MDIC STI MEC SEMTEC MTE SPEE III OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTABELECIMENTO DE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
Advertisements

Bem-vindos!.
Plano “VISA na Atenção Básica”
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Formosa: Exercício de entender suas relações.
A Transversalidade e a Coordenação das Políticas Públicas
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Equivalente à média dos países da OCDE
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
ORGANIZAÇÃO DE FÓRUNS ESTADUAIS. MOTIVADORES A relevância que vem sendo dada ao microcrédito nos últimos anos; A necessidade de nivelar e aprofundar conhecimentos,
Avaliação Institucional
GRS-GESTÃO DE REDES SOCIAIS um olhar coletivo sobre a cidade.
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - ODONTOLOGIA
Tecnologias Sociais e compromissos com o desenvolvimento humano"
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
10h00Abertura e Informes Gerais 10h10Aprovação da Memória da 16ª Reunião Ordinária 10h20Plano de Trabalho 2013 Apresentação da situação dos assuntos em.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
(CONSOLIDAÇÃO DOS GRUPOS)
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO A CGETI - Pesquisa de novas tecnologias. - Melhoria do prazo de atendimento na avaliação dos projetos enviados. - Criação.
Afrânio Carvalho Aguiar
Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar
Promovendo Soluções Sociais
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E
Incentivo para o Desenvolvimento 2º Convênio FNP-SEBRAE Abril/2010 a Setembro/2011 Brasília, 13 de abril de 2010.
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
Competência Legal da CIEA-BA
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Projeto de Apoio a Inserção Internacional de MPE’s Brasileiras Calçadistas do APL de São João Batista (SC) JUNHO – 2011.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Design Bruno Amado Renan Sardinha Marco Aurélio Lobo 29 de maio de 2009.
MDIC STI MEC SEMTEC MTE SPEE Oficina de Educação Corporativa oportunidades / desafios PANORAMA DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO CONTEXTO BRASILEIRO Afrânio Carvalho.
10a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 09 de junho de 2011.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO COMISSÃO.
EDUCAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL
3a. OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Desenvolvimento de Atividades de Educação Corporativa e Sistemas de Informação Profa. ELEONORA JORGE RICARDO Universidade.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
Projetos Comunitários Lilian Kelian
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
8a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 10 de fevereiro de 2011.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
Seminário Nordeste de Políticas para Arranjos Produtivos Locais APLs
Avaliação de Resultados – 2013
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Atuação dos agentes de Controle Social
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
P lantas Medicinais e Fitoterápicos: uma resposta nacional Curitiba, março de 2006 COP 8 - CDB Articulação Pacari.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Consultoria Profissional, Treinamento.
Heloisa Pincela Vasconcelos 09 de Dezembro de 2015
PMGIRS – BH – O que é ? instrumento de planejamento estratégico municipal que contempla diretrizes e ações para o manejo ambientalmente adequado e sustentável.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Coordenadoria Pedagógica Adriana Bueno Vieira
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

MDIC STI MEC SEMTEC MTE SPEE III OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTABELECIMENTO DE UM PLANO DE AÇÃO BASEADO EM TRABALHO DE CONSULTORIA PRESTADO À STI/MDIC por Afrânio Carvalho Aguiar BRASÍLIA, MAIO DE 2005

OS PASSOS ANTECEDENTES... - AS AÇÕES DE CARÁTER ESTRUTURAL NO CONTEXTO DA POLÍTICA INDUSTRIAL, TECNOLÓGICA E DE COMÉRCIO EXTERIOR: OS FORUNS DE COMPETITIVIDADE - AS AÇÕES DE CARÁTER SISTÊMICO: INCREMENTO DA INCORPORAÇÃO DE CONHECIMENTO NA ATIVIDADE PRODUTIVA Apoio de órgãos governamentais às atividades de Educação Corporativa desenvolvidas nas empresas I Oficina de EC – dezembro 2003 II Oficina de EC – maio 2004 Levantamento do panorama da EC no Brasil – março/abril 2004 Diagnóstico dos problemas que afetam a EC no Brasil e proposição de um plano de ação governamental: em curso A criação da ABEC – Associação Brasileira de Educação Corporativa – maio 2004

JUSTIFICATIVAS A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO COMO FATOR DE COMPETITIVIDADE INCREMENTO EXPONENCIAL NO NÚMERO DE CORPORAÇÕES QUE ESTRUTURAM SUAS ATIVIDADES DE EC, PRINCIPALMENTE A PARTIR DO ANO NECESSIDADE DE HARMONIZAÇÃO, COMPLEMENTARIDADE E FOCO NAS AÇÕES GOVERNAMENTAIS, EM TODOS OS NÍVEIS, VISANDO O APOIO ÀS ATIVIDADES DE EC OPORTUNIDADE DE INDUÇÃO DE ORIENTAÇÕES QUE CONTRIBUAM PARA CONFERIR ÀS ATIVIDADES DE EC UM CARÁTER SINTONIZADO COM A POLÍTICAS SOCIAIS MAIS AMPLAS, RELACIONADAS COM INCLUSÃO SOCIAL, VALORIZAÇÃO DO TRABALHO E DA CIDADANIA

