CITAÇÕES UNIPAC – UBERLÂNDIA/MG CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Natália Maria Reis Oliveira Furtado UESC/CESUPI
Advertisements

Notas de rodapé.
TRABALHOS ACADÊMICOS: citações e referências
Curso Tecnologias e Novas Educações
Para colaborar com a escrita do projeto:
NORMA DE CITAÇÃO NBR-10520/2002 Citação Tipos:
ARTIGO CIENTÍFICO.
Regras de Trabalhos Científicos – parte 2 Slides baseados na página da biblioteca da PUCRS dobre trabalhos científicos.
Rosaly Favero Krzyzanowski
Dissertações e Teses-PROPAD
Referências Bibliográficas.
Citações.
YOLANDA RIBEIRO DA SILVA SOUZA (SID) Memória Técnico-Científica
AULA 6: Citações e Referências
ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Núcleo de Pós-Graduação Referências Bibliográfica
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
Metodologia de Pesquisa
UNIP – Universidade paulista
OBSERVAÇÕES NA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA
CITAÇÃO Descrição, conteúdo ou informações em um texto, retirados de alguma fonte (livros , documentos,etc.) Transcrição do que um autor escreveu Tem o.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
METODOLOGIA CIENTÍFICA CITAÇÕES
Curso de Graduação em Geografia – Licenciatura
Desenvolvimento de Trabalhos Acadêmicos
Apresentação de trabalhos acadêmicos
NORMAS TÉCNICAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS
COMO APRESENTAR E ESTRUTURAR TRABALHOS CIENTÍFICOS Profa. Ms
CITAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
CITAÇÕES E REFERÊNCIAS
Citações em documentos: Apresentação
Trabalho nas regras ABNT
CITAÇÃO Menção de uma informação extraída de
APRESENTAÇÃO DE CITAÇÃO
REFERENCIAL TEÓRICO Adirleide Greice Carmo de Souza
Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Guia para elaboração de TCC e Normas da ABNT
NORMALIZAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ELETRÔNICAS
CITAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
CITAÇÕES E REFERENCIAS. CITAÇÕES E REFERENCIAS.
PROJETO DE PESQUISA Citações
CITAÇÕES.
Normas para expressão acadêmica TEXTO CIENTIFICO Elaborado Objetivo Organizado ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas Idéias do autor Idéias tradicionais.
TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Citação Citação Literal: passagem do texto de outro autor é copiada literalmente. Citação precedida pela indicação: autor (ano da publicação, pagina).
PARÁFRASE E CITAÇÕES (NBR 10520:2002
Formatando a página.
Modelo e Normas para Elaboração de Trabalhos Científicos
NORMAS DA ABNT.
Metodologia Científica
AS TRÊS PREOCUPAÇÕES COM OS TRABALHOS ACADÊMICOS: citações, referências e apresentação.
CITAÇÕES ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro,
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Referências Bibliográficas
Referência e citação – para fichamento
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
Título do Trabalho com letras grandes para ser lido a até 3 metros de distância (Sugestão: Fonte Arial, tamanho 90). Texto centralizado. Nomes completos.
Tendo em vista a necessidade de produção de trabalhos tanto no âmbito escolar quanto acadêmico, precisamos saber o básico para que possamos produzir trabalhos.
Editoração do TCC Disciplina: TCC II - Trabalho de Conclusão de Curso II Profa. Gabriela Dourado e Karla Resende.
Orientações gerais para a elaboração da resenha crítica.
FICHAMENTO.
Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos: Citação Maria Bernardete Martins Alves Marili I. Lopes UFSC/2006 Roberto Akitoshi.
Profa. Lívia Perasol Bedin
Estrutura para trabalho acadêmico Kirlla Cristhine Almeida Dornelas, Psicóloga/Pesquisadora, Dr a. DOCENTE Psicologia Organizacional.
Monografia I Prof. Dr. Leandro B. Brusadin Texto IV - Elementos Textuais Manual de Monografia.
Citações e Referências
1. COMO FAZER CITAÇÕES NO TEXTO Com referência anterior: Para Cruz (2006) as pessoas não podem... Com referência posterior:... Por isso as pessoas não.
Autoria, plágio e acesso ao conhecimento no contexto da EaD Profas. Cristiane Borges e Iraci Schmidlin.
Como fazer? CITAÇÕES.
Transcrição da apresentação:

CITAÇÕES UNIPAC – UBERLÂNDIA/MG CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA METODOLOGIA CIENTÍFICA PROFA. MS. FERNANDA NASCIUTTI

CITAÇÕES São trechos considerados relevantes, retirados dos documentos consultados, que colaboram com ideias do pesquisador. É a menção, no texto, de uma informação colhida em outra fonte para esclarecimento do assunto em discussão, ou para ilustrar ou sustentar o que se afirma.

