Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM 2012.2 – NOITE Aula - 03.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
FACULDADE METROPOLITANA
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
CONSEQÜÊNCIAS Novas oportunidades na realização do trabalho
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Ms. Edimar Roberto de Lima Sartoro. .
Prof. Sylvio L. Honório Coordenadoria de Extensão POLÍTICAS DE EXTENSÃO DA UNICAMP: SUBSÍDIOS PARA O SEU DESENVOLVIMENTO Organização PREAC.
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
SÉCULO XX.
Ministério da Educação
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO SUPERIOR: AÇÕES DO MEC E DO INEP
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO V Encontro Estadual dos Tecnólogos - SP
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
A POLÍTICA DE PESQUISA DA FACULDADE MANTIDA PELA EDUVALE
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Talentos para Inovação
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Autoavaliação Institucional e a CPA
1º Colóquio Internacional Sobre Epistemologia e Educação em Engenharia
O perfil de formação do engenheiro do CEFET/RJ
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
PRÓ-REITORIA COMUNITÁRIA SERVIÇO DE APOIO PEDAGÓGICO E SOCIAL (SAPES) 08 de abril de 2006 ENCONTRO DE REPRESENTANTES DE CLASSE (PRIMEIROS SEMESTRES)
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
A EMPRESA  A Faculdade Integrada Tiradentes – Fits – é uma Instituição que tem como objetivo oferecer educação superior de alta qualidade por meio de.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica LEM – LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA PCNP Patrícia Helena Passos Bonafe 1.
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional
Metodologia Científica
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Política Educacional Brasileira
Profª. Ivna Herbênia Souza
Refletindo e trocando experiências sobre o projeto pedagógico de um curso superior de uma universidade pública José Marcelino de Rezende Pinto-FFCLRP-USP.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.
Comissão de Pós-Graduação. A Pós-Graduação do IAG 4 Programas Astronomia ▫Criado em 1973 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 21/11/1974 ▫Constituição.
Introdução ao Serviço Social
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Marilza Vieira Cunha Rudge PRÓ-REITORA DE PÓS GRADUAÇÃO Gestão Júlio C. Durigan Workshop APCN /
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Programa de Incentivo à Educação do Governo Federal: FIES, PRONATEC e Ciência sem Fronteiras HELENA B. NADER 05/08/2015.
O Grande Desafio da Educação Superior: Expansão, Inclusão e Qualidade
Definição O Programa Universidade para Todos (ProUni),criado em 2004, pela Lei nº /2005, tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais.
Transcrição da apresentação:

Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 03

Profº André Maia Ensino Superior Finalidade: 1.Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo; 2.Formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira.

Profº André Maia 3.Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura. 4.Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação. Ensino Superior

Profº André Maia 5.Integrar os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração. 6.Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade. Ensino Superior

Profº André Maia 7.Promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição. Ensino Superior

Profº André Maia Níveis de ensino

Profº André Maia Níveis de ensino

Profº André Maia Programas e ações O Estado brasileiro mantém projetos que facilitam o acesso de alunos e professores à educação superior e ajudam a melhorar a qualidade de ensino das instituições federais. Conheça alguns deles:

Profº André Maia Fies = O objetivo do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) é financiar a graduação na educação superior de estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação. Para candidatar-se ao Fies, os alunos devem estar regularmente matriculados em instituições pagas, cadastradas no programa e com avaliação positiva nos processos avaliativos do MEC. Programas e ações

Profº André Maia ProUni = O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado em 2004, pela Lei nº /2005. Sua finalidade é conceder bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica, sempre em instituições privadas de educação superior. Programas e ações

Profº André Maia Curso Técnico qual a importância? Para os alunos que pretende seguir carreira profissional não há melhor forma de ensino que um curso técnico, ele permite o conhecimento teórico e prático da profissão desejada além oferecer uma serie de vantagem sobre o profissional que não fez algum tipo de especialização, por exemplo :

Profº André Maia Chance de ser contratado; Conhecimento teórico e prático da área de atuação; Profissionais qualificados em um curto espaço de tempo; Para área da industria é o principal forma de contratação; Maneira mais rápida de entrar no mercado de trabalho; Curso Técnico qual a importância?

Profº André Maia O termo propriamente dito, indica uma oportunidade de se especializar em determinada área especifica, podendo ou não estar relacionada à sua primeira graduação. Hoje no mercado, cada vez mais se criam novas profissões, na verdade novas definições para determinadas atividades. Especialização

Profº André Maia Especialização Esse avanço tecnológico levanta uma questão: Como as instituições irão se preparar e oferecer cursos de especialização no mercado, se determinadas atividades surgem a cada instante? Como as empresas irão desenvolver seu processo seletivo se em alguns casos o “currículo escolar” conta na hora de se conseguir um emprego?

Profº André Maia Dicas Nós profissionais temos que nos adaptar a tal realidade, buscando sempre nos atualizar, não deixando de lado o que realmente é nosso objetivo, obtendo uma abordagem geral do que é necessário para o nosso cotidiano, mantendo o foco no que realmente iremos utilizar e estudando cada vez mais a área em que queremos nos aprofundar.

Profº André Maia A especialização vem desse conjunto de princípios aliado a busca incessante pelo conhecimento e a troca de informações com profissionais, para que nos tornemos capacitados. Lembrando, que isso ocorre durante nossa vida profissional, temos sempre que ir em busca de aprendizagem e da evolução. Dicas

Profº André Maia Mestrado O surgimento dos cursos de Mestrado Profissional no Brasil veio atender as necessidades de diversificação do ensino e da pesquisa em pós-graduação strictu sensu nos país, por meio da portaria 080/98 da Capes. O perfil do egresso de um curso de pós- graduação desta natureza se caracteriza, portanto, como ponto central ao se considerar a aferição da qualidade de um programa de Mestrado Profissional.

Profº André Maia Mestrado É comum que todo aluno que, após ter entregado e defendido sua monografia ou seu TCC na graduação, termine seu curso, reflita sobre o que vai fazer, se vai optar por um curso de pós-graduação lato sensu ou uma pós stricto sensu, o famoso Mestrado.

Profº André Maia É inegável que devido às grandes mudanças que constantemente se suscitam no meio nacional e internacional, novas tecnologias, concorrências mais dinâmica, necessidades carentes de soluções, os cursos de Mestrado são necessários. Mestrado

Profº André Maia Faculdades que se encontram afetadas pelas mudanças da época, que requerem que os planos de estudos sejam revisados, reestruturados, peneirando-se os cursos, de modo que os melhores programas de Mestrado continuem em operação, agregando novos enfoques, novos cursos, novas técnicas de aprendizagem, interpretando o alcance e repercussões. Mestrado

Profº André Maia Com os estudos de Mestrado, que normalmente duram dois anos, o profissional, adquire uma nova atitude crítica sobre nosso processo histórico, faz uma revisão de seus valores e objetivos, bem como a aquisição de conhecimentos que possam reestruturar a nossas sociedades; isto é, há uma nova tomada de consciência de sua situação histórica, de seu compromisso social e cultural; sabe o que quer e portanto, seu aproveitamento, participação será efetivo. Mestrado