação de robótica
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
Desenvolvimento das funcionalidades do trabalho colaborativo da solução para Rastreabilidade de Requisitos de Software baseada na generalização de artefatos.
Marcílio C. P. de Souto DIMAp/UFRN
Francisco Gerlandio de Sena Histórico  LPEM criado em projeto de pesquisa n. 2010/03 da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico.
XII SEMINÁRIO DA INTERDISCIPLINARIDADE DO CÁLCULO – SINCAL
ROBOSENSE Percepção Robótica em Plataforma Móvel Autônoma Apresentador: Pablo Javier Alsina Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de.
BIOLOGIA I.
Deficiência mental e envelhecimento: perspectivas e desafios
Reciclando idéias.
TRABALHOS FEITOS COM O NOMAD NO GRACO
Neurônios e células da glia
Grupo Yapira de Robótica Tecnologia e Produção Grupo Yapira de Robótica Alcy Rodolfo dos Santos Carrara 1 ; Eduardo Todt 2 ; Ewaldo L. de Mattos Mehl 3.
Proposta de uma Arquitetura Híbrida para Navegação Autônoma por Hugo da Luz Silva.
Prof. Celso Cardoso Neto. Conhecer os aspectos básicos relacionados ao conjunto de três entidades: o HOMEM (“ser humano”), a MÁQUINA (“o computador”)
Desenvolvimento da Aplicação de Gestão de Licenças de Táxi Luís Miguel da Silva Arêde associação de informática da região centro.
Raquel Costa nº Pedro Rodrigues nº Renato Sousa nº
WDM Web Data Modeling UCB – Universidade Católica de Brasília
Universidade Paulista Adolfo Fernandes Herbster
Técnicas Probabilísticas de Localização e Mapeamento aplicadas à Robótica Móvel Claudia Patricia Ochoa Díaz Mestrado em Sistemas Mecatrônicos UnB-2008.
Engenharia de Software
Guiagem do Robô Móvel XR4000 para Inspeção via Internet de Tubulações Industriais Soldadas Universidade de Brasília Faculdade de Tecnologia Departamento.
AEROPETRO - Implementação de Um Veículo Aéreo Não Tripulado Para Supervisão de Instalações de Petróleo e Gás Aluno: João Paulo Ferreira Guimarães Orientadores:
Objetos Distribuídos Frameworks Orientados a Objetos.
Antonio Walter1 Justificativa. Apresenta a resposta a pergunta por que? Contribui diretamente na aceitação da pesquisa por parte do orientador e entidade.
Roteiro ● Empresa ● Motivação ● Cliente ● Solução ● Viabilidade ● Análise de Mercado.
Análise e Projeto de Sistemas Unified Modeling Language Renata Araujo Ricardo Storino Núcleo de Computação Eletrônica Curso de Programação de Computadores.
Agenda  Apresentação  Objetivos  Motivação  Principais casos de uso  Arquitetura  Desenvolvimento  Tecnologias  Protótipo  Conclusão.
Dissertação argumentativa
Aplicações e Práticas Web 2.0 na Biblioteca Escolar Profº Dr. Lino Oliveira Apresentação de aplicação Joaquim Jorge Sousa Susana Mª Lopes.
Plataforma para o Desenvolvimento de Aplicações Interativas para TV com Suíte Integrada de Ferramentas de Autoria para os Padrões ISDB-T e DVB.
UCB – Universidade Católica de Brasília Bacharelado em Ciência da Computação e Sistemas de Informação Trabalho de Conclusão de Curso JMBLogView ferramenta.
REDES NEURAIS E SUAS APLICAÇÕES ALUNO: Paulo Celso da Silva e Souza Junior.
DFLP Sistemas Família Finanças Mobile Diogo Fernandes da Silva Lais de Sousa Pinheiro Orientador: Felipe Mancini Co-orientador: Robson Lopes
Clínica Digital Projeto de Desenvolvimento de Sistema Corporativo - Parte II -
Uma Ferramenta Computacional para o Projeto de Sistemas Inteligentes DCA/FEEC/UNICAMP A. S. R. Gomes J. A. S. Guerrero R. R. Gudwin.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Relatório de Reuniões. O Sistema (Natan) Plataforma de Autoria  (09/9)  Baseada em componentes e seqüenciamento  Permitir Salvar o projeto  Inicialmente.
CONCURSO LEVE SEU ROBO PARA A CAMPUS PARTY Coordenador da Equipe: Francisco Roberto N. Lima Fone: (81)
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
Síntese do Negócio ONTOWEB. Ontoweb – Nova Geração de Ferramenta de Busca Possui comportamento inteligente que auxilia o usuário a organizar e compartilhar.
Oficina Rob ó tica de Colégio Pedro II – Engenho Novo I.
Transcrição da apresentação:

Conspectus Uma Plataforma de Visualização Sensório-Motora para Artefatos Inteligentes Autora: Giseli de Sousa Orientador: João Bosco da Mota Alves

Motivação Definição de artefatos inteligentes Construção dos artefatos sem uma determinada ótica Falta de uma plataforma única para visualização dos protótipos da área de robótica e domótica

Artefatos Inteligentes Nesta categoria podem ser incluídos  softwares  robôs  edificações Os artefatos inicialmente escolhidos foram uma casa inteligente e um robô autônomo móvel

A Inspiração Biológica Foi escolhida a metáfora biológica do arco-reflexo Partes da Biologia e Psicologia estudadas:  Sistema Nervoso e Arco-Reflexo  Sentidos Humanos e seus limiares  Modelos de Conciência (Proto-Self)

Exemplo de Arco Reflexo

O Modelo Proposto Quadro Sinótico  Forma generalizada de visualização para qualquer artefato Servomecanismos  Mecanismo de controle de acionamento do sistema sensório-motor dos artefato  Implementam a metáfora do arco-reflexo

A Ferramenta Protótipo de uma plataforma de visualização sensório-motora Uma das diversas aplicações que pode ser desenvolvida sobre o modelo proposto