Problema 05 Grupo 02. EvidênciaCrítica Composição Florística semelhante Critério adequado, porém necessário relacionar outros fatores que não foram listados,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BENCHMARKING.
Advertisements

Ciclo de vida.
“Ecologia quantitativa”
BIOGEOGRAFIA Profª Marisa Dionísio.
RESTAURAÇÃO AMBIENTAL
Turma B: Adelina, Ana Carolina, Amélia,
EPIDEMIOLOGIA Prof. Eduardo Furtado Flores
INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO
BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO
Estrutura das Comunidades
O que é Biogeografia? Prof. Raul
Inteligência Artificial
Aula 10 –Avaliação de Impactos Ambientais (AIA)
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
Metodologia Científica Medidas de Frequência e Associação
Dinâmica das Populações:
Origem da diversidade biológica
Universidade Federal do Amapá - UNIFAP Ciências Ambientais - CCAMB
Otimização Prof. Benedito C. Silva IRN UNIFEI
Conceitos Dr Anderson Dias Cezar
Profa. Maria Paula 3ª Série EM 2011 INTERAÇÕES DA VIDA.
GENÉTICA DE POPULAÇÕES.
Indicadores sociais e educacionais
RELAÇÕES ECOLÓGICAS Professor Toscano
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
PROBLEMA 4 Com base em seus conhecimentos e na literatura, analise a proposta da cota de pesca para a espécie de budião considerando se os impactos sobre.
Grupo 1 Empreendimento Imobiliário O plano de educação ambiental deveria incluir duas partes: (a) sistematização do conhecimento técnico-científico sobre.
Translocação de uma espécies de roedor XXX da área a ser suprimida por um empreendimento para uma outra área Área do Empreendimento Área do Fragmento FFF.
Translocação de fauna Grupo 2 Agosto Documento base Implementação de um empreendimento que prevê a supressão de uma grande área de vegetação nativa.
Ecologia de indivíduos e populações Ecologia de comunidades
Ecologia de Populações e Comunidades
ECOLOGIA DE POPULAÇÕES E COMUNIDADES
Dinâmica das Populações. -Leva em consideração os aspectos biológicos da ecologia – a interação dos organismos entre si, conforme seu funcionamento nos.
Parasitologia Clínica Introdução
Problema 4 Construa um modelo de mecanismos que tenha por foco de interesse do documento-base.
Populações Ecológicas
Grupo 02 - Translocação de Fauna
INTERAÇÕES DA VIDA Profa. Maria Paula
DINÂMICA POPULACIONAL
Controle social e monitoramento das políticas públicas Um conjunto de práticas que visa ao acompanhamento e ao controle sistemático de uma determinada.
Problema 01 Ecologia da Restauração e Biomonitoramento Grupo 02 Professores: Eduardo Mendes Eduardo Mariano Neto Jeamylle Nilin.
A vida em fragmentos Biologia de populações em habitats limitados Roberto Kraenkel IFT-UNESP junho de 2008.
Programa Ligue-se na Vida Programa de manejo de álcool e outras drogas Mônica Lupion Pezzi Michele Indianara Mendes Gramado, Abril de 2011.
Fundamentos em Ecologia Townsend; Begon; Harper (2010) Capítulo 1
Problema 3 – Tema 1 Um estudo posterior (4 anos após a implantação da barragem) feito no rio principal da bacia RR indicou um decréscimo significativo.
DISCIPLINA: CINEANTROPOMETRIA
Grupo 1 Empreendimento Imobiliário Definições consideradas “Causa, mecanismo ou restrição que explica um padrão (arranjo de entidades ou eventos no tempo.
Escalas Espaciais e Temporais
Sub-rede 4 Manejo integrado dos recursos pesqueiros na várzea amazônica. Estudo comparativo de duas regiões: Médio Amazonas e Purus. Temas Transversais.
Problema 01 Grupo 02. Se no presente o estado brasileiro decidisse criar um programa de restauração ecológica, com o respectivo aporte financeiro, e a.
Problema 6.
Problema 02 Grupo 02. Com base na literatura, avalie se as evidências apresentadas levaram em consideração corretamente a dinâmica espacial e temporal.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
Problema 1 / Grupo 01 Espécies Ameaçadas. Que problema ambiental é foco deste trabalho? Qual foi a estratégia do trabalho para contribuir com sua solução?
Zot UNIDADE I 1.1- MELHORAMENTO DE BOVINOS DE CORTE Procedimentos A partir das estimativas de parâmetros genéticos e das avaliações genéticas.
Crescimento e Regulação Populacional (Cont…)
Prof. Gabriela LottaEDS Propriedades dos Indicadores Indicadores de Políticas Públicas.
Universidade Federal da Bahia
Parasitismo e Parasitoidismo
Dados atualizados sobre Gravidez na Adolescência
QUADRO EXPLICATIVO DO PROJETO. OBJETIVO DO PROJETO Proporcionar mediações conducentes a uma tomada de posição sobre o sentido da existência, contribuindo.
Parte III Gestão Ambiental.
ANÁLISE DE DADOS EM BIOLOGIA Prof. Ronei Baldissera.
Maria Aparecida Salles Franco
Ecologia de comunidades Padrões e processos
ANÁLISE DE DADOS EM BIOLOGIA
Indicadores antropométricos do estado nutricional
ANÁLISE DE DADOS EM BIOLOGIA Prof. Ronei Baldissera.
Distribuição individual de espécies
Avaliação de Impacto Ambiental Ciencias Ambientais Prof. Calil Abumanssur Nov-2005.
Transcrição da apresentação:

Problema 05 Grupo 02

EvidênciaCrítica Composição Florística semelhante Critério adequado, porém necessário relacionar outros fatores que não foram listados, tais como fauna existente no local – capacidade de suporte, recursos hídricos. A vegetação isoladamente não pode definir se a área foi adequada ou não. Embora seja um fator de extrema relevância visto que influenciará na oferta de alimento. Tamanho maior da área Ocorrência prévia da espécie Ausência da espécie na atualidade Ausência de conspecíficos também é um critério para determinar se uma área é ou não adequada. Avaliação crítica DEFINIÇÃO DA ÁREA DE SOLTURA

EvidênciaCrítica A taxa de recaptura Embora a taxa de recaptura tenha sido utilizada para evidenciar boa sobrevida dos indivíduos, ela foi avaliada apenas nos primeiros 6 meses após a translocação. Aumento médio do peso Embora o aumento do peso médio seja citado na literatura como indicador de boa saúde e disponibilidade de recursos alimentares, outros indicadores poderiam reforçar a confiabilidade desta evidência. Presença de animais jovens Embora a presença de animais jovens seja um indicador de que a espécie esteja se reproduzindo, o número reduzido de indivíduos nesta faixa etária pode ser um indício de que apenas os indivíduos preexistentes na área estejam se reproduzindo. Baixa presença de adultos não marcados Proporção marcados/não marcados A proporção encontrada entre indivíduos marcados e não marcados não evidencia necessariamente o aumento da densidade populacional. O resultado não foi comparado com o de estudos semelhantes. TRANSLOCAÇÃO Do ROEDOR

Protocoperação / Mutualismo Dinâmica Populacional Dispersão Parasitismo / Predação Competição Comensalismo Reprodução Processos estocasticos Processos Ecológicos

Modelo Mecanismos

O que foi identificado como fragilidade? Aspectos relevantes Porque é importante? RecomendaçõesFonte (confiabilidade) Seleção da área da Soltura Falta de informação sobre o entorno do fragmento (natureza matriz) conectividade com outras áreas Conhecer fonte de Migrantes - Fluxo gênico, aporte de predador, recursos, Embora não tenha como inserir nesse documento especifico, para os proximos processos de translocação, é importante considerar todos os aspectos listados Marini, M.A. & J.S. Marinho- Filho (Alta) / Engelhardt et. Al, 1999 (Alta) / Medici, 2008 (Alta) / Kleiman, 1994 / IUCN/SSC Guidelines For Re- Introductions, 1995 (Alta); Martins, 2011 (Alta) / Santos Junior, 1998 (Alta), Cid, B., 2011 (Alta) Relações antrópicas Avaliar a Interferencia antrópica nas relações ecologicas Situação politica Garantir os fragmentos e a conectividade.

