ESCOLA MUNICIPAL ISAURO BENTO NOGUEIRA Diretora:Neide de Souza Coelho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Advertisements

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER- ANGÉLICA/MS
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
E. M. Prof. Antonio Lopes Lins Prof
“Nossa vida não é aquela que vivemos, mas, sim, aquela que lembramos, e como a lembramos, para poder contar sua história” Gabriel Garcia Márquez.
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
“ESTENDENDO O HORIZONTE COM O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO”.
Escola Estadual Profª. Nair Palácio de Souza apresenta: PROJETO DOS PROFESSORES DA SALA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS I ENCONTRO- PSTE Nova Andradina-MS.
EE GUAICURU ANAURILÂNDIA - MS
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
E. E. ANGELINA JAIME TEBET NTE – NOVA ANDRADINA Professora Multiplicadora Carla Varela.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇAO
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
Curso de Capacitação Docente
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA
PROJETO DE FORMAÇÃO PARA O NOVO PROGRAMA DE PORTUGUÊS DO ENSINO BÁSICO - I Paulo Almeida.
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
FACINTER FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA TUTORIA: UM SERVIÇO DE APOIO AO ALUNO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA AUTORES: THAIS ELENA CARVALHO COELHO - RU.
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
OBJETIVOS   Analisar a abordagem feita sobre “Transformações Geométricas no plano”. Planejar, justificar, elaborar, implementar e validar uma sequência.
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Aldenes Dias Batista Marcinete Duarte da Silva
CIDADE DIGITAL.
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
OBJETIVOS Objetivo Geral
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Contribuições para uma Aprendizagem Ativa e Colaborativa: relato de experiência em EaD Miguel Damasco.
FORMAS DE CONSTRUÇÃO PEDAGÓGICA Utilização de software social.
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul Maria Nilene Badeca da Costa Superintendente de Planejamento e Apoio à Educação – SUPAE Angela Maria.
PROJETO:LEITURA E ESCRITA
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA CENTRO - OESTE E NORTE.
Escola Estadual Profª. Nair Palácio de Souza apresenta: PROJETO DOS PROFESSORES DA SALA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS I ENCONTRO- PSTE Nova Andradina-MS.
UNIMINAS – União Educacional Minas Gerais Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Módulo I – Ética e Cibercultura Alunas:
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
FÍSICA APLICADA NAS SITUAÇÕES DO TRÂNSITO
ESCOLA MUNICIPAL ANÍZIO TEIXEIRA DA SILVA CURSISTAS:NEDINA EMBOAVA DE SOUZA, APARECIDA T. P. REGNER E MÁRCIA MONTEIRO MORAES ATIVIDADE 3.9-METADADOS DA.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
Professor: José Medina
EAD na Esat Curso de Formação de Autores para EAD Curso de Formação de Autores.
Didática da alfabetização
PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Objetivo: Inserir o uso da ferramenta de tecnologia no ensino-aprendizagem dos alunos do segundo e quintos anos da escola Presidente Castelo Branco,
NTE – Nova Andradina.  Abertura – Gabriel;  Gerenciamento da STE – Luciana;  Wikispaces – Carla Ronilva;  Portal do professor, webquest, blog – Cezar.
PROJETO DE APRENDIZAGEM REVOLUÇÃO DIGITAL O impacto da internet na sociedade Wagner Soares de Oliveira Disciplina de Computação e Sociedade Professor Orivaldo.
Formação lato sensu de gestores da educação básica: as tecnologias digitais no Programa da Escola de Gestores Natalia Aguiar – UFPE
PLANO DE AÇÃO
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
Formação continuada ANO 2015
Transcrição da apresentação:

ESCOLA MUNICIPAL ISAURO BENTO NOGUEIRA Diretora:Neide de Souza Coelho Diretor Adjunto Julio Anibal Coordenadores Pedagógico:Ligia Antonio e Valdir Romano Pcte_matutino:Josely Carla Segantini DISTRITO DE ANHANDUI- CAMPO GRANDE –MS NOVEMBRO/2011

Oficina:O potencial da Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônica (Web 2 Oficina:O potencial da Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônica (Web 2.0) como ferramenta pedagógica de autoria. Ministrante da Oficina: Josely Carla Segantini

JUSTIFICATIVA Esta oficina tem como objetivo propor aos professores estudos em grupo, debates e a produção de texto com utilização da ferramenta tecnológica da web 2.0, Máquina de quadrinhos da turma da Mônica, com a proposta de aprendizagem colaborativa e de autoria. Sentimos a necessidade dos nossos professores conhecerem recursos da web 2.0 onde eles possam trabalhar com autonomia com os alunos, levando-os a serem autores da suas escritas, em um mundo totalmente virtual onde o aluno sente prazer pela aprendizagem.

