Bianca Araujo Profª Joice 5° Ano integral

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aceite-me como eu sou! Uma história real.
Advertisements

Saci perere.
Trabalho de Portugues.
Saci-Pererê O saci pererê é representado por um menino negro de uma perna só, que vive por ai pulando e fumando seu cachimbo, além disso o Saci sempre.
CULINÁRIA.
JOGO MAU-MAU Por Munir Chain
Rio de Janeiro.
Nossa história começa na família. Existem diferentes tipos de famílias
AMARELO.
ERA UMA VEZ UM HOMEM E UMA MULHER QUE VIVIAM EM UMA CASINHA DE UM REINO BEM DISTANTE.
Danças Africanas.
SÃO JOÃO.
As fogaças JOANA AZEVEDO.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
TRABALHO DE EDUCAÇÃO FISÍCA
BOLO DE CASCA DE ABÓBORA
BOLO DE CASCA DE BANANA.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Introdução • O que é Folclore • Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem.
A CIDADE DO FESTIVAL FOLCLÓRICO
Folclore Brasileiro.
Turminha, vocês sabem o que nós vamos falar na aula de hoje?
CASADOS...  .
Vamos conhecer alguns deles?
Como se escreve… Click para avançar.
SÃO JOÃO.
Como se escreve… Click para avançar.
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
PROJETO PEQUENOS LITRATOS
Nome: Kevin Klein Série: 5ºano Integral Professora: Joice
Nome: Leticia de Deus Data: 13/08/2014 Ano:4ºano Integral
O Saci-Pererê também tem seu dia
A DINÂMICA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Nome RAQUEL N 23 Professora Joice
Pedro Luiz Professora: Joice integral
Nome : Guilherme Aversan 5º integral Professora Joice
Ana Caroline 13/8 3 C integral Pro Joice
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
História da Música Popular Brasileira.
A Heroína Isabel.
FESTA DE SÃO JOÃO.
Nome: Lara Ano: 4º Ano Integral Professora: Joice
Folclore.
Escola Estadual Marechal Rondon
Vitor da Silva de Melo Nº.29 4º.ano A
Bruna Mota Nº9 4 ºa Professora :Lia
Saci-pererê FAIXA 10 DO CD “ENCANTARIAS DO SUL” ROLAGEM AUTOMÁTICA.
Flávia Abreu Farias 4°ano A
Folclore Brasileiro Wivian .G.M.
Imigrantes Alemães Prof Marceli André e Eduardo t41.
Murilo Lopes Gagliardo 4 º ano n°25
Sandra Teixeira de Oliveira Nº28 – 4ºA Professora Lia
Gabrielle Cristine Serie: 4º ano-A
BRUNA HELENA Nº8 4°ano a professora :lia
Panetone.
Renan Anselmo Siqueira n° 26
Vitor Jordan Souza Santos Sant,Ana Pro:Ordalía
Folclore Brasileiro Guilherme 4°ano A n°17.
ESCOLA MUNICIPAL DE MUSSURUNGA APRESENTA FOLCLORE, CULTURA E DIVERTIMENTO SEJA BEM VINDO.
Folclore Brasileiro Beatriz Nº6 4ºano A.
Folclore Brasileiro Jociany Rodrigues.
Fases da Cultura Brasileira Quando e como surgiu uma arte nacional? Em qual região surgiu a arte brasileira?
Gênero textual l d P sugestões CRIAÇÃO : Profª Sheila.
No interior do Brasil, apesar da evolução da ciência e tecnologia, as pessoas continuam com a simplicidade natural da alma interiorana; mesmo possuindo.
Transcrição da apresentação:

Bianca Araujo Profª Joice 5° Ano integral Folclore brasileiro Bianca Araujo Profª Joice 5° Ano integral

O que é folclore? Podemos definir o folclore um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração .Muitas nascem da pura imaginação das pessoas principalmente dos moradores do interior do Brasil .Muitas destas historias foram criadas para passar mensagens importantes ou assustar as pessoas .O folclore pode ser dividido em lendas e mitos .Muitos deles deram origem a festas populares ,que ocorrem pelos quatro cantos do país.

