Adolescência.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Eu sou.... Um ser que mesmo com o discurso de que sei de tudo, necessito de alguém para me guiar;
Advertisements

- Educar -.
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
ABRIR O CORAÇÃO A DEUS CONHECER-ME EM DEUS
Adolescência e Afectos
Colégio Elisa Andreoli
EMRC Educação Moral e Religiosa Católica.
PENSAMENTO POSITIVO OPTIMISMO
O que se passa? O adolescente e a passagem para o Ensino Médio
Prof.ª Me. Irene Scótolo de Oliveira 2009
experiências INESQUECÍVEIS!
- EDUCAR -.
Como Lidar com Mudanças
A importância do Auto - Conhecimento
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
Drogas na adolescência
O que significa afetividade/ afeto?...
DESPERTAR DO HOMEM E DA MULHER
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Ligue o som.
Estou aprendendo Irene Alvina Clicar.
- Educar -.
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
ESCOLA E FAMÍLIA, PARCEIROS NA ARTE DE EDUCAR.
Educar.
“ William Shakespeare “
AVALIAÇÃO: instrumento para verificar o que o aluno aprendeu.
- Educar -.
- EDUCAR -.
Técnicas dos alunos de sucesso
- Educar -.
“Nenhum homem é uma ilha”. FELICIDADE FELICIDADE Sinônimo de satisfação sensorial (se o corpo goza sou feliz). Tenho que ser vários dentro de mim. Felicidade.
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
AGORA SÃO 14:10 HRS/MIN.
Inteligências que percorreram, construíram e herdaram de si mesmas tudo o que a expressão humana fantasticamente pode conceber, não nos cabe mais a fundação.
Eu Aprendi.
SENDO UM PASTOR ACOLHEDOR
Colocar o dedo no ar, para poder falar
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
Você está pronto para entrar num universo de extremo poder?
MENTALVIDEOS E TEXTOS APRESENTAÇÃO CONCEITUAL.
AGORA SÃO 16:13 HRS/MIN.
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSE PROFESSORA COORD JACIRA DE SOUZA FERRAZ
- Educar - “Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: “Veja!” - e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que.
Limites na educação das crianças
PARTE 2: AUTOCONHECIMENTO
DOMINIO CURSOS ONLINE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA.  Dos 20 aos 60 anos, a negativização sobre a autoimagem é constante. E, essa faixa etária, atualmente.
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
- Educar -.
CHICO XAVIER Sua vida foi longa, 92 anos dedicados ao amor.
– Educar – Rubens Alves.
Adolescência e Afectos
Clique sempre no anjinho para ir para o proximo slide
SENSAÇÕES/ IMPRESSÕES
Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras Drogas
Não deixe de ligar o som Pressione “Enter” para mudar de tela
SITUAÇÕES.
Guarda, Adoção, Abuso Sexual
- Educar - “Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: “Veja!” - e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Textos e citações do Rubem Alves
ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Você está pronto para entrar num universo de extremo poder?
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
Transcrição da apresentação:

Adolescência

O Pensador Auguste Rodin

Fator Biológico: Sinfonia de hormônios e de desejos.

Fator Social

Michaels Duane

Fator Social: Sociedade hoje: Anomia (ausência de normas e leis), estética, não afetiva, sem limites, sem herói (fala e faz), medo do diferente e da exclusão, mérito e reconhecimento X competição e sociedade do melhor, consumo para preencher angústia, sexualidade que exclui afetividade.

Fator Psicológico

Ron Mueck

Fator Psicológico: Medos: Solidão, ficar adulto (que mundo mostramos para eles?), amar (doar-se), sucesso e fracasso (até na sexualidade – viagra), diferente, das mudanças, de se conhecer (espelho mágico, espelho meu).

Mundo Somático

Michaels Duane

Renè Magrite

Michaels Duane

Mundo Somático: Síndrome de Frankenstein Sente-se feito de pedaços; disforme. Sua imagem reflete a imagem do mundo e a sociedade cobra essa imagem.