Objetivos Específicos Objetivos Gerais: Proporcionar uma oficina de estudo para professores e equipe técnica da Escola Municipal Isauro Bento Nogueira. Compreender o potencial pedagógico da ferramenta da Web 2.0 Máquina de quadrinhos (Turma da Mônica) na prática docente, com foco na autoria, para posteriormente propor ou trabalhar com alunos. Objetivos Específicos Operacionalizar a ferramenta tecnológica Máquina de quadrinhos da turma da Mônica; utilizando seu potencial pedagógico; Propiciar a aprendizagem colaborativa e de autoria; Propor produção de texto com cenários próprios de autoria; Proporcionar a socialização dos trabalhos produzidos na oficina para a publicação no site da máquina de quadrinhos.

METODOLOGIA A oficina de estudo será oferecida para Professores Regentes e equipe técnica e Pctes do curso AVA no contexto da aprendizagem e Avaliação, que terá como responsáveis os Coordenadores Pedagógicos da Escola Municipal Isauro Bento Nogueira do município de Campo Grande-MS. O estudo e os trabalhos serão desenvolvidos no laboratório de informática, na escola citada acima em uma reunião pedagógica previstas no calendário escolar. A oficina terá a carga horária de 10horas, sendo 4h de trabalhos na sala de informática do período matutino, das 7h 20 min às 11h 30 min, e 6 horas de leitura de no mínimo de um texto e a participação num fórum ou outro recurso que dê a possibilidade de interação na Web, com os professores do período matutino, das 7h 20 min às 11h 30 min. ·.

CRONOGRAMA Apresentação da proposta 07h20min horas Leitura de texto e debate 07h40min às 08h30min Apresentação e operacionalização da Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônica 08h30min as 10h00min Interação em grupo da atividade feita na máquina de quadrinhos 10h00min às 11h30min Participação num fórum ou outro recurso que dê a possibilidade de interação na Web 6 horas on line

Perspectivas de resultados: Buscamos reciclar nossos professores de forma a conhecer outros recursos disponíveis para motivarem suas aulas e também levá-los a buscar melhores resultados dos seus alunos quanto à escrita. Que os professores atinja o conhecimento da ferramenta Máquina de Quadrinhos da turma da Mônica e seu potencial pedagógico, e posteriormente motivarem e trabalharem com seus alunos no ambiente escolar, de maneira dinâmica e contextualizada, com foco na autoria e aprendizagem colaborativa.

REFERÊNCIAS MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos T., BEHRENS, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000. BAMBERGER, R. Como incentivar o hábito de leitura. São Paulo: Ática, 2000. CAMPOS, Fernanda C. A. et al. Cooperação e aprendizagem on-line. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. 168 p. 21 cm. ISBN: 85-7490-255-1. VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. COUTINHO, C.P. BOTTENTUIT, J.B. Blog e Wiki: Os Futuros Professores e as Ferramentas da Web 2.0. Disponível em:http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7358/1/Com%20SIIE.pdf Acesso em: 10 out. 2011. MAURÍCIO DE SOUZA.Máquinas de quadrinhos da Turma da Mônica.

Links do Projeto,tutorial,vídeo e texto: Projeto da oficina Vídeo Texto Tutorial da HQ Avaliação

PAUTA DA OFICINA Mensagem – Um vídeo –Refletindo sobre as mudanças Leitura do texto:Blog e Wiki: Os Futuros Professores e as Ferramentas da Web 2.0 Discussão do texto web 2.0 Apresentação da ferramenta:Máquina de quadrinhos da turma da Mônica Tutorial da ferramenta:Máquina de quadrinhos Login Produção do cenário e de uma história em quadrinho com autoria Apresentação dos trabalhos produzidos pelos alunos Avaliação da oficina

Estamos produzindo na máquina de quadrinhos da turma da Mônica Profº Sebastião resistente,porém instigado pela ferramenta como recurso

A Profª. Cléia do 3º ano A se empolgou Olha a troca entre os alunos. A Profª. Iraídes –Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano, não imaginava que seus alunos iriam produzir com tanta motivação.

Aluna :Larissa Nantes 3º ano B