Por que é que Tavira é considerada uma zona com risco sísmico elevado?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PONTOS DE INTERESSE DA NOSSA TERRA.
Advertisements

O RELEVO DA TERRA E SUA GÊNESE
Trabalho realizado por:
INICIO O que são os Sismos? Tipos de Sismos… o.
Universidade Nova de Lisboa Disciplina de D.I.P. Professor Bacelar Gouveia.
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Vamos recuar no tempo ... Lisboa … 1 de Novembro de 1755 …
Evidências da Dinâmica interna da Terra Sismos.
Escola Básica D. Manuel I - Tavira
Sismicidade em Tavira Trabalho realizado por: Joana Jesus nº 15
Terramotos em Tavira.
Trabalho realizado por:
Teatro de Felgueiras e Igreja de Sendim
S i s m o s.
CIDADE DO RIO AZUL UMA VISITA
Recuperação Trimestral de Geografia
O mundo em nossas mãos 6ºA.
Trabalho de : Área de Projecto Professora : Teresina Paz Grupo 1.
Riscos e Catástrofes Naturais
Terremotos e Maremotos no Japão
Vila Ruiva.
Mosteiro dos Jerónimos
A cerca de 6 kms de Monchique, num vale, entre o azul do céu Algarvio e o verde das Montanhas da Serra, situa-se Caldas de Monchique. Yoga Zone For Meditation.
Sismologia Prof. Ana Rita Rainho.
A água e a biodiversidade
ESTRUTURA GEOLÓGICA.
no Brasil e em Montes Claros
Módulo 02 – As formas de relevo e a hidrosfera
Teoria da Tectónica de Placas
Riscos e catástrofes.
IMPACTO DE UM TSUNAMI NO CONCELHO DE LISBOA
Catástrofes naturais.
Água e Sociedade Trabalho realizado por: Leandro Quintans Nº 17
Uma catástrofe que abalou Portugal… Trabalho realizado por: -Diana Simões nº8 -Tiago Daniel nº19.
Imagens da nossa cidade
Tremores em Montes Claros
O planeta terra está esquentando
Escola Secundária Morgado de Mateus
LISBOA UM PASSEIO PELA CIDADE.
Sismo de Lisboa 1755.
D. José «o Reformador».
Os sismos têm origem no interior da Terra mas são sentidos à superfície …
O PLANETA AZUL Nas entranhas da Terra.
Tema: Alterações climáticas Trabalho realizado por:
SISMICIDADE NO ARQUIPÉLAGO DOS AÇORES Filomena Rebelo 1/6 Faial 1998 Faial 1926 Terceira 1980 Faial 1998Terceira 1980 Módulo 1  Placas Tectónicas  Enquadramento.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Catástrofes naturais Tiago Santos Nº15 T-IOSI.
“É cruel e humilhante verificar que construções, que tantos anos e esforços custaram ao Homem, se destruam num minuto.” Charles Darwin, 1835.
Geografia.
Biologia/Geologia I Tema III Vulcanologia
no Brasil e em Bebedouro
Nathaly Barboza Almeida de Castro.
João Câmara, RN, magnitude 5,1 Richter intensidade máxima VII.
Fig. 1- Fonte: Grupo Docente: Professora Maria João Vieira Disciplina:
Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho
11º8 - Geografia A Professor Luís Gomes Projecto desenvolvido por: Beatriz Delgado, nº4 Leonor Evangelista, nº17 Rita Soromenho Sequeira, nº25 Sofia Velosa.
Tsunami.
Sismos O que é? Quais as causas? Como se detectam e registam?
Sismo faz tremer Açores Trabalho realizado por : Catarina Cunha nº 3 Tiago Oliveira nº26 Escola Secundária de São João da Talha.
Revista eletrônica Nome: Gabriela n° 7 6BF Índice.
Escola Secundária Seomara da Costa Primo
SÃO SEBASTIÃO DA VARGEM ALEGRE
RELEVO: DINÂMICAS INTERNA E EXTERNA
O Terramoto de 1755 também conhecido por Terremoto de Lisboa, ocorreu no dia 1 de Novembro de 1755 às 9:20 da manhã, resultando.
Sebastião José de Carvalho e Melo O Marquês de Pombal e a reconstrução de Lisboa CLICAR.
Teoria da Deriva dos Continentes
SISMOLOGIA. 2 Sismologia  Quando a tensão ultrapassa a capacidade de resistência / deformação das rochas, elas fracturam libertando, por ressalto elástico,
Consequências da dinâmica interna da Terra SISMOS
Transcrição da apresentação:

Por que é que Tavira é considerada uma zona com risco sísmico elevado? Tavira e sismos Por que é que Tavira é considerada uma zona com risco sísmico elevado?

INTRODUÇÃO Sabiam que esta cidade do Algarve foi, também, afectada pelo sismo, tão falado, de 1 de Novembro de 1755? Pois fiquem sabendo que sim. Mas não foi só por este sismo, foi também por outros que nós descobrimos recolhendo várias informações através de entrevistas, passeios, pesquisas, etc.

