DIREÇÃO DEFENSIVA TREINAMENTO PARA MOTORISTAS PROFISSIONAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
Prof: Michelly Gonçalves Fernandes Vitória 2007
Treinamento Básico de segurança para Operadores de Empilhadeira.
Treinamento de Segurança Para Operadores de Paleteira
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
24/03/2017 DETRAN Skanska Brasil Ltda 1.
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
Segurança Rodoviária.
Cicloturismo.
Aula 5 : Sinalização Horizontal
Curso de ADMINISTRAÇÃO
EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
Análise Econômica Lucro Real Nívea Cordeiro 2011.
DIREÇÃO DEFENSIVA Lauro Volaco – Diretor do IBC
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
Procedimentos de Segurança
Padrões Mínimos de Segurança
SEGURANÇA INDUSTRIAL Empilhadeiras
APRESENTA.
Viva melhor no trânsito
CONDUÇÃO DEFENSIVA E ECO-CONDUÇÃO
Academia Snooker Clube Sorocaba - SP Paulo Dirceu Dias
Roseli Oliveira da Silva
Administração, Segurança e Território
SEGURANÇA PESSOAL NO TRÂNSITO
As férias de Verão são para muitos sinónimo de longas viagens por estrada, para as praias, para o campo, para rever familiares, ou mesmo para uma escapadela.
Renda até 2 SM.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
Apresentação Luzes e Farol..
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
Veículos e Sustentabilidade Ambiental
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO III – Nº 05.
Movimento Variado Prof.: Marco Macêdo.
Simulador SIMBRA para Treinamento de Motoristas em Caminhões, Ônibus, Ambulâncias, Viaturas Policiais e Bombeiros.
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
OS JOVENS E O TRÂNSITO Análise das pesquisas.
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
APRESENTA.
TEMA TRATADO : USO DO CINTO DE SEGURANÇA.
SEMANA GLOBAL ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - ONU
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
SEGURANÇA PESSOAL NO TRÂNSITO
Direção defensiva Cinto de segurança.
Projeto Medindo minha escola.
AÇÃO EDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM MOTOCICLISTAS GUILHERME SCHIBIK Novembro de 2006.
Condução fora do asfalto
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Abril
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
DIREÇÃO DEFENSIVA.
Prevenção de acidentes no trânsito e alcoolismo
- Física e Segurança no Trânsito -
SINALIZAÇÃO DE OBRAS.
ACIDENTES DE TRAJETO DEFINIÇÃO: É aquele que se verifica “no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela”, ainda que fora do local.
Atos Inseguros no Trânsito
LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO
REVISÃO DO TREINAMENTO DE DIREÇÃO DEFENSIVA
CONCURSO/DPRF LEG. DE TRÂNSITO
Escola Municipal Monteiro Lobato
O uso de capacetes de tamanho inadequado é bastante desconfortável. Além disso, o capacete irá prejudicar sua visão durante a condução da motocicleta,
Transcrição da apresentação:

DIREÇÃO DEFENSIVA TREINAMENTO PARA MOTORISTAS PROFISSIONAIS

DIREÇÃO DEFENSIVA DEFINIÇÃO: É dirigir de modo a evitar acidentes de trânsito apesar das ações incorretas dos outros e das condições adversas

DIREÇÃO PERFEITA OU DIRIGIR COM PERFEIÇÃO Significa que você realiza viagem sem ACIDENTES, sem INFRAÇÕES de trânsito sem ABUSOS do veículo sem ATRASOS de horários, e, sem faltar com a CORTESIA devida.

OS DEZ MANDAMENTOS DO MOTORISTA DEFENSIVO Conheça as leis de Trânsito. Use sempre o cinto de segurança. Conheça detalhadamente o veículo. Mantenha seu veículo sempre em boas condições de funcionamento. Faça a previsão da possibilidade de acidentes e seja capaz de evita-los.

