Quinhentismo Séc. XVI.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Condições e motivações da Expansão Marítima Portuguesa
Advertisements

O QUINHENTISMO.
LITERATURA BRASILEIRA
A Educação no Brasil Colônia
Os primeiros jesuítas desembarcam
O Quinhentismo no Brasil
Quinhentismo.
Quinhentismo no Brasil
GERAÇÃO DE 22 ( ) Profa. Mara Magaña.
QUINHENTISMO Literatura Prof.: Mara Magaña.
QUINHENTISMO – BRASIL –
Por :Natania Nogueira Professora de História
Literatura Informativa
Profª. Karen Neves Olivan
História da Educação no Brasil
Quando tudo começou? Qual o primeiro texto da história da literatura brasileira? Quando foi escrito? Por quem foi escrito? Do que falava esse texto?
Universidade Federal do Amapá
Quinhentismo 1500 a 1601.
O DESCOBRIMENTO DO BRASIL Professor Ulisses Mauro Lima
OS CRONISTAS DO DESCOBRIMENTO PROFESSORA PATRÍCIA FERNANDES
Como Estudar Geografia e História:
QUINHENTISMO -Portugal está em plena Expansão Marítima;
Literatura de informação no Brasil.
Quinhentismo no Brasil
Quinhentismo no Brasil (1500 – 1601)
Classicismo (1527 – 1580).
Módulo 5 1º. Ano - EM Quinhentismo.
Aula 2 - Descobrimento e Período Pré-Colonial ( )
Profª. Karen Neves Olivan
Profª. Karen Neves Olivan
Quinhentismo – Literatura Brasileira
CLASSICISMO (1527/1580) Contexto histórico Mercantilismo;
História dos Portugueses no Mundo
Quinhentismo O Quinhentismo corresponde ao período literário que abrange todas as manifestações literárias produzidas no Brasil à época de seu descobrimento,
QUINHENTISMO Imagem: Oscar Pereira da Silva / Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em 1500, / Museu Paulista / Public.
QUINHENTISMO prof. renato santos.
LITERATURA DE INFORMAÇÃO Profº Christiano
MONITORA: Sara S. Almeida Gurupi, setembro de 2012
LITERATURA BRASILEIRA
Os Portugueses no Brasil
CRONISTAS DO DESCOBRIMENTO
Resumo A carta de Pero Vaz de Caminha ressalta a importância da catequese dos índios para os portugueses. Dentre as justificativas da posse e colonização.
 EXPANSÃO ULTRAMARINA  CRÔNICAS DE VIAGEM  PERTENCEM AO ÂMBITO DA HISTÓRIA  DATADA EM 1º DE MAIO DE 1500  PRIMEIRAS IMPRESSÕES.
Profa. Karen Neves Olivan
COLOMBO E OS ÍNDIOS Tzvetan Todorov:
A Expansão Portuguesa.
O período humanista na Literatura
Classicismo - Período literário que surgiu na época do Renascimento (Europa séc. XVI). Um período de grandes transformações culturais, políticas e econômicas.
O CONCEITO ANTROPOLÓGICO DE CULTURA E A CULTURA BRASILEIRA
Literatura Informativa Literatura Jesuítica
Profa. Karen Neves Olivan
EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPÉIA
Literatura : expressão de uma época
CLASSICISMO Renascimento.
Quinhentismo O Quinhentismo corresponde ao período literário que abrange todas as manifestações literárias produzidas no Brasil à época de seu descobrimento,
Produção literária no Brasil-colônia
A origem das línguas indígenas
LITERATURA INFORMATIVA
O Quinhentismo no Brasil
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EXISTE?
Profª. Lilian Larroca Brincadeirinha!!! Rsrsrs Vocês nem sabem falar sério, viu?
Quinhentismo no Brasil O Brasil-colônia de 1500 a 1600
COESÃO E COERÊNCIA Coesão textual: ligação entre partes de um texto, obtida a partir do uso de operadores lingüísticos específicos. Mecanismo de coesão:
Literatura Medieval (séc. XII a XV)
BRASIL COLONIAL SÉCULOS XV - XVII
ERA COLONIAL QUINHENTISMO – 1500
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
A CARTA DE PERO VAZ CONSIDERAÇÕES.
Transcrição da apresentação:

Quinhentismo Séc. XVI

Contexto Produção literária da época do descobrimento 1500 Acontece ao mesmo tempo que o Classicismo Grandes Navegações; antropocentrismo; Renascimento Não é um movimento literário: são relatos de descobridores , jesuítas e viajantes Carta de Pero Vaz de Caminha: primeiro documento escrito da história do Brasil. Enviada ao rei de Portugal com informações sobre a fauna, a flora e a gente da nova terra.

Carta a el-Rei Dom Manuel sobre o achamento do Brasil “E assim seguimos nosso caminho, por este mar, de longo, até terça-feira d’oitavas de Páscoa, que foram 21 dias d’Abril, que topamos alguns sinais de terra (...) E à quarta-feira seguinte, pela manhã, topamos aves, a que chamam fura-buchos. Neste mesmo dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra, isto é, primeiramente d’um grande monte, mui alto e redondo, e d’outras serras mais baixas ao sul dele e de terra chã com grandes arvoredos, ao qual monte alto o capitão pôs o nome o Monte Pascoal e à terra A Terra de Vera Cruz. (...) E dali houvemos vista d’homens, que andavam pela praia, de 7 ou 8, segundo os navios pequenos disseram, por chegaram primeiro. (...) A feição deles é serem pardos, maneira d'avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem nenhuma cobertura, nem estimam nenhuma cousa cobrir nem mostrar suas vergonhas. E estão acerca disso com tanta inocência como têm em mostrar o rosto. (...) Ali andavam entre eles três ou quatro moças, bem moças e bem gentis, com cabelos muito pretos, compridos, pelas espáduas; e suas vergonhas tão altas e tão çarradinhas e tão limpas das cabeleiras que de as nós muito bem olharmos não tínhamos nenhuma vergonha. (...)

Tipos de Texto Literatura de Catequese Objetivo: a conversão dos índios à fé cristã. Literatura Informativa Objetivo: descrever e catalogar a nova terra e o povo que nela habitava. Mostrar os benefícios da América. Literatura dos Viajantes Objetivo: Descrição da terra de uma forma mais realista

Literatura de Informação Características Textos descritivos em linguagem simples Muitos substantivos seguidos de adjetivos Uso exagerado de adjetivos empregados, quase sempre, no superlativo (hipérbole) Principais autores Pero Vaz Caminha Autor da "certidão de nascimento" do BR, onde relatava ao rei de Portugal a "descoberta" da Terra de Vera Cruz (1500) Pero Lopes de Souza Diário da navegação da armada que foi à terra do BR

Literatura de Catequese Características Poesias de devoção Teatro de caráter pedagógico e religioso, baseado em textos bíblicos Cartas que informavam o andamento dos trabalhos na Colônia. José de Anchieta Catequese dos índios. Iniciou o teatro no Brasil. Pesquisador do folclore e da língua indígena. Produção diversificada: poesias líricas e épicas, cartas, sermões Gramática do tupi-guarani.