Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Ultimamente: No início das suas pesquisas: Marceneiros, feirantes, meninos que vendem rebuçados nas ruas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução As frequentes operações aritméticas são modelos matemáticos usados para vários tipos de contagens e situações de medida com que nos deparamos.
Advertisements

" A história de uma àrvore ".
Mata da Escola – Externato de Penafirme
UM PROFESSOR SEMPRE AFETA A ETERNIDADE
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
TAREFAS SOLICITADAS NO ÚLTIMO ENCONTRO
Projeto “Ribeirão Mais Verde”
Professora Lúcia Brasil
CONCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPR SOBRE ESCRITAS NUMÉRICAS DE NÚMEROS MULTIDÍGITOS Franciele Gequelin UFPR/TN Orientadora: Profa.
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Educação Curso de Licenciatura em Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Modalidade a Distância.
ACADEMICA: LIDIANE FREITAS DA COSTA ARAUJO
O que é o amor?.
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
PCNP Célia Núcleo Pedagógico de Jacareí
Prefeitura do Município de Taboão da Serra
Tecnologias aplicadas à educação
TEIA DO SABER OSCAR LAMEU FILHO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
EMILIA FERREIRO.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Secretaria Municipal de Educação de Esmeralda
Podemos fazer a diferença...
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
COMO AÇUCAR.
EM PORTUGAL E NO BRASIL: CONTEXTOS EDUCACIONAIS PÚBLICOS
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Voz Activa / Voz Passiva
Escola estadual profª fátima gaitto sampaio JOGOS OLÍMPICOS
Educação Matemática Números e operações aritméticas segundo Terezinha Nunes, Tânia Maria Mendonça Campos, Sandra Magina e Peter Bryant.
Deus é como Açúcar! "Um certo dia, a professora querendo saber se todos tinham estudado a Bíblia, perguntou às crianças quem saberia explicar quem é Deus?
Desconheço o autor.
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
CLUBE DE MATEMÁTICA Professora Responsável: Isabel Sá Pinho.
OPERAÇÕES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
UNIR- Universidade Federal de Rondônia
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER
A lua de Joana.
ATIVIDADE PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA DIRLENA CASTELO SANTANA QUEIROZ
Victoria Díez nasce em Sevilha (Espanha)
A sociedade que vivemos, a escola que queremos.
Campo Conceitual e os PCN de Matemática
Programa Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
Com o intuito de descobrir o que já sabíamos, nossas expectativas e o que queríamos saber sobre EaD, em uma das primeiras aulas de Introdução a EaD,
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 08
Seminário de Tese II Prof. ª Dr
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO CAMPO ADITIVO E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Diretoria de Ensino Região Centro Sul Núcleo Pedagógico
MARQUES, E.M.R.;CAETANO,H,C., PINTANELLI,A.C., SILVA,H.G., NOGUEIRA,A.R. Universidade Estadual Paulista-UNESP, Câmpus de Bauru Faculdade de Ciências/Departamento.
Teoria dos Campos Conceituais
Nome Data Matemática 1 Observa tabela que representa a quantidade de peças de automóveis vendidas em alguns dias da semana, numa oficina. Segunda- -feira.
É um dos principais instrumentos para a elaboração de políticas públicas dos sistemas de ensino e redirecionamento das metas das unidades escolares. O.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Matemática Operações com números naturais:
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Formação Continuada IFSP – SJC 2º semestre de 2015 Equipe de formação continuada Campus São José dos Campos.
Dificuldades de Aprendizagem da Matemática
Custos da disciplina de Psicologia no Ensino Secundário Lecionar a Psicologia em Portugal: Um papel para os Psicólogos Painel OPP Gabinete de Estudos Vítor.
Transcrição da apresentação:

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Ultimamente: No início das suas pesquisas: Marceneiros, feirantes, meninos que vendem rebuçados nas ruas de Recife, pedreiros, pescadores, cambistas do jogo do bicho. Crianças do ensino especial – disléxicos e surdos. População Crianças com e sem dificuldades de aprendizagem da Matemática.

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Apresentação e Discussão do Projecto Autores: Nunes, T., Campos, T. M. M., Magina, S., & Bryant, P. Características Inovadoras: Ensino baseado em evidências; Professores em formação – desenvolver uma base de observações; Professor – Pesquisador. Livro: Educação Matemática: Números e Operações Numéricas

Problemas simples de relações entre o todo e suas partes Problema 1: Paula tinha 5 flores. Depois a sua mãe deu-lhe 8 flores. Quantas flores tem agora a Paula? Problema 2: Octávio tinha 12 flores. Deu 2 dessas flores à sua mãe. Quantas flores tem agora o Octávio ? Problema 3: Num tanque havia 6 peixes vermelhos e 7 peixes amarelos. Quantos peixes haviam no tanque? Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Problemas inversos de relação parte- todo Problema A: Carla tinha alguns doces. Ela jogou um jogo e ganhou 2 doces. Agora ela tem 12 doces. Quantos doces ela tinha? Problema B: Ana tinha alguns chicletes. Ela deu 5 chicletes à sua amiga Paula. Ana ficou agora com 8 chicletes. Quantos chicletes tinha a Ana? Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Problemas Comparativos Problema A: Numa sala de aula havia 9 alunos e 6 cadeiras. Há mais cadeiras ou alunos? Problema B: Numa sala de aula havia 9 alunos e 6 cadeiras. Quantos alunos há a mais? Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa