RENASCIMENTO.

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Transcrição da apresentação:

RENASCIMENTO

IDADE ANTIGA [ANTIGUIDADE] PRÉ-HISTÓRIA HISTÓRIA IDADE ANTIGA [ANTIGUIDADE] IDADE MÉDIA IDADE MODERNA RENASCIMENTO PALEOLÍTICO NEOLÍTCO IDADE DOS METAIS MESOPOTÂMIA EGITO GRÉCIA ROMA BIZANTINO ROMÂNICO GÓTICO ESCRITA LINHA DO TEMPO

O termo Renascimento é comumente aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica. O ideal do humanismo foi sem duvida o móvel desse progresso e tornou-se o próprio espírito do Renascimento. Trata-se de uma volta deliberada, que propunha a ressurreição consciente (o re-nascimento) do passado, considerado agora como fonte de inspiração e modelo de civilização. Num sentido amplo, esse ideal pode ser entendido como a valorização do homem (Humanismo) e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural, conceitos que haviam impregnado a cultura da Idade Média. 

IDADE MÉDIA RENASCIMENTO DEUS FÉ ARTE - IGREJA HOMEM RAZÃO ARTE - CIÊNCIA

Características gerais: * Antropocentrismo: o homem como centro do universo. * Naturalismo: preocupação em retratar fielmente os homens e os animais nas artes. * Heliocentrismo: o sol como centro do universo. * Hedonismo: valorização dos prazeres do corpo, do espírito.  * Racionalidade: sobreposição da ciência sobre a fé.  * Rigor Científico.  * Ideal Humanista: forma mais concreta de pensar a ciência,a moral, a religião, etc.  * Reutilização das artes greco-romana.

Giotto di Bondone (1266-1337), pintor e arquiteto italiano, nascido em Colle Vespignano, perto de Florença

PINTURA Principais características:  * Perspectiva: arte de figura, no desenho ou pintura, as diversas distâncias e proporções que têm entre si os objetos vistos à distância, segundo os princípios da matemática e da geometria.  

* Uso do claro-escuro: pintar algumas áreas iluminadas e outras na sombra, esse jogo de contrastes reforça a sugestão de volume dos corpos.

 * Realismo: o artistas do Renascimento não vê mais o homem como simples observador do mundo que expressa a grandeza de Deus, mas como a expressão mais grandiosa do próprio Deus. E o mundo é pensado como uma realidade a ser compreendida cientificamente, e não apenas admirada.  * Inicia-se o uso da tela e da tinta à óleo.  * Tanto a pintura como a escultura que antes apareciam quase que exclusivamente como detalhes de obras arquitetônicas, tornam-se manifestações independentes.

*  Surgimento de artistas com um estilo pessoal, diferente dos demais, já que o período é marcado pelo ideal de liberdade e, conseqüentemente, pelo individualismo. Botticelli Leonardo Da Vinci Michelângelo Rafael

ARQUITETURA Na arquitetura renascentista, a ocupação do espaço pelo edifício baseia-se em relações matemáticas estabelecidas de tal forma que o observador possa compreender a lei que o organiza, de qualquer ponto em que se coloque. “Já não é o edifício que possui o homem, mas este que, aprendendo a lei simples do espaço, possui o segredo do edifício” (Bruno Zevi, Saber Ver a Arquitetura). Principais características:  * Ordens Arquitetônicas  * Arcos de Volta-Perfeita  * Simplicidade na construção  * A escultura e a pintura se desprendem da arquitetura e passam a ser autônomas  * Construções; palácios, igrejas, vilas (casa de descanso fora da cidade), fortalezas (funções  militares). O principal arquiteto renascentista: Brunelleschi - é um exemplo de artista completo renascentista, pois foi pintor, escultor e arquiteto. Além de dominar conhecimentos de Matemática, Geometria e de ser grande conhecedor da poesia de Dante. Foi  como construtor, porém, que realizou seus mais importantes trabalhos, entre eles a cúpula da catedral de Florença e a Capela Pazzi.

ESCULTURA ESCULTURA Em meados do século XV, com a volta dos papas de Avinhão para Roma, esta adquire o seu prestígio. Protetores das artes, os papas deixam o palácio de Latrão e passam a residir no Vaticano. Ali, grandes escultores se revelam, o maior dos quais é Michelângelo, que domina toda a escultura italiana do século XVI. Algumas obras: Moisés, Davi (4,10m) e Pietá. Outro grande escultor desse período foi Andrea del Verrochio. Trabalhou em ourivesaria e esse fato acabou influenciando sua escultura. Obra destacada: Davi (1,26m) em bronze. Principais Características:  * Buscavam representar o homem tal como ele é na realidade  * Proporção da figura mantendo a sua relação com a realidade  * Profundidade e perspectiva  * Estudo do corpo e do caráter humano

ESCULTURA

ARQUITETURA Nave central Vista da cúpula da igreja Santa Maria del Fiore Interior da cupula, afresco- juizo final

ARQUITETURA