FUNDAMENTOS E SUBSÍDIOS UTILIZADOS NA PROPOSIÇÃO DO PLANO DE AÇÃO  INFORMAÇÕES DECORRENTES DAS MANIFESTAÇÕES DE PARTICIPANTES (DIRIGENTES DE UNIDADES DE EC, ACADÊMICOS E DIRIGENTES DE ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS) DURANTE A REALIZAÇÃO DA I E DA II OFICINAS DE EC  POSIÇÕES DETECTADAS NO MEIO ACADÊMICO (DIRIGENTES E PROFESSORES/ PESQUISADORES )  ENTREVISTAS COM DIRIGENTES DE UNIDADES DE EC E DA ABEC LITERATURA NACIONAL E INTERNACIONAL INFORMAÇÕES OBTIDAS POR MEIO DOS QUESTIONÁRIOS DE COLETA DE DADOS

CRITÉRIOS CONSIDERADOS NA PROPOSIÇÃO DO PLANO DE AÇÃO  DEMANDA  RELEVÂNCIA DAS ATIVIDADES  VIABILIDADE OPERACIONAL  CONHECIMENTO, TECNOLOGIA, METODOLOGIAS  RECURSOS HUMANOS  VIABILIDADE POLÍTICA  CUSTO FINANCEIRO

AÇÕES SUGERIDAS I. SENSIBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE ACADÊMICA I. AÇÕES DE RESPONSABILIDADE GERAL I. DIVULGAÇÃO DO CONCEITO, OPERACIONALIDADE E INSTRUMENTOS II. AÇÕES DE RESPONSABILIDADE DOS ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS I. ARTICULAÇÃO COM OS MEIOS ACADÊMICOS, EM ESPECIAL COM OS FORUNS DE PRÓ- REITORES DE EXTENSÃO III. AÇÕES DE RESPONSABILIDADE DO SETOR EMPRESARIAL I. EM ESPECIAL ATRAVÉS DA ABEC, PARTICIPAÇÃO NOS EVENTOS DAS PRÓ-REITORIAS DE EXTENSÃO II.MECANISMOS DE CERTIFICAÇÃO I. AVALIAÇÃO DA LEGISLAÇÃO VIGENTE I. GRUPO DE TRABALHO INTERMINISTERIAL (EM ANDAMENTO) II. AÇÕES DE RESPONSABILIDADE DOS ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS III.INCENTIVOS E ESTÍMULOS I. AÇÕES DE RESPONSABILIDADE GERAL II. AÇÕES ESPECÍFICAS

AÇÕES SUGERIDAS IV. METODOLOGIAS, MODELOS E INDICADORES I. ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO DE ESTUDOS E DE METODOLOGIAS II. ESTÍMULO ÀS AÇÕES DE INTERCÂMBIO, NO PAÍS E NO EXTERIOR III. DIVULGAÇÃO AMPLA DE METODOLOGIAS, MODELOS E INDICADORES IDENTIFICADOS V.MENSURAÇÃO DO ESFORÇO EMPREENDIDO PELAS CORPORAÇÕES I. AÇÕES DE ARTICULAÇÃO II. OUTRAS AÇÕES VI.SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SOBRE ATIVIDADES DE EC I. DEFINIÇÃO DO BANCO DE DADOS: CONTEÚDO, SOFTWARE II. DIVULGAÇÃO III.

MECANISMOS DE IMPLEMENTAÇÃO  APERFEIÇOAMENTO E VALIDAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO  DISTRIBUIÇÃO DE RESPONSABILIDADES  FORMALIZAÇÃO DO COMITÊ GESTOR  IDENTIFICAÇÃO DOS GRUPOS DE TRABALHO TEMÁTICOS  DEFINIÇÃO DE METAS E DE MECANISMOS DE ACOMPANHAMENTO  DEFINIÇÃO DE FONTES DE RECURSOS FINANCEIROS PARA COBERTURA DOS CUSTOS DE IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES (VIAGENS, CONSULTORIAS, SERVIÇO DE INFORMAÇÃO,...)

CONCLUSÃO A AÇÃO ARTICULADA: SERÁ RESULTADO DE UMA CONSTRUÇÃO CONJUNTA RESPONSABILIDADE DAS EMPRESAS, ÓRGÃOS PÚBLICOS E UNIVERSIDADES IMPOSSIBLIDADE DE DEFINIÇÃO DE UM MODELO COMUM A TODAS AS CORPORAÇÕES: AS NECESSIDADES SÃO INDIVIDUALIZADAS GRANDES CUSTOS ENVOLVIDOS: CONVENIÊNCIA DO COMPARTILHAMENTO DIFICULDADES E OBSTÁCULOS COMUNS: BUSCA CONJUNTA DE SOLUÇÕES NECESSIDADE DE IDENTIFICAÇÃO/VIABILIZAÇÃO DE MECANISMOS MAIS INCLUSIVOS: O CASO DAS MÉDIAS/PEQUENAS EMPRESAS. PARCERIAS? PROCESSOS MUITO RECENTES. FALTA EXPERIÊNCIA A TODOS...

CRIAÇÃO DE UNIDADES DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL

ALGUMAS EMPRESAS NO BRASIL, ENVOLVIDAS EM ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA

EXPECTATIVAS DE AÇÃO GOVERNAMENTAL ITENS DO QUESTIONÁRIO INDICAÇÕES ESPONTÂNEAS