CITAÇÕES Ao redigir uma citação no corpo do trabalho deve-se indicar o autor (sobrenome) e o ano da obra consultada. “Silva (2010)” – quando a citação acontecer no meio de um parágrafo. Ex.: “Segundo Silva (2010), ...” (SILVA, 2010) – quando a citação for feita no final do parágrafo ou frase citada. Ex.: “...foram encontradas nesses estudo” (SILVA, 2010).

CITAÇÕES Existem três tipos de citação, segundo a ABNT: Citação direta Curta ( até três linhas) – no corpo do texto, entre aspas. Longa (mais de três linhas)- recuo de 4 cm, sem aspas. Citação indireta Citação de citação

CITAÇÕES CITAÇÃO DIRETA É a transcrição literal de um texto ou palavras do autor constantes no documento original. Nesse tipo de citação é obrigatório colocar o número da página consultada.

CITAÇÕES CITAÇÃO DIRETA até três linhas Deve ser inserida no parágrafo, entre aspas duplas. Caso parte da citação estiver entre aspas, estas deverão ser inseridas com aspas simples neste trecho. Ex.: de citação direta até três linhas: Segundo Silva (2010, p. 05), “são necessários mais estudos para comprovar essa ‘fantástica descoberta’ na área da saúde”. Segundo Silva (2010, p. 05), “os atletas precisam cada vez mais de apoio psicológico nas competições”. “Os atletas precisam cada vez mais de apoio psicológico nas competições” (SILVA, 2010, p. 05).

CITAÇÕES Para omitir trechos dispensáveis ao entendimento da citação e que não alteram a ideia do texto do autor, utiliza-se colchetes e reticências [...] a fim de indicar a supressão. (cont. ) Ex.: de citação direta até três linhas com supressão: Segundo Silva (2010, p. 05), a necessidade de acompanhamento dos atletas em competições, vai muito além do que a preparação física, na verdade eles “[...] precisam cada vez mais de apoio psicológico nas competições”. “Os atletas precisam cada vez mais de apoio psicológico nas competições [...]” (SILVA, 2010, p. 05). Essa afirmação confirma a necessidade de apoio psicológico na competições para que os atletas não fiquem tão nervosos e “despreparados” no momento de mostrar o resultado do seus treinos.

CITAÇÕES CITAÇÃO DIRETA com mais de três linhas Destacado, pula-se uma linha para iniciar a transcrição da citação, com recuo de 4 cm da margem direita, alinhamento justificado e respeitando a margem direita. A fonte deve ser menor do que a do texto principal (nº 11), espaçamento simples entre as linhas, crédito do autores e número de página. Ex.: de citação direta com mais de três linhas: Quanto a relevância de serem desenvolvidos conteúdos significativos às crianças nas aulas de Educação Física escolar, Mattos e Neira (1999) afirmam: É o movimento voluntário que deve ser trabalhado na aula de Educação Física das crianças. Essa aula deve basear-se em elementos significativos para ela, só assim teremos realmente a construção do conhecimento. O professor tem o dever de elaborar conflitos para o grupo ou individualmente, é a superação destes conflitos que possibilitará ajustamentos cognitivos cada vez mais elaborados (p. 26).

CITAÇÕES (cont.) Ex.: de citação direta com mais de três linhas: Sabe-se que os conteúdos das aulas de Educação Física são de extrema importância para o desenvolvimento das crianças. É o movimento voluntário que deve ser trabalhado na aula de Educação Física das crianças. Essa aula deve basear-se em elementos significativos para ela, só assim teremos realmente a construção do conhecimento. O professor tem o dever de elaborar conflitos para o grupo ou individualmente, é a superação destes conflitos que possibilitará ajustamentos cognitivos cada vez mais elaborados (MATTOS e NEIRA, 1999, p. 26).

CITAÇÕES CITAÇÃO DIRETA com mais de três linhas: Trechos muito longos ou omissões Ex.: citação direta longa com supressão: É indispensável que se dê a importância necessária a educação física como disciplina do currículo educacional. Afinal, de acordo com muito autores, para as crianças [...] Essa aula deve basear-se em elementos significativos para ela, só assim teremos realmente a construção do conhecimento. O professor tem o dever de elaborar conflitos para o grupo ou individualmente, é a superação destes conflitos que possibilitará ajustamentos cognitivos cada vez mais elaborados (MATTOS e NEIRA, 1999, p. 26).

CITAÇÕES CITAÇÃO DIRETA com mais de três linhas: Trechos muito longos ou omissões Ex.: citação direta longa com supressão: É indispensável que se dê a importância necessária a educação física como disciplina do currículo educacional. Além disso, o seu objeto de estudo também deve ser melhor desenvolvido. É o movimento voluntário que deve ser trabalhado na aula de Educação Física das crianças. Essa aula deve basear-se em elementos significativos para ela, só assim teremos realmente a construção do conhecimento. [...] é a superação destes conflitos que possibilitará ajustamentos cognitivos cada vez mais elaborados (MATTOS e NEIRA, 1999, p. 26).

CITAÇÕES CITAÇÃO INDIRETA Representa a transcrição livre do texto, quando se usa a ideia do autor sem utilizar palavras da fonte original. É o que chamamos de PARAFRASEAR um texto, ou seja, escrevemos com nossas palavras a ideia de outro autor. Nesse caso, deve-se citar a fonte, com sobrenome do autor, data de publicação, sem o número da página e sem as aspas do trecho. Ex.: de citação indireta: De acordo com Mattos e Neira (2002), trabalhar com esquema corporal nas aulas de Educação Física faz que a criança conheça a imagem do seu próprio corpo, auxiliando na construção de sua identidade. Trabalhar com esquema corporal nas aulas de Educação Física faz que a criança conheça a imagem do seu próprio corpo, auxiliando na construção de sua identidade (MATTOS e NEIRA, 2002).

CITAÇÕES CITAÇÃO DE CITAÇÃO Transcrição de um trecho de um documento do qual se teve conhecimento por meio de uma segunda fonte, sem ter acesso ao original. Ao realizar esse tipo de citação, deve-se ter certeza de que a interpretação e afirmação da fonte secundária devem ser fiéis às do autor original. Para esse tipo de citação deve-se informar o sobrenome do autor e ano do texto original, seguido da expressão “apud” (= citado por), mais sobrenome do autor da obra consultada e o ano de publicação. Nas referências, coloca-se apenas a obra consultada.

CITAÇÕES Ex.: de citação de citação direta:  Colello (1995, p. 19 apud MATTOS e NEIRA, 1999, p.27), em relação ao movimento como forma de comunicação afirma: “Consideramos a motricidade, a linguagem e a linguagem escrita como formas de expressão, ação e comunicação que funcionam como evidências de equilíbrio afetivo e inteligência”.  Consideramos a motricidade, a linguagem e a linguagem escrita como formas de expressão, ação e comunicação que funcionam como evidências de equilíbrio afetivo e inteligência (COLELLO, 1995, P. 19 apud MATTOS e NEIRA, 1999, P. 27).

CITAÇÕES Ex.: citação de citação indireta Vygotsky (1984 apud MATTOS e NEIRA, 2002) relata que, para uma criança elaborar conceitos, são necessários contatos com inúmeras vivências. A didática do professor de Educação Física, segundo Ferreira (1984 apud MATTOS e NEIRA, 2002), alicerça-se em uma postura de repetição dos processos de ensino que ele próprio vivenciou enquanto aluno na educação básica ou superior. Para uma criança elaborar conceitos, são necessários contatos com inúmeras vivências (Vygotsky, 1984 apud MATTOS e NEIRA, 2002).

CITAÇÕES CITAÇÃO MISTA Quando o autor apresenta citação indireta, mas mantém, também, a citação direta. Ex.: citação mista: A criança necessita de uma grande diversidade de movimentos para poder aos poucos construir seu repertório motor, mas este movimento não deve ser um movimento sem significado, o mover-se pelo simples fato de realizar um ato, e sim “um movimento com intenções”, ou seja, atividades que colaborem com o desenvolvimento integral do aluno (MATTOS e NEIRA, 1999, p. 18).

