CLASSES DE PALAVRAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Leonardo Queiroga
Advertisements

ESTUDO DO VERBO.
O PRONOME.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
O que é uma instituição social?
PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO Extra 7 O ARTIGO E O NUMERAL
III - Crase Crase é: Fusão de uma preposição A com :
Classe Gramatical da palavra QUE
LÍNGUA PORTUGUESA Adjetivo - Artigo 1º. ANO/ EM Maj Lilavati
QUADRO COM TODAS AS FORMAS DO PRONOME PESSOAL:
QUADRO COM TODAS AS FORMAS DO PRONOME PESSOAL:
O que você deve saber sobre
SEMÂNTICA.
CLASSES DE PALAVRAS Karen Olivan.
Prof. Francisco Platão Savioli
O modelo morfossintático
SOMOS TODOS AMBIENTE SOMOS TODOS TERRA
Ensino de Português como L2
DISCIPLINA: Português
PAUTA: 3 / 2 /14 Continuação: Revisão morfológica Exercícios
COLACIO. J SLIDES APRESENTA
Atividade de Recuperação
Pronomes anotações.
ARTIGO.
A História do Lápis O menino olhava a avó escrevendo uma carta.
Determinantes. Determinantes a caneta / o lápis (género feminino ou masculino) Determinantes artigos são as palavras que aparecem antes dos nomes.
Cap. 3 - Estilística léxica
Crônica Um gênero do cotidiano.
A HISTÓRIA DO LÁPIS.
A HISTÓRIA DO LÁPIS O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:       - Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco?
A história do lápis   O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E.
Lição do lápis by
CLASSES DE PALAVRAS.
LÍNGUA PORTUGUESA SUBSTANTIVO 1º. ANO/ EM Maj Lilavati Profa. Gláucia.
Artigo Gramática – Aula 4.
O Menino, a Avó e o Lápis.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
O Lápis.
Classe de palavras.
Termos essenciais da oração
EU x MIM Ele pediu para EU ler (1-SUJEITO) o texto com calma.
Classes Gramaticais Os satélites do substantivo
O Lápis.
Atendimento Pedagógico 8º ano E. F. II (Aula #1)
CLASSES GRAMATICAIS DAS PALAVRAS
Lição 6.
CLASSES DE PALAVRAS ou Classes gramaticais
EXERCÍCIOS DE MORFOLOGIA CLASSES GRAMATICAIS
Eça de queiros.
REVISÃO PROVA MENSAL (9º Ano)
O Lápis.
Adjetivo Gramática – Aula 2.
Série: Família, Ideia de Deus
EXERCÍCIOS DE MORFOLOGIA CLASSES GRAMATICAIS
Você e o Lápis Aut. Com Som.
HAMILTON AA HISTÓRIA DO LÁPIS DESCONHEÇO O AUTOR.
Pré-vestibular Quilombo Ilha
ARTIGOSPALAVRA VARIÁVEL EM GÊNERO E NÚMERO QUE SE ANTEPÕE AO SUBSTANTIVO, DETERMINANDO-O. DEFINIDOO, A, OS, AS SUGERE QUE O SER IDENTIFICADO É ÚNICO DENTRE.
Semântica e Pragmática – 1/2012 Prof. Sabine Mendes Moura, Dn.
CONCORDÂNCIAS ESPECIAIS
Língua Portuguesa Aula 04 – Morfologia: do artigo ao verbo – a importância das palavras na construção do discurso.
Língua Portuguesa Aula 05 – Morfologia: do artigo ao verbo – a importância das palavras na construção do discurso Parte II - Verbos.
Introdução ao estudo da Morfossintaxe
DETERMINANTES DO SUBSTANTIVO
Conteúdos: Classes gramaticais Morfossintaxe
CLASSES DE PALAVRAS. Critério semântico de classificação: nomeia os seres e, também, suas ações, seus sentimentos e suas características. SUBSTANTIVO.
(FUVEST-SP) – Segundo a ONU, os subsídios dos ricos prejudicam o Terceiro Mundo de várias formas: 1. mantêm baixos os preços internacionais, desvalorizando.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Claudiana Lima.
PRONOMES É a classe de palavras que substitui o substantivo (nome). Tem a finalidade de indicar a pessoa do discurso ou situar no tempo e espaço, sem.
Transcrição da apresentação:

CLASSES DE PALAVRAS

CLASSES DE PALAVRAS ARTIGO Critério sintático de classificação: desempenha função de satélite do substantivo Critério morfológico de classificação: palavra variável Critério semântico de classificação: marca o substantivo como específico ou genérico; como compartilhado ou não compartilhado

Ex.: Um entregador está chamando. ARTIGO Indefinido (um, uns, uma, umas): refere-se ao não compartilhado, ao genérico Ex.: Um entregador está chamando. Definido (o, os, a, as): refere-se ao compartilhado, ao específico Ex.: O entregador está chamando.

