Algoritmos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estruturas de Controle
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ENGENHARIA CIVIL
Estruturas de Repetição
Linguagem II Walmor Cardoso Godoi, M.Sc.
Estrutura Condicional
Visualg. Definição É um programa que executa algorítmos em forma de cálculos e a linguagem utilizada por ele é o Portugal, que é uma adaptação da linguagem.
Introdução a Programação Renata Freire
Programação de Computadores - 3
Programação de Computadores - 2
FACENS – Engenharia da Computação Lógica Computacional I
Introdução a Programação
Introdução à Lógica de Programação (cont.)
Estruturas de Controle
Algoritmos Escher.
THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 07
Estrutura de Repetição
Lógica de Programação Módulo II
Descreva por palavras suas o funcionamento de um algoritmo
Módulo I 7 – Fluxogramas Programação e Sistemas de Informação.
6.3 – Estruturas Repetitivas
Ap-3 Profª Kelly E. Medeiros
O Portal do Estudante de Computação
do ... while Revendo: estrutura de repetição: while Formato geral:
Comandos de Repetição Comando Para-Faça
Linguagem de Programação I Parte III
Estruturas de Repetição
Estruturas de Repetição
© 2003 Introdução à programaçãoComputadores e programação I Linguagens de programação Introdução ao C (continuação)
ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
PROGRAMAÇÃO I UNIDADE 4.
Operadores e Estruturas Condicionais 29/04/2014. Operadores Aritméticos.
Introdução à Programação de Computadores
ALGORITMOS.
Instituto Federal de Santa Catarina
Estrutura de decisão Neste tipo de estrutura o fluxo de instruções a ser seguido é escolhido em função do resultado da avaliação de uma ou mais condições.
Linguagem de Programação JAVA
BC-0505 Processamento da Informação
Algoritmos e Estrutura de Dados I
Vetores Unidimensionais Sistemas de Informação Desenvolvimento de Sistemas para Web Prof. Gale.
Algoritmos - exercícios
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estrutura de Repetição
Algoritmos Comandos de repetição.
Estruturas de Controlo Repetitivas
Vetores Unidimensionais Prof. Gale. A Variável A  Ilustrando: O que aconteceria no algoritmo... A  3 Escreva A A  5 Escreva A 3 5.
Lógica e Estrutura de Dados Fundamentais Professor: Eduardo O. Teles
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E TECNOLÓGICAS Tecnologia em Redes de Computadores Algoritmos e linguagens de programação 1 (aula 06) Prof. Alessandro Bernardo.
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estrutura de Repetição
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E TECNOLÓGICAS Tecnologia em Redes de Computadores Algoritmos e linguagens de programação 1 (aula 09) Prof. Alessandro Bernardo.
Técnicas de Programação I
Fundamentos de linguagens de programação
Lógica de Programação EAGS SIN – Módulo II
Programação de Computadores - 1
Introdução a Programação
Programação I Aula 08 Autor: Francisco Airton Professor: André L. R. Didier 1.
Prof: Adriano A. Ribeiro
Programação I Aula 07 Autor: Francisco Airton Professor: André L. R. Didier 1.
VETORES Roteiro da aula Referência ao Programa: Estrutura de Dados.  Variáveis Compostas homogenias Objetivo: apresentar VETOR.
ALGORITMOS Profº Antonio Carlos Marcelino de Paula.
Informática e Computação Aula Estrutura de Repetição
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E TECNOLÓGICAS Tecnologia em Redes de Computadores Algoritmos e linguagens de programação 1 (aula 08) Prof. Alessandro Bernardo.
Fundamentos de Programação Aula 4. 2 Conteúdo Estruturas Básicas de Programação –Repetição, laço, loop ou iteração Exercícios.
Introdução à Programação BSI – DEINFO - UFRPE
Algoritmos – Aula 04 Comandos de repetição.
Comandos de Repetição (While, Do..While e For)
Linguagem de Programação 11 Estruturas de Decisão e Repetição. Prof. Luiz José Hoffmann Filho
Programação I Aula 06 Autor: Francisco Airton Professor: André L. R. Didier 1.
1Unidade 04 – Estruturas de Repetição Algoritmos e Linguagens de Programação Estruturas de Repetição Prof.: Guilherme Baião S. Silva
Conteúdo de Laços de Repetição para os alunos do 7º ano EVL.
Algoritmos e Programação I
Algoritmos Prof.: Carlos Alberto
Transcrição da apresentação:

Algoritmos

Estrutura de Repetição Estrutura utilizada quando se é necessário efetuar a repetição de um trecho do algoritmo um determinado número de vezes; Cria-se para isso um looping para efetuar o processamento tantas vezes quantas forem necessárias; Loopings são também conhecidos com laços de repetição ou malhas de repetição.

