O CEREBELO “A ÁRVORE DA VIDA”.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Medula Espinhal Considerações Gerais Meninges e Espaços Meníngeos.
Advertisements

Sistema Nervoso Função: integrar todas as mensagens que são recebidas pelo corpo e coordenar as funções ou ações do corpo. Divide-se em Sistema Nervoso.
Organização do SNC Profª Diane Luce Bonito.
MOTRICIDADE Profa. Daniela Carrogi Vianna.
Psicologia Sistema Nervoso.
O Envelhecimento do Sistema Nervoso Central
Sistema Nervoso.
SISTEMA NERVOSO.
SISTEMA NERVOSO Células do Tec. Nervoso Morfologia do Neurônio
Trato córtico-espinhal e córtico-nuclear
NÚCLEOS MOTORES DO TRONCO ENCEFÁLICO MESENCÉFALO PONTE BULBO
O TRONCO CEREBRAL: BULBO E PONTE 4ª AULA Prof. Cláudio Gastal
O TRONCO CEREBRAL MESENCÉFALO E CEREBELO 5ª AULA Prof. Cláudio Gastal
Sistema Nervoso CIÊNCIAS 2011
COLUNA VERTEBRAL E MEDULA ESPINHAL.
DIENCÉFALO E TELENCÉFALO
Discentes: Cristianny Monalisa
DISCIPLINA ANATOMIA HUMANA CURSO DE ENFERMAGEM
Anatomia do Sistema Nervoso Central
O Organismo Humano… …em Equilíbrio
Edilene , Carol e Ana Laura
Rafael Coutinho Membro e Diretor de Ensino da LAAC
O que é Postura. O que é Equilíbrio. O que é Controle Postural
Wendell Rafael Silva da Nóbrega Therence Yves Pereira Barros da Silva
Prof. Regis Romero.
Centro de comando corporal
Fisiologia Humana Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
Edilene , Janaina e Ana Laura
ESTRUTURA MICROSCÓPICA CORRELAÇÕES ANÁTOMO-CLÍNICAS
Anatomia Humana Profa Camila
SISTEMA NERVOSO Prof. Víctor Pessoa.
Profa. Danielle Accardo de Mattos
Divisão do Encéfalo Telencéfalo Corpo Caloso Diencéfalo Mesencéfalo
ANATOMIA MICROSCÓPICA DA PONTE
Neuroanatomia aula 2 Larissa T Genaro.
Sistema Nervoso.
NEUROFISIOLOGIA V - Motricidade.
ESTRUTURA DO TRONCO ENCEFÁLICO
CEREBELO - estrutura encefálica localizada posteriormente ao tronco encefálico; - se comunica com tronco encefálico pelos pedúnculos cerebelares superior,
Funcionamento Global do Cérebro Humano
CLASSES DE MOVIMENTOS ATOS REFLEXOS - considerados involuntários, simples (poucos músculos), estereotipados, em geral ocorrem automaticamente em resposta.
NEUROFISIOLOGIA IV - Sensibilidade.
SISTEMA NERVOSO SOMÁTICO
O CEREBELO.
Neuro – anatomia Cerebelo!!!!!
ATAXIAS Juliana Freitas.
Sistema Nervoso.
CONFECÇÃO DE UTENSÍLIOS
SISTEMA NERVOSO.
HIERARQUIA E CONTROLE DE MOVIMENTOS
Nome: Arthur Caetano, Mathias Ozorio e Vitor Pires;
Sistema Nervoso.
Cérebro e Cerebelo Profa. Mirelle Saes
Tronco e Medula Profa. Mirelle Saes
Síndromes Cerebelares
ANATOMIA MACROSCÓPICA E DIVISÕES
Cérebro e Cerebelo Profa. Mirelle Saes
CONTROLE DA MOTRICIDADE
NEUROFISIOLOGIA VI - Cerebelo.
CIRCULAÇÃO VÉRTEBRO-BASILAR
Sistema Nervoso.
Neuroanatofisiologia 2009
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
CONTROLE DA MOTRICIDADE II (Cerebelo e Núcleos da base)
Sistema Nervoso Professora Fabiana Silva. Característica Capta e Recebe Estímulos Elabora a Informação Emiti a Resposta.
Sistema Vestibular – Equilíbrio (movimento e posição)
CEREBELO Estrutura e função. SANTOS, D. K. N..
Controle motor: Cerebelo
Córtex cerebral e tronco encefálico
Transcrição da apresentação:

O CEREBELO “A ÁRVORE DA VIDA”

O CEREBELO Função: O CEREBELO PARTICIPA DO SISTEMA DE CONTROLE DOS MOVIMENTOS; DETERMINA A SEQÜÊNCIA TEMPORAL DA CONTRAÇÃO DE DIFERENTES MÚSCULOS EM MOVIMENTOS COMPLEXOS; CONECTA-SE COM: O CÓRTEX MOTOR; NÚCLEOS DA BASE; FORMAÇÃO RETICULAR; MEDULA.

