Sistemática de Importação e Exportação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalho de Geeografia Alunos: Beatriz Nantes e Leonardo Paião
Advertisements

OS GRANDES BLOCOS ECONÔMICOS
Globalização, integração, Blocos Econômicos e Acordos do Brasil.
Acordo Norte – Americano de Livre Comércio
Negócios Internacionais
Blocos Econômicos.
Projeto de Geografia Mercosul
Trabalho de Geografia Blocos Econômicos Professora: Meiriele Lazarin
Trabalho de geografia Nome. Hugo Nome.Rafael Ano . 8ºc
PROJETO DE GEOGRAFIA BLOCO ECONOMICO: NAFTA
Essa classificação remete às diversas etapas do desenvolvimento dos blocos econômicos que, em sua origem, pode ser associada ao estabelecimento da Comunidade.
Trabalho de geografia sobre: nafta e o alca
Trabalho de Geografia Blocos econômicos
Trabalho de geografia.
Organização Mundial do Comércio e Formação dos Blocos Econômicos João Igor, Aron Wadson, Kaio Padrão, Kaique Padrão.
UNIÃO EUROPÉIA.
MERCOSUL. O comércio intrabloco. Textos legais
AMÉRICA LATINA, BLOCOS ECONÔMICOS E A REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
BLOCOS ECONÔMICOS.
O Comércio multilateral e os blocos regionais Antonio Neto
Prof. Jeferson C. de Souza
BLOCOS ECONÔMICOS E ACORDOS
CE_17_NAFTA e MERCOSUL DISCIPLINA: Comércio Exterior
CE_22_Integração Econômica - Histórico e Fases
Blocos econômicos mundiais
OS BLOCOS ECONÔMICOS.
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
Comércio Internacional
Prof. Jeferson C. de Souza
REGIONALIZAÇÃO X GLOBALIZAÇÃO
ULISSES GAYÃO. NO 20 GUILHERME BARREIRA
OUTROS BLOCOS ECONÔMICOS
MEGA BLOCOS II.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 - GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS
Geopolítica, Regionalização e Integração
Grupos e Blocos Econômicos
Associação Latino-Americana de Integração Prof. Joel Brogio
Blocos econômicos-APEC
. BLOCOS ECONÔMICOS CONTINENTE AMERICANO
Amanda Spregacinere Fabiana Aparecida Itamar Prestes Itamara Marques
BLOCOS ECONÔMICOS DA AMÉRICA
Capítulo 19 – O comércio internacional
GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO
FASES DA INTEGRAÇÃO ECONÔMICA
Blocos econômicos Prof. Cisso.
Blocos Econômicos Mundiais
Associação de Nações do Sudeste Asiático
O COMÉRCIO E OS SERVIÇOS MUNDIAIS NA GLOBALIZAÇÃO.
Processos de integração econômica
Gestão de Logística & Economia
Finalidade: desenvolver o comércio de determinada região.
Trabalho de Geografia Nome :Tatiane Lima de Souza Nº 34
TRABALHO DE GEOGRAFIA BLOCOS ECONOMICOS DA AMÉRICA DO SUL
Blocos Econômicos Mundiais
Origem da proposta da ALCA
Países Membros Brasil Argentina Uruguai Paraguai Venezuela.
Integração político-econômica
Multipolaridade econômica blocos econômicos
Professor Luiz Felipe Geografia
Blocos comerciais ZONA DE PREFERÊNCIA TARIFÁRIA: adotadas para países-membros com tarifas inferiores às adotadas para terceiros países. Ex.: Aladi – Associação.
Blocos Econômicos.
Integração Econômica.
A nova regionalização do mundo
Após a Guerra Fria, uma das características mais importantes foi o início do novo modelo econômico neoliberal. NEOLIBERALISMO  é a retirada progressiva.
Professor: Jeferson Melo 2015
Características da economia das Américas Central e do sul
Trabalho de Geografia Blocos econômicos
BLOCOS ECONÔMICOS MERCOSUL (1) NOMES: AUGUSTO H. DE SÁ 1 FREDERICO C. BIANCHI 9 JOÃO M. L. HADAD 12 PROFESSOR WILSON 8º A.
Globalização e os processos de integração regional
Blocos Econômicos Professor: Jeferson Melo Blocos Econômicos Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros.
Transcrição da apresentação:

