Análise do escoamento no interior de turbomáquinas centrífugas

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Transcrição da apresentação:

Análise do escoamento no interior de turbomáquinas centrífugas Matéria: Triângulos de velocidade em turbomáquinas centrífugas Escorregamento; factor de escorregamento Geometria das turbomáquinas centrífugas e forma das curvas de funcionamento Estudo de compressores radiais

Triângulo de velocidades em turbomáquinas centrífugas

Triângulo de velocidades em turbomáquinas centrífugas

Escorregamento (I)

Escorregamento (II)

Factor de escorregamento

Problema (Ex. 1994) Rotor radial da Fig. A. Nº. Pás: 7; Ângulo pás saída: 26º Vel. Rotação: 150 rad/s Condições nominais: =78% e Calcule: Triângulo de velocidades à saída do rotor Caudal e altura de Elevação Ângulo das pás à entrada do rotor Aumento de pressão no rotor (hip: metade das perdas totais ocorrem no rotor)

Problema (Ex. 1994) Z = 7; ’2 = 26º; N = 150 rad/s Condições nominais:  = 78% e Calcule: Caudal e altura de Elevação Ângulo das pás à entrada do rotor Aumento de pressão no rotor (hip: metade das perdas totais ocorrem no rotor)

Problema (Ex. 1994) Z = 7; ’2 = 26º; N = 150 rad/s Condições nominais:  = 78% e Calcule: Aumento de pressão no rotor (hip: metade das perdas totais ocorrem no rotor)

Formas das curvas de funcionamento Da Eq. de Euler resulta que:   E das correlações de Stodola e Stanitz:   Do triângulo de velocidades vem:    

Formas das curvas de funcionamento Equação anterior: Introduzindo: e vem            

Formas das curvas de funcionamento Perdas internas: As perdas podem ser de “incidência” e de “atrito”: Coeficiente de altura de elevação:               incidência atrito