Empreendedorismo na Saúde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jovens Investigadores: que Futuro?
Advertisements

Seminário sobre Propriedade Intelectual para a Competitividade das Pequenas e Médias Empresas de Moçambique “O uso do sistema da Propriedade Intelectual.
O GHS E A CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS
Seminário de Mobilização e Produtos de Defesa Câmara dos Deputados Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional Brasília, 26 de Outubro de 2005.
INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO
Laboratório Associado
Nanobiotecnologia: princípios e aplicações
Creating Value in Biotechnology Raul de Sá nº Turma P3.
Feito Por: Marco António Morais da Silva n APRESENTAÇÃO SOBRE.
BIOCANT PARK APRESENTAÇÃO INFORMAÇÃO SOBRE VISÃO, LOCALIZAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, SERVIÇOS E VALOR.
Diálogos de Futuro: Planejamento Estratégico da Indústria Farmacêutica Nacional O Poder de Compra do Estado como Instrumento para a Promoção do Desenvolvimento.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Case UNISINOS HT Micron: Impacto no Desenvolvimento Científico Regional Prof. Cristiano Richter Coordenador Executivo Projeto HT Micron
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
Como explicar o que é a NANOTECNOLOGIA
Associação Baptista de Águeda
Como melhorar a qualidade de vida em Coimbra?
Lisboa, Julho 2006 As funções do Estado: Há gente a mais na Função Pública?
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
“Inovação nas Infra-Estruturas de Transporte”
VIH Portugal Lisboa, 27 e 28 de Março de Prevenção e Tratamento Como asseguram os países o acesso continuado à medicação e aos consumíveis ? O Contributo.
O Que é a Física.
Projecto EMMA Projet cofinancé par les Fonds Européen de Developpement Régional Project cofinanced by the European Regional Development Fund.
Creating Value in Biotechology
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
DI-FCT-UNL Departamento de Informática Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Engenharia Informática DI-FCT-UNL DI-FCT-UNL:
Panorama sobre Plataformas Tecnológicas com interesse para a área da Construção José Bonfim (Fundação para a Ciência e Tecnologia e GPPQ) Universidade.
INDÚSTRIA ELETRÔNICA TURMA REDENTOR Fernanda Amorim Esteves n°8
Talentos para Inovação
O Novo Caminho da Engenharia
BIOCANT PARK Descrição adicional do tema. Pode ter referencias a co-autores e assuntos semelhantes PAG 1 AUTOR.
Biotecnologia Clube de Ciência e Arte
© Dezembro, 2009 Presidência Espanhola do Conselho da União Europeia 1.º Semestre de 2010.
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
dos Objectivos à Concretização
Congresso Internacional de Investigação Científica em Enfermagem IV Terceira, 5, 6 dez
PARQUE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UP - REITORIA PORTO 24 NOVEMBRO 2008 UNIVERSIDADE DO PORTO.
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
A Lionesa é uma nascente de energias.
Nanotecnologia em sensores em fibras ópticas
O Que é a Física.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. INSCRIÇÕES: 07/07/2014 a 8/09/2014 CHAMADA INCT – MCTI/CNPq/CAPES/FAPs nº 16/2014
Nome : Kauany Souza n°: 12 Colégio da Policia Militar
Programa Inovar Bartolomeu Milton Chefe Aux. Dptº Gov. Electrónica / Luanda,
Associação iiSBE Portugal “Para que o meio construído seja cada vez mais compatível com o Desenvolvimento Sustentável”
CONFERÊNCIA ANUAL AIP/AJEco - QUE FUTURO PARA A INDÚSTRIA PORTUGUESA - IBEROMOLDES Henrique Neto.
Cifre-Brasil, Um dispositivo novo financiado com o CNPq Princípio científico, Empreendedorismo.
Dias do Desenvolvimento 2011 Colóquio IICT 5 casos de Cooperação e CH&C (Colecções Históricas & Científicas) Moderador Jorge Braga de Macedo.
PROFISSÕES APRESENTA: BIOTECNOLOGIA.
Programa de prevenção de riscos ambientais – PPRA
Relato de missão ao exterior Grupo B – Portugal - IPQ, ISQ, CATIM RELATO DE VISITA Centro de Apoio Tecnológico a Indústria Metalomecânica Grupo B Alexandre.
INI - NANO VIII REUNIÃO ORDINÁRIA CONSELHO DELIBERATIVO INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO: NANOTECNOLOGIA Diretoria de Inovação 12/09/2006.
GPPQ – Gabinete de Promoção do 7º Programa-Quadro de I&DT 7º Programa-Quadro de I&DT – GPPQ – Plataforma da ConstruçãoCoimbra | 13 Dezembro º Programa-Quadro.
Nome: Alice Santos Gonçalves Prof°:Carol 1°E.M
Aula 1. Introdução a Biotecnologia Ambiental
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
Raffaela Plazezwski n°24
Colégio Da Polícia Militar
Há 150 a inovar na indústria química e farmacêutica
Pedro Milanez Brogni Guilherme Rohsig Dannebrock
Oportunidades com a nanotecnologia
Out-15 1 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
REUNIAO CONFAP FINATEC - 11 de março de 2016 DOCTEUR EN ENTREPRISE OaddS 1.
PROPOSIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA PARA A SAÚDE E OS DESPORTOS José Fernandes de Lima Conselho Nacional de Educação.
Nanomedicina aplicada ao Cancro Carolina Veiga | João Martins | Mariana Zhang | Raquel de Aguiar U NIVERSIDADE T ÉCNICA DE L ISBOA.
UMA ABORDAGEM SETORIAL NO FOMENTO À PESQUISA EM SAÚDE NO BRASIL Conferência Regional Sudeste de Ciência e Tecnologia Belo Horizonte, 3 de agosto 2005 Reinaldo.
Instituto Nacional de Saúde Pública (INASA) Augusto Paulo Silva Helsinki (KTL), June 2007 MINISTÉRIO DA SAÚDE PÚBLICA República da Guiné-Bissau.
Transcrição da apresentação:

Empreendedorismo na Saúde Qual o valor das tecnologias para o sector?

O Progresso tecnológico Muitas são as vantagens decorrentes das novas tecnologias As novas tecnologias abrem novas possibilidades que podem melhorar a vida das populações em várias áreas… Por exemplo:

Saúde: Permite o desenvolvimento de novos medicamentos e de novas vacinas São proporcionados novos meios de diagnóstico, de prevenção e cura de certas doenças, utilizando a nanotecnologia

O que é a Nanotecnologia? É uma aplicação de conceitos científicos a nível de moléculas e partículas que permite o fabrico de materiais com características únicas. Está associada a diversas áreas de investigação e produção à escala nano (atómica), tais como a medicina, electrónica, ciência informática, física, química, biologia e engenharia de materiais.

A Nanotecnologia Imagine lentes de contacto para verificar os níveis de açúcar ao espelho ou tintas que mudam de cor em ângulos diferentes. A primeira já é possível com a nanotecnologia, que manipula átomos e moléculas ao nível microscópico. Vantagens: Atmosfera mais limpa Menor gasto de energia Diagnóstico e tratamento de doenças não invasivo.

O Mundo das nanopartículas à lupa O nanómetro é a unidade de medida para o universo microscópico. Um milímetro é igual a um milhão de nanómetros Formiga Fio de cabelo Nanotubo de carbono 5 000 000 nanómetro 50 000 nanómetros 1,3 nanómetros

Potencial e Dúvidas da Nanotecnologia Cosméticos impermeáveis e suplementos alimentares utilizam já nanomateriais, no entanto… …as nanopartículas são imprevisíveis pois podem passar dos materiais para os humanos e chegar a partes inacessíveis do organismo!

Alterações e Reacções da Nanotecnologia À escala da nanotecnologia, os materiais mudam as características e reacções: O carbono torna-se cem vezes mais resistente do que o aço O ouro derrete à temperatura ambiente O alumínio torna-se explosivo

Qual o potencial da nanotecnologia na saúde? Provocará mudanças profundas nos meios de diagnóstico e de terapêutica Transportará os fármacos até aos seus alvos Localizará de forma precisa um tumor Reconhecerá células cancerígenas que poderão ser destruídas.

Mil aplicações… A nanotecnologia cria novos materiais: … Nanofibras; Ossos; próteses à base de nanopartículas; … Pode fazê-lo ao reduzir as partículas de um nanómetro, um milhão de vezes mais pequeno do que um milímetro!

Empreendedorismo em Portugal

A UMIC é a Agência para a Sociedade do Conhecimento, que tem a missão de coordenar as políticas para a sociedade da informação e mobilizá-la através da promoção de actividades de divulgação, qualificação e investigação. Tem como principais objectivos: Convocar Portugal para a sociedade da informação; Imprimir um novo impulso à inovação empresarial; Vencer o atraso científico e tecnológico; Qualificar os recursos humanos.

Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia Sob a organização da UMIC a XXI Cimeira Luso- -Espanhola decorreu, em Évora, nos dias 18 e 19 de Novembro de 2005 e, foi decidida a criação de um Instituto de I&D Portugal-Espanha, como iniciativa pioneira de parceria institucional internacional em ciência e tecnologia na Europa. O INL é a primeira e até agora a única organização de investigação no mundo na área da nanociência e nanotecnologia com um estatuto jurídico completamente internacional.

Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia Portugal e Espanha têm como grande objectivo reforçar a colaboração científica e tecnológica entre os dois países. Com a criação do INL pretende-se, abrir um novo ciclo nas suas relações e na construção de economias nacionais baseadas no conhecimento.

Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia Com sede em Braga, o Laboratório desenvolverá uma política científica e recrutará os seus investigadores com nível e âmbito mundial, estando aberto, no futuro, à participação de mais países da Europa e de outros continentes. Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia Está previsto que venha a ter cerca de 200 investigadores e envolva um total de 400 pessoas, contando com técnicos, doutorandos e pós-doutorandos.

Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia O edifício, actualmente em construção, deverá ficar concluído em Julho de 2009. As instalações, ocupando uma área de aproximadamente 26.000 m2, incluem laboratórios e gabinetes com 7.500 m2, salas limpas com 2.400m2, auditório e áreas públicas com 4.800m2, zonas técnicas com 3.500 m2, áreas administrativas com 700 m2. Pormenor da construção da laje de suporte da sala limpa Ala de laboratórios e gabinetes Edifício de apoio social