Formação de Utilizadores BECRE E. B. I. de Salir 2008/2009 Literacia da Informação” (conceitos) englobando.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vitrina - Animais em extinção
Advertisements

Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
BIBLIOTECA ANDRÉ LEÃO PUENTE Você tem à disposição uma enorme fonte de pesquisa para elaborar seus trabalhos ou completar os que foram feitos através da.
A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Pesquisa no catálogo digital da BE
“Matemática B” Janeiro e Junho de 2002
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
Biblioteca Escolar Agrupamento Vertical de Escolas de Salir
Formação de Utilizadores BECRE E. B. 1 de Almancil 2009/2010.
Agrupamento Vertical de Escolas de Salir Escola Básica Integrada de Salir 2008/2009 Literacia Da Informação Guião de Pesquisa de Informação Modelo Big.
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Como se organiza e o que podes encontrar
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
de Leitura Literatura.
A Escola.
O contributo da Biblioteca Escolar no desenvolvimento da leitura e da literacia Vasco de Sousa.
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
Biblioteca ESPAMOL Mário Ferro 09/02/2010.
APRESENTAÇÃO DA BIBLIOTECA
A Biblioteca Escolar (BE)
Como se organiza e o que podes encontrar
O PROGRAMA REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES Madrid, 14 de Outubro de 2005.
COMO PESQUISAR NA BIBLIOTECA
NÃO É ASSIM TÃO DIFÍCIL CONVIVER EM HARMONIA!
Projecto “Ler, ver, ouvir – pensar o mundo
Passo 1 – Acesse o site <portalbu.ufsc.br>
LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA NA CIDADE
CREM Centro de Recursos Educativos e Multimédia
BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS
BE da Escola Secundária de Nelas
Biblioteca Escolar André Soares
Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar - Ronfe
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO
Estudo Acompanhado/Informática
Vamos conhecer a Biblioteca
Cdu – Classificação Decimal Universal
VISITA GUIADA à biblioteca escolar.
TIC Planeamento do espaço físico do Interior da Biblioteca da ETAP do Pólo de Valença Relatório realizado pelos alunos: Diogo Morais Filipe Gomes Pedro.
BEM VINDO À BIBLIOTECA PROCURA INFORMAÇÕES SOBRE UM TEMA OU UM AUTOR? PRETENDE CIRCUNSCREVER-SE AO OBJECTO DA INVESTIGAÇÃO, APRECIANDO A SUA AMPLITUDE,
… um caminho para o sucesso! BIBLIOTECA ESCOLAR Águeda, setembro de 2012.
BE/CRE – Proposta de intervenção
Biblioteca Escolar... um caminho para o sucesso! 2008/2009 Biblioteca Escolar... um caminho para o sucesso! 2008/2009.
Como Utilizar a Biblioteca Escolar ?
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Literacia da Informação Bibliotecas Escolares: Abertura ao Saber.
Regras De Conduta Na BE.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ELIAS GARCIA Ano Lectivo 2009/2010
ÁREA PROJECTO.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
BOLETIM ELECTRÓNICO DO CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS.
Educação para a Saúde T T A/ S A/ S Educação para a Saúde 2011/12.
Acção : Física e Matemática Calculadoras Gráficas, CBL e CBR SELECÇÃO DA ACTIVIDADE Vai de encontro aos programas das duas disciplinas no 11º ano; São.
Ana Mafalda Sousa Machado
Como funciona uma biblioteca?
PISA (Programme for international student assessment)
Biblioteca Escolar Carvalho rodrigues
TREINAMENTO DE USUÁRIOS DA BIBLIOTECA WILHELM HEINRICHS
Regras de Funcionamento
ACÇÃO DE FORMAÇÃO DE UTILIZADORES (ALUNOS) DA BIBLIOTECA ESCOLAR A EQUIPA DA BIBLIOTECA ESCOLAR A biblioteca escolar proporciona informação.
Trabalho realizado por:
As tecnologias da Escola Jan Antonin Bata. Computadores: pesquisa na internet, jogos didáticos, desenvolvimento de projetos, criação de gráficos e elementos.
BIBLIOTECA ESCOLAR ESCOLA BÁSICA 2,3 DE MAXIAL
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
É … Biblioteca escolar 1º Ciclo Escola Básica da Ermida Agrupamento de Escolas Abel Salazar S. Mamede de Infesta Matosinhos.
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
Formação de utilizadores Biblioteca Escolar da E.B.2,3 do Cávado.
Vamos conhecer melhor a nossa Biblioteca!?
Projeto «Formação em Literacia Digital» Agrupamento de Escolas de Porto de Mós Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos 1 Aprender com os dispositivos.
Literacia da Informação ESCOLA EB23 da Sertã BE/CRE.
O que é uma BIBLIOTECA?. Como descobrir um livro na Biblioteca Escolar?
Transcrição da apresentação:

Formação de Utilizadores BECRE E. B. I. de Salir 2008/ Literacia da Informação” (conceitos) englobando todos os comportamentos relativos ao processo de informação

Objectivo: Tornar os jovens utilizadores competentes na utilização efectiva e crítica da informação em diferentes suportes. P7lUWM

Atenção: A Formação de utilizadores deve facilitar o uso e o manejo dos instrumentos de localização, pesquisa, recuperação e transmissão de informação, assim como desenvolver competências e estratégias para melhorar a capacidade leitora nos diferentes tipos de textos.