ARTIGO “Eu sou um cara”. genérico Eu sou o cara. específico

ARTIGO específico genérico Ela não está mais gostando do namoro. Ela não está mais gostando deø namoro. genérico

ARTIGO “Solteirona gasta mais de 10 mil reais com outdoor para achar ø marido” www.picarelli.com.br

específico/ totalidade ARTIGO As medidas do governo em 2009 terão como objetivo amenizar os efeitos da crise. As medidas do governo em 2009 terão como objetivo amenizar os efeitos da crise. específico/ totalidade ø Medidas do governo em 2009 terão como objetivo amenizar os efeitos da crise. ø Medidas do governo em 2009 terão como objetivo amenizar os efeitos da crise. genérico/ parcialidade

ARTIGO (Fuvest) As duas manas Lousadas! Secas, escuras e gárrulas como cigarras, desde longos anos, em Oliveira, eram elas as esquadrinhadoras de todas as vidas, as espalhadoras de todas as maledicências, as tecedeiras de todas as intrigas. E na desditosa cidade, não existia nódoa, pecha, bule rachado, coração dorido, algibeira arrasada, janela entreaberta, poeira a um canto, vulto a uma esquina, bolo encomendado nas Matildes, que seus olhinhos furantes de azeviche sujo não descortinassem e que sua solta língua, entre os dentes ralos, não comentasse com malícia estridente. (Eça de Queirós, “A ilustre Casa de Ramires”)

ARTIGO No texto, o emprego de artigos definidos e a omissão de artigos indefinidos têm como efeito, respectivamente, a) atribuir às personagens traços negativos de caráter; apontar Oliveira como cidade onde tudo acontece. b) acentuar a exclusividade do comportamento típico das personagens; marcar a generalidade das situações que são objeto de seus comentários. c) definir a conduta das duas irmãs como criticável; colocá-las como responsáveis pela maioria dos acontecimentos na cidade. d) particularizar a maneira de ser das manas Lousadas; situá-las numa cidade onde são famosas pela maledicência. No texto, o emprego de artigos definidos e a omissão de artigos indefinidos têm como efeito, respectivamente, a) atribuir às personagens traços negativos de caráter; apontar Oliveira como cidade onde tudo acontece. b) acentuar a exclusividade do comportamento típico das personagens; marcar a generalidade das situações que são objeto de seus comentários. c) definir a conduta das duas irmãs como criticável; colocá-las como responsáveis pela maioria dos acontecimentos na cidade. d) particularizar a maneira de ser das manas Lousadas; situá-las numa cidade onde são famosas pela maledicência. e) associar as ações das duas irmãs; enfatizar seu livre acesso a qualquer ambiente na cidade. No texto, o emprego de artigos definidos e a omissão de artigos indefinidos têm como efeito, respectivamente, a) atribuir às personagens traços negativos de caráter; apontar Oliveira como cidade onde tudo acontece. b) acentuar a exclusividade do comportamento típico das personagens; marcar a generalidade das situações que são objeto de seus comentários. c) definir a conduta das duas irmãs como criticável; colocá-las como responsáveis pela maioria dos acontecimentos na cidade. No texto, o emprego de artigos definidos e a omissão de artigos indefinidos têm como efeito, respectivamente, a) atribuir às personagens traços negativos de caráter; apontar Oliveira como cidade onde tudo acontece. b) acentuar a exclusividade do comportamento típico das personagens; marcar a generalidade das situações que são objeto de seus comentários. No texto, o emprego de artigos definidos e a omissão de artigos indefinidos têm como efeito, respectivamente, a) atribuir às personagens traços negativos de caráter; apontar Oliveira como cidade onde tudo acontece. No texto, o emprego de artigos definidos e a omissão de artigos indefinidos têm como efeito, respectivamente,