ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO
Advertisements

ERGONOMIA? Só se for no DIA-A-DIA!!!.
Ergonomia Adaptação do trabalho ao homem.
GINÁSTICA Prof. José Luís Mendes.
O treino do GUARDA-REDES
O treino da condição física
10 Princípios em Ergonomia.
Como se avalia a condição física?
Saltos.
Corridas planas.
ERRADO Quando trabalha com o teclado, procure manter as mãos alinhadas com o ante braço CERTO André Coutinho.
ERRADO Quando trabalha com o teclado, procure manter as mãos alinhadas com o ante braço CERTO André Coutinho.
Prof. Paulo Renato de Andrade Ergonomia
Exemplos de exercícios de estiramento aplicados ao Badminton
Ginástica de Aparelhos
INTRODUÇÃO À NATAÇÃO.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES Como trabalhar com o computador?
Os 4 exercícios iniciais podem sem feitos logo no início da lesão
A obesidade vs Atividade física aliada à Alimentação equilibrada
Exercícios e Alongamentos
PATINAGEM Programa do 1º Ciclo
Ergonomia preventiva.
Usuários de Computadores – Conselhos ergonómicos
Escola E.B. 2,3 Frei Manuel Santa Inês
Peito Pernas Supino Cotovelos na linha dos ombros e em 90 graus.
Como viver bem com ela e prevenir
TRABALHO DE EDUCAÇÃO FISÍCA Instituto Federal Farroupilha
O Arremesso de Peso A bola oficial, feita de bronze, ferro fundidou ou chumbo, pesa: - Masculino: 7,26 e possui cerca de 12 cm de diâmetro; - Feminino:
Introdução O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na.
Capacidades Motoras Condicionais e Coordenativas
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
Atletismo Corridas de Velocidade Estafetas Salto em Comprimento
Usuários de Computadores Conselhos Ergonómicos
A ação do corpo Deve contribuir para a realização de movimentos para a frente e em linha reta, os pés sempre apontados para adiante, os quadris e os ombros.
Apostila de Ordem Unida Básica
Curso Profissional Técnico de Multimédia – turma M
FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES FASE REFLEXIVA (0 a 3m)
Programa de Especialização em Massoterapia Ênfase em Ensino
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
Especialização em Enfermagem de Reabilitação
Dia do Idoso 2 de Novembro de 2011.
Grupo de Estágio de Educação Física 2013/2014
Gestos técnicos do voleibol
Basquetebol.
10º Ano Área dos Conhecimentos
Ginástica de Aparelhos
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
HABILIDADES DE LOCOMOÇÃO
Profª. Maria Helena Carvalho
Atletismo Salto em comprimento.
Violações INFRACÇÃO ÀS REGRAS = PERDA DA POSSE DE BOLA
As Técnicas Básicas do Volley
ATLETISMO REVEZAMENTO.
NADO CRAWL.
Ginástica Artística = Atividades no solo
PATINAGEM Programa do 2º Ciclo
Análise Biomecânica – FOREHAND
Usuários de Computadores – Conselhos ergonómicos
Lançamentos e Arremessos
Saltos São quatro os tipos de saltos: distância, triplo altura,
Fundamentos do Voleibol
Conselhos na utilização dos computadores (continuação)
FUTSAL.
Atletismo Educação Física
Linguagens, códigos e suas tecnologias – Educação Física Ensino Fundamental, 6º Ano Dança e Luta: Sequências coreográficas.
Trabalho Realizado por: Jorge Rodrigues Escola Básica Integrada da Boa Água.
AAHPERD Youth Fitness Test
Elementos técnicos fundamentais:
GINÁSTICA de SOLO.
EXERCÍCIOS PARA OMBROS
Transcrição da apresentação:

ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ TESTES DE AVALIAÇÃO DA APTIDÃO FÍSICA 2011/12

“FITNESSGRAM” APTIDÃO AERÓBIA – VAIVÉM 20 m ABDOMINAIS EXTENSÕES DE BRAÇOS SENTA E ALCANÇA FLEXIBILIDADE DE OMBROS

VAIVÉM (Aptidão Aeróbia) OBJECTIVO: percorrer a máxima distância possível, numa direcção e na oposta (vai e vem), na distância de 20 m, aumentando a velocidade em cada minuto. DESCRIÇÃO: os alunos correm pela área estipulada e tocam na linha ao sinal sonoro; invertem o sentido após o sinal correndo para a outra extremidade; se chegarem antes aguardam o sinal para reiniciarem a corrida; seguem o mesmo procedimento até não serem capazes de alcançar a linha. Inicialmente a velocidade da corrida é bastante lenta, por isso, não devem começar a correr demasiado depressa. - O teste termina quando o aluno não conseguir mais ou comete duas faltas (sai à segunda).