OS DEZ MANDAMENTOS DO MOTORISTA DEFENSIVO Tome decisões corretas com rapidez, nas situações de perigo. Não aceite desafios e provocações. Não dirija cansado, sob efeito de álcool e drogas. Veja e seja visto. Não abuse da auto-confiança

RISCOS DEFINIÇÃO: Risco é uma circunstância que pode não se caracterizar em acidente. É uma possibilidade de perigo. Pode ser contornado, sinalizado e evitado

PERIGO DEFINIÇÃO: É uma circunstância de risco iminente, capaz de causar danos e prejuízo, muitas vezes irreparáveis ou fatais; ocorre quando ignoramos ou menosprezamos as situações de riscos.

ACIDENTE DEFINIÇÃO: É todo acontecimento desagradável, infeliz, inesperado ou não, que causa danos tanto materiais, quanto ecológicos e/ou humanos.

ACIDENTES CAUSAS: O acidente é desencadeado por uma seqüência de fatos críticos e circunstâncias que, cumulativamente, vão agravando perigos inerentes ao cotidiano do trânsito:

CAUSAS DOS ACIDENTES CAUSAS: FATORES HUMANOS: Stress, pressa, sono, cansaço, problemas familiares, estado de saúde, efeitos de drogas, álcool, outros; AS CONDIÇÕES ADVERSAS: de tempo, luz, via, trânsito, veículos e passageiros

ACIDENTE EVITÁVEL Todo acidente pode ser evitável: por você motorista, pelos 3 níveis de governo, entidade ou órgãos que cuidam do transito, escolas, centro de formação, outros.

MÉTODO BÁSICO DE PREVENÇAO DE ACIDENTES Preveja o perigo Descubra o que fazer Aja a tempo

CONDIÇÕES ADVERSAS Condições adversas de LUZ; Condições adversas de TEMPO; Condições adversas de VIA Condições adversas de TRANSITO Condições adversas de VEÍCULOS Condições adversas de MOTORISTA Condições adversas de CARGA ou PASSAGEIRO

CONDIÇÕES ADVERSAS DE LUZ Incidência direta de raios solares. Reflexos de luz solar em vidros, espelhos, janelas. Luz alta em sentido contrário. luz altas nos retrovisores. Penumbra, lusco-fusco ou meia-luz. Ausência total de luz solar.

CONDIÇÕES ADVERSAS DE TEMPO (Chuva, granizo, Neblina, ventos, fumaça, poeiras) Manter as palhetas do limpador de pára-brisa em bom estado. Manter os vidros limpos, desengordurados e desembaçados. Redobra a atenção e diminuir a velocidade. Aumentar a distância de seguimento. Redobrar os cuidados em curvas e nas frenagens. Dependendo da visibilidade, acender as luzes de posição e o farol baixo

CONDIÇÕES ADVERSAS DE TEMPO Aquaplanagem ou Hidropalnagem Ocorre quando os pneus não conseguem remover a lâmina d’água e perdem o contato com a pista. A combinação de pneus com sulcos gastos, velocidade alta e o volume de água na pista, são as principais causas da hidroplanagem. O fenômeno acontece pela combinação de vários fatores: alta velocidade do veículo, pneus mal calibrados com sulcos gastos e o volume de água na pista de rolamento.

CONDIÇÕES ADVERSAS DE VIA Sinalização inadequada ou deficiente; Pista defeituosa, mal conservadas com buracos. Aclives de declives muito acentuado. Faixas de rolamento com largura inferior à ideal. Curvas em nível mal projetadas ou mal construídas. Lombadas, ondulações e desníveis. Inexistência de acostamento. Má conservação, buracos, falhas e irregularidades Pista escorregadias ou com drenagem deficiente. Vegetação muito próxima da pista.

CONDIÇÕES ADVERSAS DE TRÂNSITO Trânsito lento ou congestionado. Área de aglomeração ou com grande circulação de pessoas. Presença de motociclistas, ciclistas e outros veículos não motorizados. Transito intenso de veículos pesados, lento e compridos. Comportamento agressivo, imprudente dos demais motoristas.

