Projeto Soure EDITAL ANAI - 01/03 Categoria 02 Agosto/2003.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O GHS E A CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS
Advertisements

OS SINDICATOS E A LUTA CONTRA A CONTAMINAÇAO POR HIV
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
GESTÃO E PLANEJAMENTO DO PROJETO ATES INCRA/CREATIO
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Rede de Incubadoras, Parques Tecnológicos e Pólos do Rio de Janeiro
CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL
Projeto Sacola Verde.
O Estado e o BNDES no apoio à
ALUNOS: ALESSANDRA ORTEGA
PLANO NACIONAL DE TURISMO 2003/2007
Apresentação do Projeto
PAPG-IFES Formulário para coleta da demanda bruta.
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
Projeto Banco do Povo Proposta do Governo Municipal;
FÓRUM PERMANENTE DE ENERGIA & AMBIENTE
Valmir Emil Hoffmann A Importância dos Projetos de Pesquisa: fomento, viabilidade e parceria entre grupos de pesquisa Valmir Emil.
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior
Produção de Agregado Reciclado ABRECON
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
Prêmio Universitário Desafio Renault Experience
CHAMADA UNIVERSAL – MCTI/CNPq N º 14/2012 propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico.
Rio de Janeiro – outubro/2005
Desenvolvimento Regional Sustentável
Agrupamento de Escolas de Alijó Escola EB2,3 do Pinhão
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Apresentação Executiva
Agência Operacional Descentralizada do Programa TECNOVA no Paraná TECNOVA PARANÁ.
AVALIAÇÃO TRIENAL 2013 CAPES ÁREA SAÚDE COLETIVA.
O problema do lixo termina
Logística Reversa.
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DO MTE
Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES N º 18/2012 propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico.
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL DE SERRA DO NAVIO E PEDRA BRANCA
INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL:
MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE PARA Parceria Público Privado (PPP)
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
Licenciamento Microsoft® Softwares prontos e sob medida
PROPOSTAS ORGANIZADAS POR DIMENSÃO E VARIÁVEL CORRESPONDENTES
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Estruturação e implantação de um Centro Vocacional Tecnológico junto ao APL de Gemas e Joias do Rio Grande do Sul: sucesso em soluções ambientais, tecnológicas.
Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília – 06 de Abril de 2011.
Financiamento do BNDES para instalação da fábrica;
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA – SEC
NÚLEO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – POEMA Oficina para subsidiar a elaboração da estratégia de divulgação da Fase II do SPC&T/PPG7.
O Trabalho da Associação de Produção e Cultura Indígena Yakinõ. O Caso do Babaçu dos Mura, Amazonas Lorena Araujo Tariano (Yakinõ)
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
I Congresso Brasileiro de Empreendedorismo na Biologia (COBEBio)
TECNOLOGIA DAS USINAS DE RECICLAGEM E COMPOSTAGEM
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Centro Dia. Centro Dia Você sabe o que é um Centro Dia? “centro destinado à permanência diurna de idosos com dependência parcial nas atividades de.
BITEC Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas Manual de Operacionalização DEMPI – Departamento da Micro, Pequena.
LOGÍSTICA REVERSA PARANÁ
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Paraná na Agenda Internacional 29 de setembro de 2003 POLÍTICA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DAS.
PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS SHOWA BONÉS
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
TECNOSAUDE Edital 01/03 Categoria 1 Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica Agosto/2003.
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
Centro Empresarial Inaugurado em 12/12/2013. * Agente destaque pelo contrato Itacir Camilo Rovaris Encontro Estadual dos Agentes de Crédito da.
Os seus recursos endógenos específicos que muitas vezes constituem vantagens relativas para o seu desenvolvimento; Património histórico, arqueológico,
Mudanças climáticas, Pobreza e Desiguladades: fortalecendo a participação social no apoio a populações atingidas em desastres climáticos. Seminário Proposta.
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
O projeto Profissão Catador objetiva: Contribuir com a construção de alternativas coletivas para a organização dos Catadores de Cruz Alta, através da.
1 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CORREIOS/MS Uma parceria entre a Inclusão Social e o Cuidado com o Meio Ambiente Olga Martinez Torres.
Título do Projeto de Pesquisa Nome do(a) Coordenador(a) Instituição/Faculdade Edital do Projeto Aprovado Data da Apresentação: 1.
A Proposta: “Experimentar e demonstrar maneiras de promover negócios sustentáveis na Amazônia Brasileira.”
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Transcrição da apresentação:

Projeto Soure EDITAL ANAI - 01/03 Categoria 02 Agosto/2003

José Henrique – PIEBT/UFPA Regina Lopes – ISAE/FGV Rodrigo Kasecker – Intuel/PR Silvana Kaster - UFRGS Vânia C. Bueno – InfoMar/PR EQUIPE

O QUE ANTES ERA LIXO...

... AGORA VIROU LUXO!

Elaboração de um sistema de comercialização para a comunidade de Soure/PA, dando um destino ao resíduo da fibra de côco. OBJETIVO

- Qualificação dos arranjos produtivos locais - Desenvolvimento de novos produtos por meio do aproveitamento de por meio do aproveitamento de resíduos resíduos OBJETIVOS ESPECÍFICOS

VANTAGENS Custo reduzido As fibras vegetais são mais baratas do que as outras fibras existentes Alta resistência Um grama de fibra natural agüenta mais peso do que a do metal Fonte renovável 100% reciclável e biodegradável Maior durabilidade e não deformidade Maior conforto pelas características transpiratórias dos artefatos PRODUTOS Linha Automotiva - assentos e encostos Linha de Jardinagem - vasos Linha de Colchões e Mantas – lâminas em diversas espessuras e densidades Linha Moveleira - móveis e objetos de decoração Linha de Embalagens - lâminas para confecção de embalagens duras e flexíveis e mantas de proteção de produtos frágeis JUSTIFICATIVA

- Impacto social - Importância do projeto - Capacitação - Prevenção - Recursos - Esclarecimento e envolvimento VARIÁVEIS

- Eventos ambientais - Qualidade das tarefas técnicas - Acompanhamento e controle - Aceitação do cliente - Comunicação - Solução de problemas FATORES CRÍTICOS

COORDENAÇÃO GERAL EQUIPE DE APOIO ESTAGIÁRIOS CONSULTORES PARCEIROS GREENPEACE PREF. MUN. SOURE SEBRAE UFPA PIEBT/UFPAISAE/FGV COORD. PARÁ - POEMATEC COORD. PARANÁ - ATTESOORGANOGRAMA

OBJETIVOS ATIVIDADES QUALIFICAÇÃO DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS A1Sensibilizar a comunidade técnico-científica da UFPA A2Sensibilizar a comunidade local A3Qualificar a comunidade local no beneficiamento da fibra do côco DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS ATRAVÉS DO APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS B1 Orientar a comunidade para o Aproveitamento de outros recursos naturais, sobretudo das fibras naturais (sisal, linho, cânhamo, andiroba, curauá, cupuaçu, açaí) B2 Implementar novas alternativas de aproveitamento para a fibra do côco nas indústrias moveleira e de embalagens B3Estimular a parceria entre o parque industrial local e o Projeto Soure CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

RECURSOS CONTRAPARTIDAS ITEM ANAI SEBRAE PIEBT/UFPA GREENPEACE P. M. SOURE ISAE/FGV 1Bolsas e salários , , , , ,00 2Pessoa Física Passagens , Diárias 8.000, Pessoa Jurídica Material de consumo 3.030, Material de Divulgação , Eventos , Participação em feiras , Software de gerenciamento ,00 4Equipamentos , ,00 - 5Prédios e Instalações 1.100, ,00 - Sub-total , , , , , ,00 Total ,00

A implantação do projeto “Soure” resultará na formação de uma cooperativa, cujos cooperados estarão capacitados a desenvolver novos produtos a partir da reutilização dos resíduos da fibra do côco contribuindo para a geração de emprego e renda, fixação da população local e melhoria do índice de desenvolvimento humano desta comunidade. RESULTADOS ESPERADOS