PENG, ZHOU, YORK Behind make or buy decisions in export strategy: a replication and extension of Trabold Journal Club of Accounting Prof. Dr. Sílvio Hiroshi.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pedagogia da pesquisa-ação
Advertisements

Autor: Orientador Instituição Local e data
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
ESTRATÉGIA E COORDENAÇÃO DAS OPERAÇÕES INTERNACIONAIS
PESQUISA DE MERCADO Prof. Wagner Andrade
Prof. Hélio Henkin Núcleo de Estudos sobre Indústria, Tecnologia e Trabalho - NETIT FCE/UFRGS – Departamento de Economia Núcleo de Estudos sobre Estratégia,
Internacionalização de Empresas (Eco 02049)
Metodologia Científica
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Objetivo e metodologia de trabalho
PREVISÃO DE VENDAS Carlos Roberto C. Almeida.
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
UFRPE – Modelos de Qualidade Teresa Maciel
Projeto: Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco
Terceirização de serviços em Planejamento Logístico
Hoje Relatório para 16 de março Comentários no blog: sexta-feira
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
As empresas no contexto atual
Administração Estratégica Matriz de Conhecimentos: passos para solucionar problemas de estudo. Prof. Wilter Furtado - Fev 2014 MÓDULO III.
Revisão Sistemática da Literatura /Análise de Competidores
Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
Aula semana 16 Seleção de vias de Distribuição Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Pesquisa em Comunicação
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Avaliação integrada e Somativa em TD&E
PLANEJAMENTO DO EXPERIMENTO
MÉTODO CIENTÍFICO "...ciência consiste em agrupar fatos para que leis gerais ou conclusões possam ser tiradas deles." Charles Darwin.
PESQUISA Pesquisar é reunir informações necessárias para encontrar resposta para uma pergunta e assim chegar à solução de um problema.
INFORMAÇÕES INFORMAIS NA MONITORAÇÃO DO AMBIENTE ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO SETOR DE TI Fernando Kuhn Andriotti Orientador: Henrique Freitas.
SATISFAÇÃO, VALOR E RETENÇÃO DE CLIENTES
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Sistemas de Informação
Perguntas de Modelação
PLANEJAMENTO TECNOLÓGICO
Plano de Continuidade.
Parte 4 Elaboração e comunicação da pesquisa
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UNIFEI
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
Função Planejamento GUI I
Metodologia de Pesquisa
Encontro Metodológico Mestrando: Nome Orientador: Nome
Tema, Problema e Hipóteses
METODOLOGIA Nesta fase o autor da pesquisa deve anunciar qual é o tipo de pesquisa que o mesmo realizará, ou seja, se será uma pesquisa empírica com trabalho.
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONVENCIONAL
Pesquisa de Mercado Desenvolvendo uma abordagem.
O ARTIGO.
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
Prof. Jorge Carneiro Metodologia de Pesquisa 1 Checklist sugestivo para a condução de um projeto de pesquisa Este check list está dividido em duas partes:
PESQUISADEMARKETING Edição Compacta Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Abril/2014
DISCIPLINA PROJETO INTEGRADO – OUTSOURCING
Metodologia da Pesquisa
Título Nome do Autor: Nome Orientador: Mês/Ano. Dicas preliminares: Texto no formato justificado; Cuidado com o excesso de informações por ppt; Cuidado.
Contabilidade Aula 3.
Projeto de pesquisa Concepção e estrutura
Metodologia da Pesquisa (BOAVENTURA, E, Metodologia da Pesquisa, 4)
1/19 Professora: Silvia Pereira de Castro Casa Nova Monitora: Suilise Berwanger Wille Estrutura de trabalhos e projetos científicos Metodologia da Pesquisa.
METODOLOGIA DA PESQUISA Material didático de suporte ao Professor Material didático de suporte ao Professor ELIANE MINERVINA DE CASTRO.
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
NOÇÕES PRELIMINARES. Propostas desse estudo Identificar os fatores que ajudam no processo de planejamento e controle da investigação; Identificar os fatores.
Lembretes Próxima aula 11/04 – Prova1 A prova será em dupla, SEM CONSULTA (especialmente em aparelhos eletrônicos). Será baseada no Caso Kuhn Flowers (disponibilizado.
METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO SÍNTESE DA UNIDADE 3 Profa
USP – FEA Gestão de Operações Sustentáveis (EAD5961) – 1º/2016 Discussão do Artigo - DÜES, C. M.; TAN, K. H.; LIM, M. Green as the new Lean: How to use.
ANÁLISE DOS FATORES DETERMINANTES DO DESFLORESTAMENTO NA AMAZÔNIA LEGAL Prof. Dr. Gilberto Câmara Aluno: Juliana Paiva Nunes Kury Metodologia de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