CONDIÇÕES ADVERSAS DE VEÍCULOS Suspensão desalinhada, rodas desbalanceadas. Limpadores de pára-brisa, retrovisores e freios defeituosos; Pneus gastos e ou mal calibrados. Falta ou deficiência de um ou mais equipamentos obrigatório. Freios deficientes, etc. Lâmpadas queimadas e faróis desregulados.

CONDIÇÕES ADVERSAS DE CARGAS Carga mal distribuída, mal arrumada ou acondicionada inadequadamente. Falhas na imobilização e amarração dos volumes dentro do compartimento da carga. Desconhecimento do tipo da carga e das suas características. Volume, tamanho e o peso da carga.

CONDIÇÕES ADVERSAS DOS MOTORISTAS FATORES HUMANOS FÍSICOS PSÍQUICOS Fadiga, sono Deficiência visual ou auditiva. Efeito de bebidas alcoólicas. Estado de saúde debilitado Uso de droga lícitas e ilícitas Stress. Pressa. Desajustes sociais e familiares Preocupação. Medo. Ansiedade. Agressividade

ABSORVIÇÃO DO ÁLCOOL PELO ORGANISMO HUMANO O processo de absorção do álcool é relativamente rápido (90% em uma hora). Já a eliminação, demora de 6 (seis) a 8 (oito) horas e é feita através do fígado (90%), da respiração (8%) e da transpiração (2%).

VERDADES SOBRE O USO DE BEBIDAS ALCÓOLICAS "O certo é que, quem bebe, diminui os reflexos e não pode de maneira alguma, dirigir. Pelo CTB, o motorista que for pego dirigindo alcoolizado (mais de 0,6 mg/l de sangue) está cometendo um crime, punível com pena que varia de 6 meses a 3 anos de prisão.

CONSEQÜÊNCIAS DA EMBRIAGUÊS AO VOLANTE PENA: varia de 6 meses a 3 anos de prisão; INFRAÇÃO GRAVÍSSIMA: Punível com multa de cinco vezes e suspensão do direito de dirigir MEDIDA ADMINISTRATIVA: Retenção do veículo e recolhimento do documento de habilitação.

TABELA DE MULTAS INFRAÇÕES VALOR PONTOS CNH Gravíssimas R$ 191,54 Grave R$ 127,69 05 pontos Média R$ 85,13 04 pontos Leves R$ 53,20 03 pontos

CONSEQÜÊNCIAS JURÍDICAS DA EMBRIAGUÊS AO VOLANTE CBT - Art. 291 Aos crimes cometidos na direção de veículos automotores, previstos neste Código, aplicam-se as normas gerais do Código Penal e do Código de Processo Penal, se este Capítulo não dispuser de modo diverso, bem como a Lei nº 9.099, de 26 de setembro de 1995, no que couber.

CONSEQÜÊNCIAS JURÍDICAS DA EMBRIAGUÊS AO VOLANTE CBT - Art. 291 Aos crimes cometidos na direção de veículos automotores, previstos neste Código, aplicam-se as normas gerais do Código Penal e do Código de Processo Penal, se este Capítulo não dispuser de modo diverso, bem como a Lei nº 9.099, de 26 de setembro de 1995, no que couber.

CONSEQÜÊNCIAS JURÍDICAS DA EMBRIAGUÊS AO VOLANTE CBT - Art. 291 Parágrafo único. Aplicam-se aos crimes de trânsito de lesão corporal culposa, de embriaguez ao volante, e de participação em competição não autorizada o disposto nos Arts. 74, 76 e 88 da Lei nº 9.099, de 26 de setembro de 1995.

