Psicologia do Desenvolvimento

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Transcrição da apresentação:

Psicologia do Desenvolvimento “(…) conjunto de transformações do ser humano ao longo da sua vida.(…)”

Comportamentais / Sociais Modificações Orgânicas Psicológicas Comportamentais / Sociais Homem = Sistema aberto Em troca / interacção permanente e dinâmica com o meio. Unidade Bio- Psico-social

Concepções sobre o Desenvolvimento Corrente Autor Ênfase Maturacionismo Gesell Componente biológico/maturativa Psicanálise Freud Behaviorismo Watson Componente ambiental / social Construtivismo Piaget Componente biológica e social Teoria Psicossocial Erickson

Piaget Esquema da Adaptação Factores do Desenvolvimento: Assimilação Acomodação Equilibração Factores do Desenvolvimento: Hereditariedade / maturação Experiência física Transmissão social

Estádios de desenvolvimento Características Estrutura com características próprias Ordem de sucessão constante Evolução Integrativa As idades não são estanques nem exclusivas, apenas marcos de referência aproximada Sensório-Motor Pré-Operatório Operações Concretas Operações Formais

E. S-M ; dos reflexos inatos ás representações 0 a 18/24 meses Inteligência prática ≠ Pensamento .Os reflexos inatos são os primeiros esquemas de acção Mundo é percepcionado como caótico / fragmentário Esquemas de acção vão-se articulando Coordenação de meios e fins Noção de objecto permanente (+/- 10 M) Função Simbólica Interiorização de esquemas de acção Emergência de uma Inteligência representativa e simbólica (18 M) Imitação diferida e associação de imagens a sons

Esquemas de acção Esquemas operatórios Função simbólica E- P-O 2-7 anos Esquemas de acção Esquemas operatórios Função simbólica Imagem mental Linguagem Desenho Jogo simbólico “faz de conta” Egocentrismo – autocentração Dois sub-estádios 2-4 : Pensamento Pré conceptual 4-7: Pensamento Intuitivo

Pensamento Infantil é Sincrético Pensamento Mágico Animismo atribuição de emoções e pensamentos a objectos inanimados. Realismo Se no animismo a criança dá vida aos objectos, aqui dá-lhes corpo, substancialidade. Finalismo As acções interessam pelos resultados práticos; as perguntas visam o “para quê”. Artificialismo O mundo é feito de artefactos. Pensamento Infantil é Sincrético

Pensamento Intuitivo Descentração cognitiva (relativa) Inteligência que permite a resolução de problemas, mas sem a reversibilidade característica do pensamento operatório

E.O-C Reversibilidade mental = operar Pensamento lógico, acção sobre o real Operações mentais: contar, medir, classificar seriar. Conservação: sólidos, líquidos, peso e volume Conceitos de tempo espaço e velocidade.

Conservação de volume

conservação das quantidades Esta experiência baseia-se em considerar dois recipientes iguais com a mesma quantidade de líquido. De seguida, divide-se o conteúdo de um dos recipientes em dois recipientes iguais mas diferentes do recipiente inicial. Nesta situação é curioso verificar que nem todas as crianças acreditam na igualdade representada na figura. De facto, para crianças de uma certa idade, o que conta é o nível do líquido no recipiente .

correspondência termo a termo Esta experiência consiste em pedir às crianças para colocar uma flor por jarra. De seguida, retiram-se as flores das jarras, colocando-as à frente destas, espaceja-se ou comprime-se a fileira das jarras e questionam-se as crianças acerca da quantidade das flores. É curioso notar que, consoante a idade das crianças, as respostas variam, chegando estas a afirmar que por estarem comprimidas existem menos flores, ou, ao contrário, se estiverem mais espaçadas existem mais flores

saber contar não significa que a criança esteja na posse do número. Nesta experiência começa-se por perguntar à criança até onde consegue contar. De seguida, apresenta-se-lhe uma quantidade de rebuçados (ou qualquer outro objecto) inferior ao número máximo que a criança sabe contar e esconde-se uma parte. Depois, pergunta-se-lhe a quantidade de rebuçados que temos na mão. É de notar que nem em todas as idades as crianças conseguem ter a noção da quantidade de rebuçados que se tem na mão.

O-F Pensamento abstracto Operar sobre operações – acção sobre o possível Raciocínios hipotético-dedutivos Definição de conceitos e valores Egocentrismo cognitivo

Sigmund Freud Neurologista austríaco, nasceu em Freiberg,Morávia (actual República Checa), em 1856 e morreu em Londres em 1939. Freud fundou a Psicanálise e esta teoria teve um grande efeito na psicologia e na psiquiatria. . As principais obras de Freud são: A Interpretação dos Sonhos (1899), Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade (1905), O Inconsciente (1915), Introdução à Psicanálise (1916-1917), Psicologia das Massas e Análise do Ego (1923), Psicanálise e Teoria da Libido (1923), Neurose e Psicose (1924).

Estádios de Desenvolvimento Em Freud os estádios têm particularidades próprias: Uma zona Erógena Uma fixação particular / específica Um conflito imanente Oral Anal Fálico Latência Genital

Zona Erógena: Boca e mucosas bucais Conflito: Desmame E-Oral Zona Erógena: Boca e mucosas bucais Conflito: Desmame ESTÁGIO ORAL PASSIVO: A SATISFAÇÃO DA FOME E SEDE CAUSA PRAZER. ESTÁGIO ORAL SÁDICO: SURGIMENTO DOS DENTES. EXEMPLOS DE FIXAÇÃO: A GULA , A TAGARELICE.

Estádio Anal A ZONA ERÓGENA DESLOCA-SE PARA O ÂNUS). É A FASE DA EDUCAÇÃO DA HIGIENE. O CONFLITO: AMBIVALÊNCIA DOR – PRAZER AO FINAL DO PRIMEIRO ANO DE VIDA, A EXPULSÃO DAS FEZES, O QUE ALIVIA A SENSAÇÀO DE DESCONFORTO, GANHA IMPORTÂNCIA PARA A CRIANÇA. NO SEGUNDO ANO DE VIDA, A CRIANÇA PERCEBE QUE O AMBIENTE SOCIAL, ATRAVÉS DA MÃE, TAMBÉM SE INTERESSA POR ESSA SUA ATIVIDADE. É A PRIMEIRA VEZ QUE VAI APRENDER A CONTROLAR UM IMPULSO INTUITIVO, O QUE SIGNIFICA ADIAR O PRAZER RESULTANTE DO ALÍVIO DAS TENSÕES ANAIS PROVOCANDO ASSIM SOFRIMENTO.

QUANDO A MÃE É MUITO RIGOROSA E A ATMOSFERA É DE ANSIEDADE E TENSÃO, A CRIANÇA PODE RETER AS FEZES E OBSTIPAR-SE. ESTE MODO DE REAGIR PODE ESTENDER-SE A OUTRAS FORMAS DE CONDUTA COMO A OBSTINAÇÃO, A MANIA DE COLEcÇÕES, A METICULOSIDADE EXAGERADAS . EXEMPLO DE FIXAÇÃO: A LIMPEZA EXCESSIVA E EXAGERADA. EXPELIR FEZES NAS HORAS IMPRÓPRIAS: TRAÇOS DE CRUELDADE, DESTRUTIVIDADE, EXPLOSÕES. .

Estádio Fálico 3. A FASE FÁLICA ZONA ERÓGENA: ÓRGÃOS GENITAIS. Conflito: COMPLEXO DE ÉDIPO. AS FANTASIAS, A MASTURBAÇÃO E NA ALTERNÂNCIA DE AMOR E ÓDIO EM RELAÇÃO AOS PAIS. SUPEREGO: INCESTO.

Estádio de latência ETAPA ESCOLAR, ADORMECIMENTO DE TODA A PROBLEMÁTICA SEXUAL. Questão: será este periodo um estádio?

Estádio Genital PUBERDADE: RESURGIMENTO DO COMPLEXO DE ÉDIPO MODIFICAÇÕES BIOQUÍMICAS E GLANDULARES. Novas pulsões RESURGIMENTO DO COMPLEXO DE ÉDIPO O EFEITO EXTERIOR É A REBELDIA EM RELAÇÃO À AUTORIDADE DOS PAIS. COMPORTAMENTOS CARACTERÍSTICOS: ATRAÇÃO SEXUAL A SOCIALIZAÇÃO ATIVIDADES DE GRUPO O INTERESSE PROFISSIONAL...