O que foi identificado como fragilidade? Aspectos relevantesPorque é importante?RecomendaçõesFonte (confiabilidade) Seleção da área da Soltura Falta de informação sobre o fragmento Composição faunistica Estudar as relações ecologicas Embora não tenha como inserir nesse documento especifico, para os proximos processos de translocação, é importante considerar todos os aspectos listados Marini, M.A. & J.S. Marinho-Filho (Alta) / Engelhardt et. Al, 1999 (Alta) / Medici, 2008 (Alta) / Kleiman, 1994 / IUCN/SSC Guidelines For Re-Introductions, 1995 (Alta); Martins, 2011 (Alta) / Santos Junior, 1998 (Alta), Cid, B., 2011 (Alta) Densidade populacional da área Contribuir para avaliar a capacidade de suporte da área Relações antrópicas Disponibilidade de recursos Situação politica do fragmento Garantir a conservação da área

O que foi identificado como fragilidade? Aspectos relevantesPorque é importante?RecomendaçõesFonte (confiabilidade) Seleção da área da Soltura Falta de informação sobre a biologia/ecologia do animal Relações intra e inter especificas. Possibilitar melhor entendimento da dinâmica populacional Embora não tenha como inserir nesse documento especifico, para os proximos processos de translocação, é importante considerar todos os aspectos listados Marini, M.A. & J.S. Marinho-Filho (Alta) / Engelhardt et. Al, 1999 (Alta) / Medici, 2008 (Alta) / Kleiman, 1994 / IUCN/SSC Guidelines For Re- Introductions, 1995 (Alta); Martins, 2011 (Alta) / Santos Junior, 1998 (Alta), Cid, B., 2011 (Alta) Ciclo de vida Generalista / Especialista Comportamento Territorial Estrutura genética da população

Captura / Triagem Falta de referência sobre o método adotado para translocação Procedimentos padrões reconhecidos ou descrição da nova metodologia Respaldar o método utilizado Embora não tenha como inserir nesse documento especifico, para os proximos processos de translocação, é importante considerar todos os aspectos listados Marini, M.A. & J.S. Marinho-Filho (Alta) / Engelhardt et. Al, 1999 (Alta) / Medici, 2008 (Alta) / Kleiman, 1994 / IUCN/SSC Guidelines For Re- Introductions, 1995 (Alta); Martins, 2011 (Alta) / Santos Junior, 1998 (Alta), Cid, B., 2011 (Alta) Avaliação da saude dos animais Peso, presença de ectoparasitas, presença de ferimentos e estado reprodutivo das femeas Ampliar os parametros de comparação para avaliação da saúde dos animais. Auxilar na seleção dos animais translocados. O que foi identificado como fragilidade? Aspectos relevantesPorque é importante?RecomendaçõesFonte (confiabilidade) Captura / Triagem

Soltura Escolha do local por facilidade de acesso Distribuição espacial dos recursos Auxiliar na definição dos locais de soltura. Medici et al, 2008 O que foi identificado como fragilidade? Aspectos relevantesPorque é importante?RecomendaçõesFonte (confiabilidade) Soltura

O que foi identificado como fragilidade? Aspectos relevantes Porque é importante? RecomendaçõesFonte (confiabilidade) Monitoramento Avaliação da saude dos animais Peso, presença de ectoparasitas, presença de ferimentos e estado reprodutivo das femeas Comparar a saúde dos animais antes e após a translocação. Considerar os parametros listados nas proximas etapas de monitoramento e assegurar que a escala temporal esteja adequada. Engelhardt et. Al, 1999 (Alta) / Medici, 2008 (Alta) / Kleiman, 1994 Falta de critério para estabelecimento da periodicidade do monitoramento Ciclo de vida Adequar a escala temporal do monitoramento com o ciclo de vida do roedor El-Hani, com pers Falta informação sobre a paisagem Conectividade Fonte de Migrantes - Fluxo gênico, aporte de predador, recursos, Investigar conectividade da área Estavillo, com pers