PENG, ZHOU, YORK Behind make or buy decisions in export strategy: a replication and extension of Trabold Journal Club of Accounting Prof. Dr. Sílvio Hiroshi Nakao

JUSTIFICATIVA PARA ESCOLHA DO ARTIGO Envolve a teoria dos custos de transação Artigo no prelo (2006) Journal of World Business –Está no Social Science Citation Index –Fator de impacto? Artigo com replicação de teste empírico

DECISÃO DE COMPRAR OU PRODUZIR Problema central da Teoria dos Custos de Transação A maioria dos estudos empíricos foca nas decisões de fornecimento de componentes da indústria

FOCO DO TRABALHO Condições necessárias para que exportadores –Abordem os mercados estrangeiros diretamente por meio de canais internos (produzir) –Realizem exportações por meio de intermediários (comprar)

PONTO DE PARTIDA Peng & Ilinitch (1998) –Base em Teoria dos Custos de Transação –Hipótese: a distância do mercado e a complexidade do produto devem ser variáveis significativas para subsidiar a decisão dos exportadores Trabold (2002) –Teste empírico com transações de exportação francesas, confirmando a hipótese

PROPOSTA DO TRABALHO Base de transações de exportação norte-americanas Replicar o trabalho de Trabold (2002)

SOBRE A REPLICAÇÃO É importante para a pesquisa científica segundo Kuhn e Popper Tem o papel fundamental de combater a aceitação sem críticas dos resultados empíricos A primeira replicação é a mais importante, porque pode proporcionar grande salto de credibilidade à teoria

ANTECEDENTE TEÓRICO Estratégias de exportação –Comprar ou produzir o serviço de exportação Teoria dos custos de transação –Custos de busca, negociação, monitoramento e coerção –Intermediários de exportação podem ser úteis na penetração de mercados pelo conhecimento e experiência na condução das negociações

PROPOSIÇÕES Proposição 1: quanto mais distantes e desconhecidos os mercados são, mais os intermediários de exportação serão escolhidos pelas indústrias Proposição 2: quanto mais próximo de uma commodity o produto for, mais os intermediários serão escolhidos pelas indústrias

TRABALHO BASE Trabold (2002) – transações, cobrindo 94% do valor das exportações francesas –Resultados suportam parcialmente a Proposição 1 e fortemente a Proposição 2

METODOLOGIA Dados e procedimentos –Dados do Port Import Export Report Service norte-americano – documentos de todos os embarques de exportação Variável dependente –Participação do valor das transações com intermediários sobre o total de exportações como proxy da opção “comprar”

METODOLOGIA Variáveis independentes –Medida da distância do mercado: distância geográfica e distância cultural –Medida de complexidade do produto: nível de commodity contida (alto, médio e baixo)

RESULTADOS Proposição 1 –Estatísticas suportam apenas parcialmente Proposição 2 –Há forte suporte para a proposição

DISCUSSÃO Contribuições –Replicações podem fazer avançar a teoria levantando novas questões –Observa que a teoria não prediz claramente quando há distâncias e níveis de commodity intermediários Limitações e direções para futuras pesquisa