Representação Arquitetural

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

UML Modelando um sistema.
UML Visões – Parte 2.
15/1/2014 Professor Leomir J. Borba- – 1 Tec. Em Analise e desenvolv. De Sistemas analise.
(Unified Modeling Language)
Rational Unified Process(RUP)
Valéria Maria Lauande Março/2010
UML Material retirado da apostila do Professor Cesar Augusto Tacla
Centrado na arquitetura
Modelo de Arquitetura Diagrama de Componentes
Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II.
Objetos Distribuídos Padrão CORBA
Análise e Projeto de Sistemas
RUP: Fluxo de Análise e Projeto
Prof. Jorge Luis Risco Becerra Auxiliares:Prof. Eduardo Lobo
Análise e Gerenciamento de Requisitos com Casos de Uso
Classes e objetos Modelagem
Especificação e Projeto do sistema de gerência e manipulação de mídias para produção de aulas Mozart de Melo Alves Jr. Paulo Tenório.
SOA - Arquitetura Orientada a Serviços
Introdução a Arquitetura Orientada a serviços
Projetar Serviços Vítor Braga –
Unibratec Análise e Gerencia de Projetos Profº Henrique Vila Nova
Arquitetura Orientado a Serviços
Arquitetura de software
Arquitetura de Software Visão Geral
Projeto de Arquitetura de Software
Implementação em Projeto de Sistemas (PFC)
Análise e Projeto de Sistemas
Prof. Alexandre Vasconcelos
Engenharia de Software e Sistemas Danilo Veras e Rebeka Gomes.
PFC Projeto Final de Curso
PSBD II Projeto de Sistemas de Banco de Dados II
Projeto de Arquitetura de Software Visão Geral
SOA Service Oriented Architecture. Copyright © 2008 Qualiti. Todos os direitos reservados. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Estilo/padrão.
Especificação em Projeto de Sistemas
Levantamento de Requisitos
Abr-17 Atividades, Artefatos e Responsáveis da Disciplina de Análise e Projeto Fluxo de análise e projeto.
Bruno Silva Desenvolvido a partir de
Aplicações Web com Orientação a Objetos
Modelagem Arquitetural e a Visão 4+1
Padrão- MVC Model, View, Controller
RUP - Cap. 4 – Processo Centrado na Arquitetura
Padrões de Arquitetura
Padrões de Interação com o Usuário
Projeto de Arquitetura de Software Prof. Wolley W. Silva.
Introdução a um Processo de Desenvolvimento Orientado a Objeto
Projeto de Sistemas Alexandre Monteiro. Agenda 2. Análise 3. Projeto 1. Revisão 4. Exercícios.
Engenharia de Software Aula 02 – Introdução Prof. Adriana M. Martins.
Especificação de Requisitos de Software
Gestão de projetos de Software GTI-16
Tarciane Andrade Análise de Casos de Uso Tarciane Andrade
Processo de Desenvolvimento de Software – PDS
Abr-17 Projetar Subsistema Projetar subsistema.
© 2007 by Pearson Education ©Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 18 Slide 1 Reuso de Software.
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Aula /08/2012 Professor Leomir J. Borba-
SGPC - Sistema de Gestão de Panificadora e Confeitaria
Wi-Fi Information Service Ademir José de Carvalho Junior Felipe Cavalcanti Ferreira.
Projeto Supervisionado no Desenvolvimento de Aplicações Profissionais na Web Servidores.
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
SOFTWARE DE ESTATÍSTICAS PARA BASQUETE EM CADEIRA RODAS ESTUDO DE CASO ADFP - FÊNIX Acadêmicos: Elisangela Fernandes Duarte Sandro Colaço de Lima Orientador:
Sistema Almirante Gabriel Junji Ito Giuliano Diego Barbarra.
APSI II Análise e Projeto de Sistemas de Banco de Dados II.
RUP – Rational Unified Process Márcia Seabra Cabral Prof. Augusto Sampaio Centro de Informática - UFPE.
/ de Julho de UFPE - Universidade Federal de Pernambuco CIn - Centro de Informática Pós-Graduação em Ciência da Computação Tópicos Avançados.
Projeto Orientado a Objetos Prof. Wolley
1 Especificação de Sistemas de Software e a UML. 2 Modelagem de sistema A modelagem de sistema auxilia o analista a entender a funcionalidade do sistema.
Atividades, Artefatos e Responsáveis da Disciplina de Análise e Projeto.
Análise e Design de Software Site:
Aplicativos para Web MVC Prof. Odair Indena Jr.
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
Transcrição da apresentação:

Representação Arquitetural Prof. Wolley W. Silva

Agenda Conceitos de Arquitetura Representação Arquitetural Exercício Contextual Tecnológica Exercício

Conceito: O que é Arquitetura de SW? “É a organização fundamental de um sistema, expressa nos seus componentes, nos relacionamentos entre eles e com o ambiente, e nos princípios que governam seu projeto e sua evolução”. Fonte: Norma 1471 do IEEE, publicada em http://www.iso-architecture.org/ieee-1471/faq.html#wharch

Conceito: O que é Arquitetura de SW? Princípios/ Padrões / Estilos Exemplos: Arquitetura em camadas (tier – camadas físicas ) Cliente – Servidor 3 Camadas – Apresentação, Negócio e Acesso a Dados Arquitetura modelo-visão-controlador – MVC (layer – camadas lógicas) Arquitetura Orientada a Serviço (SOA) – “estilo arquitetural”

Uma arquitetura mal projetada... O sistema possui todos os casos de uso implementados, no entanto... Sua usabilidade é ruim; Não suporta quando há picos de utilização; Possui potenciais falhas de segurança É difícil e caro para manter e evoluir Não suporta o crescimento (dados, usuários) com o tempo; Seu desempenho é inaceitável para o usuário

Uma arquitetura mal projetada...

RUP: Processo Unificado

RUP – Processo Unificado Passagens pela sequência de disciplinas - iterações

RUP – Processo Unificado Centrado na Arquitetura A arquitetura é prototipada e definida logo nas primeiras iterações A arquitetura serve para definir a organização da equipe de desenvolvimento e identificar oportunidades de reuso

Por que modelar? Um modelo é uma simplificação da realidade. Construímos modelos para: Gerenciamento da complexidade; Comunicação entre as pessoas envolvidas; Redução dos custos no desenvolvimento; Predição do comportamento futuro do sistema.

Representação do Sistema no Contexto Diagrama de Contexto Arquitetural – modela a maneira pela qual o software interage com entidades externas a seus limites. Pressman, 2011

Representação do Sistema no Contexto Sistemas superiores: sistemas que usam o sistema alvo; Sistemas subordinados: sistemas que utilizados pelo sistema-alvo; Sistemas de mesmo nível: sistema que interagem com o sistema-alvo (produz ou consome informações); Atores: entidades (pessoas, dispositivos) que interagem com o sistema-alvo;

Representação do Sistema no Contexto Exemplo: Sistema de Gestão Escolar Funcionários ADM Alunos Gestão Financeira Gestão Acadêmica Professores

Representação do Sistema no Contexto O software a ser desenvolvido dever ser colocado no seu contexto; A partir dos requisitos do sistema, é possível identificar as entidades externas e suas interações com o sistema e seus módulos/componentes; Cada modulo identificado ainda não fornece detalhes de implementação suficientes;

Representação Arquitetural Tecnologias Exemplo

Representação Arquitetural Tecnologias Exemplo

Representação Arquitetural Tecnologias Exemplo

Representação Arquitetural Tecnologias Exemplo

Representação Arquitetural Tecnologias Texto Texto Texto Círculos: Elementos com comportamento dinâmico, tais como: Servidores de Aplicação, Servidores Web, Servidores de Banco de Dados, Servidores de Mensagens, Classes Listerner... Retângulo / Quadrado: Elementos estáticos, tais como: Classes, Entidades/Tabelas, Interface de Usuário... Setas: Conexão entre os elementos, minimamente identificados.

Exercício Modelar uma Representação Arquitetural para o projeto PFC. Arquitetura contextual e Tecnológica; Descreva cada modulo/componente representado destacando suas funcionalidade e relacionamentos com os demais; Descreva os Padrões e/ou Restrições que foram levados em consideração para elaboração da arquitetura proposta; Descreva as tecnologias e Frameworks utilizados na composição da arquitetura.

Dica para Leitura http://blog.globalcode.com.br/2012/03/arquitetura-java-1.html