O CEREBELO Fisiologia: Funciona sempre em nível involuntário e inconsciente;

ESTUDOS MAIS RECENTES MOSTRAM SUA RELAÇÃO COM A COGNIÇÃO E COM AS O CEREBELO ESTUDOS MAIS RECENTES MOSTRAM SUA RELAÇÃO COM A COGNIÇÃO E COM AS EMOÇÕES

O CEREBELO CADA VEZ MAIS TEMOS EVIDÊNCIAS DE QUE O CEREBELO CUMPRE UM PAPEL EM DOENÇAS COMO: ESQUIZOFRENIA; AUTISMO; DEMÊNCIAS; TRANSTORNO POR DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE.

LOCALIZAÇÃO DO CEREBELO 4º ventrículo Cerebelo

LOCALIZAÇÃO DO CEREBELO

ANATOMIA MACROSCÓPICA DO CEREBELO VISÃO POSTERIOR (DORSAL) VERMIS FISSURA PRIMA LOBO ANTERIOR LOBO POSTERIOR HEMISFÉRIO CEREBELAR

DIVISÃO FUNCIONAL Regulação do tônus muscular Coordenação motora Coordenação dos movimentos voluntários Equilíbrio postural Movimentos oculares Vestibulocerebelo (Lobo floculonodular) Espinocerebelo (Lobo anterior) Cerebrocerebelo (Lobo posterior) Fig. 5-26, p.176

CEREBELO Funções cerebelares na motricidade

CEREBELO Funções cerebelares na motricidade Coordenação dos movimentos voluntários; 2. Manutenção do equilíbrio e da postura; 3. Controle do Tônus muscular.

CEREBELO Aprendizagem Motora O Cerebelo atua na aprendizagem motora do ser humano, isto significa, que quando executamos uma mesma atividade motora várias vezes, ela passa a ser feita de maneira cada vez mais rápida e com menos erros, como apertar parafusos em esteira rolante (cena do filme: Tempos Modernos de Charles Chaplin).

Lesões cerebelares na motricidade CEREBELO: Lesões cerebelares na motricidade

A integridade do equilíbrio postural e a harmonia dos movimentos do corpo depende do cerebelo que auxilia na sua programação. O cerebelo utiliza informações visuais, vestibulares, proprioceptivas para que o programa motor (intencional ou não) funcione corretamente. Se houver lesão no cerebelo, ocorrerão os seguintes sinais: Ataxia: incoordenação motora; Tremores: movimentos rítmicos das partes distais dos membros ou da cabeça. Pode ocorrer após um exercício intenso; Tremores de repouso: ocorre quando a mão está em repouso e diminui quando está em movimento; associado a doenças dos núcleos da base; Tremores intencionais (ou atáxico): piora quando um movimento está em curso. Associados a lesões cerebelares;

Déficit de Equilíbrio: Base Postural Alargada; Tônus Muscular: Diminuição do Tônus Muscular (Estado de tensão do músculo, mesmo em estado de repouso); Incoordenação Motora: Erros na força, extensão e direção do movimento; Disdiadococinesia: Dificuldade de realizar movimentos rápidos e alternados; Dismetria: Dificuldade na realização da amplitude dos movimentos. Nistagmo: Oscilações rápidas e involuntárias de um ou dos dois olhos.

Instabilidade troncular Vestíbulo-cerebelo (Arqui) Zona medial Floculo-nodulo LESÂO Ataxia troncular Instabilidade troncular Base alargada Nistagmo AFERÊNCIAS: núcleos vestibulares e sistema vestibular EFERÊNCIAS Para o núcleos vestibulares e a FOR que controlam a musculatura axial e proximal do corpo. FUNÇAO: Controle da musculatura axial e proximal, ou seja, garante o equilíbrio e a postura do corpo.

Espino-cerebelo (PALEO) Zona Intermédia Vermis e paravermis EFERÊNCIA Para o núcleo rubro Para o córtex motor, via tálamo Erros de execução motora Marcha instável, cambaleante e oscilante Ataxia LESÂO AFERÊNCIAS Trato espinocerebelares Anterior: co-ativado com o trato cortico-espinhal Posterior: receptores proprioceptivos propriocepção e informação cutânea FUNÇÃO:influência os neurônios motores do grupo lateral, ou seja, a musculatura distal.

Cérebro-cerebelo (NEO) LESÂO ataxia (incoordenação motora da fala e das extremidades) dismetria (erros na força) decomposição motora, disdiadococinesia (dificuldade de realizar movimentos rápidos e alternados); rechaço (dificuldade de controlar voluntariamente os músculos extensores); tremor intencional Nistagmo patologico Zona Lateral Idéia de movimento AFERÊNCIAS Córtex frontal, parietal e occipital, via núcleos da ponte EFERENCIA Para o córtex motor, via tálamo FUNÇÃO: Controle do tônus muscular Programação do movimento voluntário Correção do movimento em execução Aprendizagem motora Qual seria topografia da lesão de uma ataxia cerebelar na mão direita?