Aula de Revisão de Geografia do 8º ano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Pirâmide Etária do Brasil
Advertisements

População – Crescimento e calculo estimativos.
COSTA LESTE – REGIÃO DE ALTA DENSIDADE DEMOGRÁFICA
REVISÃO – 6ª SÉRIE UT 3 E UT 4 (até a pág. 28).
Prof. Maj Jean Cid População I População: População: é um termo usado para definir o conjunto de habitantes de uma determinada área. Demografia: Demografia:
MUDANÇAS NA DEMOGRAFIA BRASILEIRA CAPÍTULO 17, p. 222
Geografia da população mundial
Aspectos Demográficos
REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM
2.3 O Brasil em números 187,7 milhões de habitantes (estimativa IBGE,07/2008) Quinto maior contingente populacional do planeta. 1º China 2º Índia 3º.
Movimentos Migratórios e Urbanização
Revisão.
Correção da Prova 4° Bimestre.
FAPAN 2014 Prof° Marco Aurélio (Material cedido pelo Prof. Ivã)
A ESTRUTURA ETÁRIA DA POPULAÇÃO
PROFESSORA TALITA NEVES
Crescimento demográfico: População Mundial e do Brasil
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.
O FUTURO DO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
Professor Herbert Galeno
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
Longevidade.
POPULAÇÃO.
MIGRAÇÕES.
TEORIAS POPULACIONAIS
Demografia Brasileira
A formação e a diversidade cultural da população brasileira
Características e Crescimento da População Mundial.
Capítulo 13 – Características e crescimento da população mundial
Demografia.
Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 – POPULAÇÃO BRASILEIRA
Movimentos Migratórios e suas Motivações
Distribuição e crescimento populacional
População Brasileira.
Descontinuidades demográficas, onda jovem e mercado de trabalho no Brasil Alicia Bercovich.
Profº: Cristiano Santana
EUROPA: POPULAÇÃO E ESPAÇO
Capítulo 14 – Os fluxos migratórios e a estrutura da população
POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
A população européia A Europa não é um continente muito grande, mas apresenta grande variedade étnica, linguística e cultural.
Evolução da População Mundial
Fonte: Organização Internacional para Migração
Pirâmide etária sexual
EVOLUÇÃO QUANTITATIVA DA POPULAÇÃO NO MUNDO
Fonte: Organização Internacional para Migração
 Capítulo 1: Aspectos Demográficos Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.1 Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito.
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
Aula para a prova do 9º ano
População Brasileira A população brasileira atual é de habitantes (dados do IBGE – Censo 2010). Segundo as estimativas, no ano de 2025, a população.
Fonte: Organização Internacional para Migração
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
População brasileira IBGE, RAÇA E ETNIA (1)
População e seu dinamismo
POPULAÇÃO MUNDIAL 75% VIVEM EM ÁREAS URBANAS DE PAÍSES POBRES OU EMERGENTES.
Dinâmica Demográficas
ESCOLA ESTUDUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SÃO SEBASTIÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID SUBPROJETO DO DEPARTAMENTO.
Conceitos e polêmicas atuais
A população brasileira Prof.º Jeferson. Medido através do censo (contagem da população realizada de dez em dez anos no Brasil); 1500 a 1872: Período sem.
Brasil: país populoso e país pouco povoado (p. 44 do livro-texto)
População: Distribuição geográfica e crescimento
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA E EPIDEMIOLÓGICA
Professor Hudson de Paula.  Há cerca de 2000 anos atrás, a população global era de cerca de 300 milhões de habitantes.  Decorreram-se mais de 1600 anos.
População 2º EM – 2015 Jeferson. O Demógrafo mede e analisa os fatos (ênfase nos elementos quantitativos) referentes a população e o Geógrafo descreve.
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
 Capítulo 1: Aspectos Demográficos Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.1 Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito.
População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.
Gustavo Rodrigues Lemos – EPUFABC 2016
Transcrição da apresentação:

Aula de Revisão de Geografia do 8º ano Av. 01 - 2º Trimestre

Critérios de avaliação: Analisar conceitos e dados a respeito das populações absoluta e relativa de um território. Analisar a distribuição populacional no território brasileiro e na América. Caracterizar os índices que medem o crescimento da população. Identificar os fatores relacionados ao ritmo de crescimento populacional. Caracterizar as teorias populacionais e aspectos da população atual no mundo. Identificar os povos que formam a população brasileira e a da América, constatando como cada povo se incorpora ao processo. Analisar, considerando a faixa etária, a estrutura de uma população. Identificar características socioeconômicas de um país com base em gráficos etários. Identificar os deslocamentos populacionais que ocorreram/ocorrem no Brasil, de modo a caracterizá-los.

Analisar conceitos e dados a respeito das populações absoluta e relativa de um território. Dinâmica demográfica População absoluta O crescimento natural de uma população absoluta é denominado crescimento vegetativo. Para se fazer esse cálculo, é considerado a diferença entre taxa de natalidade e de mortalidade. É o número total de habitantes de um determinado lugar. Esse total caracteriza países como populosos ou pouco populosos. Associado à população absoluta de uma região está o termo “populoso”. Um países ou uma região é populoso quando o número absoluto de habitantes é alto.

