Semana 04 PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA.

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Transcrição da apresentação:

Semana 04 PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA

PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA O que é tipografia? • É a arte, o processo de criação e a classificação do desenho de letras do alfabeto e de caracteres usados para formar as palavras; • É a principal ferramenta de comunicação, que permite dar expressão ao documento, transmitindo instantaneamente uma atmosfera e imagem.

PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA Existe uma crescente valorização de imagens e suas aplicações, mas a palavra escrita continua muito importante para informar e comunicar. A tipografia desempenha um papel muito importante na sinalização. As regras para utilização de tipografia para sinalização podem sofrer algumas alterações em relação às utilizadas para a área editorial, ela precisa ser de rápida compreensão e legibilidade.

PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA As tipografias podem ser avaliadas de acordo sua: • Anatomia • Genealogia • Classificação • Composição

PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA Anatomia Claro que nenhum designer/publicitário seria demitido de um emprego por se referir à orelha da letra g, por exemplo, como “aquela coisinha bonitinha que sai da parte de cima e que faz um ‘rabinho’”, ou por não saber a diferença entre uma terminal e um remate, mas certamente não custa nada aprender.

PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA Anatomia

PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA Anatomia

PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA Anatomia

PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA Anatomia

PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA Anatomia

PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA Genealogia ou família É um conjunto de tipografias com as mesmas características estilísticas fundamentais, porém apresentadas com variações de espessura, largura, altura e outros detalhes.

PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA Genealogia ou família Algumas destas variações são mais frequentes nas famílias tipográficas e recebem nomes que se tornaram conhecidos pelo público em geral, tais como bold (negrito), light (claro), regular, itálico, condensed, dentre outros.

PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA Genealogia ou família

PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA Classificação Tradicionalmente a tipografia é classificada em 6 grandes grupos: estilo antigo, moderno, serifado, sem serifa, manuscrito/cursivo e decorativas.

PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA Classificação Outra forma de classificar os tipos é agrupá-los segundo correntes históricas, esse tipo de classificação leva em consideração os diferentes movimentos tipográficos ao longo do tempo e as suas consequentes transformações estéticas.

PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA Classificação » Estilo Antigo Baseado na escrita à mão dos escribas, que trabalhavam com uma pena na mão. Exemplos de sensações: antigo, tradição, requinte, confiabilidade, artesanal, sofisticação. Exemplos: Goudy, Times e Palatino.

PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA Classificação » Estilo Antigo

PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA Classificação » Estilo Moderno Criado em 1700 na Itália, com a evolução das técnicas de impressão mecânica. É derivado do romano clássico, visando uma melhora na legibilidade das letras. Exemplos de sensações: solidez, força, robustez, destaque. (combinam bem para materiais de automóveis, moda, alimentos, perfumes). Exemplos: Bodoni, Times Bold e New Century Schoolbook.

PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA Classificação » Estilo Moderno

PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA Classificação » Estilo Serifado Também conhecido como estilo egípcio, surgiu depois da Revolução Industrial como conceito de propaganda. Exemplos de sensações: padronização, seriedade, elegância e segurança. Exemplos: Clarendon, Memphis e Memphis Bold.

PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA Classificação » Estilo Serifado

PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA Classificação » Estilo Sem Serifa Mais conhecido como sans serif, foi elaborada em 1919, pela Escola de Artes Alemã e Ofício de Weimar, Bauhaus. Estética clara legível, letras minúsculas e geométricas com linhas obliquas e verticais, rejeita ornamentos e apresenta grandes numerais e símbolos. Exemplos de sensações: clean, rigidez, exatidão, inovação, frieza e a depender pode ser pesada. Exemplos: Antique Olive, Formata, Gill Sans, Sans serif, Arial, Franklin Gothic.

PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA Classificação » Estilo Sem Serifa

PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA Classificação » Estilo Manuscrito Simulam letras cursivas, como se fossem feitas a mão. Possui vários estilos que se apropriam de alguns elementos de outros tipos. Exemplos de sensações: realidade, verídico, artesanal. Exemplos: Trashand, Good Dog Cool, Staccato, English.

PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA Classificação » Estilo Manuscrito

PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA Classificação » Estilo Decorativo Apresenta variações exageradas de peso e tamanho, contornos algumas vezes arrojados e ornamentos. Exemplos de sensações: luxo, encanto, requinte, riqueza, extravagância, excesso. Exemplos: Juniper, Scarlett.

PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA Classificação » Estilo Decorativo

PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA Classificação

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA Semana 04 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA Esta é a atividade que ocupa maior tempo do designer – de maneira bem direta, dispor as letras em palavras, palavras em frases, frases em parágrafos e parágrafos em layout. Alguns princípios e semântica a respeito de espaçamento, organização e uso adequado de pontuação são imperativos para uma composição competente.

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA Perguntas • O que vai ser lido? • Por quem vai ser lido? • Em que vai ser aplicado o texto? • Onde vai ser lido?

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA Considerações Importantes A personalidade da fonte; A natureza da ideia/conceito; O perfil do cliente-anunciante; O Público-alvo; A Legibilidade.

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA Considerações Mais Importantes Alinhamento; Espaço entre linhas (leading); Espaço entre letras/entreletras (tracking); Kerning; Órfãs e Viúvas (Forcas); Pontuação pendente; Pontuação; Legibilidade e Leiturabilidade.

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA Alinhamento

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA Entrelinhas ou leading Também chamado de entrelinha, é o espaço colocado entre duas linhas de texto. A medida da entrelinha é igual ao corpo mais o espaço ou, mais corretamente, de linha de base a linha de base

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA Entrelinhas ou leading

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA Entreletras ou tracking Também chamado de espaço entre as letras, é o espaço total entre cada letra. É possível espaçar as letras de maneira fechada ou mais aberta. Versaletes e maiúsculas se beneficiam de uma espaçamento mais generoso.

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA Entreletras ou tracking Trata-se de um processo de adicionar ou remover espaço em todo um bloco de texto, ou seja, mexe-se no espaçamento existente em todo o conjunto de letras por igual, seja uma única palavra, frase, parágrafo inteiro.

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA Entreletras ou tracking

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA Entreletras ou tracking O espaçamento entre palavras deve ser o menor possível e sobretudo consistente. Espaço inconsistente cria ‘rios’ no texto, dificultando a leitura. Estes espaços são também conhecidos como ‘dentes de cavalo’ ou ‘janelas’.

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA Entreletras ou tracking

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA Entreletras ou tracking

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA Kerning É o espaço entre duas letras específicas. É ajustado independente do tracking. Cada par de letras tem o seu kerning definido na fonte digital, mas por vezes são necessários ajustes manuais, sobretudo em tamanhos grandes.

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA Kerning Parte das letras que ‘sai fora’ do bloco para permitir o encaixe de outras letras que caso contrário ficariam demasiado afastadas, opticamente.

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA Kerning

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA Órfãs e Viúvas (forca) • Órfãs: ocorrem quando a primeira linha de um parágrafo começa no final de uma página ou coluna. • Víuvas: ocorrem quando a última linha do parágrafo é a primeira de uma coluna ou página.

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA Órfãs e Viúvas (forca)

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA Pontuação pendente

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA Pontuação pendente

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA Pontuação • Aspas: “aspas” • Primo: ‘primo’ | 15’ (minutos) | 30’’ (segundos) • Hífen: neo-acadêmico | se-pa-ra! • Travessão-n: aberto das 13:00 – 15:00 (alt + 0150) • Travessão-m: Então — timidamente — beijaram-se. (alt + 0151) • Reticências: E … Ação! (alt + 0133)

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA Legibilidade Refere-se ao aspecto geral de cada letra e a habilidade do leitor em distinguir uma das outras. • C – G • I – l – 1 • c – e • E – F • i – j • rn – m • N – H • b – h • Ti – T1

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA Legibilidade A legibilidade deve manter um equilíbrio entre: • Necessidades expressivas; • Tamanho do texto; • Corpo de fonte; • Adequação à mídia.

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA Leiturabilidade Refere-se a como o tipo se comporta em um texto. • Tipografia de leitura contínua ou de longa durabilidade (funcionais) • Tipografia efêmera ou de impacto (características)

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA

CORRETO DE TIPOGRAFIAS Semana 04 REGRAS PARA O USO CORRETO DE TIPOGRAFIAS

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA 01. Para uma legibilidade máxima, escolha tipos clássicos e testados ao longo do tempo, com um “cadastro” comprovado.

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA 02. Um texto composto somente em caixa-alta atrasa muito a leitura. Utilize caixa-alta e baixa para obter a melhor leiturabilidade possível.

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA 03. Tenha o bom senso de não utilizar demasiados tipos diferentes ao mesmo tempo. A simplicidade é mais importante que o exibicionismo.