Vamos começar com o…

Terramoto e Tsunami de 1722

Em 27 de Dezembro de 1722 ocorreu um terramoto que atingiu Lagos, Portimão, Albufeira, Faro, Olhão, Fuzeta e Tavira . Este terramoto teve intensidade IX e magnitude de 7,5. Deu origem a um tsunami que foi sentido desde o Cabo de São Vicente até Tavira, observando-se uma forte agitação nas águas do rio.

Este tsunami foi um dos mais estudados na costa portuguesa e teve intensidade III e fiabilidade 4. Foi referido por Moreira de Mendonça que diz ” Em Tavira acabou com hum horroroso trovão. No rio se apartarão as agoas, de forma que uma Caravella, que por elle hia sahindo ficou em seco muito tempo.” Os efeitos deste tsunami ficaram documentados e foram sentidos apenas localmente.

Uns anos mais tarde…

Terramoto de 1755

No dia 1 de Novembro de 1755 ocorreu um terramoto, muito conhecido, com epicentro em Lisboa destruindo grande parte da mesma e inundando a baixa lisboeta. Encontraram-se evidências geológicas em várias zonas do Algarve, como por exemplo: Boca do Rio, Martinhal, Trafal, e Rios Tejo e Sado. Lisboa

Este terramoto foi sentido, também, em Tavira Este terramoto foi sentido, também, em Tavira. Foi muito devastador e danificou imensas igrejas e conventos. Em Santiago os efeitos foram destruidores: os conventos padeceram-se ruínas excepto o de São Francisco; a igreja do Hospital caiu (ainda não foi recuperada) e alguns edifícios de casas também foram afectados. Igreja de Santiago

Em Santa Maria foram danificadas terras, próximas do mar, padecendo menos ruínas achando-se arranjadas, excepto o convento de São Francisco, a igreja do Hospital e a Ermida de São João da corredora. Igreja de Santa Maria

Na freguesia da Luz ficou arruinada a igreja da N. Sr. ª da Luz Na freguesia da Luz ficou arruinada a igreja da N. Sr.ª da Luz. Esta igreja muito antiga foi reconstruída mas algumas das suas torres e casas nobres e térreas ainda não têm qualquer reparo. Relaçam refere :”Huma legoa ao Poente de Tavira fica a freguesia de N. Senhora da Luz, aonde se conservam muitos solares da antiga nobreza, que houve naquelles contornos. Destes se arrazaram três torres, quinze edifícios maiores, o zimborio da torre da igreja, e duas moradas de cazas” (1756). Igreja da Luz de Tavira antes depois

Relativamente às outras freguesias, Santa Catarina da Fonte do Bispo e Santo Estevão, pouco ou nada há para dizer porque não foram, de maneira alguma, afectadas. Igreja de Santa Catarina Igreja de Santo Estêvão

Por último…

Terramoto de 1969

Em relação a este terramoto conseguimos descobrir muito pouca informação. Este deu-se na madrugada do dia 28 de Fevereiro de 1969 e destruiu uma parte da igreja da Nossa Senhora das Dores. Também as igrejas de São Sebastião, do Carmo, de Santiago e de Santa Maria sofreram grandes prejuízos. Jornal “Povo Algarvio”

Jornal “Povo Algarvio”

Há muitas curiosidades sobre o nosso país e os sismos, que todos queremos saber. Sabias que…

Está previsto um novo sismo, parecido ao de 1755 em Lisboa, para o ano de 2025. Dizem que o mesmo será demolidor e catastrófico. Muito recentemente, na madrugada do dia 26 de Março de 2011, sábado, houve um sismo sentido no interior do Algarve, apanhando Faro e Baixo Alentejo. Algumas pessoas dizem que sentiram muitos objectos movimentar, tais como camas, armários, mesas, cadeiras, etc…Este sismo é registado como o maior sismo do ano. Teve magnitude 4 e epicentro a cerca de 12 km de Silves. O Algarve e um pouco do centro são as regiões com maior perigosidade sísmica regulamentar. A carta de intensidades, também, diz que as zonas de maior intensidade são Sagres e Faro, com grau X.

Porque é que Tavira é considerada uma zona de risco sísmico elevado? Perante estes factos conclui-mos que Tavira é considerada uma zona de risco sísmico elevado, pela existência de uma junção de placas tectónicas existentes a cerca de 100km desta costa e em permanente movimentação. “Abalam-se as estruturas mais sólidas, abrem-se fendas nos mais gigantescos rochedos, quebram-se as árvores mais gigantescas ante uma força ciclópica e invisível que o homem já mais desvendará.” Abyssus Abyssum invocat

BIBLIOGRAFIA Livros: “Terramoto do Algarve 1755 ”, “Terramotos e Tsunamis”. Jornal: “Povo Algarvio” de 1969. Imagens: Internet/Google Entrevistas: 10 pessoas

Trabalho realizado por: Beatriz Simões nº3 Estela Santos nº8 Diogo Valente nº7 Gonçalo Marques nº10

FIM