Revisão do último encontro

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Transcrição da apresentação:

Revisão do último encontro Boa dia a todos José Carlos Basilio josecarlosbasilio@gmail.com www.jcbasilio.wordpress.com Aulas ‘Aval. Econ. Ambiental’ por datas Artigos ‘Posts’ em ‘Início’ Roteiro: datas e temas Bibliografia Empresa: um único ecossistema envolvendo empresa, meio ambiente e sociedade Visão sociopolítica e econômica da empresa Estudos de caso: dissertar sobre Rhodia, Arafértil ou Ripasa Ago/10 -

Sustentabilidade Ambientalmente correto Economicamente viável Socialmente justo Ago/10 -

Sustentabilidade Afinal, o que é Sustentabilidade? Definição simples: buscar o lucro ao mesmo tempo em que se cuida do meio ambiente e das pessoas, do curto ao longo prazo. Uma maneira de fazer negócios. Uma série de frases adotadas e incorporadas à linguagem da organização. Simplificar ao máximo essa prática. Sustentabilidade = lucro cuidando do meio ambiente e das pessoas. Não é apenas uma boa ação. É uma maneira de fazer negócios. Não dá para ir bem em um país que vai mal. (Ex. Maquiladoras no México, Política no Japão, etc.) A empresa expressa sua cultura de diversas formas. Uma maneira é por meio de uma série de frases, que acabaram sendo adotadas. Isso tem como objetivo de simplificar ao máximo essa prática. Dar certo, fazendo a coisa certa, do jeito certo Fazer hoje pensando também no amanhã Considerar os aspectos sociais, ambientais e econômicos em todas as decisões de negócios Quando todos ganhamos e não eu ou você Ago/10 -

Visão do presidente do banco Real Ago/10 -

Os 4 elementos Ago/10 -

Os quatro elementos - Água ONU: em 2050 só 25% da humanidade terá água. 1,1 bilhão de pessoas sem água de qualidade 2,4 bilhão de pessoas sem coleta de esgotos 1/10 de toda água do planeta no Brasil (distr. irreg.) 63% agricultura, 18% pessoas, 14% ind., 5% animais Rios poluídos: 70% dos rios Esgoto doméstico: 53% coletados (35% tratados) Matas ciliares não preservadas nas cidades Aqüífero Guarani: maior reserva... e mal explorada Ago/10 -

Aqüífero Guarani http://pt.wikipedia.org/wiki/Aqu%C3%ADfero_Guarani http://www.daaeararaquara.com.br/guarani.htm Ago/10 -

Aqüífero Guarani Ago/10 -

Os quatro elementos - Ar Poluentes atmosféricos corroem metais, afetam o clima, prejudicam plantas e pessoas. Indústrias: material particulado, óxidos de nitrogênio e de enxofre, hidrocarbonetos, monóxido e dióxido de carbono, entre muitos outros. Filtros de manga, coletores úmidos, lavadores de gases, ciclones, etc. Painel intergovernamental: + 3ºC em 100 anos. Efeito estufa: (metano, dióxido de carbono, ozônio, óxido nitroso e CFC) Camada de ozônio: CFCs, brometo de metila e halons, mesmo eliminados, migram do solo para a estratosfera. Ago/10 -

Os quatro elementos - Energia o Brasil tem uma das maiores utilizações de fontes renováveis de energia do mundo. Entretanto, mais da metade da energia consumida no país não é renovável, ou seja, baseia-se em fontes que um dia vão acabar. Ago/10 -

Os quatro elementos - Energia Biodiesel: mais trabalho no campo. B2 = 2% Gerador fotovoltaico (baixa eficiência) e aquecedor solar (só aquece água) Co-geração de energia: aquecimento marginal na geração de energia => vapor industrial Economia de energia: Selo Procel (baixo consumo) Lâmpadas fluorescentes Janelas Co-geração ONG Sociedade do sol tem projeto de aquecedor solar popular Ago/10 -

Os quatro elementos - Resíduos Só 40% do lixo doméstico coletado no Brasil tem um destino adequado IPT: embalagens => 35% do volume dos resíduos urbanos brasileiros: 71,4%=papel e papelão; 11,4%=metais e latas; 8,5%=plásticos e 8,5%= vidro. Coleta seletiva: 237 cidades (5%) Resíduos produzidos pela indústria: palets, químicos, borras, lamas de ETEs, etc. Produção mais limpa: evitar resíduos. Ex. óleo no piso Ago/10 -

Perguntas: Água A empresa tem algum plano para reduzir o volume de água que consome? Está claro que esse custo deverá crescer nos próximos anos? Há um controle rigoroso dos gastos mensais? A empresa faz algum tipo de recirculação de água? Os efluentes de um equipamento são utilizados em outro (circuito fechado)? Que investimentos ainda devem ser feitos para adequar o gerenciamento da água na empresa? Quais as oportunidades? Qual o destino dado às águas servidas? Há tratamento da empresa ou terceiros (ETEs)? Ago/10 -

Perguntas: Ar Sua empresa emite poluentes para a atmosfera? Há tratamento dos poluentes emitidos pela sua empresa? Há planos para tratá-los? Há algum trabalho efetuado ou a efetuar visando mudança de fonte de energia para redução de emissão de poluentes? Ago/10 -

