Expressionismo.

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Transcrição da apresentação:

Expressionismo

Características do Impressionismo Impressão, nascer do sol, de Claude Monet, 1873 As figuras não devem ter contornos nítidos, pois o desenho deixa de ser o principal meio estrutural do quadro passando a ser a mancha/cor; Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim um amarelo próximo a um violeta produz um efeito mais real do que um claro-escuro muito utilizado pelos academicistas no passado;

As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário,devem ser puras e dissociadas no quadro em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A Xícara de chá (Retrato de Lydia), de Mary Cassatt, 1879

Características do Expressionismo A noite estrelada, de Van Gogh (1889) O Expressionismo se põe como antítese do Impressionismo.

Valorização da expressão: reflexo direto de seu mundo interior; União livre de forma e conteúdo para dar vazão às sensações do artista no momento da criação; O grito, Edvard Munch (1893)

Arte não é imitação, mas criação subjetiva, livre; A realidade em torno do artista é horrível e, por isso, ela a deforma e a elimina, criando a arte abstrata; A razão é objeto de descrédito; Retrato da jornalista Sylvia Von Harden, de Otto Dix (1926)

A arte como forma de contestação. Auto-retrato como soldado, Ernst Ludwig Kirchner, 1915 Repúdio à repressão social: a arte é criada sem obstáculos convencionais; A arte como forma de contestação.

Freud O homem age frequentemente movido por forças internas, absolutamente ignoradas pela razão; Representação das imagens perturbadoras que brotavam inesperadamente das zonas mis profundas do ser;

Metrópole, de George Grosz (1917) Registro do impacto, da explosão do medo, da revolta, das misérias humanas e de todas as sensações dolorosas; Contraponto ao otimismo exagerado em relação aos avanços tecnológicos.

Influência na Literatura Linguagem fragmentada, elíptica, construída por frases nominais; Despreocupação quanto à organização do texto em estrofes; Combate à fome, à inércia e aos valores do mundo burguês. O meu tempo (Wilhelm Klem) Cantos e metrópoles, lavinas febris, Terras decoradas, polos sem glória, Miséria, heróis e mulheres da escória, Sobrolhos espectrais, tumulto em carris. Soam ventoinhas em nuvens perdidas. Os livros são bruxas. Povos desconexos. A alma reduz-se a mínimos complexos. A arte está morta. As horas reduzidas Oh, esse tempo, de anônima violência, Sem estrela, sem saber da existência! Haverá noutro, uma tal conjura? Nunca a cabeça da esfinge andou tão alto! Mas tu, cego de dor, vês no asfalto Chocar-se à volta o abismo da loucura. sobrolho: sobrancelhas carril: rastro das rodas dos carros

O Pulso (Arnaldo Antunes) O pulso ainda pulsa O pulso ainda pulsa... Peste bubônica Câncer, pneumonia Raiva, rubéola Tuberculose e anemia Rancor, cisticircose Caxumba, difteria Encefalite, faringite Gripe e leucemia... E o pulso ainda pulsa Hepatite, escarlatina Estupidez, paralisia Toxoplasmose, sarampo Esquizofrenia Úlcera, trombose Coqueluche, hipocondria Sífilis, ciúmes Asma, cleptomania... E o corpo ainda é pouco Assim... Reumatismo, raquitismo Cistite, disritmia Hérnia, pediculose Tétano, hipocrisia Brucelose, febre tifóide Arteriosclerose, miopia Catapora, culpa, cárie Cãimba, lepra, afasia... O pulso ainda pulsa E o corpo ainda é pouco Ainda pulsa Ainda é pouco Pulso Assim...