Projecto Bons Métodos, Bons Resultados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

O que é ser um Empreendedor?
Actividades 3ºPeríodo Trabalho realizado por: Ana Carolina
FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
Profissionalização em Serviço Ano lectivo 2009 / 2010
Visão Global do Projecto
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
WEBQUESTS O que é uma Webquest? Uma Webquest é uma “aventura na net”
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
Projecto Educativo de Escola
Sítio dos miúdos
Agrupamento de Escolas do Ensino Básico e Jardins de Infância do Concelho de Castro Verde Projecto Educativo 2005 /2008.
PROJECTO DE EMPREENDEDORISMO «Viver o Verde» EB2,3 de Caldas das Taipas.
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
Patrocínio da Direcção Regional da Ciência e Tecnologia
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
BALANÇO DA ACTIVIDADE DESENVOLVIDA 2007/2008 BE/CRE JOSEFA de ÓBIDOS Utilização da BE/CRE Por ser um espaço agradável e bem equipado, a BE/CRE tornou-se.
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
PLANO DA MATEMÁTICA II PMII.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
A Coordenadora da BE: Esperança Alfaiate
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Modelo de Auto-Avaliação Biblioteca Escolar
OS TRÊS PORQUINHOS.
Projecto “Ler, ver, ouvir – pensar o mundo
Missão da BE  Apoiar o processo de ensino aprendizagem  Promover hábitos de leitura  Construir conhecimentos  Interagir com a Comunidade  Despertar.
O PC como integrante da Equipe Gestora – funções, espaços de atuação,
Santarém Março a Julho de 2007
Escola Secundária José Afonso (Seixal) AVALIAÇÃO INTERNA Apresentação ao Conselho Pedagógico 27 de Janeiro de 2009 Equipa: Ana Moura, Elsa Teixeira, Helena.
LEITURA-A-PAR Passos seguidos (metodologia): Envolvimento dos pais:
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
No âmbito da Formação “Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e No 1º Ciclo do Ensino Básico” e com o objectivo de criar e futuramente.
LEILÃO DE JARDIM.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
PROJETO EDUCATIVO A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é separação para a vida, é a própria vida” – John Dewey.
GUIA DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO CONHECENDO A VERSÃO PRELIMINAR
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
Medidas educativas para alunos com NEE
SEMANA DA BIBLIOTECA ESCOLAR 24 a 28 Outubro 2011
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
EMPREENDER Jovem e m p r e e n d e r n o 2º e 3º c i c l o Organização.
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS 1º PERÍODO 2009/2010 BOLETIM INFORMATIVO.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ELIAS GARCIA Ano Lectivo 2009/2010
Escola Inclusiva – Uma Realidade, se Quisermos
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
Apresentação do Trabalho Final Escola Secundária de Oliveira do Bairro
Doenças Hereditárias “Confesso que, ao pensar numa doença, nunca tive a intenção de lhe encontrar um remédio mas, pelo contrário, de encontrar um remédio.
1. 2 Encontro de Coordenadores de BE – EB23 e ES – Sintra
Teoria e Desenvolvimento do Currículo “Avaliação de escolas em Portugal: que futuro?” Inês Coelho, Cláudia Sarrico, Maria João Rosa Docente: Preciosa Fernandes.
26 de setembro de 2011 Escola Sec/3 de Santa Maria da Feira Coordenadora Interconcelhia RBE Elisabete Carvalho.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
In Fábrica do Texto (adaptado)
Como fazer uma apresentação oral? Maria Eugénia Cunha,"Que fazer na biblioteca da escola",(adaptado)
Como fazer uma bibliografia?
Tipo de actividades Passeios pedestres. Provas de orientação. Recolha de contos e histórias regionais. Descrição da paisagem (observação das características.
Como fazer um resumo? Mediateca Escolar - Guia Prático.
Manuela Matos Monteiro (adaptado). Filmes Na referência bibliográfica de filmes devem constar os seguintes elementos: Realizador Título original Título.
A Galinha Ruiva.
Como se faz um debate? In Fábrica de Texto (adaptado) Mediateca Escolar - Guia Prático.
Como se faz um cartaz? In "Que fazer na biblioteca da escola” de Maria Eugénia Cunha (adaptado)
O Instituto Nacional de Estatística, IP (INE) tem como missão produzir e divulgar informação estatística oficial de qualidade, promovendo a coordenação,
Mediateca Escolar - Guia Prático
Transcrição da apresentação:

