CONCORDÂNCIA NOMINAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Palavra que modifica o verbo, adjetivo, ou o próprio advérbio...
Advertisements

Concordância Nominal.
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Concordância Verbal.
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Concordância Nominal.
PECADOS DA LÍNGUA Dez erros que comprometem a vida social e as pretensões profissionais de qualquer um.
ESQUEMA CONCORDÂNCIA NOMINAL
Sintaxe de Concordância II: Concordância Nominal
Concordância Nominal.
CONCORDÂNCIA NOMINAL PORTUGUÊS PROFª ANDRÉA
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane.
Mais concordância....
Gramática da Sapatilha
CONCORDÂNCIA NOMINAL módulos 17 e 18 página 255
Comunicação Linguística
CONCORDÂNCIA NOMINAL Acordo com o qual toda palavra variável referente ao substantivo deve se flexionar (alterar a forma) para se adaptar a ele.
Língua Portuguesa 3º ano Ensino Médio
TERMOS ESSENCIAIS SUJEITO E PREDICADO.
SÉTIMO V.
Infinitivo Gerúndio Particípio
CONCORDÂNCIA NOMINAL APOTEC – PROFª PATTY.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Prof. Karen Olivan.
Concordância Nominal.
Concordância Verbal.
Prof. Júnior Oliveira O verbo (III).
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL
               QUANDO O TEU(TUA) FILHO(A) DISSER: PAI, MÃE NÃO SE METAM NA MINHA VIDA! Texto criado por um sacerdote! Ligue o som e clique pra avançar.
ADVÉRBIOS e locuções adverbiais
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Concordância verbal Concordância nominal Quezia Lopes
Concordância Nominal.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Termos essenciais da oração
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Concordância nominal.
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre entre o verbo e o sujeito.
Profª.: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE
CAPACITAÇÃO DE PORTUGUÊS
Crase.
Concordância Nominal Professora Patrícia.
Concordância Nominal.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Concordância Nominal Professora France Lima. Regra geral: Toda palavra variável associada a substantivo concorda com ele. (Ganhei de presente estes dois.
CONCORDÂNCIA VERBAL Profª Shirlene Xavier.
SITUAÇÕES.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Por : Suzete Beppu CRASE.
Sinal Indicativo de Crase
Concordância Nominal Concordância Verbal
CONCORDÂNCIAS ESPECIAIS
Prof. Msc. Richard da Silva
ENSINO MÉDIO PROFa. GLAUCIA LOPES
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
Concordância Nominal.
Concordância Nominal Por Carlos Daniel S. Vieira.
Concordância Nominal Adjetivos ( nomes ou pronomes), artigos e numerais concordam em gênero e número com os substantivos de que dependem. Ex: Aqueles dois.
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito.
Aula 04 Sujeito e Predicado.
CONCORDÂNCIA NOMINAL. REGRA GERAL: Os determinantes concordam em gênero e número com os substantivos. Estes são os meus dois corajosos cachorros marrons.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA  É o mecanismo pelo qual as palavras alteram sua terminação para se adequarem harmonicamente na frase.  A concordância pode ser.
CONCORDÂNCIA NOMINAL REGRA GERAL Os meus dois melhores amigos viajaram Aqueles dois alunos estudam muito. Aqueles dois meninos estudioso leram livros antigo.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Transcrição da apresentação:

CONCORDÂNCIA NOMINAL

CONCEITUAÇÃO Concordância nominal é a concordância de nomes entre si; estudaremos aqui a concordância do adjetivo com o substantivo.

PRINCIPAIS CASOS PERGUNTAS E RESPOSTAS 1 – Se eu disser que comprei abacate e melão maduro, estarei certo? Estará absolutamente certo. Quando o adjetivo modifica dois ou mais substantivos do mesmo número (abacate e melão estão no singular), independentemente do gênero de ambos, pode concordar com o substantivo mais próximo.

2 – Mas não posso usar o adjetivo no plural ? Sim. Comprei abacate e melão maduros.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE Quando os substantivos são de gêneros diferentes, o mas- culino prevalece. Comprou no supermercado melão e pêra estragados. Sendo assim, numa turma onde haja cem alunas e apenas um aluno, o professor deverá dizer: “Vocês estão dispen- sados.

CUIDADO ! Se o adjetivo só puder referir-se ao último substantivo, porque o sentido assim exige, só com ele se fará a concordância. Comprei livros e pêra madura. (livros jamais amadure- cerão.)

