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CLASSICISMO (1527/1580) Contexto histórico Mercantilismo;

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Apresentação em tema: "CLASSICISMO (1527/1580) Contexto histórico Mercantilismo;"— Transcrição da apresentação:

1 CLASSICISMO (1527/1580) Contexto histórico Mercantilismo;
Grandes descobrimentos; Reforma Protestante; Heliocentrismo: Copérnico - o sol é o centro do universo Galileu - duplo movimento da terra

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3 pintura escultura

4 pintura arquitetura

5 CLASSICISMO (1527/1580) 1527 - Sá de Miranda volta da Itália trazendo as novas idéias
CAMÕES – lírico Temas: Amor - espiritual X carnal (luta entre o corpo e a alma) forte influência de Petrarca e do neoplatonismo; amor espiritual: ideal inatingível; castidade nas descrições da mulher; Mutabilidade das coisas (mudanças imprevisíveis) Desconcerto do mundo contrastes entre a perenidade da alma e as mudanças impostas pela transitoriedade da vida; conflitos entre os desejos pessoais e as imposições sociais.

6 CAMÕES – épico Os Lusíadas poema de louvor à glória do povo português; eixo central da narrativa: viagem de Vasco da Gama às Índias; exaltação dos feitos heróicos dos portugueses (a conquista do mar), louvor à grandeza conquistadora de Portugal Estrutura: tom sóbrio, solene, de exaltação; presença do "maravilhoso" pagão e cristão; herói coletivo - povo português representado por Vasco da Gama; 8816 versos decassílabos, dispostos em 1102 estrofes de oito versos, em oitava-rima: ABABABCC;

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8 Estrutura Cinco partes: Proposição: contém a proposta do poeta: cantar os feitos e glórias de Portugal. Invocação: o poeta pede às Tágides (ninfas do Rio Tejo) a inspiração de que necessita para escrever o poema. Dedicatória: feita a d. Sebastião, rei de Portugal. Narração: contém a narração da viagem de Vasco da Gama às Índias e os feitos heróicos dos portugueses, relata a História de Portugal, traz os mais famosos e explorados episódios: A morte de Inês de Castro, O velho do Restelo, O gigante Adamastor, A Ilha dos Amores... Epílogo: em tom triste e melancólico, o poeta censura a decadência de Portugal.

9 O Gigante Adamastor A Ilha dos amores O velho do Restelo

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11 BRASIL

12 A CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA
E assim seguimos nosso caminho por este mar, de longo, até terça-feira d'oitavas de Páscoa, que foram 21 dias d'Abril, que topámos alguns sinais de terra, ... E à quarta-feira seguinte, pela manhã, topámos aves, ... E neste dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra, isto é, primeiramente d'um grande monte, mui alto e redondo, e d'outras serras mais baixas a sul dele e de terra chã com grandes arvoredos, ao qual monte alto o capitão pôs nome o Monte Pascoal e à terra a Terra da Vera Cruz.

13 BRASIL Literatura informativa e jesuítica (1500/1601) 1500 – Carta de Pero Vaz de Caminha Contexto histórico - exploração do pau-brasil; - expedições de policiamento da costa brasileira; - expedições colonizadoras; - fundação das primeiras vilas e cidades. Características - escritos dos viajantes com informação sobre a nova terra: detalhamento da fauna, da flora e dos aspectos exóticos e pitorescos dos habitantes do Brasil;

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15 BARROCO

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19 BARROCO PORTUGAL (1580/1756) Contexto histórico Morte de D. Sebastião;
Anexação de Portugal à Espanha Morte de Camões Contexto histórico Morte de D. Sebastião; Domínio espanhol; Contra-Reforma. BRASIL (1061/1768) 1601 – Prosopopéia de Bento Teixeira Contexto histórico Expulsão dos holandeses; Bahia como o centro produtor de cana-de-açúcar.

20 Gregório de Matos Guerra (1636-1695)
Poesia Sacra: consciência do pecado e arrependimento; busca do perdão divino; insignificância do homem perante Deus. Poesia Lírica: Amorosa: dualidade barroca: visão espiritualizada da mulher X sensualismo Filosófica: pessimismo; transitoriedade da vida e efemeridade da existência. Poesia satírica: marcada por crítica corrosiva e agressividade mordaz; crítica às autoridades portuguesas e brasileiras, aos padres e freiras, aos militares - BOCA DO INFERNO

21 Padre Vieira ( ) preocupou-se com as questões de seu tempo: a exploração dos índios, a invasão holandesa, o drama dos escravos, a questão dos cristãos-novos. Sermões

22 ARCADISMO / NEOCLASSICISMO

23 Arcadismo / Neoclassismo
Contexto histórico - Iluminismo; Período de difusão do racionalismo e de valorização da concepção científica do mundo; Desejo de uma revolução baseada no progresso do conhecimento humano: igualdade dos homens perante à lei; Marquês de Pombal promove uma série de medidas modernizantes: destituição do poder dos jesuítas na educação e importação de professores estrangeiros; reformas na lei e no Direito.

24 Arcadismo – Portugal (1756/1825) 1756 - Fundação da Arcádia Lusitana
BOCAGE pseudônimo: Elmano Sadino vida tumultuada semelhante à de Camões: desilusões amorosas, deserção do exército, prisão, morte na pobreza. Poesia lírica 1ª Fase: árcade 2ª Fase: pré-romântica

25 ARCADISMO - Brasil (1768-1836) 1768 - Obras Poéticas de Cláudio Manuel da Costa
Contexto histórico - Brasil: mudança do pólo econômico do Nordeste para o Sudeste, principalmente, Minas Gerais e Rio de Janeiro; Mineração; Inconfidência Mineira.

26 POETAS BRASILEIROS Poesia Lírica: Cláudio Manuel da Costa
( Glauceste Satúrnio) Tomás Antônio Gonzaga Poesia lírica: - pseudônimo Dirceu Poesia satírica: Cartas Chilenas crítica à tirania e ao abuso de poder do Governador Luís da Cunha Meneses, à sua arbitrariedade e prepotência;

27 POETAS ÉPICOS Basílio da Gama Santa Rita Durão
( Termindo Sipílio) O Uraguai: luta entre portugueses e espanhóis contra os índios na região de Sete Povos das Missões. Santa Rita Durão Caramuru: naufrágio de Diogo Álvares Correia, o Caramuru, e seus amores com as índias Paraguaçu e Moema;, o descobrimento da Bahia.


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