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA 03.

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA 04. Realce os elementos no texto com sutileza e sem perturbar o fluxo da leitura. No design, menos é mais.

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA 04.

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA 04.

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA 05. Utilize comprimentos de linha adequados. As linhas demasiado curtas ou compridas prejudicam o processo de leitura. Pois os olhos devem viajar pelas linhas, captando as palavras em grupos de três ou quatro de cada vez e saltando de linha sem esforço.

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA 05.

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA 06. Os títulos devem ser maiores que o corpo do texto e surgir acima deste. O estabelecimento de uma hierarquia visual é importante para comunicar claramente.

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA 07. O texto principal deve ser de um tamanho legível para o meio em que é aplicado. Texto demasiado pequeno ou demasiado grande torna-se cansativo e difícil de ler. A distância e o tempo de leitura é um dos fatores mais importantes a ter em mente.

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA 08. Deve utilizar-se um tipo de letra standardizado. Letras decorativas e de pobre legibilidade devem ser escassamente usadas e nunca para texto corrido.

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA 08.

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA 09. O espaço entre pares de letras, letras numa frase e palavras deve ser consistente. O texto deve criar linhas fáceis de seguir pelo olhar, letras ou palavras demasiado juntas ou afastadas criam distração e impedem a leitura.

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA 10. Elementos de ênfase devem ser discretos. O itálico e o negrito são formas preferenciais de dar ênfase a uma passagem, pois não quebra o ritmo de leitura e não deixa de transmitir a enfatização pretendida.

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA 11. Apenas se deve recorrer à justificação completa (esquerda e direita), quando temos controle total sobre kerning, tracking e hifenização, caso contrário, deve alinhar-se à esquerda. A justificação total em sistemas que não suportam controle tipográfico do espacejamento criam espaços e perdem a consistência.

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA 12. As linhas não devem ser curtas, nem longas demais. A linha ideal tem 66 caracteres* (incluindo espaços), porque ajuda a ler rapidamente e permite uma eficiente mudança de linha (fim de uma linha para o início da linha seguinte). *50 a 80 caracteres é aceitável.

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA 13. Quando possível, deve indentar-se os parágrafos. O primeiro parágrafo de uma página não precisa de indentação.

COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA 13.

COMBINANDO TIPOGRAFIAS Semana 04 COMBINANDO TIPOGRAFIAS

COMBINANDO TIPOGRAFIAS Pergunta Como escolhê-las? Como combiná-las?

COMBINANDO TIPOGRAFIAS Além do efeito sinestésico de uma tipografia, sabemos que a tipografia também segue “tendências”.

COMBINANDO TIPOGRAFIAS ela deve representar o perfil do público consumidor; representar a empresa anunciante; e aquilo que se quer dizer está no sentido do texto e aquilo que se quer mostrar está na escolha do tipo.

COMBINANDO TIPOGRAFIAS Sendo assim a sensatez, o poder de crítica são fundamentais. E tomar cuidado com o gosto pessoal. Só use uma determinada tipografia se estiver absolutamente certo que ela estará adequada ao seu trabalho. Pois ela pode enriquecer como destruir seu layout.

COMBINANDO TIPOGRAFIAS Estabelecer uma relação dinâmica na página, que pode ser: Concordante; Conflitante; Contrastante.

COMBINANDO TIPOGRAFIAS Concordância Um layout estará em concordância quando você optar pela utilização de apenas uma família de tipo e os outros elementos que compõem a página possuírem as mesmas qualidades daquele tipo, como a versão em itálico, por exemplo, ou aumentar o tamanho da fonte, etc.

COMBINANDO TIPOGRAFIAS Concordância

COMBINANDO TIPOGRAFIAS Concordância

COMBINANDO TIPOGRAFIAS Conflito Um layout tem conflito quando se adotam duas ou mais fontes similares na mesma página, mas que não são efetivamente diferentes. Quando se colocam duas fontes parecidas juntas, a maior parte das pessoas que vão olhar para o material acha que foi um erro.

COMBINANDO TIPOGRAFIAS Conflito

COMBINANDO TIPOGRAFIAS Conflito

COMBINANDO TIPOGRAFIAS Contraste O contraste marcante atrai os olhos, e uma das maneiras eficazes, simples e satisfatórias de se conferir contraste a um desenho é através da tipografia.

COMBINANDO TIPOGRAFIAS Contraste

COMBINANDO TIPOGRAFIAS Contraste

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