Perguntas: Energia Quais as fontes de energia utilizadas pela sua empresa? A empresa tem algum programa de redução do consumo de energia? A empresa tem algum plano de substituir suas fontes energéticas por outras ambientalmente mais sustentáveis? Que investimentos ainda devem ser feitos para reduzir o consumo ou substituir as atuais fontes de energia? Ago/10 -

Perguntas: Resíduos A empresa tem algum plano para reduzir o volume de resíduos gerados? Que investimentos ainda devem ser feitos para adequar o gerenciamento dos resíduos na empresa? A empresa faz algum tipo de reaproveitamento de resíduos e subprodutos? Que destino a empresa dá aos seus resíduos sólidos? A empresa tem áreas contaminadas? Em caso positivo, o que está sendo feito para limpar o terreno, quanto será investido e qual o cronograma da remediação? Ago/10 -

Dar certo, fazendo a coisa certa, do jeito certo. Preocupação com a ética e não em obter resultados a qualquer preço. Ganha-ganha. Se determinados negócios têm impacto ambiental ou social negativo. => Chegar a uma solução satisfatória para todos e dizer ‘não’ dependendo da situação. Postura é fundamental para transformar a realidade, influenciar outras pessoas e empresas e ser agente da mudança na sociedade. Ago/10 -

Fazer hoje pensando também no amanhã Considerar os impactos a médio e longo prazo em nossas decisões. Considerar se o negócio vai viabilizar novos negócios com este mesmo cliente em um futuro que pode ser próximo ou distante. Tomar nossas decisões pensando no futuro da sociedade e do planeta. Somos co-responsáveis por este futuro! Ago/10 -

Considerar os aspectos sociais, ambientais e econômicos em todas as decisões de negócio Todas as nossas decisões têm impactos econômicos, sociais e ambientais. Se uma delas causar danos ao meio-ambiente e à sociedade, nós também somos responsáveis por esse impacto! Exemplo: A Work é uma lavanderia em Campinas que possui um sistema de reutilização da água. Social: funcionários trabalham com técnicas mais modernas, empresa com responsabilidade social, etc. Ambiental: Menor consumo de água. Econômico: Investimento em equipamentos. Ago/10 -

Quando todos ganhamos e não eu ou você Decisões têm impacto em todos envolvidos. Cumpre fazer com que o impacto seja positivo. Diversidade: quanto maior é a diversidade de raça, gênero ou classe social, maior é a riqueza de experiências, relacionamentos e resultados. Maior diversidade de raça, gênero ou classe social => maior riqueza de experiências, relacionamentos e resultados (mais pontos de vista, maior chance de acertos). Help Express (motoboys): Criou um código de conduta, contratou seguro de vida para os motoboys, etc. Isso aumentou a auto-estima dos funcionários, fez reduzir o número de acidentes a quase zero, ajudou a aumentar o lucro da empresa. Solução simples e eficiente A empresa de entregas de documentos Help Express começou a praticar a sustentabilidade de maneira simples. A dona da empresa, Ione Antunes, contratou um assistente social e criou um código de conduta, entre outras coisas. Depois, influenciou outra empresa e contratou seguro de vida para os motoboys, um benefício até então quase impossível de se conseguir nesse setor. Segundo ela, isso aumentou a auto-estima dos funcionários, fez reduzir o número de acidentes a quase zero e ajudou a aumentar seu lucro. Ago/10 -

Posturas e premissas Aspectos Econômico, Social e Ambiental (3 Ps) Sustentabilidade não é Filantropia (embora essa última faça parte do conceito de sustentabilidade). A palavra 'vender' não é incompatível com a sustentabilidade. Sustentabilidade é diferente de investimento em marketing ou marca. Sustentabilidade é diferente de investimento em marketing ou marca. É uma estratégia de negócios cujos resultados em vendas e imagem são mera conseqüência. Investimos em sustentabilidade porque temos convicção de que esse é o melhor caminho a seguir e porque achamos que é possível lucrar e ao mesmo tempo cuidar dos aspectos sociais e ambientais. Ago/10 -

A prática da comunicação As atitudes que levam em direção a um mundo sustentável nem sempre são entendidas por todos. Por isso a comunicação é fundamental. A comunicação deve ser simples e, se possível, complementada por imagens. A empresa deve agir de maneira transparente, mesmo que isso a obrigue a reconhecer falhas na busca da sustentabilidade. O enfoque deve ser ‘nós’ (empresa, clientes, fornecedores, concorrência, associações, etc.) em busca da sustentabilidade. As práticas em sustentabilidade devem ser compartilhadas com outras empresas, pois o objetivo é comum. Exemplo de comunicado sobre coleta coletiva. Ago/10 -

Entrevista com Fábio Costa e Ray Anderson Ago/10 -

Atividade Ago/10 -

Para o próximo encontro Leitura para discussão em sala. Atividade Ler CAVALCANTI, Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas, pg. 155 ~ 157 (CUTLER & RUTH, Capital humano, capital natural e limites biofísicos no processo econômico). No Blog. Entregar relatório (1 ~ 2 pg.) caracterizando as tecnologias de energia renovável e indicando, na sua opinião, qual tem possibilidades de se tornar a próxima tecnologia prometéica (pode-se sugerir outras tecnologias, ainda que não comercializadas). Leitura de interesse geral Lixo vira eletricidade (no Blog) Ago/10 -