2ª Série Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

SIMBOLISMO.
O romantismo I – Contexto Histórico.
O que estudar para a prova de Literatura do ENEM
O que se Passava no séc. XIX ? Simbolismo e Parnasianismo Aprecie um lindo poema da época!! Características do Simbolismo? Veja mais.
ANÁLISE LITERÁRIA POEMAS COMPLETOS DE ALBERTO CAEIRO (Fernando Pessoa)
Barroco Projeto Literário.
Alphonsus de Guimaraens
PROJETO DE PESQUISA: O SÍMBOLO DA VIRGEM NA POESIA DE
Literatura Portuguesa
Romantismo “Se quisermos defender a liberdade, precisamos negar o mundo exterior.” (Fichte)
Literatura Informativa
A POESIA DO FINAL DO SÉCULO XIX
SIMBOLISMO Professor Kássio.
Literatura - Prof. Hélia
ROMANTISMO NO BRASIL ROMANCE E TEATRO
A poesia brasileira contemporânea
Simbolismo Poesia no fim do século
SIMBOLISMO.
Literatura de informação no Brasil.
ROMANTISMO.
PERDER-SE TAMBÉM É CAMINHO
Simbolismo.
Simbolismo em Portugal
Simbolismo Suzete Beppu.
SIMBOLISMO.
Parnasianismo No Brasil.
Romantismo Prof. Juarez Poletto.
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Simbolismo. O Simbolismo é um estilo literário, do teatro e das artes plásticas é um estilo literário, do teatro e das artes plásticasliterárioteatroartes.
Prof.ª Patrícia Tavares
PARNASIANISMO E SIMBOLISMO
ROMANTISMO / ROMANTISMO EM PORTUGAL
TEMÁTICAS DE MANUEL BANDEIRA:
Romantismo Prof. Eduardo Silveira.
Interpretação textual Aula 02- Linguagem Figurada - Pensamento
Adriana Leite & Telma Paes
2ª Série - Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Revisão – professora Margarete
Fernando Pessoa Fernando Pessoa ( ) foi um poeta e escritor português, nascido em Lisboa. É considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa.
Antologia Poética do Romantismo
SIMBOLISMO NO BRASIL (Final do século XIX)
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias –Português
REALISMO PORTUGUÊS Prof. Karen Olivan.
REALISMO / NATURALISMO
PARNASIANISMO.
A música da Morte, a nebulosa, estranha, imensa música sombria, passa a tremer pela minh'alma e fria gela, fica a tremer, maravilhosa... Onda.
Literatura Prof. Keila Garcia
SIMBOLISMO.
SEGUNDA FASE DO MODERNISMO / GRACILIANO RAMOS
ROMANTISMO EM PORTUGAL / ALMEIDA GARRETT
DICAS DE LITERATURA.
Romantismo poesia. Características:  Um novo público: a mulher e o estudante  Vinda da Família Real  Imprensa passa a existir no Brasil  Folhetins.
2ª geração - Casimiro de Abreu
O que foi? O Simbolismo é uma escola literária que se manifesta especificamente na poesia e em outras esferas artísticas nascidas na França em fins do.
Profª Sandra. No Brasil, o movimento Simbolista foi quase inteiramente ofuscado pelo movimento Parnasiano, que desfrutou de prestígio social nas camadas.
Simbolismo em Portugal
Parnasianismo Movimento de reação ao sentimentalismo piegas dos últimos românticos; Seu florescimento se deu na França; Parnaso está relacionado a figura.
Barroco Barroco ou Seiscentismo constitui o segundo período clássico e designa genericamente todas as manifestações artísticas produzidas no século XVII.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
PARNASIANISMO PORTUGUÊS CAM 242 IFRJ LOUYSE FREIRE THALES SOARES PABLO DOS SANTOS MATHEUS RODRIGUES.
Romantismo em Portugal Profª Sandra. Surgiu em Portugal, assim como no resto da Europa, após a Revolução do Porto, de 1820 (que levou os liberais ao poder).
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
SIMBOLISMO – 1893 “MISSAL “ “BROQUÉIS” - CRUZ E SOUSA CONTEXTO HISTÓRICO: .Consolidação da República .Santa Catarina , Paraná e Rio Grande do Sul palco.
PARNASIANISMO LITERATURA.
NO BRASIL PROFESSOR: LOURIVAL SOARES. O QUE É?  O Simbolismo é um movimento literário da poesia e das outras artes que surgiu na França, no final do.
PARNASIANISMO  Obra inaugural: Fanfarras (1882), de Teófilo Dias.  
E. E. Senador Filinto Müller
Transcrição da apresentação:

2ª Série Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA SIMBOLISMO 2ª Série Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA

APRESENTAÇÃO Na última década do século XIX, a arte começa a se desinteressar por questões filosóficos-mecanicistas; O pensamento racional passa a ser questionado pela arte, mais precisamente pela poesia; Esta vai em busca do transcendental, do sonho, do inconsciente, da sensação e da visão pessoal, retornando à expressão subjetivo-individual.

IMPORTANTES Em Portugal, o marco inicial simbolista foi o livro OARISTOS, de Eugênio de Castro; No Brasil, foi a publicação dos livros BROQUÉIS e MISSAL, de Cruz e Sousa; O Simbolismo foi muito prejudicado pelo brilho ainda vigente do Parnasianismo (mais precisamente de Olavo Bilac); Por isso, alguns poetas simbolistas acabavam assimilando alguns detalhes parnasianos, como é o caso do formalismo de Cruz e Sousa.

CARACTERÍSTICAS Procura sugerir em vez de ser objetivo; Decantismo (crise existencial, por meio de atitudes de infelicidade); Ênfase em temas místicos, imaginários e subjetivos; Desconsideração das questões sociais abordadas pelo Realismo e Naturalismo; Produções baseadas na intuição, descartando a razão e a lógica; Grande uso de figuras de linguagem, principalmente aliteração (repetição de consoantes), eufemismo (suavização de ideias) e sinestesia (mistura dos sentidos humanos); Musicalidade.

CAMILO PESSANHA Poeta de maior representatividade do Simbolismo português; Em sua vivência na China, aprofundou-se no consumo do ópio, o que lhe deu um caráter pessimista em sua obra; Nas suas poesias, predominam sentimentos de dor, solidão, morte, transitoriedade e fuga para o nada; Há grande predomínio da musicalidade em seus poemas; Usou fartamente os recursos do símbolo. Seu único livro foi CLEPSIDRA.

CRUZ E SOUSA Considerado o mais importante poeta simbolista brasileiro; Produziu poemas que relatavam a história do negro escravizado; Alguma dose de erotismo em certas poesias; Grande inconformismo, por falar do drama humano e do seu próprio; Pessimismo, com fuga para a morte; Certos pontos de religiosidade; Suas principais obras são MISSAL e BROQUÉIS.

ALPHONSUS DE GUIMARAENS Grande manifestação do misticismo e da fé; O tema do amor vem da adoração pela finada noiva Constança e pela veneração à Virgem Santíssima Maria; O tema da morte é como consequência da perda da mulher amada; Visão desesperançada da vida; Não faz grandes esforços por uma poesia abstrata e musical; Seus principais livros são DONA MÍSTICA, CÂMARA ARDENTE, SETENÁRIO DAS DORES DE NOSSA SENHORA e KYRIALE.

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO