Medicina do Adolescente: reflexões sobre uma experiência de ensino Roberto Assis Ferreira Cristiane de Freitas Cunha Patrícia Regina Guimarães.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROFº MÁRIO THOMAZ
Advertisements

I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
I ENCONTRO DE PSTE E. E. Austrílio Capilé Castro Nova Andradina - MS.
Membros Fundadores do Capitulo ICF - SP
Prêmio Alexandrino Garcia – Categoria Educação – Comissões Julgadoras Regionais . Criação Consultoria.
CURSO TÉCNICO EM HEMOTERAPIA CURSO TÉCNICO EM CITOPATOLOGIA
Prof. Dra. Laura Feuerwerker
Acolhimento Psicológico na promoção da saúde integral o desafio da interdisciplinaridade
Reflexões sobre o internato e integração ensino-serviço Profa. Helena J. Nagy Coordenadora do internato de ginecologia O internato médico e suas perspectivas:
OFICINA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO DA GESTÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UFPE Telma Melo Setembro 2010.
APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Formandos do 5º ano Formandos do 5º ano
A Psicologia na Equipe Multidisciplinar: a visão do psicólogo
REDECENTRO NEPAFi convidam
Quadro de Mérito 3ºciclo 2012/2013.
UFMG Faculdade de Medicina Hospital das Clínicas
INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR FACULDADES INTEGRADO INESUL
I Seminário Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação:
Flávio da Silva Borges. Expectativa de que o uso de técnicas e estratégias definam a Análise Comportamental Aplicada (ACA). O que define a AAC é o uso.
Coordenação pedagógica e as relações no cotidiano da escola
Sandra Escovedo Selles Fac. de Educação da UFF – SBEnBio
Projeto de Investigação
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 09/12/13 Seminário Regional Pró Convivência Familiar e Comunitária do Centro Oeste Cuiabá/MT “Boas práticas.
RGP – Reunião Geral de Professores Estruturas educativas
AÇÕES DE COMBATE Á DENGUE 2013
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Nome, retrato e autorretrato
Orientador: Cássio Adriano Braz Aquino
A formação de Auxiliares de Saúde Bucal pela ETIS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde no município de Piraí, RJ, tem como objetivo a qualificação.
Seminário ProInfo e TV Escola/2008 Edição Centro-Oeste e Norte Brasília, 20 a 22 de agosto de 2008 Trabalho em Grupo – Problemas e Soluções Equipe Mato.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
II Seminário Internacional
Módulo 3 – Justiça Restaurativa e Práticas Restaurativas A Responsabilização sob o viés restaurativo Instrutores: Ana Terra, Caio, Giselle e Lucas Monitores:
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO DO CAMPO DOCENTE: LUDIMILA HOLANDA EQUIPE: ACRYA SOUZA CESIANE.
Núcleo de Tecnologias Educacionais de Campo Grande Coordenadoria de Tecnologias Educacionais da Secretaria de Estado de Educação - MS Coordenadora:
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Cronograma/Tópicos/Equipes
Bibliografia Gama CAP, KODA MY. Psicologia Comunitária e Programa de Saúde da Família: Relato de uma experiência de estágio. Revista Psicologia Ciência.
Comissão Editorial: Profª Ana Maria S. S. Poelman, Profª Suzana Faleiro Barroso, Profª Soraia Dojas M. Silva Carellos, Hellen Brandão e Andréa Faria Mello.
Diretoria de Ensino de Mauá E. E. Zaíra VI
Classificação de risco: estratégia para reorganização da demanda espontânea na UBS Senhora do Carmo - Itabira Batista, Juliana Alves*; Ferreira, Leila.
“Satisfação dos usuários de um serviço público-privado de saúde no nordeste do Brasil e o direito à saúde” Geraldo Bezerra da Silva Junior1, Eduardo Rocha.
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
Aula Teórica Estágio PAE 1º semestre 2015.
RELATÓRIO FINAL DA 5ª FASE DO TERRITÓRIO DA SERRINHA Anauã Franco Rosa¹, Luiza Weiss¹, Milena Martins¹, Nathália Petry¹, Roberta Müller¹, Roberta Ostermann¹,
Psicologia e Saúde Pública
IV CONGRESSO DE EDUCAÇÃO MÉDICA DA REGIONAL ABEM RJ/ES VALORIZANDO A NARRATIVA DE PROFISSIONAIS NO ENSINO DA RELAÇÃO MÉDICO- PACIENTE: UM EXERCÍCIO PEDAGÓGICO.
SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
Currículo e diversidade
Avaliação em Saúde Bucal Coletiva
A História do Hipotireoidismo Congênito no Programa Estadual de Triagem Neonatal de Minas Gerais PETN-MG     Antônio José das Chagas Coordenador do.
Projeto de pesquisa apresentado
Contribuir para a formação de cidadãos críticos e participantes, como fator de desenvolvimento humano e social, por meio da construção do conhecimento,
   Quadro de Mérito Ensino Secundário
Clínica de Psicologia – Outubro de 2002  Boletim mensal  Pensando a clínica Nº 01 Editorial A Clínica de Psicologia produz seu primeiro Boletim. Um espaço.
Clínica de Psicologia – Novembro de 2002  Boletim mensal  Pensando a clínica Nº 02 Editorial O que aqui se faz. Com esse tema, vai acontecer, em março.
Política de álcool e drogas na FMUSP 25/09/2015. Repercussão.
Coordenadora: Ivani Novato Silva 1 Autores: Bárbara Isadora Valle Mussi Cruz 2, Nara Regina Caetano Conceição 2, Ana Carolina Silva da Costa 3, Camila.
Psicologia da Educação
Aluna: Maria Eunice Gennari Silva Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira Setembro/2006.
Apresentação da experiência nos estágios didáticos supervisionados Grupo: AULAS PRÁTICAS Ana Elisa Martinelli, Aloma Feitosa, Francine Almeida, Karenina.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
FORMANDOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO UNIDESC- CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DO CENTRO OESTE.
DIFICULDADES DO PROFESSOR NA AVALIAÇÃO DOS ALUNOS Professora Maria Carmozi de Souza Gomes PAP/PROGRAD.
VAGAS SEMINÁRIO:100 VALOR SEMINÁRIO: Estudantes - R$ 40,00 (PRAE consulte condições especiais) Profissionais- R$ 80,00 VAGAS OFICINAS:30 (oficina II 20.
ORGANOGRAMA REITORIA DEPARTAMENTOS PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COLEGIADO CTA CURSOS DE GRADUAÇÃO COLEGIADO CCD * COAA* Membros.
SERVIÇO DE PSICOLOGIA - CEDEBA
Transcrição da apresentação:

Medicina do Adolescente: reflexões sobre uma experiência de ensino Roberto Assis Ferreira Cristiane de Freitas Cunha Patrícia Regina Guimarães

Medicina do Adolescente Roberto Assis Ferreira Cristiane de Freitas Cunha Patrícia Regina Guimarães Departamento de Pediatria – FM-UFMG Núcleo de Saúde do Adolescente - HC-UFMG

Experiência exitosa Experiência - prática Êxito - consequência, resultado, efeito A clínica e seus efeitos

Justificativa Um espaço de resistência da clínica baseada em valores Uma clínica que abriga a tyché

Adolescência como sintoma Puberdade como arrombamento (Freud) A puberdade entra na criança (Ferreira) Adolescência: sintoma da puberdade (Stevens) Mudança de posição subjetiva: de desejado a desejante (Lacan) Trabalho psíquico: a separação dos pais, a turbulência da vida afetiva (Recalcati)

Adolescência como sintoma Adolescência: abertura para o possível (Focchi) O único tempo onde aprender é possível (Proust)

Adolescência e contemporaneidade Novas formas de adoecer, novos sintomas: Depressão e suicídio Anorexia, bulimia, obesidade mórbida Toxicomania Atos infracionais, outras formas de violência Fracasso escolar Desinserção social

O impasse clínico A adolescência, com a sua exuberância sintomática, nos recorda o inacabado de cada um de nós, a falta estrutural e incurável. O mal estar que experimentamos não é sem consequências: medicalização, segregação.