Sistemática de Importação e Exportação

Atribuições da OMC supervisionar a implementação das regras e normas acordadas sob o âmbito do sistema multilateral de comércio; atuar como fórum nas transações comerciais internacionais; propor mecanismos para solucionar controvérsias comerciais; supervisionar as políticas comerciais adotadas pelos 146 países membros; fornecer assistência, em matéria de comércio, aos países em desenvolvimento; promover a cooperação entre as organizações internacionais

Blocos econômicos Mercado Comum do Sul – MERCOSUL; Associação Latino-Americana de Integração – ALADI; Comunidade Andina; Acordo de Livre-Comércio da América do Norte – NAFTA; União Européia – UE; Área de Livre Comércio das Américas – ALCA.

MERCOSUL O MERCOSUL contempla a eliminação de tarifas aduaneiras e de restrições não-tarifárias à circulação de mercadorias entre os países membros (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Perú e Uruguai), tendo como objetivo, no futuro, a livre circulação de bens, de serviços e de fatores de produção em um mercado comum. Alguns avanços já ocorreram, como: a criação de uma Tarifa Externa Comum – TEC (desde janeiro de 1995) e a adoção de políticas comerciais comuns em relação a países terceiros.

ALADI A Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) foi criada com a assinatura do Tratado de Montevidéu, em 1980. Integram-na os seguintes países: os países do componentes do MERCOSUL (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Perú e Uruguai) e da Comunidade Andina (Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela), além do México e de Cuba. Amparados pelo Tratado de Montevidéu, os países firmaram diversos acordos comerciais específicos, dentre eles os Acordos de Complementação Econômica (ACE).

Comunidade Andina Criada em 1969, com o Acordo de Cartagena, que ficou conhecido como "Pacto Andino". Trata-se de uma organização sub-regional, integrada por cinco países: Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Em 1999, foi assinado o Acordo de Alcance Parcial de Complementação Econômica (ACE - 39) entre os governos da Colômbia, do Equador, do Peru e da Venezuela, de um lado, e de outro lado, o governo do Brasil. O acordo estabelece preferências tarifárias para 2.739 produtos. O ACE - 39 constitui o primeiro passo para a criação de uma zona de livre comércio entre a Comunidade Andina e o MERCOSUL.

NAFTA Em dezembro de 1992, foi assinado o "North American Free Trade Agreement (NAFTA)" por três países: Canadá, Estados Unidos e México. O acordo entrou em vigor em 1º de janeiro de 1994 prevendo redução gradativa das tarifas aduaneiras no comércio de bens entre os três países.

União Européia – UE A União Européia, criada em 1957 pelo Tratado de Roma, o qual já foi submetido a 3 revisões: em 1987 (Ato Único – estabelecimento das bases para o mercado único europeu), em 1992 (Tratado de Maastricht – união econômica e monetária dos países membros) e em 1997 (Tratado de Amsterdã – discussão de temas sociais e de direitos humanos). Hoje, o bloco conta com 25 países, uma população de cerca de 450 milhões de habitantes e um PIB de US$ 12,6 trilhões (2004).

ALCA A reunião de Miami, ocorrida em 1994, contou com 34 países das Américas. Naquela ocasião, foi lançada a idéia de um acordo para uma Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), que geograficamente se estenderia do Alasca à Patagônia. Seu objetivo é de promover a livre circulação de mercadorias, com a redução da tarifa de importação entre os países membros. A ALCA, representaria hoje um PIB estimado de US$ 13 trilhões e um mercado com aproximadamente 800 milhões de consumidores.