A Equipa BECRE é constituída por: * Duas Coordenadoras - Ana Farrajota e Dina Jorge * Duas Funcionárias – D. Fernanda Bumba e D. Lina Ramos * Professores da Equipa: - Helena Barbosa - Fátima Mendonça - Hugo Jorge

O Fundo Documental está organizado de acordo com a CDU: 0 Generalidades 1 Filosofia 2 Religião. Teologia 3 Ciências Sociais 5 Matemática. Ciências Naturais 6 Ciências Aplicadas. Tecnologia 7 Arte. Desporto 8 Literatura 9 Geografia. Biografia. História

.Para estabelecer a cota dos livros é utilizado como instrumento de trabalho a adaptação da CDU.. Depois são acrescentadas a três primeiras letras do sobrenome do autor da Obra. A obra A menina do Mar de Sophia de Mello Breyner Andresen terá a seguinte cota. 83J AND

Se fores consultar um dicionário ou enciclopédia deverás procurar na cota 0 A Enciclopédia activa Multimédia de Roberto Carneiro surgirá com a seguinte cota 03 CAR

Se fores consultar um dicionário ou enciclopédia deverás procurar na cota 1 O livro dos jovens de Elisabeth Jacquet surgirá com a seguinte cota 1PSI JAC

Se fores consultar um livro sobre religião deverás procurar na cota 2 Dicionário das Religiões surgirá com a seguinte cota 2REL THI

Se fores consultar uma obra da área das Ciências Sociais deverás procurar na cota 3 Quero trabalhar em… Agricultura de Quidnovi surgirá com a seguinte cota 3SOC QUI

Se fores consultar um livro da área das Ciências Naturais deverás procurar na cota 5 Dicionário Escolar da Natureza de David Burnie surgirá com a seguinte cota 5CIE BUR

Se fores consultar um livro de sexualidade ou higiene deverás procurar na cota 6 A Droga é um risco de Marie-José Auderset surgirá com a seguinte cota 6HIG AUD

Se fores consultar um livro sobre Música ou Desporto deverás procurar na cota 7 Danças do Mundo de Fernando Gomes surgirá com a seguinte cota 7MUS GOM

Se fores consultar uma obra de História ou Geografia deverás procurar na cota 9 Os Descobrimentos Portugueses de Maria Augusta Cruz surgirá com a seguinte cota 9POR CRU

A tua Biblioteca Escolar está dividida em 7 espaços: - Zona de Leitura Informal - Zona de áudio e vídeo - Zona de Consulta Multimédia - Zona de consulta de Documentos - Zona do 1º Ciclo - Zona de Atendimento e de produção gráfica - Zona de produção vídeo/áudio

Zona De Leitura Informal

Zona de consulta de Documentos

Consulta, estudo e leitura informal: - Todos os livros são de livre acesso. -Quando forem retirados das estantes não devem ser arrumados, mas sim colocados na zona de atendimento. - Os Dossiês Temáticos existentes são de consulta livre, devendo ser colocados no local de onde foram retirados.

- Zona de áudio e vídeo

Zona áudio/vídeo: - Cada posto de visionamento deve ser utilizado por três alunos de cada vez e sempre com auscultadores individuais; - Depois de escolhida a cassete vídeo ou DVD deve pedir-se a um professor ou à funcionária para abrir o armário onde se encontram; - No final, devem retirar a cassete de vídeo ou DVD e devolvê-la a um professor ou à funcionária; (As situações de excepção serão analisadas pelos professores responsáveis.)

Zona de Consulta Multimédia

com/ Na Zona Multimédia encontras um Computador (0) para Pesquisa de obras. Podes pesquisar por: Título Autor

Multimédia e produção de trabalhos: - Tem de ser pedida autorização para utilizar os computadores, explicando que tarefa vai ser realizada; (O professor da disciplina poderá avisar previamente a Equipa da BECRE, ou através de ficha própria para o efeito, da necessidade/razão da utilização, o que permitirá um melhor acompanhamento do trabalho dos alunos.)

Zona Multimédia: - Os computadores devem ser utilizados por um único aluno ou dois de cada vez; - Os alunos devem aguardar a sua vez junto à Zona de Atendimento.

Zona do 1º Ciclo

Zona de Atendimento e de produção gráfica

Regras de Funcionamento Gerais:. Neste espaço não se pode comer, beber, ouvir música, que não seja a existente no Centro de Recursos, usar telemóveis, chapéu, correr ou fazer barulho.. Deve ser mantido o silêncio.

A Biblioteca não é um espaço espaço de convívio. Deve privilegiar-se o silêncio, pois há pessoas a trabalhar.

As regras de utilização e o regimento interno estão afixados junto à Zona de Atendimento.

As mochilas, telemóveis e outros objectos devem ser deixados nos cacifos da entrada. Só o material de escrita é autorizado.

Deves trazer sempre o teu cartão de estudante ou a caderneta.

A Equipa BECRE deseja a todos um Bom Ano Lectivo. Boas Leituras =n1_uK9Kg35E