Estrutura de Repetição Existem comandos apropriados para efetuar a repetição: enquanto; repita; e para. A principal vantagem é que o algoritmo passa a ter um tamanho menor, podendo ampliar o processamento, sem alterar o tamanho do código;

Estrutura de Repetição Estrutura enquanto Efetua um teste lógico no início do looping; Um determinado conjunto de instruções será executado enquanto a condição verificada for verdadeira; No momento em que a condição se torna falsa, o processamento é desviado para fora do looping; Se a condição for falsa logo de início, as instruções do looping são ignoradas.

Estrutura de Repetição Estrutura enquanto fluxograma

Estrutura de Repetição Estrutura enquanto Português estruturado enquanto (condição) faca <instruções para condição verdadeira> fimenquanto

Estrutura de Repetição Estrutura enquanto Exemplo Pedir a leitura de um valor para a variável X, multiplicar este valor por 3 atribuindo-o à variável de resposta R e apresentar o valor obtido, repetindo esta seqüência por 5 vezes.

Estrutura de Repetição Estrutura enquanto Pedir a leitura de um valor para a variável X, multiplicar este valor por 3 atribuindo-o à variável de resposta R e apresentar o valor obtido, repetindo esta seqüência por 5 vezes. Criar uma variável para servir como contador com valor inicial 1; Enquanto o contador for menor ou igual a 5, processar os passos 3, 4, 5; Ler um valor para a variável X; Multiplicar o valor de X por 3, guardando o resultado em R; Apresentar o valor contido na variável R; Acrescentar +1 ao contador; Quando o contador for maior que 5, encerrar o processamento do looping.

Estrutura de Repetição Estrutura enquanto fluxograma

Estrutura de Repetição Estrutura enquanto Português estruturado algoritmo “Exemplo_Enquanto” var X, R, cont : inteiro inicio cont := 1 enquanto (cont <= 5) faca leia (X) R := X * 3 escreva (R) cont := cont + 1 fimenquanto fimalgoritmo

Estrutura de Repetição Estrutura repita Efetua um teste lógico no fim do looping; Um conjunto de instruções é executado enquanto a condição se mantém falsa, quando ela for verdadeira o processamento sai do looping; Processa a execução de um conjunto de instruções pelo menos uma vez antes de verificar a validade da condição; Processará um conjunto de instruções pelo menos uma vez até que a condição se torne verdadeira;

Estrutura de Repetição Estrutura repita fluxograma

Estrutura de Repetição Estrutura repita Português estruturado repita <lista de comandos> ate (condição)

Estrutura de Repetição Estrutura repita Exemplo Pedir a leitura de um valor para a variável X, multiplicar este valor por 3 atribuindo-o à variável de resposta R e apresentar o valor obtido, repetindo esta seqüência por 5 vezes.

Estrutura de Repetição Estrutura repita Pedir a leitura de um valor para a variável X, multiplicar este valor por 3 atribuindo-o à variável de resposta R e apresentar o valor obtido, repetindo esta seqüência por 5 vezes. Criar uma variável contador com valor inicial 1; Ler um valor para a variável X; Multiplicar o valor de X por 3, guardando o resultado em R; Apresentar o valor contido na variável R; Acrescentar +1 ao contador; Repetir os passos 2,3,4 e 5 até que o contador seja maior que 5.

Estrutura de Repetição Estrutura repita fluxograma

Estrutura de Repetição Estrutura repita Português estruturado algoritmo “Exemplo_Repita” var X, R, cont : inteiro inicio cont := 1 repita leia (X) R := X * 3 escreva (R) cont := cont + 1 ate (cont >= 5) fimalgoritmo

Estrutura de Repetição Estrutura para Tem o seu funcionamento controlado por uma variável denominada contador; Executa um conjunto de instruções um determinado número de vezes; Utilizado quando se sabe previamente o número de vezes que uma seqüência de instruções deverá ser executada.

Estrutura de Repetição Estrutura para fluxograma Processamento predefinido ou Preparação

Estrutura de Repetição Estrutura repita Português estruturado para <variável> de <inicio> ate <fim> passo <incremento> faca <lista de comandos> fimpara

Estrutura de Repetição Estrutura para Exemplo Pedir a leitura de um valor para a variável X, multiplicar este valor por 3 atribuindo-o à variável de resposta R e apresentar o valor obtido, repetindo esta seqüência por 5 vezes.

Estrutura de Repetição Estrutura para Pedir a leitura de um valor para a variável X, multiplicar este valor por 3 atribuindo-o à variável de resposta R e apresentar o valor obtido, repetindo esta seqüência por 5 vezes. Definir um contador variando de 1 a 5; Ler um valor para a variável X; Multiplicar o valor de X por 3, guardando o resultado em R; Apresentar o valor contido na variável R; Acrescentar +1 ao contador; Repetir os passos 2,3,4 e 5 até que o contador seja encerrado.

Estrutura de Repetição Estrutura para fluxograma

Estrutura de Repetição Estrutura repita Português estruturado algoritmo “Exemplo_Para” var X, R, cont : inteiro inicio para cont de 1 ate 5 passo 1 faca leia (X) R := X * 3 escreva (R) fimpara fimalgoritmo