Adolescência
O Pensador Auguste Rodin
Fator Biológico: Sinfonia de hormônios e de desejos.
Fator Social
Michaels Duane
Fator Social: Sociedade hoje: Anomia (ausência de normas e leis), estética, não afetiva, sem limites, sem herói (fala e faz), medo do diferente e da exclusão, mérito e reconhecimento X competição e sociedade do melhor, consumo para preencher angústia, sexualidade que exclui afetividade.
Fator Psicológico
Ron Mueck
Fator Psicológico: Medos: Solidão, ficar adulto (que mundo mostramos para eles?), amar (doar-se), sucesso e fracasso (até na sexualidade – viagra), diferente, das mudanças, de se conhecer (espelho mágico, espelho meu).
Mundo Somático
Michaels Duane
Renè Magrite
Michaels Duane
Mundo Somático: Síndrome de Frankenstein Sente-se feito de pedaços; disforme. Sua imagem reflete a imagem do mundo e a sociedade cobra essa imagem.
Mundo Sexual
Alfred Eisenstaedt
Renè Magrite
Mundo Sexual: Síndrome de Narciso Olha pela janela mas não vê através dela; vê seu reflexo no vidro. Confusão entre afetividade e prazer. Paixão pela vida – Romantismo e Realismo.
Mundo Afetivo – Emotivo
Renè Magrite
Mundo Afetivo – Emotivo: Síndrome de Sansão Síndrome de Cinderela pêlo = poder (vício pelo poder) Afirmação do Eu X humilhação. capacidade para dar e receber (amizade, amor). Sentimentos e sensações potencializadas. INSTABILIDADE = Ansiedade altíssima } Fuga, busca pelo Perigo. Auto-estima baixa } Depressão – Tédio. Consumismo para o fim do vazio. Anorexia – Obesidade.
Mundo Social – Moral
Paolo Pellegrin
Mundo Social – Moral: (Religioso) Síndrome de Maritaca Síndrome de Peter Pan Afirmação do Eu - Tirania e conformismo do grupo. Instabilidade: não consegue mudar e se aceitar. Importância do Ibope social. Política X Alienação (“abraçar” causas). Ódio á hipocrisia - Não aceita não sermos heróis. Repensa sua escala de valores } se é valor em si. } se é valor p/ sociedade.
Mundo Social – Moral: (Religioso) Anomia (ausência de normas e leis = não pertencimento). Perigo: Drogas e Álcool Satisfação momentânea. Desafio ao perigo (e não ignorância do perigo). Desafio ao Poder (Conspiração – Fraternidade). Só vê o que quer ver. (Che/tráfico/cola - corrupção).
Pergunte-se: De onde vem ? Para onde vai o $ ? Qual a dependência que isso gera? (o que me leva a fazer para ter acesso a isso).
Repensar: Tacocracia X Construção – Paciência Normose X Caminhar (a realidade não está pronta, não é imutável) Novidade X Verdade Tudo é “normal” X Autenticidade Obsessão pelo $ X Felicidade
Repensar: Insensibilidade X Sensibilidade (acolhimento) Esperteza X Honestidade Individualismo X Alteridade (coletividade) Tempo: esgotamento X Tempo: possibilidade O que vai acontecer? X O que eu posso fazer?
Por que Estudar ? 1. Aprender a Ver: “A primeira tarefa da educação é ensinar a Ver!” (F. Nietzche) “A árvore que o tolo vê, não é a mesma que o sábio vê !” (W. Blake)
Por que Estudar ? 2. Aumenta o Prazer: Estimula a Inteligência Sabedoria = degustar, sabor “O Prazer engravida, mas é o sofrimento que pari!” (W.Blake)
Por que Estudar ? 3. Ensina a Ouvir: “Não basta ter ouvidos para ouvir o que é dito; é preciso o silêncio da alma!” (A. Caieiro)
Por que Estudar ? 4. Desperta para a FOME: Fome de aprender = Fome de Conhecer
Kandinsky
Por que Estudar ? 5. Desenvolve a Criatividade: Foto com máquina mecânica X Photoshop Panelas novas ajudam o cozinheiro ruim?
Por que Estudar ? 6. Aprender a PENSAR: Porque? Será que eu preciso fazer ou pensar assim? Ler
Pedro Martinelli
Desafiar-se a mudar: Hábitos Caráter Atitudes Pessoais: ESCOLHA ESFORÇO
Comparecimento às provas Atitude adequada sempre O ANGLO oferece: Material didático Professores experientes Provas e Simulados Maratona ENEM Plantões de dúvidas Laboratório de redação Home page Eventos Orientação educacional Orientação aos vestibulares O ANGLO requer dos alunos: Assiduidade Pontualidade Aula bem assistida Estudo em casa Comparecimento às provas Atitude adequada sempre
Na sala de aula: Respeito com os professores Respeito com os colegas Concentração e disciplina Cuidado com os horários Material em ordem Tirar as dúvidas
nunca é maior que o seu elo A força de uma corrente nunca é maior que o seu elo mais fraco! (Tutmés).