Capítulo 16 – Processo de desenvolvimento do capitalismo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Advertisements

AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
Sistemas econômicos e sociais
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
A Segunda Revolução industrial
A Divisão Internacional do Trabalho (D.I.T.)
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
IMPERIALISMO.
Geografia – 8ª série Unidade de Trabalho 1 Prof°: Tiago
Capitalismo e globalização
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Davi Ruschel.
O IMPERIALISMO NA ÁSIA E NA ÁFRICA
Globalização, Geopolítica e Políticas Públicas
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
GLOBALIZAÇÃO: uma nova identidade
Século XIX Educação Nacional.
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afecta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Geografia Politica.
Geografia Geral Prof. JORGE.
MUNDIALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO.
DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO DIT
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
A Revolução Técnico-Científico-Informacional e a Globalização
As etapas do Capitalismo
Unidade 7- Era Industrial
MUNDO DO TRABALHO.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
Revolução Industrial Aluno(a): Cassiane Côrtes Foletto
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Globalização O capitalismo é cada vez mais informacional e global.
MANIFESTAÇÕES da ECONOMIA GLOBALIZADA.
A economia Global.
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
Capitalismo Informacional
Processo de formação do espaço capitalista
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A Nova Ordem Mundial Ordem ou Desordem?.
O Capitalismo e a construção do espaço geográfico
GLOBALIZAÇÃO Embora tenha suas origens mais imediatas na expansão econômica ocorrida após a Segunda Guerra e na Revolução Técnico-científica ou Informacional,
MANIFESTAÇÕESda ECONOMIA ECONOMIAGLOBALIZADA. Fase atual do Capitalismo é denominada de MONOPOLISTA – FINANCEIRO pois a posse e a geração de riqueza estão.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Iniciou na Inglaterra nas últimas décadas do século XVIII onde substituía a mão-de-obra por maquinários.
CAPITALISMO.
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Capítulo 23 – O espaço urbano do mundo contemporâneo
Revolução Industrial na Europa (Séc. XVIII e XIX)
Capítulo 17 – O subdesenvolvimento
A distribuição territorial das atividades econômicas
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Observação: Profe quando for olhar o trabalho tecle F5 e vá apertando na seta para baixo! Ok Beijos Laura.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Século XIX – 2ª fase.
Glauco Martorano Vieira Filho. Evolução nas comunicações, ex: Internet. “copressão do espaço e tempo”: para alguns. Ciência casada com a produção. Revolução.
Morte de Bin Laden estampa camisetas, canecas e calcinhas nos EUA
Professor Ulisses Mauro Lima
Blocos Econômicos Década de 40 – pós – guerra .
A Sociedade em Rede Manuel Castells
O que é globalização ?.
Divisão Internacional do Trabalho
Origens e bases do mundo global.
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
O processo de desenvolvimento do capitalismo
O espaço industrial. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
GEOGRAFIA O processo de desenvolvimento do capitalismo Ensino Médio.
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
3° REVOLUÇÃO INDÚSTRIAL
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
A origem do subdesenvolvimento e do desenvolvimento Cap 3.
CAPITALISMO FINANCEIRO E INFORMACIONAL PROF° ISRAEL FROIS.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Séculos XVIII – XIX 6/7/2016www.nilson.pro.br1.
Transcrição da apresentação:

Capítulo 16 – Processo de desenvolvimento do capitalismo UNIDADE III – MUNDO CONTEMPORÂNEO: ECONOMIA E GEOPOLÍTICA Capítulo 16 – Processo de desenvolvimento do capitalismo 1 – Fases do capitalismo. 2 – O capitalismo comercial. 3 – O capitalismo industrial. 4 – O capitalismo financeiro. 5 – O capitalismo informacional. Prof. Mirian Loregian. M.Sc Geografia

1 – Fases do capitalismo Desde a queda do Muro de Berlim (1989) e o desmembramento da União Soviética (1991), o capitalismo predomina em todo o planeta. O sistema capitalista apresentou grande dinamismo ao longo de sua história.Sobrepôs-se a outras formas de produção, até se tornar hegemônico, o que ocorreu em sua fase industrial.

2 – O capitalismo comercial Do final do século XV até o século XVIII. Expansão marítima das potências da Europa Ocidental na época (Portugal, Espanha, Inglaterra, França e Países Baixos). Período das Grandes Navegações e descobrimentos, das conquistas territoriais e também da escravização e do genocídio de milhões de nativos na América e da África. O mercantilismo foi importante para o desenvolvimento do capitalismo, pois permitiu, grande acúmulo de capitais nas mãos da burguesia européia. Fundamental para a eclosão da Revolução Industrial, que marcou uma nova fase do capitalismo.

2 – O capitalismo comercial

3 – O capitalismo industrial Fase marcada pelos fatos que ficaram conhecidos como Revolução Industrial. Aumento da capacidade de transformação da natureza, por meio da utilização de máquinas movidas pela queima de carvão mineral, o que tornou possível o aumento da produção de diversos bens, multiplicando os lucros. Crescente aceleração da circulação de pessoas, de fatores de produção e de mercadorias. Nessa nova etapa o Estado não mais intervinha na economia, que passou a funcionar guiado pela livre concorrência. Consolidava-se assim o liberalismo.

