Curso de Especialização em Marketing Empresarial Disciplina: Logística Empresarial Prof° Dr° Antônio Jorge Cunha Campos Equipe: Manaus, 13 de agosto de 2004
FERROVIAS DE VOLTAS
ENTRAVES ÁS OPERAÇÕES FERROVIÁRIAS NO BRASIL Falta de integração na malha ferroviária Baixa distância média percorrida Falta de padronização na malha ferroviária
UTILIZAÇÃO DOS MODAIS de tudo que é transportado no país é por trilho 22 % de tudo que é transportado no país é por rodovias 63 % Fonte: Ministério dos Transporte
O QUE MUDOU APÓS A PRIVATIZAÇÃO DA REDE FERROVIÁRIA FEDERAL Aumento de produtividade atingiu 48% Investimentos do setor privado somaram R$ 1,56 bilhões Nesse período foram gerados R$ 819 milhões em impostos
União arrecadou R$ 1,16 bilhão em concessões e arrecadamentos de linhas Houve uma queda de 38 % nos acidentes O QUE MUDOU APÓS A PRIVATIZAÇÃO DA REDE FERROVIÁRIA FEDERAL
FATORES QUE MUDARAM A RELAÇÃO EMBARCADOR TRANSPORTADORES Qualidade dos serviços; Uso do just-in-time (JIT); Redução dos número de transportadora.
CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DO TRANSPORTADOR Compreensão da necessidades do embarcador Experiência no mercado (tempo/ cliente/ equipamentos) Estabilidade financeira Processo de negociação (tarifas/preços/descontos)
A logística de transporte ferroviários deve começar a fazer parte do dia a dia de todos, se não na prática realizando efetivamente o transporte, pelo menos na cultura, no conhecimento para que, à medida em que há um maior desenvolvimento e investimento no setor, estejamos preparados para dele usufruir. NOVA TENDÊNCIA