I SEMINÁRIO IBÉRICO O SECTOR PRIVADO NO ESTACIONAMENTO - LISBOA - ANTÓNIO CIDADE MOURA Novembro 2006.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
22-Set-06 dia c/ cidadania dia s/ carros 22-Set-06.
Advertisements

À cidade associam-se um conjunto de características:
Novo Horário Linha de Sintra
RESUMO DAS AÇÕES REALIZADAS
MOBILIDADE URBANA E ESTACIONAMENTO Enquadramento Jurídico
Um milhão de hectares no noroeste da Península Ibérica Um milhão de hectares no noroeste da Península Ibérica no norte de Portugal no norte.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
0 EFICIÊNCIA ENERGÉTICA ADENE – Agência para a Energia Maio de 2010.
Sistemas Nacionais de Inovação: a experiência internacional e alguns desafios para o Brasil Referência: Linsu Kim & Richard Nelson (2005) (Introdução)
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
Desafios da Gestão Florestal na Amazônia
Secretaria de Educação Básica
Outubro-2006.
Economia Solidária Brasil e Luxemburgo
ELEMENTOS PRINCIPAIS DE UM MAPA
PARQUE URBANO DE PAÇOS DE FERREIRA
CLC 6 FORMADORA: Serafina Lains FORMANDO: Paulo Almeida ADMINISTRAÇÃO
História dos Portugueses no Mundo
FACULDADE DE ARQUITECTURA _ Arquitectura de Gestão Urbanística 2006/2007 Sistemas de Informação Geografia Ângela Reis_6350 Carolina Fontes_6348 Teresa.
Seminários de Desenvolvimento Sustentável - Tema Geral: Território1 MOBILIDADE – 2ª Parte C: Mitigação dos Problemas pelas Políticas de Transportes e de.
ESCALAS.
INSERÇÃO DE PORTUGAL NAS REDES TRANSEUROPEIAS
- 1 - Gestão de Congestionamentos nas Interligações em Mercados de Energia Eléctrica Jorge Alberto Mendes de Sousa Professor Coordenador Webpage: pwp.net.ipl.pt/deea.isel/jsousa.
Goiânia, junho de 2013 Programa ç ão Anual de Sa ú de - PAS Programa ç ão Anual de Sa ú de - PAS.
ALENTEJO XXI DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E CRIAÇÃO DE EMPREGO 3.2 MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA 3.1.1Diversificação de Actividades na Exploração.
Gestão, Inovação e Competitividade na Agricultura
Espaço público e Segurança durante Grandes Eventos
Seminários de Desenvolvimento Sustentável - Tema Geral: Território1 MOBILIDADE – Parte 1: As Tensões no Sistema Seminários de Desenvolvimento Sustentável.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
dos Objectivos à Concretização
AS ÁREAS RESIDENCIAIS em espaço urbano
Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes da Região de Aveiro
“NÓS PROPOMOS:CIDADANIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA”
“Nós Propomos!” Para a Feira Popular 2013/2014 Colégio de Santa Doroteia Realizado por: Benedita Monteiro nº2 SE Catarina Moreira da Silva nº4 SE Inês.
PLANOS DE PORMENOR DE REABILITAÇÃO URBANA
Processo de Licenciamento de PGVs em Lisboa
- 1 - Sessão #15 | 28 Julho 2010 :: :: :: Sessão #15 :: Análise e simulação do mecanismo de market splitting. Estudo de caso: MIBEL Jorge de Sousa Professor.
Comissão Social Inter-freguesias de Camarate, Prior Velho e Sacavém Reunião de CLAS
Parqueamento Robotizado
Correcção da 3.ª ficha de avaliação
Correção da 2.ª ficha de avaliação
Trabalho de: Mafalda Moura Andreia Campos Patrícia Vieira Joana Ribeiro 11º06 Intervenção no Prédio das Convertidas - Cidade de Braga.
Áreas Urbanas.
Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP
Trabalho de: -João Gonçalves -João Palmeiro -Marco Dias -Pedro Sá 11º6.
Universidade Paulista - UNIP O Excedente do Produtor.
Reabilitação da Rua de Santa Marta - Lisboa
Estatuto da Cidade: dimensões; Planos Diretores Municipais
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
VAZIO URBANO DO ANTIGO ESTÁDIO JOSÉ DE ALVALADE XXI
Reocupação do antigo espaço da Feira Popular, Entrecampos Geografia A 11º ano Turma F ANO LETIVO 2013/2014 Trabalho realizado por: -Bernardo Lontro, nº.
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Missão: “corrigir os desequilíbrios regionais.
1 UMA OPORTUNIDADE. UMA OBRIGAÇÃO. IMOBITUR MAIO 2007.
1 ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE OS TRANSPORTES – AULA 1 José M. Viegas ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE OS TRANSPORTES Aula 1 José M. Viegas.
Área expectante em Alcântara (Lisboa)
Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – Agrupamento Nº 4 de Évora ESCOLA SECUNDÁRIA ANDRÉ DE GOUVEIA.
Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica
Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho
POLÍTICAS DA UNIÃO EUROPEIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E DE INOVAÇÃO Políticas de Ciência e Tecnologia18 de Outubro de 2002 António Amaral Miguel Leocádio.
Trabalho Realizado Por: André Salgado Bruno Silva João Melro Paulo Silva Rafael Mendes Alunos da turma 11ºG A Caminho do Oriente.
A organização do espaço urbano
2014/15 Parque Aquático - Braga Grupo: Sara Iommarini Soraia Barbosa
Luís Cabaço Martins. Presidente del Consejo Directivo de la Asociación Nacional de Transportadores Rodoviarios de Pesados de Passageiros. ANTROP ( Portugal)
02 de Setembro Missão Assegurar adequada prestação de serviços aos consumidores e a sustentabilidade dos operadores nos sectores de energia, água,
GERAIS  Apoiar a melhoria das aprendizagens e consolidar conteúdos do programa da área curricular disciplinar de geografia A (11º ano) através da observação.
Encontro de Quadros da CML 3 de Outubro de 2013 DMHDS Direcção Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social.
A REABILITAÇÃO URBANA 2007 | 2014.
2º Seminário do Programa Estadual – PROTURB: Em busca da integração regional e da redução das desigualdades. BELÉM DATA: 18 e 19/11/15 2º Seminário do.
“... O Progresso começa com a convicção de que... o que é Necessário... é Possível ! “ (Norman Cousins)
Apoiopatrocínio realização. Parcerias Público-Privadas em Saúde: a experiência em Portugal.
Transcrição da apresentação:

I SEMINÁRIO IBÉRICO O SECTOR PRIVADO NO ESTACIONAMENTO - LISBOA - ANTÓNIO CIDADE MOURA Novembro 2006

I SEMINÁRIO IBÉRICO O SECTOR PRIVADO NO ESTACIONAMENTO - LISBOA - Na óptica do sector privado da actividade de estacionamento as áreas de intervenção são: 1.Gestão de Estacionamento Via Pública Parques de Superfície Parques em Edifícios. Parques de Apoio – C.Comerciais/Terminais de Transportes/Espectáculos, etc... 2.Concepção, Construção e Exploração de Parques Públicos

Nos Centros Urbanos a oferta de estacionamento, nas suas diferentes vertentes, é um instrumento essencial á política de mobilidade tendo até influência determinante na orientação urbanística das diferentes zonas da cidade. São exemplos desta afirmação: A criação de interfaces com estacionamento a preços baixos incentiva a transferência para o transporte público. O custo elevado do estacionamento nas zonas mais congestionadas da cidade, incentiva igualmente o uso do transporte público O aumento da oferta em zonas consolidadas e estranguladas em termos de estacionamento pode incentivar a recuperação urbanística de zonas degradadas da cidade (casco antigo). I SEMINÁRIO IBÉRICO O SECTOR PRIVADO NO ESTACIONAMENTO - LISBOA -

Resulta assim evidente que a política de estacionamento cabe primordialmente aos gestores da cidade e no caso concreto de Lisboa á sua Câmara Municipal. Que papel então para a empresa privada? Gerir o estacionamento existente na cidade articulando a relação qualidade preço com a política do Gestor da Cidade Desenvolver e inovar no domínio do estacionamento para optimizar a sua gestão. Colaborar activamente no aumento da oferta promovendo a construção de novos parques quer em domínio publico quer em domínio privado. Que pode ser feito em Lisboa ? I SEMINÁRIO IBÉRICO O SECTOR PRIVADO NO ESTACIONAMENTO - LISBOA -

I SEMINÁRIO IBÉRICO O SECTOR PRIVADO NO ESTACIONAMENTO - Lisboa e Barcelona (= escala)

Área Verde Barcelona

I SEMINÁRIO IBÉRICO O SECTOR PRIVADO NO ESTACIONAMENTO - LISBOA - Tomando como exemplo a área das Avenidas Novas

AREA TOTAL m2 CONSTRUÇÃO ESTIMADA m2 LUGARES PUBLICOS PDM LUGARES EXISTENTES Via Pública Cartões de Residente Lugares ocupados de dia pelos residentes Lugares Livres para Rotação na Via Pública Lugares em Parques Existentes Lugares Previstos em Parques 750 DEFICE de LUGARES I SEMINÁRIO IBÉRICO O SECTOR PRIVADO NO ESTACIONAMENTO - LISBOA – Avs Novas

Gráficos de Ocupação de alguns parques na zona : Valbom – 513 lug.M.Pombal – 1150 lug. I SEMINÁRIO IBÉRICO O SECTOR PRIVADO NO ESTACIONAMENTO - LISBOA -

Gráficos de Ocupação de alguns parques na zona : Berna – 360 lug.Saldanha – 500 lug. I SEMINÁRIO IBÉRICO O SECTOR PRIVADO NO ESTACIONAMENTO - LISBOA -

CONCLUSÕES SOBRE A ÀREA ESTUDADA PARA REFLEXÃO DOS OPERADORES PRIVADOS: A oferta de estacionamento em Lisboa é fortemente deficitária. A zona apresentada é plana e tem uma oferta acima da média. Deveria ser induzida a criação de oferta pública em novos edifícios de escritórios. Estes parques públicos deveriam obedecer a uma lógica de cobertura geográfica tendo em atenção a oferta existente. Os parques no centro de Lisboa devem ter entre 250 e 400 lugares para servirem a procura da zona envolvente limitada a 150/200mts. Nas zonas antigas (colinas) esta distancia deve diminuir provavelmente com parques mais pequenos. Apesar do forte défice de parques para residentes não há estratégia definida nas zonas consolidadas sendo um mercado a desenvolver. I SEMINÁRIO IBÉRICO O SECTOR PRIVADO NO ESTACIONAMENTO - LISBOA -