Oficina Redes Sociais: uso pessoal e pedagógico Débora Sebriam Centro Educacional Pioneiro Julho/2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Advertisements

A Imagem Pública e as Novas Tecnologias
Thaís Soares Fabretti Bozzetto Professora de História
Reunião de Pais 2012.
Support.ebsco.com Tutorial do Meu EBSCOhost Tutorial.
Informação Velocidade Volume Tecnologia Conhecimento.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Padrões de competência em TIC para professores
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
NÚCLEO DE TECNOLOGIA GD DAS TICS 2011
Workshop Twitter Uma nova onda nas educação Apoio Programa Nas Ondas do Rádio.
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
Você é um professor digital?
Aula 15: Aula 15: microblogs de comunicação instantânea. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus.
Eu, professor/professora preciso de TICs? Encontros do grupo GEPETE 3º encontro: Eu, professor/professora, preciso de TICs? 18 de junho de 2008.
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Módulo Web 2.0 Prof. Ricardo Valentim
A ERA DA INFORMAÇÃO A JUVENTUDE ESTÁ CONECTADA NO MUNDO VIRTUAL FACEBOOK E EDUCAÇÃO MÍDIAS SOCIAIS E CONDIÇÕES ADEQUADAS PARA A EDUCAÇÃO A ESCOLA.
Definições sobre e sua utilização no dia dia.
REDES SOCIAIS CUIDADOS.
ALEXANDRA ALINE VERA.
O Uso Pedagógico do Blog
Manual de uso das Redes Sociais PARTE 1 – Introdução e Twitter
Agosto 2009 Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação PROMOÇÃO DE NEGÓCIOS VIA WEB.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Reunião de Pais Quem somos Missão: ensinar idiomas, garantindo um aprendizado de qualidade, visando a inserção do cidadão no mundo globalizado.
O Mapa da Mina. •Ter uma comunicação digital •Popularizar o evento •Incentivar o empreendedorismo •Valorizar o município e mão de obra da região • Atingir.
Treinamento para Professores
Criatividade e anúncio em tempos de rede
Ambiente Virtual de Aprendizagem - Tutorial Básico
Gêneros textuais diversos
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Projeto E.E. E.F.M. OLÍVIA SARAIVA MAIA
Ferramentas de comunicação
Por que Twitter? Todo dia, milhões de usuários criam, descobrem e compartilham idéias no Twitter Além disso, os usuários acham interessante se conectar.
Texto 1 Imagine que, ao navegar em uma página da internet especializada em orientação vocacional, você encontra um fórum criado por concluintes do Ensino.
Ferramentas de comunicação
REDES SOCIAIS.
Redes Sociais Colaborativas Patrícia Ramos | 22/05/2006.
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Redes Sociais = Comunidades de prática Paula Cristina dos Reis
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
dpsprogblog.wordpress.com Profº Douglas Pereira da Silva
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional. Webfólio Aluna:Ivoneide Pereira da Costa Professoras: Elsa Guimaräes Gilca Vilarinho Março de 2006.
REDES SOCIAIS E OPORTUNIDADES DE EXPRESSÃO NA WEB 2.0 Fabio Maia Universidade Federal do Rio de Janeiro Núcleo de Tecnologia Educacional para Saúde Laboratório.
O FENÔMENO DA INTERNET:
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Departamento de Administração Campus: Coração Eucarístico Tópicos Especiais I - Estratégias.
PORTAL JUNIOR ACHIEVEMENT. 16 mil acessos mensais visualizações de páginas 7,28 páginas por visita 35,71% de taxa de rejeição 00:03:52 é o tempo.
Relatório Redes Sociais Maio/13.  FEVEREIRO A MAIO/2013 -Número de likes: Aumento de pessoas que curtiram a página (6.407 pessoas). Índice de crescimento.
Marketing de Busca Professora: Aline.  Marketing de conteúdo ou marketing de busca (SEM) as vezes de misturam.  Marketing de busca é otimizar, melhorar.
CURSO - LIVRO DIGITAL.
@ I n t e r n e t + E d u c a ç ã o Como a Internet pode ser Útil na Educação (Para Professores e Alunos) Inter+net (Rede Interconectada)  O que é ? “Rede.
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
Blogando Blog como ferramenta de inclusão digital Porto Real – Junho/2009.
Construção de Ferramentas Computacionais de suporte a um Ambiente baseado na Web para apoiar atividades de ensino-aprendizagem INTERFACE ADAPTATIVA PARA.
Mídias Sociais e Conteúdo. O que são Mídias Sociais? No contexto de marketing de internet, mídias sociais se referem a grupos com diversas propriedades,
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” UNATI - Marília WEB e Aula 2.
 A internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. A escola.
vídeo
BLOG? Aparecida Regina Maria do Carmo Maria Inês Sônia Ferreira Vanuza Souza.
Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico Objetivos: - Identificar procedimentos de segurança na web: antivírus - Criar conta de num.
Novas Tecnologias para Educação Superior e os Procedimentos de Ensino Apuena Vieira Gomes Secretaria de Educação a Distância – SEDIS Universidade Federal.
Sites COEP. SITES COEP Os sites da Rede Mobilizadores COEP, da COEP Tevê e do Sistema de Mídias e Educação (SIME), desenvolvidos pelo Comitê de Entidades.
BVS ePOTUGUÊSe Espaço Colaborativo Juliana Sousa, Bibliotecária BIREME/OPS/OMS III Reunião da Rede BVS ePORTUGUÊSe São Tomé e Príncipe, 25 a 29 de setembro.
Aula : Pág : Data: a jan B Turma: Instrutor: Ricardo Paladini Matos 2503-B /04/2013 Elielso Dias  O que é o Myspace  Criar.
Transcrição da apresentação:

Oficina Redes Sociais: uso pessoal e pedagógico Débora Sebriam Centro Educacional Pioneiro Julho/2011

Esta oficina foi estruturada conforme a necessidade apontada pelo público participante. Os materiais guias não são nem de perto um aprofundamento do assunto, e sim, uma porta de entrada para a discussão que será construída pelos atores do processo através dos exemplos sugeridos por eles.

Objetivos do Encontro Entender o funcionamento das redes sociais Twitter e Facebook, enfocando seu uso pessoal e também suas aplicações pedagógicas. É uma oportunidade de aproveitar aquele cadastro que você fez e deixou de usar porque não entendia a ferramenta, não?

Redes sociais na Internet são as páginas da web que facilitam a interação entre as PESSOAS.

é um link para um usuário específico no Twitter. Tweet: é uma atualização de até 140 caracteres por mensagem. Retweet: Retransmitir um tweet de um contato para a sua própria lista de contatos.

Twitter Hashtag: O uso do sinal do jogo da velha (#, chamado em inglês de "hash") pode ser usado para identificar um assunto, exemplo: #ecdigital #cultutadigitalbr DM: Sigla para Mensagem Direta (Direct Message). Você pode enviar uma mensagem particular para outro usuário, digitando "d nomedeusuario" (sem as aspas).

Twitter x Educação: Ideias Permite escrever uma mensagem em até 140 caracteres, Demonstrar uma ideia, resumir uma informação, transmitir um conceito, escrever microcontos, Você pode criar uma lista da sua sala, Você pode criar uma hashtag (#) de um assunto, Além de texto, pode-se publicar links (vídeo, matérias, imagens) É preciso seguir as pessoas para receber o que elas escrevem.

Facebook x Educação: ideias Facilita a comunicação extra-classe, Permite criar notas, Permite criar grupos, Permite criar uma fã page, Permite incluir documentos nos grupos, Além de texto, pode-se publicar links (vídeo, matérias, imagens), É preciso enviar convites para adicionar as pessoas.

USO EDUCACIONAL DAS REDES SOCIAIS ambientes virtuais São ambientes virtuais que oferecem interação muitas formas de interação com diversas pessoas. diversidade sócio- cultural. estímulo ao contato com a diversidade sócio- cultural. rede de amigos. estímulo para fazer uma rede de amigos. se manter informado estímulo para se manter informado por um assunto de seu interesse. O desafio: aliar conteúdo x interação

USO EDUCACIONAL DAS REDES SOCIAIS São mais usadas que pelos jovens. É preciso pensar e planejar e pensar bem sobre seu uso! Alguns recursos: * Grupos moderados ou não * Comunidades * Formar rede de amizades ou profissionais * Fóruns de discussão * Jogos Sociais

Fonte: UOl NotíciasUOl Notícias

Fonte: Blog Mídia8Blog Mídia8 Enrique Legaspi e as aulas de história em “alta tecnologia” Alunos usam celular e computadores, Professor usa um telão para mostrar os tweets

Fonte: ECA/USPECA/USP

Fonte: Catraca LivreCatraca Livre

Fonte: Terra - EducaçãoTerra - Educação

Inspirações Bertocchi, S. Redes Sociais na Escola: porque não? Disponível em:. Acesso em: 15 jun Bertocchi, S. Uso das redes sociais na escola – Orkut. Disponível em:. Acesso em: 15 jun Rebs, R. R. Redes Sociais. Disponível em:. Acesso em: 15 jun 2011.

Débora Sebriam deborasebriam.wordpress.com twitter.com/deborasebriam