Mundo Sexual

Alfred Eisenstaedt

Renè Magrite

Mundo Sexual: Síndrome de Narciso Olha pela janela mas não vê através dela; vê seu reflexo no vidro. Confusão entre afetividade e prazer. Paixão pela vida – Romantismo e Realismo.

Mundo Afetivo – Emotivo

Renè Magrite

Mundo Afetivo – Emotivo: Síndrome de Sansão Síndrome de Cinderela pêlo = poder (vício pelo poder) Afirmação do Eu X humilhação. capacidade para dar e receber (amizade, amor). Sentimentos e sensações potencializadas. INSTABILIDADE = Ansiedade altíssima } Fuga, busca pelo Perigo. Auto-estima baixa } Depressão – Tédio. Consumismo para o fim do vazio. Anorexia – Obesidade.

Mundo Social – Moral

Paolo Pellegrin

Mundo Social – Moral: (Religioso) Síndrome de Maritaca Síndrome de Peter Pan Afirmação do Eu - Tirania e conformismo do grupo. Instabilidade: não consegue mudar e se aceitar. Importância do Ibope social. Política X Alienação (“abraçar” causas). Ódio á hipocrisia - Não aceita não sermos heróis. Repensa sua escala de valores } se é valor em si. } se é valor p/ sociedade.

Mundo Social – Moral: (Religioso) Anomia (ausência de normas e leis = não pertencimento). Perigo: Drogas e Álcool Satisfação momentânea. Desafio ao perigo (e não ignorância do perigo). Desafio ao Poder (Conspiração – Fraternidade). Só vê o que quer ver. (Che/tráfico/cola - corrupção).

Pergunte-se: De onde vem ? Para onde vai o $ ? Qual a dependência que isso gera? (o que me leva a fazer para ter acesso a isso).

Repensar: Tacocracia X Construção – Paciência Normose X Caminhar (a realidade não está pronta, não é imutável) Novidade X Verdade Tudo é “normal” X Autenticidade Obsessão pelo $ X Felicidade

Repensar: Insensibilidade X Sensibilidade (acolhimento) Esperteza X Honestidade Individualismo X Alteridade (coletividade) Tempo: esgotamento X Tempo: possibilidade O que vai acontecer? X O que eu posso fazer?

Por que Estudar ? 1. Aprender a Ver: “A primeira tarefa da educação é ensinar a Ver!” (F. Nietzche) “A árvore que o tolo vê, não é a mesma que o sábio vê !” (W. Blake)

Por que Estudar ? 2. Aumenta o Prazer: Estimula a Inteligência Sabedoria = degustar, sabor “O Prazer engravida, mas é o sofrimento que pari!” (W.Blake)

Por que Estudar ? 3. Ensina a Ouvir: “Não basta ter ouvidos para ouvir o que é dito; é preciso o silêncio da alma!” (A. Caieiro)

Por que Estudar ? 4. Desperta para a FOME: Fome de aprender = Fome de Conhecer

Kandinsky

Por que Estudar ? 5. Desenvolve a Criatividade: Foto com máquina mecânica X Photoshop Panelas novas ajudam o cozinheiro ruim?

Por que Estudar ? 6. Aprender a PENSAR: Porque? Será que eu preciso fazer ou pensar assim? Ler

Pedro Martinelli

Desafiar-se a mudar: Hábitos Caráter Atitudes Pessoais: ESCOLHA ESFORÇO

Comparecimento às provas Atitude adequada sempre O ANGLO oferece: Material didático Professores experientes Provas e Simulados Maratona ENEM Plantões de dúvidas Laboratório de redação Home page Eventos Orientação educacional Orientação aos vestibulares O ANGLO requer dos alunos: Assiduidade Pontualidade Aula bem assistida Estudo em casa Comparecimento às provas Atitude adequada sempre

Na sala de aula: Respeito com os professores Respeito com os colegas Concentração e disciplina Cuidado com os horários Material em ordem Tirar as dúvidas

nunca é maior que o seu elo A força de uma corrente nunca é maior que o seu elo mais fraco! (Tutmés).