Lendas….

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTUDO DO VERBO.
Advertisements

Frase: tipos e Polaridade
Jesus ensina-nos o caminho do Céu Evangelho quer dizer “boa nova”
Semântica.
SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN
FRASE Frase é todo enunciado suficiente por si mesmo para estabelecer comunicação. (Garcia, Othon)
SINTAXE "Sintaxe" é o estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações e das relações que se estabelecem entre as orações nos períodos.
Revisão – termos da oração
Revisão de Português 6ºano
Categorias da Narrativa
O TEXTO ARGUMENTATIVO ESTRATÉGIAS
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
FUNÇÕES SINTÁCTICAS Elementos da oração Ano Lectivo
O discurso directo e indirecto
QUESTÕES DA LÍNGUA A FRASE.
Categorias da Narrativa
Categorias da narrativa
Exercício – aula 3 João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número. Era chamado por todos de Joca e costumava.
Características da Narrativa
Semântica.
Tipos de frase.
A Festa, … de Miguel Torga.
O verbo O verbo.
Aula 6 As Processões Divinas
E. E. NO CONJ. HABITACIONAL CRUZEIRO DO SUL
Literatura oral e tradicional
Frase-Oração-Período
Ponto 3 Sintaxe e Semântica (Sintaxe)
Representação do sujeito:
EXPERIÊNCIA HUMANA NA CATEQUESE
Modelo Morfossintático
Frase, oração e período.
Usos dos tempos verbais
NATAL!.
L E N D A. AS LENDAS NARRAM ACONTECIMENTOS QUE SE PASSARAM EM TEMPO REMOTO E EM ESPAÇO MARCADO PELA NATUREZA. NELAS, FATOS REAIS E HISTÓRICAS SE MISTURAM.
Categorias da Narrativa
Texto Narrativo.
Palavra de Vida Março de 2008.
Tecle para o avanço dos slides.
O Espírito capacita a Igreja
ENPL 2012 Escola de Ministérios Acólitos.
Elementos da oração Funções sintácticas
Tipos e Formas de frase.
Sinais de pontuação:.
Verbo É uma palavra que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. AÇÃO: O menino correu para pegar o ônibus. ESTADO: Como estavam velhos! FENÔMENO:
. ? : A Pontuação ! , ; A Pontuação de um Texto -.
Com razão acreditou sempre o povo fiel, já nos séculos passados, que a mulher, de quem nasceu o Filho do Altíssimo o qual “reinará eternamente na casa.
Tipologias textuais.
Verbos no Jurídico Acepções e Regimes.
Caríssimos, Por que dizemos que ainda é Natal? Assim dizemos por que após comemorarmos o dia 25 de dezembro, Natal do Senhor, continuamos a comemorar.
Maria é introduzida no mistério de Cristo definitivamente mediante aquele acontecimento que foi a Anunciação do Anjo. Esta deu-se em Nazaré, em circunstâncias.
O que sabes acerca desta matéria???
O que é a Filosofia ? - Uma resposta inicial
ANTÔNIMOS TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA
CONTEÚDOS: Diferença entre frase, oração e período; Conceito de frase;
Querendo Deus, sumamente benigno e sábio, realizar a redenção do mundo.
Os contos tradicionais
Tipos e formas de frase Uma frase é um conjunto de palavras organizadas e com sentido. Começa por letra maiúscula e termina com um sinal de pontuação.
PONTUAÇÃO Simone Cerullio.
PRINCÍPIO DA PROGRESSÃO
Murilo Lopes Gagliardo 4 º ano n°25
BIBLIOTECA INSTRUMENTO DE APOIO AO LETRAMENTO Autora: Gisley Nunes Barbosa Feliciano Sérgio PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA CENFOP – Centro de Formação.
Elementos da oração As Funções Sintácticas que andam de boca em boca.
Resumo Assuntos estudados
TIPOLOGIAS TEXTUAIS.
Jéssica Cristina Fernandes Leitão de Almeida janeiro 2015/2016 História de Portugal D. Dinis - Rei Lavrador.
Introdução ao estudo da Morfossintaxe
Tipos e polaridade das frases
REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO INTERMEDIÁRIA
Transcrição da apresentação:

Lendas…

« Transportadas pela voz do povo, as lendas nascem geralmente nos meios mais rurais, constituindo um valioso testemunho de um passado que o tempo não consegue apagar.»

O que é uma lenda? Narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos, sofrendo transformações; De carácter fantástico e/ou fictício, combinam factos reais e históricos com factos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana; Pode possuir um fundo histórico ou destinar-se unicamente à explicação de um facto geográfico, sendo as explicações plausíveis para coisas que não têm explicações científicas comprovadas, como acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais; Apresenta heróis bem identificados (a Virgem, Jesus Cristo, fadas, homens e mulheres…) e marcas espácio-temporais claramente determinadas, já que explicam a origem dos lugares.

Tipos de frase: Declarativo/enunciativo: Interrogativo: Informa sobre um acontecimento ou situação Interrogativo: Formula uma interrogação, uma pergunta.

Imperativo: Exclamativo: Formula uma ordem, um pedido, um conselho… Exprime sentimentos e emoções – espanto, admiração, alegria, amor, ódio, indignação…

Formas de frase: Afirmativa/Negativa: a acção ou processo expressos pelo verbo podem ser afirmados ou negados, o que se traduz pela ausência ou presença de um advérbio de negação. Activa/Passiva Sujeito como agente da acção Sujeito sofre a acção do verbo

Neutra/Enfática: A frase não apresenta qualquer relevância comunicativa A frase apresenta expressões de realce

Sinónimos/Antónimos Palavras antónimas: palavras cujos significados se opõem. Sinónimos: Atende às palavras que têm significado idêntico ou muito semelhante à outra. * também utilizados para minimizar o impacto, normalmente negativo de certas palavras (eufemismo) Perfeitos: significado absolutamente igual (pouco comuns) Imperfeitos: Significado semelhante (mais comuns)

Lenda do milagre das rosas Personagens: Rainha Dona Isabel El-rei D. Dinis Fidalgo Operários Retrato psicológico do fidalgo: Atrevido Mexeriqueiro Fingido Mesquinho

Acusações do fidalgo à rainha: bastante liberdade em relação ao tesoiro do rei («gasta de mais») para esmolas, obras das igrejas, empréstimos, dádivas, doações a conventos… Tom utilizado pelo fidalgo: tom irónico

Marcas temporais: Marcas espaciais: Inverno Janeiro Cheias do Mondego Coimbra «Em Coimbra, as casas das monjas de Santa Clara…»; «Dias depois, quando D.Isabel saía dos Paços de Coimbra…» «Daí a pouco já toda a cidade de Coimbra se encontrava…»

Caracterização directa Caracterização indirecta Personagens Caracterização directa Caracterização indirecta D. Dinis Impetuoso; Temperamento belicoso; Irónico; duro Autoritário; boa pessoa Rainha Sta Isabel bondosa religiosa