CONSEQÜÊNCIAS JURÍDICAS DA EMBRIAGUÊS AO VOLANTE CBT - Art. 297. A penalidade de multa reparatória consiste no pagamento, mediante depósito judicial em favor da vítima, ou seus sucessores, de quantia calculada com base no disposto no § 1º do Art. 49 do Código Penal, sempre que houver prejuízo material resultante do crime.

ELEMENTOS DE DIREÇÃO DEFENSIVA Conhecimento Atenção Previsão Decisão Habilidade

POR QUE USAR O CINTO DE SEGURANÇA As estatísticas comprovam que em acidentes, 30% dos motoristas morrem por causa de choque violento contra o volante e 40% dos passageiros que viajam no banco ao lado, morrem batendo contra o painel ou o pára-brisa.

COMO USAR O CINTO DE SEGURANÇA Nunca deixe uma folga maior do que um punho ou 5 cm entre o corpo e o cinto. Nunca coloque o cinto retorcido Nunca passe a diagonal do cinto de 3 pontos por baixo do braço, ele deve ser passado entre o ombro e o pescoço.

COMO PRATICAR A DIREÇÃO DEFENSIVA Mantenha sempre uma distância segura em relação ao veículo da frente: 02 segundos se automóveis 04 segundos se ônibus ou caminhão; 06 segundos se articulados ou carretas.

COMO PRATICAR A DIREÇÃO DEFENSIVA Fique atento a tudo que se passa ao seu redor, às condições da estrada e aos espelhos retrovisores. Já que o perigo chega sem avisar, pense sempre no que pode acontecer,com a maior antecedência possível.

PRATICANDO A DIREÇÃO DEFENSIVA Aja imediatamente, não espere que outra pessoa tome a iniciativa. O tempo de indecisão é a diferença entre o acidente e a manobra defensiva.

PRATICANDO A DIREÇÃO DEFENSIVA Observe sempre os sinais do motorista à sua frente e os veículos que estão à sua volta.

PRATICANDO A DIREÇÃO DEFENSIVA Defina com antecedência, o trajeto que será percorrido, localizando pontos de parada, postos de gasolina, hotéis, restaurantes, etc.

PRATICANDO A DIREÇÃO DEFENSIVA Verifique sempre o nível de combustível e a distância a ser percorrida até o próximo posto de abastecimento. Deixar acabar o combustível na via é Infração de Trânsito,sujeita a penalidade.

PRATICANDO A DIREÇÃO DEFENSIVA Mantenha os pneus em perfeito estado de conservação, verificando a calibragem correta, sem esquecer do estepe. Faça o rodízio de acordo com as recomendações do fabricante.

PRATICANDO A DIREÇÃO DEFENSIVA Evite o uso de pneus carecas e recauchutados. Conserve o balanceamento e o alinhamento da direção.

PRATICANDO A DIREÇÃO DEFENSIVA O motor bem regulado tem menos riscos de apresentar problemas durante a viagem, além de economizar combustível e diminuir a emissão de poluentes.

PRATICANDO A DIREÇÃO DEFENSIVA Verifique as correias e as mangueiras do sistema de arrefecimento. Leve sempre correias e mangueiras extras no caso de ter que substituí-las.

PRATICANDO A DIREÇÃO DEFENSIVA Verifique o sistema elétrico, teste todos os faróis, luzes, setas e inspecione o nível de água da bateria, caso não seja selada.

PRATICANDO A DIREÇÃO DEFENSIVA Mantenha a água do radiador no nível indicado no reservatório de seu veículo. Verifique o funcionamento do limpador de pára-brisa, o nível do reservatório de água e o estado das palhetas.

PRATICANDO A DIREÇÃO DEFENSIVA Mantenha o fluido de freios sempre no nível recomendado, verifique também o desgaste das pastilhas e dos discos de freio. Verifique constantemente as indicações das luzes do painel

EVITANDO COLISÃO COM O VEÍCULO DA FRENTE: Trafegar em velocidade compatível. Avaliar todas condições adversas. Manter a distância de segurança do carro da frente. Tentar perceber o que se passa nas laterais e além do carro que segue. Estar prevenido contra parada bruscas do carro da frente.

DISTÂNCIA DE SEGMENTO MÉTODO PRÁTICO Quando o veículo da frente passar por um ponto de referência, você deve contar pausadamente 51 e 52. (dois segundos) Caminhões e ônibus, é necessário contar 51, 52, 53 e 54, (4 segundos) Carretas é necessário contar 51, 52, 53, 54,55 e 56 (seis segundos)

EVITANDO COLISÃO COM O VEÍCULO DE TRAZ: usar os retrovisores com freqüência. Quando alguém “colar” atrás do veículo, não tentar fugir dele acelerando. Tire o pé do acelerador e apóie no freio para alertá-lo. Se ele continuar colado, diminui a velocidade, sinalize e facilite a ultrapassagem. Guardar distância do veículo da frente, para ter espaço para manobras. Seja previsível, sinalize e antecipe suas intenções. Evite frear bruscamente, essa manobra pode surpreendê-lo. As luzes de freio devem estar limpas e em perfeito funcionamento.

EVITANDO COLISOES COM VEICULOS EM SENTIDO CONTRÁRIO Não fazer ultrapassagens mal feitas. Falta de perícia para fazer curvas. Falta de habilidade para sair de situações críticas. Reações inadequadas frente a condições adversas. Conversões mal realizadas, principalmente à esquerda

EVITANDO COLISÕES EM ULTRAPASSAGENS Se tiver alguém iniciando uma manobra para ultrapassar, facilitar e aguardar outro momento. Se todas as condições forem favoráveis, incluindo potência suficiente para realizar a manobra, sinalizar e ultrapassar. Como alerta, utilizar sinal de luz ou 2 breves toques na buzina. Para retornar à faixa, conferir pelo retrovisor da direita, sinalizar e entrar, procurando não obstruir a via. Jamais ultrapassar em curvas, túneis, viadutos, aclives, lombadas, cruzamentos e outros pontos que não ofereçam segurança.

EVITANDO COLISÕES EM ULTRAPASSAGENS Ultrapassar somente em locais onde isso seja permitido, em plenas condições de segurança e visibilidade. Ultrapassar somente pela esquerda. Antes de ultrapassar, não “colar” no veículo da frente para não perder o ângulo de visão. Certificar-se de que há espaço suficiente para executar a manobra. Conferir, pelos retrovisores, a situação do tráfego atrás do veículo. Verificar os pontos cegos do veículo.

EVITANDO COLISÕES EM CURVAS: Adote velocidade compatível com a curva antes de entra nela. Acelere suavemente ao realizar a manobra, a tração compensa à ação da força centrifuga. Evite frear dentro da curva, essa manobra pode desequilibrar o veículo.

EVITANDO COLISÕES NO CRUZAMENTOS: Obedecer a sinalização e, na dúvida. parar. Conhecer e respeitar o direito de preferência. Aproximar-se com cuidado, mesmo tendo a preferência. Cuidar dos procedimentos de convergência, principalmente à esquerda. Não ultrapassar na zona dos cruzamentos.

EVITANDO COLISÕES COM PEDESTRE: Tomar cuidado especial com crianças, idosos, embriagados e deficientes físicos; Na proximidade de pedestres, reduzir a velocidade e redobrar a atenção. Lembre-se de que a maioria dos pedestres desconhecem as regras de circulação de trânsito.

EVITANDO COLISÕES COM MOTOCICLISTAS e CICLISTAS: Manter uma distância lateral e frontal segura. Tomar cuidado em conversões, pois os motociclistas costumam transitar nos “pontos cegos”. Observar pelos retrovisores antes de abrir a porta do após parar lateralmente a faixa de rolamento.

