Romantismo Prof. Eduardo Silveira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução ao Romantismo
Advertisements

Professora: Tânia Valéria
O romantismo I – Contexto Histórico.
Aula 6 Romantismo I 14 de junho de 2013 PROCEU.
Características do Romantismo no Brasil. Subjetivismo - A pessoalidade do autor está em destaque Subjetivismo - A pessoalidade do autor está em destaque.
1ª Geração: Nacionalidade
ROMANTISMO Contexto.
Literatura Portuguesa
Romantismo Século XIX.
A prosa no romantismo.
Vertentes Realistas.
Romantismo “Se quisermos defender a liberdade, precisamos negar o mundo exterior.” (Fichte)
o amor nos tempos modernos
Professora: Tânia Valéria
História Social do Romantismo. A poesia
Literatura - Prof. Hélia
Romantismo Contexto no Brasil
ROMANTISMO NO BRASIL ROMANCE E TEATRO
ROMANTISMO NO BRASIL AUTORA LILIANE TOMASI PÚBLICO 2º F.
Romantismo em Portugal
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
Colégio Policial Militar “Feliciano Nunes Pires”
O romance e o folhetim Prosa no Romantismo.
Os períodos literários
AS GERAÇÕES DO ROMANTISMO
ROMANTISMO Prof.: Romão Júnior.
ROMANTISMO 1ª metade do século XIX.
Expressão artística da classe burguesa do início do século XIX
Das revolução política às transformações estéticas
ROMANTISMO.
ROMANTISMO CONTEXTO HISTÓRICO.
Liberais e Nacionalistas
ROMANTISMO Esta tela, do pintor francês Delacroix, remete-se ao principal alvo dos românticos, a Grécia, berço da cultura clássica e dos valores agora.
Romantismo alemão Retorno à natureza e à essência humana.
ARCADISMO Literatura                                                                                               O pintor francês Watteau é o grande.
Eugène Delacroix - La liberté guidant le peuple
Romantismo Prof. Juarez Poletto.
Romantismo Teatro, música e dança.
A poesia romântica brasileira
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
ROMANTISMO / ROMANTISMO EM PORTUGAL
Romantismo brasileiro
Organização social política e econômica
Revisão – professora Margarete
Antologia Poética do Romantismo
REALISMO.

Realismo - Naturalismo
Neoclassicismo.
REALISMO / NATURALISMO

SÉC. XIX PROF. FERNANDO PUCHARELLI
ROMANTISMO BRASIL SÉCULO XIX.
Revisão de Lit.
R OMANTISMO N O B RASIL. INICIA-SE EM 1836 COM A PUBLICAÇÃO, NA FRANÇA, DA NICTHEROY - REVISTA BRASILIENSE, POR GONÇALVES DE MAGALHÃES. NESTE PERÍODO,
A Prosa Romântica Brasileira
Romantismo poesia. Características:  Um novo público: a mulher e o estudante  Vinda da Família Real  Imprensa passa a existir no Brasil  Folhetins.
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
Neoclassicismo e Romantismo
Romantismo “... mesmo quando a vida nos sorri, estamos a ponto de morrer” (Wagner) Romantismo e romantismo romantismo = maneira de se comportar, de agir,
Romantismo em Portugal Profª Sandra. Surgiu em Portugal, assim como no resto da Europa, após a Revolução do Porto, de 1820 (que levou os liberais ao poder).
NEOCLASSICISMO, ROMANTISMO E REALISMO. NEOCLASSICISMO Nas duas últimas décadas do século XVIII e nas três primeiras do século XIX, uma nova tendência.
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
ROMANTISMO NO BRASIL – 1836 “SUSPIROS POÉTICOS E SAUDADES” – GONÇALVES DE MAGALHÃES CONTEXTO HISTÓRICO: Revolução Francesa ( 1789) A vinda da Família Real.
ROMANTISMO ( no Brasil de 1836 a 1881)
Docente: Ilídio sebastião História da Arquitectura III Universidade Metodista de Angola Faculdade de Arquitectura e Urbanismo O triunfo da Razão. Revisão.
Prof.:Pecê.  Surgimento:  1844 – Publicação de “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo.  Término:  1881 – Publicação de “Memórias póstumas de Brás.
ROMANTISMO SÉC. XIX – “Liberdade conduzindo o povo” - Delacroix.
Transcrição da apresentação:

Romantismo Prof. Eduardo Silveira

O Movimento Romântico Movimento estético, iniciado na Europa no final do século XVIII, que durou até meados do século XIX. Marco importante: publicação de “Os sofrimentos do jovem Werther”, de Johann Wolfgang Von Goethe, em 1774. Caráter artístico, filosófico e político.

Rompimento com as regras de composição pregadas pelos modelos clássicos -Antiguidade.

O Movimento Romântico - Influências Resposta/Atualização das formas de arte consolidadas na Antiguidade. Revolução Francesa (1789) – “Igualdade, Liberdade e Fraternidade” Iluminismo Burguesia Revolução Industrial

Características do Romantismo Oposição ao racionalismo e à contenção pregados pelos movimentos estéticos anteriores (Classicismo e Arcadismo) Predomínio da imaginação e da fantasia sobre a racionalidade (em resposta ao Iluminismo) Visão de mundo centrada no indivíduo (egocentrismo) – Herói. Idealização (amorosa, antropológica, política, etc.)

Características do Romantismo Tédio, angústia, pessimismo, exagero, exaltação, delírio, inquietude. Insatisfação em relação ao mundo contemporâneo/Tendência ao escapismo Recuperação do folclore e de episódios históricos Entusiasmo nacionalista. Exaltação da liberdade artística e intelectual. Dualismos/oposições (claro/escuro, bem/mal, etc.)

Principais temas do Romantismo: amor, religião, sentimento da natureza e da sociedade, pátria, liberdade, vida e morte.

Manifestações do Romantismo LIMA, Victor Meirelles de. A primeira missa no Brasil, 1861.

Manifestações do Romantismo

Manifestações do Romantismo Música (alguns expoentes): Beethoven (1770-1827), Wagner (1812-1883), Chopin (1810-1849) e, no Brasil, Carlos Gomes (1836-1896), autor de “O guarani”, ópera inspirada em um romance de José de Alencar.

O Romantismo literário em Portugal O movimento surgiu em Portugal no início do século XIX. Marco inicial da literatura romântica em Portugal: “Camões” (1825), de Almeida Garret. Principais autores: Almeida Garret, Camilo Castelo Branco, Alexandre Herculano e João de Deus.

O Romantismo literário no Brasil O Romantismo predominou até o final do século XIX, quando foi contestado e substituído pelas correntes realista e naturalista. 1881 - “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis e “O mulato”, Aluísio Azevedo.

O Romantismo literário no Brasil Marco inicial do Romantismo literário no Brasil: 1836 - Publicação de “Suspiros poéticos e saudades”, de Domingos José Gonçalves de Magalhães.

O Romantismo literário no Brasil Influência do Romantismo Português (e outros países europeus) Ascensão da burguesia / Independência do país Romance de folhetim / Romance Urbano / Romance Regionalista

Revisão da história do país / Críticas à sociedade Valorização da cultura primitiva – Natureza e índios (Indianismo)