Predação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
~ , `.
Advertisements

Ecologia Definição Termos em ecologia Fotossíntese
Factores bióticos.
Há benefício para um ser e prejuízo para o outro (+, -) ... Competição Duas espécies diferentes competem de modo a obterem alimento, espaço, luz.
Prof. Adriana Amorim Ciências – Cap. 1 7º ano - Colégio MV 2012
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
PROF. PANTHERA RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
ECOLOGIA.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS Na natureza, as diversas populações que formam uma comunidade estabelecem entre si relações menos ou mais íntimas, como por exemplo:
Relações entre os Professoras: Kátia Benati Silvana Guimarães.
Ecologia Níveis de organização: Conceitos Ecológicos:
Relações entre os Professor: Feliciano “Feliz”.
~ , `.
REVISÃO DE CIÊNCIAS 2º BIMESTRE 2º ANO
Celenterados.
Origem da diversidade biológica
Ecologia.
Crustáceos e Aracnídeos
O Golfinho Francisco Gonçalves.
Relações Interespecíficas
PARASITISMO ECTOPARASITISMO.
OS BICOS        Devido ao fato dos seus membros anteriores estarem totalmente adaptados ao vôo - com a importante exceção das aves de rapina e papagaios.
Factores bióticos As interacções que os seres vivos de um ecossistema estabelecem entre si contribuem para a manutenção do equilíbrio do ecossistema.
A Predação.
Prof. M.Sc. André Matassoli Disciplina: Interação com o mundo natural Ciências da Natureza II Terra, Planeta Vida: Ecologia Relações Ecológicas.
Ciências Naturais 8.º ano
Relações interespecíficas
Parasitas e Ectoparasitas
Interações Interespecíficas
RELAÇÕES ECOLÓGICAS Professor Toscano
Relações Interespecíficas.
Animais em extinção.
Relações interespecíficas - Comensalismo
Ciências Relações entre os seres vivos – cap. 3 (6ª série)
Competição.
Meio Ambiente e Edificações
Realizado por: Ricardo Francisco.
Realizado por: Ricardo Francisco.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
Endoparasitismo.
ECOLOGIA.
Ciências Naturais – 8.º ano
Interacções entre os seres vivos
PREDAÇÃO.
Predação é o hábito alimentar de muitos animais, que procuram activamente as suas presas, que são outros animais, os perseguem e capturam. São exemplos.
Predação.
Populações Ecológicas
Relação interespecífica
Mutualismo.
Competição.
O que é Ecologia? É o estudo das relações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente em que vivem.
~ , `.
M U T A L I S O Trabalho realizado por: Bruna Daniela Nº6
Relações Interespecíficas
Relações Interespecíficas
Relações interespecíficas
Relações Interespecíficas:
Mutualismo.
Relações interespecíficas
INDICE INTRODUÇÃO ALIMENTAÇÃO QUALIDADES PREDADORES Pesca de golfinhos
Cap. 20: Ecologia das comunidades Os seres vivos relacionando-se entre si Equipe de Biologia.
Água na BIODIVERSIDADE
Escola E.B. 2,3 Dr. António João Eusébio
SUSTENTABILIDADE NA TERRA
Ronnielle Cabral Rolim
Cadeias e Teias Alimentares
Relações interespecificas
RELAÇÕES ECOLÓGICAS PROF. HELOISA.
Transcrição da apresentação:

Predação

Índice O que é a predação?........................................ 4 Introdução…………………………………………3 O que é a predação?........................................ 4 Exemplos devidamente analisados……………..5 a 8 Conclusão………………………………………..9 Bibliografia………………………………...........10

Introdução Vamos abordar o tema “Predação”. Dentro da comunidade a biótica vamos estudámos as relações interespecíficas e o nosso grupo vai aprofundar melhor o tema “predação”.

O que é a Predação? A predação é uma relação em que a espécie predadora mata uma presa para se alimentar . A predação, por estranho que pareça, acaba por beneficiar as populações predadas . Os predadores, geralmente, caçam os animais mais frágeis ou doentes, impedindo, deste modo, que as doenças se propaguem. Além disso, permite que sejam os animais mais aptos a reproduzirem-se. Membros de uma espécie ( os predadores) alimentam-se diretamente de todo, ou de uma parte, de um organismo ( a presa), neste caso de outras espécies. Os predadores possuem várias características e técnicas que utilizam nas suas caçadas. Também as presas têm técnicas para se protegerem dos seus predadores como a camuflagem e o mimetismo.

Planta carnívora As plantas carnívoras capturam e ingerem insetos que lhes fornecem o azoto e os minerais necessários para a sua sobrevivência. Neste caso o predador é beneficiado pois é ele que se alimenta dos minerais que a presa lhe fornece , sendo esta prejudicada uma vez que é vítima.

Teias de aranha As teias de aranha são uma forma das aranhas capturarem as suas presas. Estas fazem as suas teias, assim, as suas presas, enquanto voam, colidem com a teia ficando lá presas. A aranha, enquanto as suas presas estão presas come-as. A aranha é beneficiada, pois tem alimento enquanto que as presas saem prejudicadas pois são as vítimas.

Predação no mundo aquático Certos predadores recorrem a certos comportamentos muito especializados. Alguns peixes produzem descargas elétricas que paralisam outros peixes. Vários mamíferos marinhos, nomeadamente os golfinhos, dispõem de um sistema de “Sonar” que lhes permite procurar alimento nas águas turvas.

Abutres Os abutres tiram proveito dos animais que caçam, pois alimentam-se do próprio animal e do que este comeu anteriormente.

Conclusão Se não existisse a predação era completamente impossível algumas espécies sobreviverem, pois não tinham alimento. Na predação o predador sai sempre ou quase sempre beneficiado pois é ele que se alimenta. Normalmente a presa sai prejudicada pois acaba por morrer.

Bibliografia “Planeta Vivo” 8º ano “Descobrir a Terra” 3º Ciclo “BioTerra- Sustentabilidade na Terra” 3º Ciclo

Trabalho realizado por: Carolina Duarte nº6 Henrique Costa nº8 Diogo Bertão nº14 Maria Inês nº 19