O impasse clínico A dificuldade do médico no atendimento do adolescente A adolescência como tyché, contingência, algo ineliminável O adolescente não deixa a adolescência em casa para ir ao médico (Ferreira)

A demanda Os novos sintomas A não adesão ao tratamento A adolescência A clínica do resto A Medicina separa o joio do trigo. Nós recolhemos o joio (Ferreira)

A transmissão Responsabilidade pelo mundo que oferecemos ao adolescente (Lacadée) Desejo de transmitir O valor da palavra O respeito pela enunciação Invenções singulares

Núcleo de Saúde do Adolescente HC-UFMG Acompanhamento de saúde do adolescente, pela equipe interdisciplinar, no ambulatório e na enfermaria Trabalho com grupos Disciplina optativa Estágio dos residentes de Pediatria Curso de Especialização Grupo de Pesquisa Disciplina da Pós-Graduação

Pressupostos teórico-clínicos Acompanhamento de saúde do adolescente História da moléstia: a pergunta sobre o mal estar, e a possibilidade de um (bem) dizer Eixos da consulta: a puberdade, a adolescência, a demanda, a direção do tratamento

Pressupostos teórico-clínicos A construção do caso clínico, a singularidade O deslocamento do lugar de quem sabe, de quem quer saber, de quem não sabe A interlocução com a equipe interdisciplinar, sem a ilusão de um saber todo O acolhimento da família

Táticas Comer pela beirada (Ferreira) Não há um problema que uma não solução não possa resolver (Ferreira)

O lugar do professor O professor não como o que sabe, mas como o que ensina A transmissão da clínica: o saber fazer Orientação ética: o caso a caso

O lugar do aluno A responsabilidade pelo acompanhamento do adolescente, sob supervisão A ênfase na relação médico-paciente

O lugar do adolescente O adolescente no lugar de quem sabe, de especialista de si mesmo Os adolescentes não desejam ser compreendidos. Eles ficam furiosos quando são compreendidos. Se o próprio desejo é um enigma, um x, é terrível que outro saiba no lugar de quem deseja. O que o adolescente quer é se sentir real. O adolescente provoca o outro para se sentir real por meio da resposta suscitada (La Sagna, 2009).

Adolescência e risco Seminário como uma forma de avaliação A articulação da clínica com a teoria A produção de um trabalho, com orientação de pesquisadores e debate com convidados

Medicina do Adolescente: avaliação de uma experiência de ensino interdisciplinar Clara Sousa Diniz, Cristiane de Freitas Cunha, Roberto Assis Ferreira Rev Med Minas Gerais 2008; 18(4 Supl 1): S173-S178

A fala dos alunos Ir além da doença Reconciliação com a técnica (semiologia) Interdisciplinariedade que articula Acompanhar o adolescente, mesmo sem queixa Aprendizado da Medicina Clínica Na medicina, há muitas coisas atrás da cortina

Docentes e professores convidados Roberto Assis Ferreira Mirtes do Vale Beirão Maria Jussara Fernandes Fontes Cristiane de Freitas Cunha Eliana de Castro Jacy Gorgens Betty Liseta M. Castro Pires Solange de Melo Miranda Patrícia Regina Guimarães Mônica Froes Schettino Motta Márcia R. Parizzi Karine Ferreira Cristina Campolina Suzana Tayer Amaral Valéria Santos Brasil Musso Greco Maria Inês Jonas Eliane de Souza Jorge Antônio Pimenta Filho

Projeto Sala de Espera Suzana Tayer Amaral Nathayl Elisa Mucci Cristina Campolina Vias Boas Maria Cândida Marques Lisley Schlens Braun Leandro V.B. Souza Nathayl Elisa Mucci Cristiane de Freitas Cunha Solange de Melo Miranda Patrícia Regina Guimarães Ana Paula Miranda Pessoa Patrícia Carolina Chaves

Equipe interdisciplinar Tânia Maria Gomes Stella Maria De Melo B. Braga Tatiane Miranda Adriana Alves de Almeida Mariana Ribeiro de Almeida Lana Ivone Silva Patrícia Zarzar Sônia de Cássia Munhoz Rodrigues Jorge Antônio Pimenta Filho Maria Judith Gudinõ Rocha Patrícia Carolina Chaves Sandra Maria Carneiro Andréia Lourençoni Leandro V. B. Souza Laudislena Colodetti Liana Mara Nunes Lana

Cristiane de Freitas Cunha Obrigada! Cristiane de Freitas Cunha cristianedefreitascunha@gmail.com www.sintomascontemporaneos.blogspot.com