O algoritmo Profa Roberta Schnorr Buehring. Situações problema: RESOLVA MENTALMENTE: Tenho R$400,00 e vou gastar R$48,00. Com quantos reais vou ficar?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 MATEMÁTICA AVALIAÇÃO DIÁRIA
Advertisements

Usando letras em Matemática
Há muito tempo atrás nós seres humanos nos preocupamos com a falta de alimentos.
UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.
8ª Série Prof. Arthur Bernd
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
UM PROFESSOR SEMPRE AFETA A ETERNIDADE
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Relações Adriano Joaquim de O Cruz ©2002 NCE/UFRJ
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
Portfólio de matemática
APRESENTAÇÃO Está prevista a utilização de 6 aulas (6 blocos de 90 minutos) para o ensino do Subtema das Funções Quadráticas. Todas as aulas servirão.
Durante a Idade Média (séculos V a XIV, aproximadamente), os livros de matemática eram praticamente desprovidos de símbolos. As ideias eram expressas por.
As Coisas Que Aprendi Na Vida ...PORQUE VIVER É APRENDER A VIVER !!!
Renda até 2 SM.
Fazendo operações com o material dourado
Matemática Financeira
Acção de Formação Contínua em Matemática para Professores do 2º Ciclo
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
PCNP Célia Núcleo Pedagógico de Jacareí
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
Objetivos Desenvolver estratégias de cálculo mental envolvendo as quatro operações. Possibilitar o exercício de capacidades mentais como memória, dedução,
Brincando com os números Cristiane Keller.
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
TEMA 4: Adição de Números Inteiros e Decimais
CENTRO UNIVERSITÁRIO Franciscano
Operações com frações (semana 9).
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Múltiplos de um número Sonia Regina de Souza Guedes.
O homem que só sabia multiplicar e dividir por dois.
REGULARIDADES E PADRÕES
Ângulo e a conquista da navegação
MATEMÁTICA IDÉIAS DAS OPERAÇÕES
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS
Educação Matemática Números e operações aritméticas segundo Terezinha Nunes, Tânia Maria Mendonça Campos, Sandra Magina e Peter Bryant.
Algarismos Significativos
Projeto Medindo minha escola.
C ORROPIOS, C ARDINCHAS E C ÃES G RANDES O LIVRO de José Paixão em imagens – com pistas de leitura propostas por por www.joraga.net.
CÁLCULO MENTAL Conjunto de saberes e processos mentais que um indivíduo mobiliza, objectiva e subjectivamente para: Desenvolver estratégias pessoais de.
O Cálculo Mental no Currículo
Estatística Aula 9 – 28/02/2011.
CUSTOS EM RESTAURANTES
OPERAÇÕES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
A proporcionalidade aparece, informalmente, desde as primeiras séries.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA COMPUTACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR: análise de sua contribuição Aluna: Daiely Aparecida de.
MÓDULOS: 11 e 12 - JOGOS DO CADERNO 4
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Profa. Debora 8° ano ° passo Verificar qual é a porção que o alimento está.
MÓDULO 13 TRAVESSIA DO RIO.
Tecnologias - Matemática Proporcionalidade direta e aplicações
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Resolução de problemas: concepções
Módulo 10 Algoritmos tradicionais
UM POUCO DA HISTÓRIA DOS NÚMEROS Parte 1 Antonio Carlos Brolezzi www
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
SITUAÇÕES.
Módulo: Cálculo Mental Glorita Faria dos Santos
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO CAMPO ADITIVO E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Materiais manipuláveis: Ábaco
Matemática Operações com números naturais:
POR QUE É PRECISO UM INVESTIMENTO NO ENSINO DO CÁLCULO MENTAL? POR QUE É PRECISO UM INVESTIMENTO NO ENSINO DO CÁLCULO MENTAL? Cecília Parra INFLUENCIA.
Transcrição da apresentação:

O algoritmo Profa Roberta Schnorr Buehring

Situações problema: RESOLVA MENTALMENTE: Tenho R$400,00 e vou gastar R$48,00. Com quantos reais vou ficar? Meu irmão tinha R$ 2699,00 e ganhou mais R$50,00 da nossa avó. Quantos reais ele tem agora? Quanto devo pagar por oito metros e meio de fita sendo que o metro custa R$1,50?

TÉCNICA = jeito de fazer Resolva do seu jeito, usando lápis e papel: 400 – 48 = =

Leitura – p. 43 à minutos

Estratégias de cálculo não surgem do nada, precisam ser trabalhadas em sala de aula

Resolva usando material dourado e ábaco, depois registre o que você fez 42 – 11 = = 52 – 29 =

Algoritmo com material dourado/ raciocínio aditivo = D U

Ábacos na escola...

Algoritmo com fichas

O que é algoritmo? SISTEMATIZAÇÃO DE TÉCNICAS E TECNOLOGIAS DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS Para que ensinar? SISTEMATIZAÇÃO: elementos característicos do saber matemático (definições, propriedades, teoremas, procedimentos de validação, classificação, regras, algoritmos, etc...) Como? Vfw Nx2U Vfw Nx2U

“(...)enfatizar o raciocínio não significa deixar de lado o cálculo na resolução de problemas: significa calcular compreendendo as propriedades das estruturas aditivas e das operações de adição e subtração” (Nunes,2005, p.56)

Complete a tabela da página 51

AS OPERAÇÕES, AS PRÁTICAS SOCIAIS E A CALCULADORA P. 70 a 73 em grupos Questionamentos:

CIRCUITO DE JOGOS GATOS MALHADOS (p.52, 53) COELHINHO PROCURANDO A TOCA (p. 46, 47) DOBROS E METADES (p.54 à 58)

Era uma vez antigamente, mas muito antigamente, nas profundezas do passado, quando os bichos falavam, os cachorros eram amarrados com linguiça, alfaiates casavam com princesas e as crianças chegavam no bico das cegonhas. Hoje meninos e meninas já nascem sabendo tudo, aprendem no ventre materno, onde se fazem psicanalisar para escolher cada qual o complexo preferido, a angústia, a solidão, a violência. Aconteceu naquele então uma história de amor. (p.13)

Gato – Romero Britto

Romero Britto

Mona Cat – Romero Britto

JOGO do prato e algoritmo com fichas de sobreposição