01) Considere as seguintes transformações que ocorrem em uma vela

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROPRIEDADES COLIGATIVAS.
Advertisements

O alimento para cozinhar
CURSINHO DOM BOSCO UFMS INVERNO 2007.
Termoquímica.
De onde vem a energia ? Combustíveis Fósseis Alternativos Carvão
TERMOQUÍMICA A QUÍMICA DOS EFEITOS ENERGÉTICOS.
Reações químicas.
Termoquímica 3 Lei de Hess Colégio Inedi - 25 anos Prof. Luiz Antônio.
Termoquímica Turma 201 Turma 201 Professor Luiz Antônio Tomaz.
Aulas de Ciências Química - Ligações Mariluce Doria.
Capacidade calorífica – Volume constante
TMA 01 Misturas Simples Diferenciação entre substâncias Puras e misturas simples Assume-se em geral que em misturas simples não existe reação Termodinamicamente.
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
Deslocamento de Equilíbrio
TERMOQUÍMICA A QUÍMICA DOS EFEITOS ENERGÉTICOS..
TERMOQUÍMICA Profª Cristina Lorenski Ferreira
TERMOQUÍMICA Sérgio de Souza
Escola Pedro Mendes Fontoura
FTC Química Geral Paulo Sérgio M. Mascarenhas
Termodinâmica Sistema e Vizinhança
Termodinâmica.
CINÉTICA QUÍMICA.
Mudanças de Estado Físico da Matéria
CINÉTICA QUÍMICA A velocidade de uma reação depende:
TERMOQUÍMICA .
TERMOQUÍMICA Professora Danielle Nery.
Termoquímica Lays Omena.
Aula 9 Lays Omena - Química.
TERMOQUÍMICA.
EXERCÍCIOS (Calor e Temperatura)
C M B H C F B / Química Parte I Cap Otacílio
FQU 01 Existem fenômenos naturalmente considerados como expontâneos gás expande naturalmente até ocupar todo o volume Corpo aquecido tende a resfriar até.
TERMOQUÍMICA.
SITUAÇÃO: Queima de uma vela
Questões para discussão em duplas
Espontaneidade de Reação G, H e S Prof. AMARÍLIO
REVISÃO DE QUIMICA Graça Porto
CALORIMETRIA.
Termoquímica é a área da Química
Álcool ou Gasolina ? Ao abastecer um carro bicombustível, o motorista pode comparar o custo de cada fonte de energia e escolher o combustível mais econômico.
PROPRIEDADES COLIGATIVAS.
CALORIMETRIA CALOR SENSÍVEL CALOR LATENTE
As substâncias puras podem ser classificadas em: SIMPLES e COMPOSTA
TERMOQUÍMICA Estuda as variações de calor ou de entalpia que acompanham as reações químicas.
ENERGÉTICA, CINÉTICA E INVESTIGAÇÃO DE MECANISMOS
Cinética Química.
Diagrama de Fases.
Termoquímica Alunos: Jonas Henrique dos Santos
DHreação = ∑Hprodutos − ∑Hreagentes
Professores: Betinha / Marcos
Os valores de Δ H variam quando um mais fatores se alteram, como:
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Termoquímica Introdução Por que as reações liberam ou absorvem calor?
Termoquímica Professor: Élcio Rogério Barrak
TERMOQUÍMICA.
Gabriela Maciel Diogo UFV
Seminário de Química Termoquímica
PROF. JOÃO BATISTA DE CASTRO 2º ANO III ETAPA
TERMODINÂMICA.
TERMOQUÍMICA 2º Ensino Médio. TERMOQUÍMICA 2º Ensino Médio.
ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
TERMOQUÍMICA Profª: Patrícia Regina de S. Carneiro.
COMBUSTÃO REAÇÃO QUÍMICA. COMBUSTÃO REAÇÃO QUÍMICA.
CINÉTICA QUÍMICA Parte da química que estuda a rapidez das reações
CINÉTICA QUÍMICA Estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que nela influem. As reações químicas podem acontecer a velocidades muito diferentes.
Prof. Silvio Professor Silvio.
Introdução a Química.
Transcrição da apresentação:

01) Considere as seguintes transformações que ocorrem em uma vela acesa: Solidificação da parafina que escorre da vela. EXOTÉRMICA II. Queima da parafina. EXOTÉRMICA III. Vaporização da parafina. ENDOTÉRMICA Dessas transformações, APENAS: a) I é endotérmica. b) II é endotérmica. c) III é endotérmica. d) I e II são endotérmicas. e) II e III são endotérmicas. sublimação fusão vaporização SÓLIDO LÍQUIDO GASOSO solidificação condensação ressublimação

02) (UFMG – 2002) Ao sair molhado em local aberto, mesmo em dias quentes, sente-se uma sensação de frio. Esse fenômeno está relacionado com a evaporação da água que, no caso, está em contato com o corpo humano. Essa sensação de frio explica-se CORRETAMENTE pelo fato de que a evaporação da água a) é um processo endotérmico e cede calor ao corpo. b) é um processo endotérmico e retira calor do corpo. c) é um processo exotérmico e cede calor ao corpo. d) é um processo exotérmico e retira calor do corpo. e) é um processo atérmico e não troca calor com o corpo.

03) (Unesp-SP) Em uma cozinha, estão ocorrendo os seguintes processos: I. Gás queimando em uma das “bocas” do fogão. II. Água fervendo em uma panela que se encontra sobre esta “boca” do fogão. Com relação a esses processos, pode-se estimar que: I e II são exotérmicos. I é exotérmico e II é endotérmico. I é endotérmico e II é exotérmico. I é isotérmico e II é exotérmico. I é endotérmico e II é isotérmico.

São feitas as afirmações: 04) Considere o gráfico a seguir: ΔH = 15 kcal HP 40 – 25 HR Kcal C + D 40 A + B 25 Caminho da reação São feitas as afirmações: I. A entalpia dos produtos é de 40 kcal VERDADEIRA II. A reação absorve 15 kcal VERDADEIRA III. A reação direta é exotérmica FALSA IV. A variação de entalpia é de 15 kcal VERDADEIRA É correto afirmar que: a) Apenas I é verdadeira. b) Apenas I e II são verdadeiras. c) Apenas I, II e IV são verdadeiras. d) Apenas I, II e III são verdadeiras. e) Apenas III é verdadeira.

05) A variação de energia térmica de uma reação, quando reagentes e produtos são comparados sob mesma pressão, recebe o nome de: a) entalpia. b) entropia. c) energia livre. d) energia de ativação. e) calor específico.

06) Reação exotérmica é aquela na qual: V 1 - há liberação de calor. V 2 - há diminuição de energia. V 3 – a entalpia dos reagentes é maior que a dos produtos. V 4 - a variação de entalpia é negativa. Estão corretos os seguintes complementos: a) somente 1. b) somente 2 e 4. c) somente 1 e 3. d) somente 1 e 4. e) 1, 2, 3 e 4.

ΔH 07) Considere o seguinte gráfico: Entalpia (H) A (g) + B (g) 2 AB (g) caminho da reação De acordo com o gráfico acima, indique a opção que completa, respectivamente, as lacunas da frase abaixo. EXOTÉRMICA "A variação da entalpia é ...................; a reação é ....................... porque se processa ...................... calor” NEGATIVA LIBERANDO a) positiva, exotérmica, liberando. b) positiva, endotérmica, absorvendo. c) negativa, endotérmica, absorvendo. d) negativa, exotérmica, liberando. e) negativa, exotérmica, absorvendo.

08)Dizemos que reações de combustão são exotérmicas porque: a) absorvem calor. b) liberam calor. c) perdem água. d) são higroscópicas. e) liberam oxigênio. Exo  liberam calor. Para Fora

09)Nas pizzarias há cartazes dizendo “Forno a lenha” 09)Nas pizzarias há cartazes dizendo “Forno a lenha”. A reação que ocorre neste forno para assar a pizza é: a) explosiva. b) exotérmica. c) endotérmica. d) hidroscópica. e) catalisada. Queima da lenha Combustão Liberação de Calor Exotérmica

10)Nos motores de explosão existentes hoje em dia utiliza-se uma mistura de gasolina e etanol. A substituição de parte da gasolina pelo etanol foi possível porque ambos os líquidos: a) reagem exotermicamente com o oxigênio. b) fornecem produtos diferentes na combustão. c) são comburentes. d) possuem densidades diferentes. e) apresentam pontos de ebulição iguais. Queima Combustão Liberação de Calor Exotérmica

11)Éter é normalmente usado para aliviar dores provocadas por contusões sofridas por atletas, devido ao rápido resfriamento provocado, por esse líquido, sobre o local atingido. Esse resfriamento ocorre porque: a) o éter é um liquido gelado. b) o éter, ao tocar a pele, sofre evaporação, e este um processo endotérmico. c) o éter reage endotermicamente com substâncias da pele. d) o éter, em contato com a pele, sofre evaporação, e este é um processo exotérmico. e) o éter se sublima. resfriamento

12) O conteúdo energético de um sistema é denominado entalpia 12) O conteúdo energético de um sistema é denominado entalpia. Em uma reação endotérmica, ocorre absorção de energia. Numa reação endotérmica, portanto, a entalpia dos reagentes é; a) maior ou igual à dos produtos. b) menor que à dos produtos. c) impossível de ser comparada com a entalpia dos produtos. d) igual à dos produtos. e) maior que a dos produtos. Reação Endotérmica HP > HR DH > 0

13) No processo exotérmico, o calor é cedida ao meio ambiente, enquanto no processo endotérmico o calor é absorvido do ambiente. Quando um atleta sofre uma contusão, é necessário resfriar, imediatamente, o local com emprego de éter; quando o gelo é exposto à temperatura ambiente, liquefaz-se. A evaporação do éter e a fusão do gelo são, respectivamente, processos: a) endotérmico e endotérmico. b) exotérmico e exotérmico. c) endotérmico e exotérmico. d) exotérmico e endotérmico. e) isotérmico e endotérmico.

14) As reações de combustão do carvão, da madeira, do fósforo, do álcool, da gasolina, enfim das substâncias combustíveis de modo geral, são espontâneas. No entanto, apesar de estarem em contato com o oxigênio e de se queimarem com alta velocidade, nenhuma delas se extinguiu da natureza por combustão. Qual a melhor explicação para esse fato? a) Ocorrer influência de catalisadores negativos de reação. b) Serem as referidas reações endotérmicas. c) Serem as referidas reações exotérmicas. d) Haver necessidade de fornecer energia de ativação para que as reações ocorram. e) Ocorrer influência da baixa concentração de anidrido carbônico, dificultando as reações.

15)(UPE) Analise o gráfico a seguir, que mostra a variação da energia potencial em função do caminho da reação química, representada pela equação XY, e assinale a alternativa correta. a) O gráfico corresponde à variação da energia de uma reação (XY) exotérmica. b) A variação da entalpia da reação direta é + 10 kJ/mol. c) A energia de ativação da reação X Y é 50 kJ/mol. d) A energia de ativação da reação direta é duas vezes maior que a energia de ativação da reação inversa (YX). e) A variação de entalpia da reação XY é – 30kJ/mol. DH = 30 HP 30 - HR EAT = CA 50 50 - HR