Parlendas O rabo espicha Quem chochicha Pisei na pedrinha A pedrinha rolou Pisquei pro mocinho Mocinho gostou Contei pra mamãe Mamãe nem ligou Contei pro papai O chinelo cantou Fui passar na pinguelinha, Chinelinho caiu do pé. Os peixinhos reclamaram: Que cheirinho de chulé! Quem chochicha O rabo espicha Come pão com lagartixa

Lenda do saci O Saci-Pererê é uma lenda do folclore brasileiro e originou-se entre as tribos indígenas do sul do Brasil. O saci possui apenas uma perna, usa um gorro vermelho e sempre está com um cachimbo na boca. Inicialmente, o saci era retratado como um curumim endiabrado, com duas pernas, cor morena, além de possuir um rabo típico. Com a influência da mitologia africana, o saci se transformou em um negrinho que perdeu a perna lutando capoeira, além disso, herdou o pito, uma espécie de cachimbo, e ganhou da mitologia europeia um gorrinho vermelho. A principal característica do saci é a travessura, ele é muito brincalhão, diverte-se com os animais e com as pessoas. Por ser  muito moleque ele acaba causando transtornos, como: fazer o feijão queimar, esconder objetos, jogar os dedais das costureiras em buracos e etc. Segundo a lenda, o Saci está nos redemoinhos de vento e pode ser capturado jogando uma peneira sobre os redemoinhos. Após a captura, deve-se retirar o capuz da criatura para garantir sua obediência e prendê-lo em uma garrafa. Diz também a lenda que os Sacis nascem em brotos de bambus, onde vivem sete anos e, após esse tempo, vivem mais setenta e sete para atentar a vida dos humanos e animais, depois morrem e viram um cogumelo venenoso ou uma orelha de pau.

Lenda do Bumba meu boi Bumba meu Boi é uma dança folclórica da cultura brasileira, principalmente na região Nordeste. A dança surgiu no século XVIII, como uma forma de crítica à situação social dos negros e índios. O bumba-meu-boi combina elementos de comédia, drama, sátira e tragédia, tentando demonstrar a fragilidade do homem e a força bruta de um boi. A lenda é a seguinte: Um rico fazendeiro possui um boi muito bonito, que inclusive sabe dançar. Pai Chico, um trabalhador da fazenda, rouba o boi para satisfazer sua mulher Catarina, que está grávida e sente uma forte vontade de comer a língua do boi. O fazendeiro manda seus empregados procurarem o boi e quando o encontra, ele está doente. Os pajés curam a doença do boi e descobrem a real intenção de Pai Chico, o fazendeiro o perdoa e celebra a saúde do boi com uma grande festividade.

Oque é o que Oque é que tem no meio do ovo? Resposta: A letra V Qual a doença que o pneu pega mais? Resposta: Pneumonia Oque é o que é ele é surdo e mudo mais conta tudo? Resposta: O livro

Brincadeiras tradicionais Esconde- esconde Desafio com corda Diabolô Escravos de jó Forca Gato e rato Cinco Marias Cata vento Chefe comanda Jogo das cadeiras Policia e ladrão

Bolo de milho Ingredientes: Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador 1lata de milho Unte a forma Coloque para assar. Tempo de 1 lata de açúcar preparo 45 minutos. 1 lata de leite Meia lata de óleo 3 ovos 1 lata de milharina 1 colher de fermento 2 colheres de farinha de trigo

Agora é minha vez Lenda: A nuvem Um dia estava ensolarado estava um dia de sol quando de repente veio uma nuvem escura carregada de água de repente caiu mais muita água que até alagou a cidade. E todas as pessoas da cidade ficaram pensando como pode uma nuvem só, pode fazer tudo isso? E um dia descobriram que foi um homem que era feiticeiro e ele não gostava do verão.