3 – E se o adjetivo vem antes dos substantivos ? Nesse caso a concordância obrigatória é com o substantivo mais próximo. Comprei maduro abacate e melão.

4 – E se os substantivos são sinônimos ? Nesse caso o adjetivo concorda com o mais próximo. Luís tinha idéia e pensamento fixo.

5 - E quando os substantivos são antônimos ? Quando isso acontecer, o adjetivo irá obrigatoriamente para o plural. Essa gente é de extremos: tem sempre amor e ódio eternos.

6 – A concordância: “O rapaz e a garota eram argentina” está correta? Não. Argentina, nesse caso, é um adjetivo predicativo e deve concordar normalmente com o termo a que se refere, no exemplo acima, um sujeito composto. O rapaz e a garota eram argentinos. (Eles eram argentinos). Eram argentinos o rapaz e a garota. Eram argentinos a garota e o rapaz.

7 – Uma garota dizer - “Eu mesmo não sei disso” - está certo ? Não. Mesmo e próprio variam normalmente quando possuem caráter reforçativo. Eu própria não sei disso.

PARA NÃO ERRAR MAIS!

8 – Posso dizer: “Suas filhas sempre chegam da escola junto ? NÃO. A palavra junto só não varia quando faz parte de locução prepositiva (junto com, junto de, junto a). Suas filhas sempre chegam da escola juntas. Elisa e Cassilda sempre trabalharam juntas. Essas moças nunca saíram junto com o pai. Havia sempre mulheres junto de mim.

9 – Dizer “Já vi bastante novidades, mas essa eu não sabia.” está correto ? Não, pois nesse caso “bastante” modifica o substantivo “novidades” sendo, portanto, um adjetivo, variando normalmente. “Bastante” só fica invariável quando é um advérbio Conheci bastantes pessoas na festa. Comprei bastantes maçãs na feira. Comemos e dormimos bastante. Ficamos bastante machucados.

10 – Posso dizer: “Seguem anexo minhas fotos.” ? NÃO. A palavra anexo deve concordar com o substantivo a que se refere. As fotos seguem anexas. O mesmo ocorre com o adjetivo “Incluso”. As despesas de registro postal estão inclusas no preço das revistas.

11 – É correto dizer: “Hoje ela veio com menas roupa.” ? De forma alguma. A palavra “menas” não existe. Devemos, então, em todas as situações usar “menos”. Agora eu estou menos preocupada.

12 – E como usar as expressões “é preciso”, “é bom” e “é necessário” ? Tais expressões são sempre invariáveis quando ocultam, após o adjetivo, um verbo. É preciso muita atenção. É preciso (ter) muita atenção Água é bom. É necessário muitos exercícios para aprender isso.

CUIDADO! O adjetivo da expressão “é proibido” ou “é permitido” só varia quando o substantivo a ele ligado aparece com o artigo “a”. É proibido entrar. É proibida a entrada. Não é permitida a permanência de pessoas neste local. Não é permitido permanecer no local.

OUTROS CASOS DE CONCORDÂNCIA QUE VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE SABER:

OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO! Saiba que quem diz “obrigado” é homem. A mulher deve dizer: “obrigada”. Se forem dois homens ou mais que agradecem, devem Dizer: “Muito Obrigados”. Se forem mulheres: “Muito Obrigadas”.

E o MEIO varia ? “Meio” só varia quando significa “metade de”. Sendo assim diga: gente meio nervosa; gente meio louca; gente meio desconfiada. Comprei meia melancia; meio-dia e meia (hora); meias pala- vras.

Isso mesmo! Também não é correto usar “de modos que” e “de maneiras que”. Devemos usar sempre “de forma que”, “de modo que” e “de maneira que”.

FIM COMO VOCÊ PODE VERIFICAR , O ASSUNTO CONCORDÂNCIA NOMINAL EXIGE, MUITO ALÉM DOS ESTUDOS DAS REGRAS GRAMATICAIS, UMA BOA DOSE DE PRÁTICA TEXTUAL, O QUE FAZ DA LEITURA HABITUAL DE BONS LIVROS E DA ESCRITURAÇÃO CONTINUADA DE TEXTOS DIVERSOS PRÁTICAS EXTREMAMENTE NECESSÁRIAS PARA O SEU CRESCIMENTO COMO USUÁRIO DA LÍNGUA. PORTANTO, MEXA-SE! COMECE JÁ!