Projecto Bons Métodos, Bons Resultados 5 de Novembro de 2010 Gina Rodrigues

«O pessimista queixa-se do vento, o optimista espera que ele mude, o realista ajusta as velas». William George Ward

Bons Métodos, Bons Resultados ONDE? Escola Secundária com 3º Ciclo do EB de Matias Aires – Mediateca Escolar Bons Métodos, Bons Resultados

Bons Métodos, Bons Resultados PORQUÊ? Insucesso escolar Causas: Desmotivação/Indisciplina/Insuficiente aquisição de competências básicas Reconhecimento da necessidade de: - consolidar e desenvolver competências ao nível da literacia da informação -harmonizar práticas pedagógicas e didácticas Corpo docente motivado Bons Métodos, Bons Resultados

Bons Métodos, Bons Resultados PARA QUÊ? Promover o sucesso escolar Consolidar métodos e técnicas de estudo Incentivar a auto-estima Minimizar os efeitos da falta de acompanhamento escolar por parte das famílias Bons Métodos, Bons Resultados

Bons Métodos, Bons Resultados O QUÊ? Conversas ao Fim da Tarde Documentos em suporte digital (versão PowerPoint e versão para imprimir) Como fazer? - Resumo - Apresentação Oral - Cartaz - Powerpoint - Síntese - Portefólio Digital - Bibliografia - Consulta na PORDATA(….) Bons Métodos, Bons Resultados

Bons Métodos, Bons Resultados COMO É O PROJECTO? Necessário Útil Simples Flexível Inovador Dinâmico Bons Métodos, Bons Resultados

ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS

Conversas ao Fim da Tarde Motivar …Eis a questão Indisciplina: Diferentes Olhares, Novos caminhos Bons Métodos, Bons Resultados

Bons Métodos, Bons Resultados Guias Práticos Elaboração/divulgação de Guias Práticos: “Como Fazer?” Local: Página da Mediateca da ESMA e Dossiê Destinatários: Comunidade Escolar www.esmaonline.eu Clicar em: Mediateca Escolar Clicar em : “Guias Práticos” Bons Métodos, Bons Resultados

À Descoberta dos Bons Métodos Exploração orientada da Plataforma Moodle dos “Bons Métodos…” Destinatários: todas as turmas de 7º ano (1º ano) e de 10º ano (2º ano) e respectivos Dt´s Dinamizadores: Equipa da ME Local: Mediateca Escolar Bons Métodos, Bons Resultados

Guiões de Visitas de Estudo Região Oeste Alqueva ( Guião: Como Fazer Uma Visita Estudo?) Bons Métodos, Bons Resultados

Preparação da Actividade Brincar com Letras Elaboração de jogos didácticos – literacia da informação (P31 e P32) Destinatários: crianças dos 3-5 anos Preparação da Actividade Bons Métodos, Bons Resultados

Actividade com as crianças do JI Toca e Fica Brincar com Letras Actividade com as crianças do JI Toca e Fica Bons Métodos, Bons Resultados

Filosofia para Crianças Elaboração de jogos didácticos – literacia da informação (P32 P33) Destinatários: crianças dos 3-5 anos Bons Métodos, Bons Resultados

Dossiê de Substituição Uma síntese possível… Texto a sintetizar: “Certa noite, terminada a ceia, o veneziano e o dinamarquês ficaram a conversar na varanda. Do outro lado do canal via-se um belo palácio com finas colunas esculpidas. - Quem mora ali? (…) Propostas de actividades ligadas ao projecto Destinatários: todos os alunos Dinamizadores: todos os professores Bons Métodos, Bons Resultados

Bons Métodos, Bons Resultados Divulgação Estruturas da Escola Jornal Atitudes Plataforma Blogue Página Web Bons Métodos, Bons Resultados

Bons Métodos, Bons Resultados Que Futuro? Reformulação/exploração dos documentos produzidos Generalização dos documentos testados Novas propostas – em fase de processamento Alargamento a outros intervenientes Estabelecimento/formalização de novas parcerias Bons Métodos, Bons Resultados

Bons Métodos, Bons Resultados Valeu a Pena? Receptividade da comunidade escolar Número significativo de professores e alunos envolvidos Maior qualidade dos trabalhos realizados Avaliação externa e interna positiva Reconhecimento institucional Bons Métodos, Bons Resultados

Bons Métodos, Bons Resultados EQUIPA RESPONSÁVEL: Gina Rodrigues Maria José Marchão Rosa Albuquerque Bons Métodos, Bons Resultados