EVITANDO COLISÕES COM ANIMAIS: Reduzir a velocidade assim que avistar o animal. Evitar buzinar, para não assustá-lo. Ficar atentos ao passar por fazendas ou locais abertos, principalmente à noite. Nunca passar na frente do animal que cruza a pista.

EVITANDO COLISÕES EM MACHA À RÉ: Antes de manobrar, verificar se há espaço para a manobra e se não há obstáculos Se necessário, peça auxilio a outra pessoa. Não entrar de ré em esquinas ou lugares de pouca visibilidade. Evitar sair de ré de garagens e estacionamentos. Cuidado com animais e crianças

O QUE SÃO "VIAS URBANAS" São as ruas, avenidas, vielas ou caminhos e similares abertos para a circulação pública, nas áreas urbanas das cidades.

CLASSIFICAÇÃO DAS VIAS URBANAS VELOCIDADE PERMITIDA: Vias de Trânsito Rápido = 80 km/h Vias Arteriais = 60 km/h Vias Coletoras = 40 km/h Vias Locais = 30 km/h

O QUE SÃO "VIAS RURAIS": As vias Rurais classificam-se em: Rodovias: são as vias pavimentadas Estradas: são as vias não pavimentadas

VELOCIDADE NAS VIAS RURAIS Dependem da regulamentação do órgão que administra a via. Quando não houver sinalização contraria: RODOVIAS: Automóveis, caminhonetas e motocicletas =110 Km/h. Ônibus e Caminhões = 90 km/h Demais veículos = 80 km/h NAS ESTRADAS é de 60 km/h

REGRAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO A CIRCULAÇÃO deve ser feita pelo lado direito da via, sendo admitidas exceções devidamente regulamentadas.

REGRAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO NAS ULTRAPASSAGENS A ultrapassagem de outro veículo deve ser feita somente pela esquerda, exceto em situações devidamente regulamentadas

CUIDADOS NAS ULTRAPASSAGENS Antes de entrar em outra via, você precisa: Verificar o trânsito em sentido contrário sinalizar a suas intenções; Verificar se não existe outro veículo tentando lhe ultrapassar; Ir para a faixa da esquerda, acelerar e retornar a sua mão de direção.

DIREITO DE PREFERÊNCIA NOS CRUZAMENTOS Nos cruzamentos não sinalizados, a preferência de passagem é do veículo que vem a sua direita.

DIREITO DE PREFERÊNCIA Os veículos acompanhados de batedores têm prioridade no trânsito, respeitando as demais regras de circulação. Ambulâncias, carros de bombeiros e viaturas policiais, além de terem prioridade, possuem o direito de estacionamento e trânsito livre, quando estão em serviço de urgência e com a luz e o alarme sonoro ligados.

TRANSPORTANDO CRIANÇAS O Código Brasileiro de Trânsito estabelece que as crianças menores de 10 anos, devem ser transportadas no banco traseiro, afastadas das portas e atrás dos bancos dianteiros, que funcionam como proteção.

TRANSPORTANDO CRIANÇAS Para crianças menores de 4 anos de idade, recomenda-se o uso de cadeirinhas com cintos próprios, presas ao banco de trás pelo cinto de segurança do veículo.

TRANSPORTANDO CRIANÇAS Em automóveis com 4 portas, utilize sempre a trava, nas portas traseiras, para que elas não abram com o carro em movimento..

TRANSPORTANDO CRIANÇAS Em hipótese alguma, crianças devem viajar no colo, porque em caso de colisão, todo o peso do adulto vai recair sobre a criança.

A SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO Sinalização Vertical Sinalização Horizontal Sinais Luminosos Gestos Produzidos por Motoristas Gestos Produzidos por Autoridades de Trânsito Apitos Buzinas Luz Indicativa de Direção Faróis Marcos Quilométricos Sinalização de Obras

Sinalização Vertical Placas: Placas de Regulamentação: Informam sobre as limitações, proibições ou restrições no uso da via. Placas de Advertência: Advertem da existência de perigo e sua natureza nas vias e nas proximidades Placas de Indicação:: Dão informações úteis sobre deslocamento, identificando as vias,destino e os locais de interesse,direções e distâncias,bem como serviços auxiliares

Sinalização Horizontal Marcas Viárias: São as linhas, marcações, legendas ou símbolos pintados no pavimento das vias. Conheça os padrões de traço a seguir.