3 – O capitalismo industrial Dentro das fábricas, mudanças importantes estavam acontecendo: a produtividade e a capacidade de produção aumentavam rapidamente; aprofundava-se a divisão de trabalho e crescia a fabricação em série. Nessa época, final do século XIX, estava ocorrendo o que se chamou Segunda Revolução Industrial, quando o capitalismo entrou em sua fase financeira e monopolista, marcada pela origem de muitas das atuais grandes corporações e pela expansão imperialista.

3 – O capitalismo industrial

3 – O capitalismo industrial

4 – O capitalismo financeiro Uma das consequências mais importantes do crescimento acelerado da economia capitalista no final do século XIX foi o marcante processo de concentração e centralização de capitais. Empresas foram criadas e cresceram rapidamente: indústrias, bancos, corretoras de valores, casas comerciais etc. Grandes corporações da atualidade foram fundadas nessa época. Introdução de novas tecnologias e novas fontes de energia no processo produtivo.

4 – O capitalismo financeiro

4 – O capitalismo financeiro Ocorreu a expansão imperialista européia na África e na Ásia. A qual consolidou a divisão internacional do trabalho, pela qual as colônias se especializaram em fornecer matérias-primas baratas para os países que então se industrializavam. No final do século XIX os EUA surgiu como potência industrial. O liberalismo permaneceu como ideologia capitalista, pois o mercado passou a ser dominado por grandes corporações. O Estado atuou como agente planejador, coordenador, produtor ou empresário.

4 – O capitalismo financeiro O período pós Segunda Guerra foi marcado por acentuada mundialização da economia capitalista, sob o comando dos grandes conglomerados, agora chamados multinacionais. Foi a época de gestação das profundas transformações econômicas pelas quais o mundo iria passar, sobretudo a partir do final dos anos 1970, com a Terceira Revolução Industrial e o processo de globalização da economia.

5 – O capitalismo informacional A Revolução Informacional Com o advento da Terceira Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Técnico-científica ou Revolução Informacional, o capitalismo atinge sua fase informacional-global. Disseminam-se empresas, instituições e diversas tecnologias – robôs, computadores, satélites, aviões a jato, cabos de fibras óticas, telefones digitais, internet, etc. – responsáveis pelo crescente aumento da produtividade econômica e pela aceleração dos fluxos de capitais, de mercadorias, de informações e de pessoas.

5 – O capitalismo informacional

5 – O capitalismo informacional A globalização Trata-se de uma expansão que visa aumentar os mercados e, portanto, o lucro, o que de fato move os capitais, tanto produtivos quanto especulativos, no mercado mundial. A globalização, a crescente interdependência do mundo, só se viabilizou como resultado dos avanços da Revolução Técnico-científica.

5 – O capitalismo informacional

5 – O capitalismo informacional A circulação de informações Os avanços tecnológicos facilitam a integração em escala mundial. Não há tempo nem espaço separando aqueles que estão ligados à internet. Entretanto, ainda são poucos os que têm acesso às informações disponíveis na rede. A maioria dos internautas está fortemente concentrada em países desenvolvidos e em alguns países emergentes.

5 – O capitalismo informacional

5 – O capitalismo informacional A circulação de capitais especulativos e a circulação de capitais produtivos Outra invasão típica da globalização é a dos capitais especulativos de curto prazo, conhecidos como smart money (“dinheiro esperto”) ou hot money (“dinheiro quente”), que ávidos por lucratividade, movimentam-se com grande rapidez pelo sistema financeiro on-line. Capital especulativo é um montante de recursos alocado sem a intenção de gerar lucro via trabalho ou produção.

5 – O capitalismo informacional É diferente do capital de produção, onde o investimento é feito diretamente em pessoas, equipamentos e outros bens, de modo que o trabalho gere valor, e o valor gere lucro.

5 – O capitalismo informacional A expansão das multinacionais Superada a destruição provocada pela Segunda Guerra Mundial, a economia mundial voltou a crescer num ritmo acelerado. As multinacionais se encarregaram de globalizar, gradativamente, não somente a produção, mas também o consumo. Intensificação do fluxo de viajantes pelo mundo (a negócio, a turismo ou imigrando). Grande revolução da informática.

QUESTÕES PG 183 1 – O que diferencia as várias etapas do desenvolvimento capitalista? 4 – Defina truste, cartel e conglomerado. 5 – Faça uma comparação entre a Primeira, a Segunda e a Terceira Revoluções Industriais, caracterizando as mudanças ocorridas no plano econômico. 6 – O que são multinacionais? Por que elas se expandiram pelo mundo, especialmente após a Segunda Guerra Mundial, instalando-se também em muitos países subdesenvolvidos? 7 – O que você entende por globalização? Como esse processo constrói um sistema-mundo, mas ao mesmo tempo é desigual?