Dinâmica demográfica ou relativa. As pessoas que formam a população absoluta do mundo ou do nosso país, por exemplo, distribuem-se, por diferentes motivos, de forma irregular. Corresponde à média de habitantes por quilômetro quadrado. O estudo da distribuição da população pela superfície terrestre, por se tratar de uma estatística, conduz-nos a números relativos. O número da população relativa nos mostra quantas pessoas vivem em determinado local. População absoluta Número de pessoas por quilômetro quadrado (km²) Área Territorial

Densidade demográfica Densidade demográfica é o número de habitantes por quilômetros quadrado. A população relativa, ou densidade demográfica, no Brasil, é de 22 hab. Por km², o que coloca o país entre os menos povoados do mundo. O termo “povoado” está associado à população relativa de uma área.

Caracterizar os índices que medem o crescimento da população. Taxa de natalidade Expectativa de Vida Crescimento vegetativo É a estimativa de quantos anos um pessoa vai viver. É a estimativa de quantos anos um pessoa vai viver. É a diferença entre a taxa de natalidade e de mortalidade. Taxa de fecundidade Indica o número de óbitos registrados em um ano. Taxa de mortalidade Caracteriza o número médio de filhos por mulher.

Identificar os fatores relacionados ao ritmo de crescimento populacional.

Caracterizar as teorias populacionais e aspectos da população atual no mundo. TEORIA MALTHUSIANA Segundo ele, a população estava crescendo em ritmo muito mais rápido do que a produção de alimentos. Chegaria um momento em que não haveria mais alimentos par a Humanidade.

TEORIA NEOMALTHUSIANA Foi desenvolvida por estudiosos do assunto, depois da Segunda Guerra Mundial. Neste período houve crescimento da população e avanços da medicina. Segundo eles, a fome e a pobreza se explicavam pela existência dessa população numerosa no mundo.

TEORIA ANTIMALTHUSIANA Os estudiosos que criaram essa teoria afirmam que a causa do crescimento populacional acelerado está no processo de exploração de países pobres por países ricos.

São índios nativos do continente americano. Identificar os povos que formam a população brasileira e a da América, constatando como cada povo se incorpora ao processo. Indígenas Ameríndios São índios nativos do continente americano. Eurameríndios Correspondem à população resultante da miscigenação de europeus com indígenas americanos. Maior grupo étnico da América Latina juntamente com os Mestiços.

Os povos indígenas fazem parte do grupo populacional mais pobre do planeta. A informação foi divulgada na quinta-feira, 14 de janeiro, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e se baseia em relatório que revela um dado preocupante: cerca de 15% dos 370 milhões de índios representam um terço das pessoas mais pobres do mundo - algo em torno de 900 milhões de indivíduos que vivem abaixo da linha da pobreza, com menos de U$S4 por dia.

Diminuição do ritmo populacional O processo de urbanização levou a uma melhoria dos padrões de vida, que nas cidades se caracterizava pela maior facilidade de acesso a hospitais, postos de saúde, remédios, etc. Crescimento populacional até 1960. Depois de 1960, a popularização de métodos anticoncepcionais e fatores como o custo de vida na cidade- muito alto para manter famílias numerosas- provocaram mudanças no índice de natalidade brasileira e no comportamento da mulher, a qual passou a integrar o mercado de trabalho e tomou a formação profissional como prioritária em relação à formação da família. Isso contribuiu para reduzir a taxa de fecundidade e aumentar os índices de escolaridade.

Analisar, considerando a faixa etária, a estrutura de uma população. Distribuição da população por idade. Dois gêneros (Masculino e Feminino). Estrutura por sexo e faixa etária: Base (0 a 19 anos) Meio (20 a 59 anos) Topo (60 ou mais) Pirâmides Etárias O estudo populacional é feito com base na coleta de dados a respeito do número de habitantes, sexo, faixa etária, ramo da atividade econômica que essa população trabalha e valores de salários. Subdesenvolvidos Desenvolvidos

Identificar características socioeconômicas de um país com base em gráficos etários. Quando um país apresenta uma pirâmide com a base larga, significa que há um elevado crescimento vegetativo da população. O topo estreito, há baixa expectativa de vida. Por outro lado, quando um país apresenta uma pirâmide etária com a base mais estreita, significa que há um pequeno crescimento vegetativo. Um topo largo, a expectativa de vida é mais alta.

Identificar os deslocamentos populacionais que ocorreram/ocorrem no Brasil, de modo a caracterizá-los. O movimento migratório mais intenso Brasileiro ocorreu com a vinda dos europeus e africanos no período colonial. Com industrialização as pessoas saíram do campo e foram para as cidade. Chama-se esta ideia de êxodo rural. As pessoas vão para as cidades em busca de empregos. Posteriormente com objetivo de proteger as fronteiras, acontece no brasil as migrações internas, com o deslocamento das pessoas para Amazônia. Nas décadas de 1980 e 1990 ocorre no Brasil um fluxo emigratório para o Japão e E.U.A, devido as crises econômicas enfrentadas pelo Brasil. Em 2008, ocorreu uma grande entrada de bolivianos, paraguaios , peruanos e brasileiros que retornaram do exterior. Para finalizar as questões de migração, também é possível relacionar uma outra ideia, a migração interna pendular, que se trata de um deslocamento das pessoas quando vão trabalhar numa cidade próxima ou saem da periferia e vão para o centro.