Sinalização Horizontal Marcas viárias Contínuas: Indicam proibição de movimento de veículos quando separam o fluxo de Trânsito.Também fazem a delimitação das pistas, o controle de estacionamento e de paradas.

Sinalização Horizontal Marcas viárias Interrompidas: indicam a permissão de movimento de veículos e a delimitação das pistas.

Sinalização Horizontal Marcas viárias Linhas Amarelas: Regulamentam o fluxo de veículos de sentidos opostos e controlam o estacionamento e paradas.

Sinalização Horizontal Marcas viárias LINHAS BRANCAS: Regulamentam o fluxo de veículos no mesmo sentido, delimitam as pistas e regulamentam a movimentação de pedestres.

Sinalização Horizontal Marcas viárias Linhas Vermelhas: Estão associadas à limitação de espaço para ciclovias .

Vermelho: Trânsito fechado Sinais Luminosos São usados para controlar o fluxo de veículos e de pedestres. Vermelho: Trânsito fechado Amarelo: Advertência Verde: Trânsito livre Obs: Nos sinais luminosos de apenas duas luzes, quando estiverem acessas a duas cores (verde e vermelho) ao mesmo tempo, indicam advertência.

Gestos Produzidos Por Motoristas Braço esquerdo estendido para fora do veículo: conversão à esquerda. Braço esquerdo estendido para fora do veículo apontando para cima: indica conversão à direita. Braço esquerdo estendido para fora do veículo e movimentado para cima e para baixo: indica diminuir a velocidade ou parar.

Gestos Produzidos por Autoridades de Trânsito Todos os gestos produzidos por autoridades de Trânsito prevalecem sobre qualquer outro tipo de sinalização indicada no local.

Gestos Produzidos por Autoridades de Trânsito Braço direito para cima: indica ordem de parada obrigatória para todos os veículos, com exceção do veículo que já estiver no cruzamento. Um dos braços estendidos: indica ordem de parada para todos os veículos que vão no sentido indicado pelo braço estendido. Os dois braços estendidos: indicam ordem de parada nos dois sentidos.

SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO Apitos Os apitos usados pelos guardas de Trânsito servem para ordenar e disciplinar o tráfego. Um silvo breve significa: “liberar o trânsito em direção/sentido indicado pelo agente" Dois silvos breves significam: “Indicar parada obrigatória - PARE" Um silvo longo significa: “Quando for necessário diminuir a velocidade"

SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO Buzinas Buzinar duas vezes rapidamente indica agradecimento. O uso de buzina prolongado é infração de trânsito, passível de multa.

SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO Faróis Piscar faróis Insistentemente para o veículo que vai a frente ou dar vários toques na buzina, indica que existe alguma anormalidade. Piscar farol, buzinar insistentemente, ligar pisca alerta, indica situação de desespero, como perder o freio, por exemplo.

SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO Marcos Quilométricos Os marcos de quilômetro também chamamos de dispositivos de referência, são usados para informar ao usuário a sua localização na via. O seu uso é obrigatório em estradas pavimentadas a intervalos de até 5 km.

SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO Sinalização de Obras Marcos de Obstrução: servem para indicar que a via está bloqueada, devendo possuir dispositivos refletores.

SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO Sinalização de Obras Barreiras: são obstáculos fixos ou móveis, colocados para bloquear a circulação em uma pista ou faixa de Trânsito. As barreiras geralmente são usadas em caso de obras, mas também servem para desviar o Trânsito em caso de acidente. É importante que a instalação das barreiras seja complementada por placas de advertência.