A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Proposta: “Experimentar e demonstrar maneiras de promover negócios sustentáveis na Amazônia Brasileira.”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Proposta: “Experimentar e demonstrar maneiras de promover negócios sustentáveis na Amazônia Brasileira.”"— Transcrição da apresentação:

1 A Proposta: “Experimentar e demonstrar maneiras de promover negócios sustentáveis na Amazônia Brasileira.”

2 Missão Reduzir a pressão negativa sobre os ecossistemas por meio de negócios com projetos: financeiramente viáveis; socialmente justos; ambientalmente sustentáveis; culturalmente compatíveis.

3 Projeto de 3.5 anos Objetivos ao longo do projeto: Geração de emprego e renda Proteção e uso dos recursos agro-florestais Melhoria da Qualidade de Vida Sub produtos: Criação de condições básicas de uma economia regional Promoção de certificação florestal e ambiental

4 Metas Serviços para 38 empreendimentos Planejamento estratégico e adequação da gestão dos empreendimentos. Negociação e concretização de contratos de comercialização. Acesso a crédito ou outro tipo de financiamento. Fortalecimento de setores produtivos Aumento da demanda e produção de produtos florestais certificados Encaminhar mudanças das políticas públicas com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de negócios sustentáveis

5 Produtos Artesanais Óleos Palmito Mel Borracha Frutas Frescas e Polpas de Frutas Castanha-da-Amazônia Cacau Madeiras com certificação do FSC ou objeto de manejo sustentável comunitário Várias Categorias de Produtos e Serviços: Cooperativas (prestação de serviços): extensão rural; assistência agronômica; treinamentos / cursos; planejamento agrícola / comunitário Guaraná Orgânico Princípios Ativos Plantas Medicinais Peixes – Piscicultura Plantas Ornamentais Farinhas Fibras, Cipós e Outros Temperos Aromas e Corantes Outros Produtos Assistência Técnica Eco-Turismo Transporte / Logística Serviços

6 Variedade de empresas Empresas micro/ informais até empresas de médio porte. Cooperativas Associações Comunidades/grupos organizados

7 Como vamos desenvolver negócios? Através de serviços e NÃO de recursos financeiros Assessoria e suporte para: – –Gestão empresarial – –Captação Financeira – –Técnica para o processo produtivo – –Marketing e Comercialização – –Jurídico e Societário

8 Gestão empresarial Treinamentos em Administração de Negócios Elaboração de Planos de Negócios Implementação de Sistemas Gerenciais Consultoria em Informática Consultoria para Soluções de Logística

9 Captação Financeira Acesso a fontes de doação públicas e privadas, no Brasil e no exterior Acesso a crédito perante linhas relevantes de Bancos públicos e privados Assessoria para acesso a capital de giro, aval, factoring, etc. Treinamentos para instalar capacidade de captação financeira

10 Técnica para o processo produtivo Treinamentos em Técnicas Agroflorestais e Manejo de Recursos Naturais Obtenção de Certificação de Origem (Florestal, Orgânica ou outras) Assessoria para Infra-estrutura, Equipamento e Tecnologia Planejamento e Implementação de Soluções de Energia Pesquisa Aplicada Criação de Grupos de Produtores

11 Marketing e Comercialização Marcas, Catálogos, Design e Embalagem Estudos de Mercado e de Cadeias Campanhas de Propaganda Comercialização por Internet (e-business) Acesso e Ampliação de Grupos de Compradores Participação em e/ou Organização de Feiras e Eventos Treinamentos na Área de Vendas Assistência para Processos de Exportação

12 Jurídico e Societário Consultoria Tributária Planejamento Fiscal Constituição e Reorganização de Empresas Consultoria Trabalhista Análise e Elaboração de Contratos e Garantias Auditorias Licenciamento perante Órgãos Públicos Consultoria em Prestação de Contas Pesquisa sobre Aspectos Normativos

13 Níveis de serviços Orientação para os empreendimentos que não forem qualificados Consultoria específica. Apoio direcionado a um aspecto do negócio, ex. parte comercial. Consultoria integrada. Trabalho que abrange múltiplos aspectos do empreendimento. Assessoria para o mercado/demanda. Conectar mercado (demanda) aos clientes do Balcão a fim de casar níveis esperados de volume, qualidade e prazos.

14 Equipe Fornecimento de Serviços Estruturar ações de apoio Organizar o trabalho Parceiros Consultores externos Atendimento à Demandas Erinaldo Silva Gestão de Propostas Seleção de projetos Monitoramento de projetos Colaborador Local Análise Técnica Camila(parcial) Finanças Comercial Gestão Ambiental Governo Gerente Geral Luiz Villares Coordenação do Projeto Planejamento, gestão, execução demanda Empreendimentos Serviços

15 Fluxo de Trabalho do Projeto 1. 1. Identificação de Oportunidade 2. 2. Aplicação do Questionário 3. 3. Análise do Empreendimento 4. 4. Identificação das necessidades 5. 5. Triagem - planejamento dos serviços a serem oferecidos 6. 6. Execução dos serviços 7. 7. Monitoramento e avaliação

16 Critérios de Exclusão Ausência de responsável que possa acompanhar as atividades no empreendimento e que forneça informações sobre o ambiente do negócio; Empreendimento cuja demanda específica não seja elegível no âmbito dos serviços previstos no Balcão (necessidade de capital de giro, investimentos em infra-estrutura pesada, etc); mesmo assim, tais empreendimentos poderão eventualmente receber orientação quanto a suas necessidades. Constatação de falta de compromisso com o projeto pela entidade ou indivíduo beneficiado. Existência de pendências legais, processos trabalhistas, apurações (mesmo não concluídas) sobre desvios de recursos públicos, práticas de depredação ambiental, assim como evidências semelhantes envolvendo os responsáveis do estabelecimento, mesmo que apenas como pessoa física.

17 Critérios de Seleção Capacidade de ser economicamente sustentável ; Existência ou claro potencial de melhoria de: – –qualidade de vida, – –geração de emprego e/ ou renda local; Seriedade e capacidade dos empreendedores; Contribuição para reduzir a pressão sobre os ecossistemas; Impactos ambientais/ sociais ;

18 Considerações do Processo de Análise Compromisso do(s) empreendedor(es) Seriedade do empreendimento Fator meio ambiente Potencial para sucesso Histórico Existência de demanda local e internacional Mercado Impacto Social

19 Interação com os Parceiros Como a sua entidade pode participar? Quais os principais produtos a serem focados na Região? Quais os serviços que podem ser prestados? Sugestões ?


Carregar ppt "A Proposta: “Experimentar e demonstrar maneiras de promover negócios sustentáveis na Amazônia Brasileira.”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google