ABDOMINAIS (Força e Resistência Abdominal) OBJECTIVO: num ritmo determinado (equivalente a 20 repetições por minuto), executar o maior número de repetições e registá-las. O executante deve continuar a fazer o teste até ao limite máximo de 75 repetições, ou até não conseguir continuar. DESCRIÇÃO: executante deitado, com as costas bem apoiadas no colchão; joelhos flectidos, pés ligeiramente afastados e apoiados no solo; braços e mãos em extensão ao lado, com as palmas viradas para baixo tocando o extremo da faixa que está mais próximo; cabeça apoiada nas mãos do colega; elevar o tronco ao mesmo tempo que desliza as mãos pela faixa, até que a ponta dos dedos chegue ao outro extremo da mesma; após cada elevação, apoiar a cabeça nas mãos do colega, ficando na posição inicial e contando uma repetição (os calcanhares devem permanecer em contacto com o solo). - O teste termina quando o aluno não conseguir continuar ou quando atingir o máximo de 75 repetições.

EXTENSÕES DE BRAÇOS (Força e Resistência da Região Superior do Corpo) OBJECTIVO: completar o maior número possível de extensões de braços, com uma determinada cadência. DESCRIÇÃO: executante deitado no colchão em decúbito ventral, mãos bem abertas debaixo dos ombros, dedos estendidos, membros inferiores esticados, ligeiramente afastados e apoiados na ponta dos pés; elevar o tronco até esticar completamente os membros superiores, após o que deve flecti-los até formar um ângulo de 90º (o tronco nunca toca no colchão); manter sempre o alinhamento entre o tronco, as pernas e a cabeça. - O teste deve ser interrompido à segunda execução incorrecta, se o aluno tem dores ou se para.

SENTA E ALCANÇA (Flexibilidade) OBJECTIVO: alcançar a distância especificada na Zona Saudável de Flexibilidade (indicada na tabela de referência) para os lados direito e esquerdo do corpo. DESCRIÇÃO: o aluno senta-se, descalço, com uma das pernas completamente esticada, ficando a planta do pé em contacto com a extremidade da caixa; o outro joelho fica flectido, com a planta do pé assente no chão junto ao joelho da perna que está em extensão; os braços devem ser estendidos para a frente e colocados por cima da fita métrica, com as mãos sobrepostas; flexão do tronco à frente, 4 vezes, mantendo na última a posição alcançada por 1 segundo; repetir o exercício com a outra perna. - Regista-se o número de centímetros em cada um dos lados. O desempenho deve ser limitado para evitar a hiperflexão da zona lombar - Regista-se o número de centímetros em cada um dos lados. O desempenho deve ser limitado para evitar a hiperflexão da zona lombar.

FLEXIBILIDADE DE OMBROS OBJECTIVO: tocar as pontas dos dedos de ambas as mãos por trás das costas, um braço por cima e outro por baixo. DESCRIÇÃO: de pé, o aluno tenta chegar ao meio das costas, com a mão direita por cima do ombro direito; simultaneamente, a mão esquerda deve ser colocada por detrás das costas, tentando alcançar os dedos da mão direita; repetir o exercício para o outro lado. - Regista-se um S (Sim), se o aluno conseguir tocar com os dedos e um N (Não) se não conseguir.

ÍNDICE MASSA CORPORAL (IMC) É um método simples para se determinar o grau de obesidade de uma pessoa. Estabelece uma relação entre a estatura e o peso, relação essa que indica se o peso da pessoa está, ou não, adequado à estatura. É determinado pela seguinte fórmula: De acordo com a Organização Mundial de Saúde, considera-se como valores de referência: IMC > 18 < 25 Normal IMC > 25 < 30 Excesso de Peso IMC > 30 < 35 Obesidade moderada (grau I) IMC > 35 < 40 Obesidade grave (grau II) IMC > 40 Obesidade mórbida (grau III) IMC = peso (Kg) Altura2 (m)

ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ Grupo de Educação Física 2011/2012