Prof. Ms. Juliano Ricardo Marques Disciplina: Biogeografia FACCAMP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Evolução da Geografia do saber a ciência
Advertisements

“Ecologia quantitativa”
Turismo & Meio Ambiente
BIOGEOGRAFIA Profª Marisa Dionísio.
Unifev Introdução à Ecologia Profa. Marisa Dionísio.
Domínios e Paisagens Biogeográficos
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
Ecologia.
CAPÍTULO 02 - NOÇÕES DE ECOLOGIA BÁSICA
Conceitos fundamentais e relações alimentares
A volta aos ideais clássicos e a construção da modernidade
Geografia bíblica Introdução.
RENASCIMENTO CULTURAL (séc. XIV – XVII)
Evolução Seleção Natural.
O que é Biogeografia? Prof. Raul
O que é Biogeografia? Aula 1 Prof. Raul
Seleção Natural Evolução.
Ecologia Profª. Andréa R. Franz.
TEMA 2 A HISTÓRIA DA TERRA E DA VIDA
Escalas, padrões e processos.
Origem da diversidade biológica
Ecologia.
Evolucionismo Aula ministrada, referente a disciplina de biologia (Prof. Daniela Benaion), pelos estagiários André Vitor e Paula Cruz.
Para não ser infeliz na sexta. Sobre História Precisa saber: – Como era a sociedade da Alta Idade Média e qual era o papel da Igreja nela – Como a Igreja.
Ecossistemas Naturais
Vida e ambiente Ensino Fundamental – Quarto ciclo Carol e Vitor
O DESENVOLVIMENTO DA GEOGRAFIA: a necessidade de compreensão do mundo.
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
Biodiversidade Ana Clara Ciências.
Introdução a Biologia Prof. Sanvido.
Ecologia da Paisagem Prof. Herondino.
CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS
Evolução Seleção Natural.
Serviços Ambientais Luciane Costa de Oliveira
Organização dos Ambientes Colégio Idesa – Prof.Rita
ECOLOGIA Conceitos básicos.
Prof. Ms. Juliano Ricardo Marques Disciplina: Biogeografia FACCAMP
Turma 601 – Aula 22/08/14 Teoria da Criação
BIOGEOGRAFIA.
Floresta Tropical "Nunca vi nada de tamanha beleza; árvores formosas e verdes, diferentes das nossas, com flores e frutos de vários tipos, e muitos passarinhos.
Capítulo 2. o nascimento da sociologia
Biologia e ciência.
Resumo das Correntes Teóricas em Biogeografia
Períodos da Biogeografia: Clássico, Wallaceano e Moderno
FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA
ORGANIZAÇÃO GERAL DOS AMBIENTES
Fundamentos em Ecologia Townsend; Begon; Harper (2010) Capítulo 1
Biogeografia no Brasil
Grupo 1 Empreendimento Imobiliário Definições consideradas “Causa, mecanismo ou restrição que explica um padrão (arranjo de entidades ou eventos no tempo.
Teorias Fixistas e Teorias Evolucionistas
Ciência no Renascimento - I
BIOGEOGRAFIA Por que? Quem? Onde?.
Profª Adriana Braz Moreira
PROFESSORA: LEONOR DE MARIA R. MELO
GEOGRAFIA.
Ciências Naturais – 8.º ano
O homem veio do macaco? Até meados do século 19 muitas pessoas acreditavam que os organismos surgiam com uma forma e permaneciam indefinidamente com essa.
Ecossistemas.
A GEOGRAFIA E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO
Pressupostos histórico-filosóficos para o paradigma evolucionista
Ufrgs Bict Disciplina de Fundamentos de Ecologia A Fatores Ecológicos
PROFESSORA: Ms. Leonor de Maria R. Melo
ECOLOGIA Colégio Ari de Sá Biologia 2 Prof. Felipe Ribeiro
Maria Aparecida Salles Franco
Distribuição individual de espécies
Ecologia.
Teorias da Evolução META OBJETIVOS
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. PARQUE ECOLÓGICO Um parque ecológico congrega uma série de atividades, com objetivos específicos, de uma.
Escalas, padrões e processos. I. Escalas e Padrões 1.1 Tamanho 1.2 Gradientes 1.3 Escalas espaciais 1.4 Áreas de transição 1.5 Endemismos II. Processos.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. OBJETIVOS Conservação e preservação dos ambientes especiais Eliminar ou pelo menos diminuir os efeitos da.
Transcrição da apresentação:

Prof. Ms. Juliano Ricardo Marques Disciplina: Biogeografia FACCAMP

O que é Biogeografia ? É o estudo das distribuições geográficas dos organismos, no passado e no presente. Procura explicar: Como as espécies são distribuídos; Porque a composição da taxonômica da Biota varia de uma região para a outra. P.S. Taxisonomia – ramo da biologia que se ocupa em classificar os organismos em grupos

Questões que a Biogeografia procura responder Como as espécies tornaram-se confinadas em certa área? Como e por que há parentesco entre as espécies? Qual é a história de uma espécie ou Biota? Quais os efeitos das glaciações e da tectônica de placas na distribuição dos seres vivos? Por que animais e plantas de regiões isoladas, tais como a Austrália, Madagascar, são tão especificas dessas áreas? Por que algumas espécies estão confinadas a uma região (endemismo) e outras espécies semelhantes vivem em regiões distantes (disjunção)?

Perspectivas da Biografia Perspectiva Histórica Quais as possibilidades de expansão de uma espécie? Qual o papel do clima, da topografia, da interação com outros organismos (predação, cooperação) na limitação e expansão da sua distribuição? Por que a biodiversidade é maior nos trópicos? Por que um mesmo habitat, em uma ilha tem menos espécies que no continente?

Perspectiva Ecológica O que acontece a Biota quando reduzimos drasticamente sua área natural? Qual a área mínima que garante a sobrevivência de uma espécie? O que são ambientes raros e organismos generalista?

Biogeografia = Ecologia A Biogeografia e a Ecologia têm aspectos em comum, mas a Biogeografia inclui a componente espacial. Geógrafo estuda as Geobiocenoses: São ecossistemas do Ecólogo e Biólogo, em uma perspectiva horizontal, pois seu enfoque recai sobre a distribuição, estrutura e dinâmica da organização espacial dos organismos abióticos e Biótico O Ecólogo procura trabalhar com processos que envolvem os fluxos de energia e ciclagem de nutrientes. Esta perspectiva de estudo é vertical.

Ecólogo / Biólogo → Ecologia P e r s p c t i v a V e r t i c a l Geógrafo → Geobiocenoses = Ecologia (Perspectiva horizontal)

Antecedentes Históricos da Biogeografia Século VI a.C. – Grécia Criação especial (existe um DEUS que cria tudo) Existe um tipo ideal (moldes); Fixismo: as coisas são imutaveis; THEOPHRASTO (372 a 288 a.C) primeiro a observar as formas de crescimento dos vegetais destacando a importância da influência do clima

Idade Média Igreja – explicação divina para os fatos; Santo Agostinho (400 d.C) e São Tomás Aquino – ideias evolucionistas; Galileu – a Terra se move;

Idade Moderna Renascimento – século XIII Matemática e astronomia; Copérnico – teoria Heliocêntrica; 1452 – 1519 – Leonardo Da Vinci: estuda os estágios da altitude nos Alpes na perspectiva da vegetação 1493 – Paracelsus – abandona as lendas e fabulas e passa a registrar apenas o que observa e o que vê; 1488 – 1534 – Brunfels – Pai da Botânica; 1516 – 1565 – Gessner – “Livro dos animais”, primeira obra básica da zoologia moderna; Surge as primeiras análises dos aspectos fisionômicos da vegetação com: Lecluse (1526-1609); Fuchs (1501-1566) e Haller (1708-1777)

Idade Moderna – cont. 1593 – A Terra se move e não é o centro do universo; 1707-1788 – BUFFON: “História Naturalle” – Primeira teoria sobre a forma e os caminhos da expansão dos animais, através de pontes intercontinentais. 1708 – Nasce Geologia: A Terra não é muito recente e ela se transforma.

Idade Contemporânea Até o século XIX só se conhecia 1% das plantas e animais conhecidos atualmente. 1752-1813 – SOULAVIE: Estuda as causas da distribuição dos seres vivos e faz interpretações paleoclimáticas. 1810 – TIEDEMAN – “História Natural das Aves”: Estuda causas da distribuição das Faunas pela influência do meio.

Perspectiva Histórica: Divisão Histórica da Biogeografia Período Clássico: 1760 a 1860. Período Walleceano: 1860 a 1960 Período Moderno: 1960 em diante ...