CITAÇÕES CITAÇÕES NO CORPO DO TEXTO Sistema autor-data Sobrenome / instituição/ título de entrada + data de publicação (separados por vírgula e entre parênteses) Ex.: citação com um autor no contexto da redação: Estudos sobre a Educação no Brasil (SILVA, 1990), mostram [...]. Como lembra Martins (1984), o futuro desenvolvimento da informação está cada dia dependente de um plano de normalização.

CITAÇÕES CITAÇÕES NO CORPO DO TEXTO Sistema autor-data Sobrenome / instituição/ título de entrada + data de publicação (separados por vírgula e entre parênteses) Ex.: citação com um autor ao final do trecho extraído de uma obra: As atividades de Educação Física estimulam a criança a se relacionar consigo mesma e com o ambiente (NICOLAU, 2000).

CITAÇÕES CITAÇÕES NO CORPO DO TEXTO Sistema autor-data Citação com dois autores: São adotados os mesmos procedimentos anteriormente citados, com a inclusão da letra “e” entre o nome dos autores, de acordo com os exemplos abaixo: (MATTOS e NEIRA, 2002) Segundo Mattos e Neira (2002)

CITAÇÕES CITAÇÕES NO CORPO DO TEXTO Sistema autor-data Citação com três autores: São adotados os mesmos procedimentos anteriormente citados, com a inclusão de vírgula entre os nomes dos dois primeiros autores citados e da letra “e” entre o segundo e terceiro autores, de acordo com os exemplos abaixo: (MATTOS, ROSSETTO JÚNIOR e BLECHER, 2004) Segundo Mattos, Rossetto Júnior e Blecher (2004)

CITAÇÕES CITAÇÕES NO CORPO DO TEXTO Sistema autor-data Citação com mais de três autores: Deve-se citar o sobrenome do primeiro autor seguido da expressão:  “et alii.” (e outros)  “et al.” (e outros – forma abreviada e mais usada) Coll et alii. (1995, p. 70) descrevem que “a linguagem é uma capacidade exclusivamente humana”. Coll et al. (1995, p. 70) descrevem que “a linguagem é uma capacidade exclusivamente humana”. “A linguagem é uma capacidade exclusivamente humana (COLL et al., 1995, p. 70)

CITAÇÕES CITAÇÕES NO CORPO DO TEXTO Sistema autor-data Citação com autores com mesmo sobrenome e data Acrescenta-se as iniciais de seus prenomes, caso a coincidência continue, escrever esses prenomes por extenso. (FREIRE, J., 1989) (FREIRE, João Batista, 1989) (FREIRE, J., 1989) (FREIRE, João Paulo, 1989)

CITAÇÕES CITAÇÕES NO CORPO DO TEXTO Sistema autor-data Citação quando um autor tem mais de uma obra no mesmo ano Cita-se o nome do autor, ano de publicação seguido de uma letra minúscula sem espaçamento e número de página, sendo que a ordenação obedecerá a ordem alfabética das obras. (PIAGET, 1975a, p. 14) (PIAGET, 1975b, p. 53)

CITAÇÕES CITAÇÕES NO CORPO DO TEXTO Sistema autor-data Citação com vários autores e uma mesma ideia Coloca-se o sobrenome do autor, ano de publicação em ordem alfabética (e não em ordem de publicação), separados por ponto-e-vírgula (;) quando no final da frase: (FONSECA, 1999; PAIVA, 1997; SILVA, 1998) Se citados no meio do parágrafo, segue-se a citação por letras maiúsculas e minúsculas, apartados por vírgula ou “e”: Oliveira (1997), Rossetto Júnior (2001) e Vygotsky (1984) concordam em que o jogo é um instrumento de trabalho, ou seja, um objeto social e mediador das relações entre indivíduo e o mundo.

Referências SILVA, A.M. FREITAS, M.S. de. FRANÇA, M. N. Guia de normalização de trabalhos técnicos-científicos: projetos de pesquisa, trabalhos acadêmicos, dissertações e teses. 5. ed. rev. e ampl. Uberlândia: UFU, 2009. 145 p. ROSSETTO JÚNIOR, A. J. MATTOS, M. BLECHER, S. Metodologia da Pesquisa em Educação Física: construindo sua monografia, artigos e projetos. 3.ed. São Paulo: Phorte, 2008. 224 p.