Figuras de Linguagem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Figuras de Linguagem.
Advertisements

Figuras de Linguagem “Palavras“
Denotação, Conotação e Polissemia
O texto literário: Recursos retóricos/expressivos
Profª Cláudia Rodrigues
A Origem da Força da Linguagem Publicitária
Elisabeth Scaramussa Correia
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA
Figuras de Linguagem Por Anna Frascolla Design por Bruna Frascolla.
FIGURAS DE LINGUAGEM Profª Karen Olivan.
Figuras de estilo Literatura.
Figuras de Linguagem 15.
Língua Portuguesa Professora Bia.
QUEM DETERMINA O QUE É ARTE?
Figuras de Linguagem Comparacao, metafora, metominia eufemismo sinestesia antitese paradoxo ironia personificaçao.
Introdução à estilos e figuras de linguagem
Aliteração- repetição de sons consonantais (consoantes)
ENTENDIMENTO DO TEXTO AULAS 19 A 22.
A Eucaristia, sacramento de nossa salvação realizada por Cristo na cruz, é também um sacrifício de louvor em ação de graças pela obra da criação. No sacrifício.
Cantos Missa 9hs dia 10/05/09.
FIGURAS DE LINGUAGEM.
FIGURAS DE LINGUAGEM A linguagem possibilita-nos exprimir não só nossa compreensão de mundo (ideias, conceitos, opiniões...), mas também nosso mundo psíquico.
FIGURAS DE LINGUAGEM.
Por Veridiana B. B. Corrêa
REVISÃO 1.ORAÇÃO SUB. SUBSTANTIVA 2. PRONOME RELATIVO
Recursos estilísticos. O texto literário diferencia-se dos demais pelo emprego recorrente da linguagem conotativa, que torna possível a exploração dos.
Linguagem figurada Palavra
Professora: Aíla Rodrigues
PROFª Sulamita Martins
A Felicidade.
Recursos Expresssivos
EU OUVI DEUS EU OUVI DEUS
Estrutura e composição
Figuras de linguagem Figuras de linguagem.

Figuras de linguagem ou estilo
Dicionário Terminológico
FIGURA DE LINGUAGEM(ou de retórica)
São recursos que tornam as mensagens mais expressivas.
Principais Figuras de Linguagem.
Agora que já relembramos, vale lembrar também que o sentido figurado faz parte da nossa língua, do nosso modo de falar, e é com esse sentido que nos.
Interpretando as Escrituras Sagradas
FIGURAS DE LINGUAGEM Profª Sirlene Kolb
FIGURAS DE LINGUAGEM Figuras de linguagem são certos recursos não-convencionais que o falante ou escritor cria para dar maior expressividade à sua mensagem,
GRAMÁTICA Prof. Glauberto Nascimento
São recursos que tornam as mensagens que emitimos mais expressivas.
Figuras de Linguagem Prof. Rafael Costa.
FIGURAS DE LINGUAGEM.
Figuras de Linguagem Jacira Fernandes.
BARROCO Prof. Nichele Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique.
Figuras de linguagem.
FIGURAS DE LINGUAGEM É UMA FORMA DE EXPRESSÃO QUE CONSISTE EM UTILIZAR PALAVRAS EM SENTIDO FIGURADO, ISTO É, EM UM SENTIDO DIFERENTE DAQUELE EM QUE CONVENCIONALMENTE.
Literatura, Professora Nichele. Estratégias para conseguir determinado efeito no texto ou na fala podem estar relacionadas a diferentes aspectos:
Universidade Castelo Branco Rose Cléa Duarte. Semântica - ciência que estuda a significação; todo o processo de associação de significados. Como processamos.
FIGURAS DE LINGUAGEM.
Fíguras de Linguagem: Metáfora e Metonímia.
Figuras de linguagem são recursos que tornam o texto mais expressivo.
Linguagem e Psicanálise
Comunicação e Redação Empresarial
Figuras de Linguagem Figuras de Palavra.
Literatura Visual II Fernanda Machado.
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
8º ano Figuras de Linguagem.
Figuras de Linguagem Figuras de Pensamento.
  Língua Portuguesa Recursos expressivos.
Segundo Mauro Ferreira, a importância em reconhecer figuras de linguagem está no fato de que tal conhecimento, além de auxiliar a compreender melhor os.
Recursos utilizados pelo autor para produzir efeito de sentido destinados a tornar mais expressivos os enunciados.
LITERATURA BRASILEIRA
Figuras de linguagem.
Transcrição da apresentação:

Figuras de Linguagem

Com a intenção de tornar a linguagem mais expressiva, muitas vezes usamos as palavras num sentido diferente do usual, ou então construímos uma frase de forma especial, procurando conseguir determinado efeito. A essas construções peculiares damos o nome de figuras de linguagem. Vejamos algumas delas.

Comparação: quando a associação entre as palavras é mediada por partículas do tipo como, tal como, tal qual, assim como... Exemplo: A felicidade é como a gota de orvalho em uma pétala de flor. METÁFORA: consiste em associar a uma palavra características de outra, em função de uma analogia estabelecida de forma subjetiva. Exemplo: O campo é o ninho do poeta.

Personificação ou Prosopopeia: consiste em atribuir características humanas ou em dar vida e ação a seres inanimados ou irracionais. Exemplo: O rio canta a monótona canção. METONÍMIA: ocorre quando, em vista de uma relação de afinidade, uma palavra é empregada em lugar de outra. Temos metonímia quando empregamos: ☺ O autor pela obra. Ele gosta de ler Machado de Assis.

METONÍMIA: ocorre quando, em vista de uma relação de afinidade, uma palavra é empregada em lugar de outra. Temos metonímia quando empregamos: ☺ O autor pela obra. Ele gosta de ler Machado de Assis. ☺ O continente pelo conteúdo. Ele comeu um prato de macarrão. ☺ O abstrato pelo concreto. A velhice deve ser respeitada. ☺ O efeito pela causa. Vencer na vida com o suor do próprio corpo.

☺ O instrumento pela pessoa que o utiliza. Ele é um bom garfo! ☺ O lugar pelo produto. Ele gosta de um belo Porto (vinho). ☺ O símbolo pela coisa ou ideia simbolizada. O trono foi disputado pelos revolucionários. (império)

EUFEMISMO: ocorre quando, no lugar do termo próprio, empregamos outro que atenue ou evite a expressão direta de uma ideia desagradável ou grosseira. Exemplo: Depois de alguns momentos de delírio, entregou a alma a Deus. HIPÉRBOLE: ocorre quando, para realçar uma ideia, exageramos na sua representação. Exemplo: Vamos tomar alguma coisa que estou morrendo de sede!