Contextualização da Promoção da Saúde no Brasil e o Papel da Formação Adriana Castro Departamento de Análise de Situação de Saúde Setembro/2007.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEMINÁRIO BRASILEIRO DE EFETIVIDADE DA PROMOÇÃO DA SAÚDE
Advertisements

Apoio Integrado e Coletivo MS
Ações Estratégicas na Atenção Básica
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
SEMINÁRIO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE novembro/2010
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória agosto/2012.
Saúde e Prevenção nas Escolas
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão
PROJETO: SAÚDE EM EXERCICIO (Trabalhando a Mente e o Corpo)
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
XIX Congresso CONASEMS Construindo a atenção integral à saúde
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
Secretaria Estadual de Saúde Departamento de Ações em Saúde Coordenação Estadual de Atenção Básica - Saúde da Família Política Estadual para Atenção Básica.
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
PLANEJAMENTO 2009 CGDNCT Brasília 3 e 4 de março de 2009 Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa Departamento Nacional de.
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
OFICINA ESTADUAL DE ACOMPANHAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE - PID COMISSÃO INTERSETORIAL DE COMUNICAÇÃO.
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
Ministério da Cultura.
SAÚDE, CONTROLE SOCIAL E VOCÊ:
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
Ministério da Saúde Carta de Ottawa – 1986  Conceito amplo de saúde – qualidade de vida  Reforça responsabilidade e direito de indivíduos e coletivos.
1º ENCONTRO DA REGIÃO NORDESTE DE FARMACÊUTICOS NO CONTROLE SOCIAL DA SAÚDE O Controle Social na Saúde e o Farmacêutico.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Determinantes da Saúde
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
Política Municipal para Álcool e Outras Drogas : Plano Intersetorial de Políticas sobre Crack, Álcool e Outras Drogas Programa De Braços Abertos Myres.
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
PACTO PELA VIDA E EM DEFESA DO SUS
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
10ª Reunião Plenária da CNPD
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Direito à Saúde Direitos Humanos Eduardo Dias S. Ferreira
Coordenação Nacional de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Análise de Situação de Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério.
É na clareza da mente que explode a cultura de um novo processo E o que é meu direito eu exijo, não peço Com a intensidade de quem quer viver e optar.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
A Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
POLÍTICA NACIONAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESCOLA DE CONSELHOS PARÁ NÚCLEO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.
Desembargador Renato Dresch 4ª Câmara Cível do TJMG Mestre em Direito Público Especialista em Direito Processual Civil Especialista em Direito.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Secretaria Estadual de Saúde de Tocantins
A Questão da Promoção da Saúde Prof. Samuel Pontes Enfermeiro ACPE-UNIPLAN 1º Semestre
Transcrição da apresentação:

Contextualização da Promoção da Saúde no Brasil e o Papel da Formação Adriana Castro Departamento de Análise de Situação de Saúde Setembro/2007

Polissemia de significados PROMOÇÃO DA SAÚDE

 Atividades dirigidas à mudança dos comportamentos dos indivíduos, focalizando estilos de vida  Estratégias que atuam sobre os determinantes que impactam sobre a qualidade de vida. Conceitos de Promoção da Saúde: dois grandes grupos

Carta de Ottawa – 1986  Conceito amplo de saúde – qualidade de vida  Reforça responsabilidade e direito de indivíduos e coletivos pela sua saúde  Ratifica o entendimento de que são necessários ambientes que favoreçam escolhas saudáveis (suporte)  Fortalece a idéia de que o incremento da saúde depende de garantia de condições sociais estruturais mais amplas (lazer, trabalho, moradia, educação...)

8ª CNS  “Democracia é saúde”  Conceito ampliado de saúde = políticas sociais de defesa da vida  Impossibilidade de resposta isolada do setor saúde aos determinantes e condicionantes da saúde da população

Sistema Único de Saúde CONSTITUIÇÃO FEDERAL (art.196) “saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e outros agravos e ao acesso universal e igualitário à ação e serviço para sua promoção, proteção e recuperação.” LEI Nº Compromisso com olhar-práxis que aborde determinantes e condicionantes da saúde é sucessivamente repetido e ratificado no texto

(Dahlgren et Whitehead, 1992) Determinantes de saúde

OBJETIVOS Responder às prioridades da Política Nacional de Saúde; Responder aos princípios do SUS; Compor elenco restrito de ações, porém com significativo impacto sobre a saúde da população; Qualificação da gestão pública do SUS. Pacto Pela Saúde

Prioridades Marco jurídico-constitucional do SUS Pacto pela Saúde Pacto em Defesa do SUS Pacto de Gestão do SUS Pacto pela Vida DIMENSÕES DO PACTO

Define que a política deve: ser transversal, integrada e intersetorial favorecer o diálogo entre o setor sanitário, os outros setores do Governo e a sociedade articular redes de compromisso e co- responsabilidade

Objetivo Promoção da qualidade de vida Redução da vulnerabilidade e dos riscos à saúde relativos aos seus determinantes e condicionantes

Conceitos estruturantes Integralidade Intersetorialidade – Rede Equipe Multiprofissional Participação Social Autonomia – Modos de Viver

Construção de Políticas Polissemias Formação

Políticas Públicas Pólis (grego) = Cidade Cidadania (grego) = civitatem Não é possível apartar ou separar os conceitos. É cuidar da vida coletiva em sociedade. “Expressa a transformação daquilo que é do âmbito privado em ações coletivas no espaço público” In: Guareschi, Comunello, Nardini & Hoenisch, 2004:180.

PACTO PELA VIDA: PROMOÇÃO DA SAÚDE Responsabilidades Elaborar, pactuar e implementar a política de promoção da saúde, contemplando as especificidades próprias da esfera de gestão. Enfatizar a mudança de comportamento da população brasileira de forma a internalizar a responsabilidade individual da prática de atividade física regular, alimentação saudável e combate ao tabagismo Articular e promover os diversos programas de promoção de atividade física já existentes e apoiar a criação de outros Promover medidas concretas pelo hábito da alimentação saudável Portaria GM/MS nº 91/2007

Portaria GM/MS nº 1409, 13/06/ Inclui: SE, CONASS e CONASEMS Atribuições consolidar a implementação da Política Nacional de Promoção da Saúde; consolidar a Agenda Nacional de Promoção da Saúde em consonância com as políticas, as prioridades e os recursos de cada uma das secretarias do Ministério da Saúde e com o Plano Nacional de Saúde; articular e integrar as ações de promoção da saúde no âmbito do SUS, no contexto do Pacto pela Saúde; coordenar a implantação da Política Nacional de Promoção da Saúde no SUS e em sua articulação com os demais setores governamentais e não-governamentais; incentivar a inclusão da Promoção da Saúde e a elaboração, por parte dos Estados do Distrito Federal dos Municípios, de Planos Municipais, Estaduais e termos de compromisso do Pacto de Gestão; e monitorar e avaliar as estratégias de implantação/implementação da PNPS e seu impacto na melhoria da qualidade de vida de sujeitos e coletividades. Avanços: Comitê Gestor

Avanços Financiamento de ações de promoção da atividade física nas capitais e em 132 projetos (edital de concorrência pública) Formação dos coordenadores dos projetos de atividade física com foco em avaliação (CDC/Atlanta) Financiamento da Rede de Núcleos de Prevenção das Violências e Promoção da Saúde (90 unidades no país) Curso de Educação à Distância para 500 trabalhadores do setor saúde sobre Violências como questão de saúde pública (Fiocruz/Claves)

Avanços Investimento em formação dos pesquisadores brasileiros para avaliar as ações de promoção da saúde vinculadas à PNPS (CEDETES e PUC/PR) Proposta de criação de secretaria específica no MS – Secretaria de Promoção de Ações Intersetoriais para a Saúde Inclusão da PNPS no planejamento de recursos e ações (Plano Pluri-Anual de Investimentos – PPA 2008/2011) Curso de Educação à Distância (ENSP/FIOCRUZ)

Desafios Elaboração de Políticas/Planos de Promoção da Saúde Locais Integração/Fortalecimento da Promoção da Saúde no cotidiano do SUS – linha de cuidado Articulação intersetorial pela saúde - organização, gestão e financiamento Financiamento da Promoção da Saúde no SUS

Contatos Tel: (61) /3784